MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

CONSTRUINDO UMA VIDA SADIA EM UM MUNDO DOENTE: MATEUS - 7 - 24 : 27. POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


“(Mateus 7:24) - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (Mateus 7:25) - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7:26) - E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; (Mateus 7:27) - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”

NUNCA TIVEMOS TANTA PREOCUPAÇÃO COM QUALIDADE DE VIDA E NUNCA TIVEMOS UM NÍVEL TÃO BAIXO DE QUALIDADE DE VIDA: Se olhamos as nações vemos que os conflitos proliferam. Se olharmos para o nosso país vemos que a violência aumenta. Se olharmos o mundo visualizamos o domínio do caos. Se olharmos para nossas cidades vê o retrato da miséria, da dor, do abandono e da desesperança, dos tráficos. Se olharmos para a sociedade vê o declínio moral. Se olharmos para as famílias vê um completo descaso.

Se olharmos para as vidas vê a imagem do sofrimento. O quadro é assustador e as estatísticas são alarmantes. 71 % das pessoas sofrem stress. 53 % das pessoas têm insônia. Um a cada dois novos casamentos terminam em divórcio. Quase um terço das crianças que nascem são filhos de pais solteiros ou muitos são criados em um segundo casamento que terminam muitas vezes em morte por assassinato ou sofrem abuso sexual e violência física.

A PERGUNTA É: É POSSÍVEL CONSTRUIR UMA VIDA CRISTÃ SADIA EM UM MUNDO DOENTE?

- É possível sim se dermos vez aos princípios simples da palavra de Deus. É possível se nos voltarmos para os ensinos da palavra de Deus. É possível sim se dermos ouvidos a voz de Deus quem te deu a vida e o manual como vive-la. O grande problema é que nós complicamos demais. O problema é que nós nos separamos do original, isto é nos afastamos dos ensinamentos do Pai.

MAS, CONSTRUIR UMA VIDA SADIA E FELIZ DEPENDE DE QUE? - PRIMEIRO – DEPENDE DE QUE TIPO DE PESSOAS NÓS SOMOS: O texto fala de dois tipos de pessoas: A pessoa prudente e a pessoa insensata. O tipo de pessoas que nós somos faz toda diferença na maneira como construímos o nossas vidas e prioridades. Se formos prudentes construiremos uma vida cristã sadia. Se formos insensatos construiremos uma vida cristã doente e infeliz.

SE VOCÊ É PRUDENTE: A autoridade máxima em sua vida cristã será o Senhor Jesus. O manual de instruções será a Bíblia Sagrada. A arma mais poderosa será a oração. SER UMA PESSOA DE BEM SERÁ MAIS IMPORTANTE QUE TER BENS.

O caráter a honestidade será mais importante que as riquezas. A presença será mais importante que os presentes. A sua vida cristã será sadia e você será feliz em um mundo doente.  Mas se você for insensato sua vida cristã não será saudável e nem feliz.

SEGUNDO – DEPENDE DO FUNDAMENTO SOBRE O QUAL EDIFICAMOS: O texto fala de dois fundamentos: A ROCHA E A AREIA. Onde você tem edificado o sua vida cristã? Onde você pretende edificar sua vida cristã? Sobre a rocha ou sobre a areia? Quando construímos sobre a areia a chance de sua vida cristã desabar é certa. Quando construímos na rocha essa probabilidade é inexistente sua vida cristã sempre será sadia, mesmo em meio às aflições e tentações.

PRESTE A ATENÇÃO MEU IRMÃO: Talvez os terrenos da areia sejam mais baratos, mais fáceis e largos (MAIS LIGHT). Talvez os custos da construção de sua vida cristã sobre a areia sejam menores. Mas, meu irmão, logo a falha aparecerá e a ruína virá.

VOCÊ QUER CONSTRUIR UMA VIDA CRISTÃ SADIA, UMA VIDA FELIZ EM UM MUNDO DOENTE? - 1 - Então invista no fundamento. Firme-se na rocha que é Jesus. 2 – Então invista em material de primeira. Coloque os tijolos certos. Use um material que o mundo não usa e que somente Deus pode fornecer A BÍBLIA SAGRADA.

O tijolo da leitura bíblica, do amor, da presença nos cultos e reuniões, nas afetividades da igreja dos irmãos, da amizade e companheirismo com seus lideres, do bom humor (tem irmãos que parecem que foram batizados no suco de limão), da misericórdia e perdão , dos sonhos e desejos de deus para sua vida, da solidariedade, da cooperação e trabalho na obra de Deus. Faça a sua parte.

Fazendo isso vocês terão vidas sadias em um mundo doentio!!!

TENHAM PRIORIDADES E COLOQUEM ORDEM NA SUA VIDA CRISTÃ: Significado de ordem: Disposição organizada e ordenada das coisas, seguindo uma categoria, o lugar que lhes convém. Forma e disposição da conduta de uma construção, particularmente das colunas e alicerces que sustentam uma vida cristã (CASA), distinção nas maneiras de construir; 1 – coluna, tijolos e assim sucessivamente!!!

A escala de valores de muitos cristãos está desordenada. Alguns estão vivendo de modo desordenado porque não fazem a menor ideia do que as Escrituras ensinam a respeito do assunto; outros porque mesmo tendo os valores e prioridades devidamente ordenados no conceito mental, não conseguem tê-los na prática. Acabam deixando que aquilo que é urgente tome o lugar daquilo que é importante.

A primeira coisa a ser feita ao ordenarmos nossos passos, é conhecer a escala de valores do ponto de vista de Deus, aquilo que a Bíblia ensina. Depois, é lutar por fazê-la funcionar!!! - DEUS EM PRIMEIRO LUGAR: Não há nada, absolutamente nada que possa ocupar o primeiro lugar de nossas vidas, a não ser Deus. O mandamento dado a Moisés foi lembrado e enfatizado pelo próprio Senhor Jesus:

“Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.” (Marcos 12.28-31)...

FAMÍLIA EM SEGUNDO LUGAR: Muita gente tem errado ao pensar que a igreja ou o ministério ou o trabalho vem depois de Deus. A sua família deve vir em segundo lugar na sua lista de prioridades. Veja o que as Sagradas Escrituras ensinam acerca do lugar da família na nossa escala de valores: “Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.” (1 Timóteo 5.8). Você pode cuidar de tudo muito bem, mas se não cuida da sua família um incrédulo (ímpio) é melhor que você na escala de Deus, segunda a bíblia que é palavra de Deus.

Não há dúvida que a família é nossa segunda prioridade depois de Deus. Se alguém negligenciar sua família por causa da igreja, do ministério, do trabalho, ou de qualquer outra coisa, por mais “espiritual” que pareça, está contra a Palavra de Deus!!! Paulo disse que tal pessoa está negando a fé e é pior do que um incrédulo!!!

Agora veja, Paulo estava falando com os crentes que iam à igreja, mas estavam negligenciando o lar. Logo, concluímos que a família vem antes da igreja na nossa escala de valores. Há um outro texto que mostra claramente a família como uma prioridade antes da igreja e do ministério ou trabalho. É o conselho apostólico que Paulo queria estender a todos os ministros debaixo da supervisão de Timóteo: “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, … que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” (1 Timóteo 3.2,4 e 5)...

Observe que o homem de Deus deve ser exemplar quanto à sua família. Fiel à sua esposa, e governando bem sua casa e seus filhos, caso contrário não poderá cuidar da igreja e ministério. NÃO EDIFICA NADA NESTA VIDA POR CIMA DA RUÍNA DE SEU LAR!!!

TRABALHO EM TERCEIRO LUGAR: É impressionante a facilidade com que nos levamos aos extremos. De um lado, temos na igreja, pessoas que são viciadas em trabalho e cujas vidas não estão em ordem, pois desrespeitaram a escala bíblica de valores, pondo o trabalho em primeiro lugar. De outro, temos aqueles que relegaram ao trabalho o último lugar na sua escala de valores, ou que nem mesmo colocam o trabalho em suas prioridades!!!

Um cristão que não leva a sério o trabalho, à ponto de deixar sua família passar necessidade, está violando dois valores importantíssimos que vem logo depois de Deus!!! O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio do homem sustentar sua casa e viver dignamente. Além disto, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado: “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado”. (Efésios 4.28)...

IGREJA EM QUARTO LUGAR: Para muitos parece falta de espiritualidade deixar a igreja depois da família e do trabalho, mas esta é a forma correta de encarar nossas prioridades. Mas note que estamos falando de valores e sua ordem, e não sobre a escolha de quais destes fatores terão lugar ou não em nossas vidas. Todos eles devem ter lugar em nossas vidas.

O fato da família vir antes que a igreja, não me dá o direito de não ir à igreja. Isto significa apenas que eu não devo negligenciar minha casa por causa da igreja, mas não me dá o direito de abandonar a igreja. Muitas pessoas não vão aos cultos para passear com a família, e isto é errado. Devemos passear com nossos familiares, mas isto deve ser programado a fim de não coincidir com outros valores, como o horário do culto na igreja. Não podemos deixar de nos envolver com a igreja: “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. (Hebreus 10.25)...

É necessário que o crente em Jesus seja fiel em frequentar sua igreja. Não apenas porque ali ele é edificado e fortalecido, mas principalmente porque esta é forma de andarmos debaixo de cobertura espiritual. Precisamos uns dos outros; precisamos do relacionamento com os irmãos!!! A Bíblia diz que o que vive isolado insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv 18.1).

Embora vindo depois da família e do trabalho, a igreja é um valor precioso que deve vir antes de qualquer outra coisa ligada à vida social. Se dermos o valor devido a cada uma destas atividades, mantendo-as em ordem na escala de valores e respeitando esta ordem em nosso dia-a-dia, deixaremos de ter muitos dos problemas que já tem nos incomodado. DESTE JEITO VOCÊ VAI VIVER UMA VIDA CRISTÃ SADIA EM UM MUNDO DOENTE. AMEM!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário