MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

SEXTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: CRISTOLOGIA ESTUDO DE CRISTO!!! POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, PROFESSOR, PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


SIGA O EXEMPLO JESUS CRISTO: Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo... Efésios 4:13-15. 

Podemos Não ser igual, podemos tentar e nos esforçar para chegar perto de sua perfeição, esta é uma ação em conjunto nossa e do Espirito Santo. Uma estrada de via dupla a minha vontade juntamente com a vontade de Deus.

Hoje o que mais ouvimos pelas ruas e siga o líder; e é por isso que resolvi preparar esta mensagem: SIGA O EXEMPLO DE JESUS CRISTO!!! - Jesus foi o nosso exemplo de homem e filho de Deus na terra suas características, comportamento, honestidade com as pessoas e acima de tudo santidade nunca vista ate hoje em um outro homem.

JESUS CRISTO ERA A EXPRESSÃO VISIVEL DE DEUS: LER - João 14:1ª8... Jesus Cristo era o Deus visível em sua forma de agir e falar veja este exemplo: Na véspera de sua traição, prisão e morte, Jesus trouxe uma palavra de conforto aos seus discípulos. Ele ensinou que seus discípulos não deveriam ficar pesarosos, pois na casa do Pai há muitas moradas (João 14:1,2). Diante da iminência de sua partida, Jesus também disse ser o caminho que conduz ao Pai, e afirmou que quem o conhece,

Conhece também o Pai. Então o apóstolo Filipe, talvez falando em nome dos demais apóstolos, pediu que Jesus lhes mostra-se o Pai (João 14:4-8). Este pedido expressa a má compreensão comum aos discípulos em certas ocasiões do ministério do Senhor Jesus. Assim como o apóstolo Tomé havia afirmado desconhecer o caminho (João 14:5), Filipe também afirmou ainda não ter visto o Pai. Ao pedir para ver o Pai, Filipe não estava negando a espiritualidade e invisibilidade de Deus,

Mas na verdade ele estava querendo presenciar uma Teofania, isto é, uma manifestação de Deus e de sua glória, assim como havia acontecido em algumas ocasiões no Antigo Testamento. A grande questão é que até aquele ponto os discípulos não tinham entendido que o privilégio que lhes fora dado de andar ao lado de Jesus era muito maior do que o privilégio desfrutado por qualquer homem da Antiga Dispensação, independentemente de quão extraordinária tenha sido sua experiência.

Eles estavam frente a frente com o Verbo que se fez carne, com o Emanuel, com o Cordeiro de Deus que tira o pecado, com Aquele em quem se cumprem as Escrituras, mas ainda não tinham entendido plenamente o que isto significava. É justamente neste contexto em que Jesus declara: 

QUEM VÊ A MIM VÊ O PAI. Vou fazer uma pergunta para você, não para julgar e sim para nossa meditação e autoanalise; QUEM OLHA PARA VOCE O QUE ELE VÊ? JESUS ERA A EXPRESSÃO VISIVEL DE DEUS E NÓS SOMOS A EXPRESSÃO DE QUEM? Olha o que Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida - (João 8, 13)...

Jesus com suas palavras e exemplo trouxe a nós a clareza de como conduzir conforme sua palavra, mas ao subir ao céu Ele Jesus deixou novos exemplos a sua igreja; Isto quer dizer eu e você!!! - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:14-16...

QUAIS SÃO AS BOAS OBRAS DE JESUS CRISTO: Efésios 2:8-10 - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Uma boa obra é o cumprimento da vontade Deus. 

Quase todas as pessoas concordam que é bom fazer o bem. No contexto espiritual, ouvimos muito sobre obras e sua importância ou insignificância. Como devemos enxergar a questão de boas obras, da perspectiva do evangelho de Jesus Cristo?

O apóstolo Paulo, autor do livro de Efésios e 12 outros livros da Bíblia, nega a possibilidade de salvação por mérito humano, mas não nega a importância de boas obras em obediência a Deus. No versículo seguinte, ele diz: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas - (Efésios 2:10).

PRIMEIRA BOA OBRA: AMOR Á DEUS!!! - Qual o ligação entre boas obras e a salvação: O ponto da obediência a Deus não é de mérito, pois ninguém merece a vida eterna por sua própria justiça e bondade. As obras da obediência refletem o amor e a gratidão. Jesus disse: Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras - (João 14:23-24).

Quem ama ao Senhor Nosso Deus será obediente e terá comunhão com Deus. Quem não ama ao Senhor não será obediente e não terá comunhão com ele. Portanto AMAR E OBEDECER torna-se sinônimo segundo a palavra de Deus!!! A tabela é a seguinte: Se eu amo a Deus eu obedeço, se eu obedeço tenho comunhão com Deus, se eu tenho comunhão com Deus; Jesus e Deus junto com Espirito Santo se manifestam em nós!!!

SEGUNDA BOA OBRA DE CRISTO EM NÓS: HUMILDADE!!! - Ser humilde é uma virtude que pode ser aprendida. O maior exemplo de humildade que temos na história do mundo é Jesus Cristo:  Que sendo Deus, despiu-se de Sua glória e veio como um simples homem, tornando-se servo dos homens e assumindo os pecados de toda a humanidade. O próprio Senhor Jesus nos convidou a seguirmos seu exemplo e aprender a mansidão e a humildade. 

Vinde a mim todos vocês… porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma. - (Mt 11.29)...

Aprendamos com o Senhor Jesus à verdadeira humildade, pois o Seu convite, proferido nos dias de sua peregrinação aqui na terra, continua ecoando em nossos ouvidos ainda hoje: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vocês o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma... QUER DESCANSO SEJA MANSO E HUMILDE COMO JESUS CRISTO!!!

TERCEIRA BOA OBRA DE CRISTO EM NÓS: BONDADE E MISERICORDIA!!! - Êxodo 33:18 - Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Êxodo 33:19 - Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.

A PRIMEIRA VERDADE QUE PRECISAMOS SABER E QUE A BONDADE E MISERICORDIA DO SENHOR NOS SEGUIRAM TODOS OS DIAS: Salmos 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. BONDADE E MISERICORDIA: 

1º - O que significa a palavra bondade? - 1º - Beneficência, pronto para fazer o bem, amor em ação (é a atitude do amor de Deus por nós). 2º - Cumprir seus propósitos ou satisfazer suas expectativas. 3º alguém que trata com; amabilidade – gentileza e fidelidade – algo natural do amor.

A segunda verdade que precisamos saber é o significado da palavra misericórdia: É a junção de dois radicais; misérere (miséria – necessidade) e cordis (coração) é olhar nossas misérias e necessidades com os olhos do coração. 

OBSERVAÇÃO: Portanto misericórdia (miserere + cordis) significa literalmente ter compaixão do coração, ou seja, aproximar meus sentimentos dos sentimentos de alguém, sentir o mesmo por alguém. Não se trata de sofrer com alguém, mas de compreender o sofrimento de alguém, de ser solidário com essa pessoa.

QUARTA BOA OBRA DE CRISTO EM NÓS: PERDOADOR!!! - Miquéias 7:18,19 diz: Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. - Isaías 43:2 - O próprio Deus diz:... Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro!!! As passagens bíblicas acima nos diz que Deus lançará nossos pecados nas profundezas do mar e não serão lembrados...

QUANTAS VEZES DEUS PERDOA POR DIA? Sim, Deus sempre perdoa o pecador arrependido. Se houver verdadeiro arrependimento, não há limite, Deus sempre vai te perdoa e esquecer no mesmo momento, pois perdoar é lançar os pecados no MAR DO ESQUECIMENTO!!! 

Paulo diz: Expulsai de vossas vidas toda amargura, ira e indignação, clamor e maledicência, bem como toda malícia; ao contrário, sede bondosos e compassivos uns com os outros, sabendo perdoar uns aos outros como Deus vos perdoou em Cristo - (Ef 4,31-32). Paulo Diz, ainda: Revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e de paciência - (Cl 3,12). 

O perdão de Deus faz brotar a disposição para a misericórdia. Deus oferece generosamente o seu perdão e sua única exigência é que sejamos misericordiosos e perdoadores para com os irmãos.               

SEXTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA A COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA – IECOBA... 

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário