MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 30 de junho de 2023

BOI E JUMENTO: POR MAURÍLIO OSWALDO!!! Com boi e com jumento não lavrarás juntamente. Deuteronômio 22:10:


Com boi e com jumento não lavrarás juntamente. Deuteronômio 22:10: O jugo é uma peça de madeira que une dois animais, geralmente uma parelha de bois, quer para puxar um arado ou um carroção de madeira. O jugo é usado desde os tempos bíblicos até hoje para fazer com que dois animais trabalhem juntos, dividindo o peso a ser carregado, dividindo a resistência do arado no solo.

Também o jugo que prende os bois ao mesmo tempo em que divide o trabalho ele multiplica a força. Assim dois animais devidamente aparelhados no jugo produzem o dobro de força, assim o dobro de trabalho que um sozinho faria, e tarefas impossíveis para um só se tornam fáceis para dois, graças ao jugo.

Porém no livro de Deuteronômio, temos uma ordem direta e firme de Deus, a saber: Com boi e com jumento não lavrarás juntamente”. Em primeiro lugar devemos observar que é uma lei de Deus dada ao homem por Moisés servo do Senhor. Esta lei visa a preservação dos animais, pois um jumento tem uma força e um tamanho peculiar enquanto o boi tem outra força e outro tamanho próprio. Também o temperamento de um animal é diferente do outro e a estrutura física também.

Dois animais de tamanho, forças e estrutura física diferentes presos a um mesmo jugo, trariam vários problemas durante a seara. O animal mais forte certamente trabalharia mais do que o animal menor gerando sobrecarga fadiga e sofrimento. Enquanto que o jugo machucaria o pescoço do animal menor que por ser mais fraco seria esfolado pelo tamanho do jugo desproporcional. Também ficaria em desvantagem quanto à altura sendo que um e outro sofreriam durante o trabalho diário tanto o boi como o jumento.

Sabemos que na caminhada da vida temos um jugo para pôr em nossos ombros como Jesus nos ensina. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:29-30”.

Temos um jugo oferecido por Cristo que é suave e leve ajustado ao nosso tamanho que nos permite andar na seara da vida de modo tranquilo, bem diferente do jugo do mundo “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Gálatas 5:1” ...

A seara da vida é feita para lutar em conjunto com um companheiro, todo jovem, homem ou mulher sonha em ter seu companheiro que o ajude a viver em família e assim cumprir o plano de Deus. “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18”. Fomos feitos para viver em dupla, como uma junta, a levar o jugo de Jesus.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4.9-12) ...

O rei Salomão, para nos trazer estas palavras, não estava falando especificamente sobre o casamento; ele falava sobre um exemplo de unidade que cabe num relacionamento de amigos, de parceiros de trabalho e ainda outros. E embora estas palavras não se apliquem exclusivamente ao matrimônio, este princípio bíblico também não exclui, em hipótese alguma, a relação conjugal.

E é dentro deste contexto, da vida em comunhão com os irmãos da igreja, que queremos buscar entender não apenas o texto em si, mas como estas verdades se relacionam com outras declarações bíblicas acerca do relacionamento com os irmãos. O escritor de Eclesiastes menciona quatro áreas onde o companheirismo faz toda a diferença e justifica a afirmação de que é melhor serem dois do que um. São elas:

PARCERIA – SUPORTE – CUIDADO – PROTEÇÃO: Sem estas quatros expressões de companheirismo talvez fosse melhor declarar que é melhor ser um do que dois, uma vez que os “benefícios” que justificam esta afirmação deixaram de estar presentes. Queremos refletir um pouco sobre cada um deles.

Olha bem porque existe problema na igreja? Porque somos humanos e falhos e imperfeito. Mas quero afirmar uma coisa aqui: Sem Jesus Cristo e sem os irmãos da igreja não alcançaremos a PERFEIÇÃO!!!

Você já ouviu falar: “O ferro afia o ferro?” O ditado pode se aplicar a amizades, casamentos e relacionamentos familiares. O conceito que Salomão estava compartilhando implicava que quando você se compromete a estar perto de outro IRMAO, você mesmo será refinado E ELES SERÃO AFIADOS POR VOCÊ.

PARCERIA: O primeiro benefício mencionado na declaração bíblica de que é melhor serem dois do que um é que os dois terão “melhor paga do trabalho”. Isto fala de duas coisas: da parceria nas conquistas e de sinergia, que é o resultado desta parceria.

O que é Sinergia: Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.

Sinergia representa o estado de dois objetos, ou até mesmo duas pessoas, agindo da mesma forma para atingir um determinado objetivo. Utiliza-se sinergia também para falar de casais e níveis de amizades, onde as pessoas se esforçam muito para fazer com que o relacionamento dê certo, para que funcione, onde as duas partes fazem a mesma coisa. A SINERGIA DA IGREJA SE CHAMA UNIDADE!!!

SUPORTE: Outra característica importante do companheirismo e que valida a afirmação de que é melhor serem dois do que um, é o suporte. A Escritura Sagrada declara que “se caírem, um levanta o companheiro”. Nos momentos de altos e baixos que enfrentamos, o que está melhor ajuda o outro. Encorajamento, apoio, suporte, são essenciais a união DOS IRMÃOS NA IGREJA.

CUIDADO: Jesus ensinou a importância de cuidar de outros de uma forma genuína. Deus espera que nós cuidemos dos doentes e dos que sofrem.

A Bíblia diz em Lucas 14:13-14: “Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos; e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos.” CUIDADO COM A EXTORGIA: QUE VEM DO AMOR EXTORGE, AMOR INTERESSEIRO E EGOISTA!!!

Deus espera que nós cuidemos dos doentes e dos que sofrem. A Bíblia diz em Gálatas 4:14: “E aquilo que na minha carne era revoltante para vós, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus.” Quando cuidamos dos outros é como se tivéssemos a cuidar do nosso Senhor. A Bíblia diz em Mateus 25:40: “E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes” ...

PROTEÇÃO: O texto de Eclesiastes ainda revela que “se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão”. Isso fala de proteção, defesa mútua, cobertura recíproca. Quando as batalhas surgem, A IGREJA EM UNIDADE deve aprender a se unir e resistir juntos. Há muitos tipos de lutas e de inimigos que tentam prevalecer contra nós. Uma delas, é a batalha que é continuamente travada no reino espiritual contra todo cristão:

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” (Efésios 6.11-13) ...

Paulo escreve aos efésios advertindo acerca da realidade da batalha espiritual, mostra claramente quem é o inimigo e revela que, para oferecer resistência, o cristão deve se revestir da armadura de Deus. Mas depois de falar das armas é que ele ensina como se trava esta batalha: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. (Efésios 6.18) ...

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário