MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 13 de junho de 2023

PROSEADO DO SERTÃO ANALOGIA AO MOÇO E O VELHO: CRÔNICA DO ROSADO POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR E HISTORIADOR!!!


No proseado do sertão meu pai me contava as prosas do carreirão. Meu pai ponhava nas manhãs de revoadas dos pássaros, o boi velho com o boi novo na carroça de atrelado. E pergunto o porquê desta pratica da roça: Meu pai respondeu na letra de uma canção: Fui buscar um boi de carro. Que estava na prisão. Pra levar pra matadouro. A pedido do patrão.

Isto era ontem na vida do sertanejo e também é na vida da igreja atual, depois de velho cansado, mas com toda experiência de uma vida o homem de Deus passa a ser considerado ultrapassado.

E começa a valorizar o novo e bunito e bom no proseado, mas que nunca viveu o que era pregado. Despreza e a igreja perde a quantidade de ensinamentos na mente dos velhos pastores sonhadores. Meu velho dizia assim o boi novo anda desnorteado e boi velho anda em linha reta.

O boi velho criou à reta no carreirão, o boi novo como aquele que manqueja criou a estrada poeirenta e sinuosa e ai aprendemos a historia do bezerro manco. O bezerro manco sobe morro acima e para facilitar, pois estão acostumados as coisas rápidas e fáceis. Vai subindo de carreirinha e zig e também no zag ora para direita e ora para a esquerda sem um rumo certo. Formando ai o que chamamos o caminho do bezerro manco.

Pegar rota ou estrada errada perder-se, tomar uma decisão errada. Comprido que só vida de pobre. Muito longo. Conché. Manco. Concheba. Manco, coxo. O manco cria caminho cheio de curvas e aquele caminho torna-se uma estrada, e depois uma avenida e depois o estradão que leva para o mundão torto com o caminho zigzagueado do bezerro novo.

Háaaa se ao menos ele parasse e perguntasse ao boi velho e ai em pedido de ajuda facilitava a caminhada do povo da cidade... Outra coisa não se lança fora o ferro que Deus afiou, pois afiado ele afiara o ferro sem fio para afiar, ou endireitar e assim numa vida melhorada. Quando eu joguei o laço, O animal pra mim olhou, O que ele me falou. Foi de cortar o coração: Me disse assim portador, Destino triste é o meu, Eu não sei por qual motivo. O meu patrão me vendeu, Ajudei a tanta gente. Fui escravo do roçado, Depois de velho e cansado, Ninguém me agradeceu... Gratidão arquivo em falta no mercado da vida.

Quantas coisas os homens de Deus fez por sua vida e agora descansa esquecido pelos ingratos. Quem trabalhava comigo, Batia por desaforo, Cortava meu corpo inteiro. Com um chicote de couro, Invés de me libertar, Para morrer no cercado. Meu sangue vai ser jorrado, Nas tábuas de um matadouro... Assim como Jesus Cristo morreu em uma cruz, perdoando a humanidade sem ser por muitos grateados!!!

Meu pai continuava seu proseado musical do roçado: Quem trabalhava comigo, Batia por desaforo, Cortava meu corpo inteiro. Com um chicote de couro, Invés de me libertar, Para morrer no cercado. Meu sangue vai ser jorrado, Nas tábuas de um matadouro... O HOMEM INGRATO É COMO JUDAS SEM MOEDA!!!

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO... 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário