MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 12 de setembro de 2023

HISTÓRIA DO CINTO DE JEREMIAS: QUINQUAGÉSIMA QUINTA LIÇÃO BIBLICA DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


COMO UM CINTO DE PANO ENTERRADO: (Jeremias - 13 - 1: 11) - 1 - Não tem sido fácil viver neste final de milênio sem se ver manchado com imoralidade, mentiras, desonestidade, desastres familiares, violência e outras ações que nos fazem pecar. - 2 - Reconheço que o filho ou a filha de Deus que deseja buscar um santo comportamento e um procedimento cristão genuíno, pode até vir a ser chamado de extraterrestre. O melhor de Deus tem sido apresentado como proposta ultrapassada, "coisa pra boi dormir".

3 - O perfeito, bom e agradável de Cristo é expresso como "café sem açúcar", "vida sem emoção". Esta não é a primeira vez que isto acontece na história do ser humano. O próprio povo de Israel, na época do profeta Jeremias, afastou-se tanto de Deus que perderam o senso do certo e do errado. 4 - Eles erravam e perguntavam: “onde erramos”?" (Jer. 16:10-12). No capítulo 13 do seu livro, o profeta nos mostra uma advertência divina que é especificamente válida para cada um de nós hoje. Avalie e aplique este ensino do nosso Deus.

COMPRE UM CINTO DE LINHO. (JER. 13:1): Jeremias é instruído a adquirir um belo e caro cinto. Ele deveria ser do melhor material disponível na época. Certamente ele comprou algo do seu agrado e gosto. O profeta adquiriu o modelo que lhe agradou e logo começou a usá-lo com satisfação e prazer (Jer. 13:2). É importante notar que Deus, de início, deixa claro que a sua ordem e projeto são bons e agradáveis. Memorize isto: A vontade de Deus é boa perfeita e agradável - (Romanos 12:2).

CINTO ENTERRADO... CINTO ESTRAGADO: (JER. 13:3-7): Veja bem: o que era bom, bonito e agradável foi colocado fora do uso normal. O cinto não foi feito para ser enterrado, o seu lugar era na cintura. Colocado na terra, em pouco tempo, apodreceu e "para nada prestava". Aqui está o que o reino das trevas está fazendo hoje com a moral, a honestidade, a honra e as virtudes recomendadas por Deus: enterrando tudo na areia molhada. Resultado? É o que todos estamos vendo podridão e estrago.   

UM CINTO QUE ME SEJA... POVO, E NOME, E LOUVOR E GLÓRIA: Deus não nos chamou para a idolatria, perversão ou perversidade (Jer. 13:10). Ele nos, chamou para sermos santos, louvor da sua glória (Jer. 13:11).

CONCLUSÃO: Fica claríssimo que ele nos deseja bem próximos, ligados a sua cintura. Junto do nosso Senhor somos bênção e abençoados! É bênção no namoro, nas vestimentas, na diversão, não importa onde. Juntos e obedientes ao ensino divino, somos cintos usáveis e duráveis, que não se estragam por misturar-se com terra suj

É estando em harmonia com Deus, que somos seu povo, sal e luz do presente século. Se nos afastarmos e desobedecermos ao padrão de Deus para uma vida sem santidade, desonesta e impura, seremos como um cinto enterrado perto de um rio. O tempo passa, a podridão aumenta. O tempo passa e o estrago se amplia. Somente ligado aos ensinos de Cristo há segurança de usufruir o melhor de Deus. E você onde está? Na cintura de Cristo ou se estragando enterrado à beira do rio?

OBSERVAÇÃO FINAL: NÃO É O LUGAR ONDE VC ESTA: (E SIM A SUA CONDIÇÃO): JEREMIAS – 13:4. Junto ao rio Eufrates – salmo 1:3; “Pois será como arvore plantada junto ao ribeiro de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria (frutificara), e cujas folhas não caem (não perde o padrão de santidade), e tudo quanto fizer prosperará (vida abençoada)”.

Na fenda duma pedra – EXODO – 33:18 - Então lhe disse Moisés: rogo-te que me mostre sua gloria... 33:21 - Disse mais o Senhor Deus a Moisés: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha (fenda de uma rocha).

A CONDIÇÃO DE DEUS PARA NÓS: 1 – Desejo ardente de ver sua gloria, acima de todas as coisas. 2 – Não andar nos conselhos dos incrédulos (Salmo 1:1ª). 3 – Não para no caminho do pecado (Salmo 1:1b). 4 – E nem se assenta nas rodinhas dos amigos que contam piadas e escarnece das coisas de Deus (Salmo 1:1b). 5 – Mas têm prazer na palavra de Deus e medita em sua palavra de dia e de noite. Tem uma vida de santidade em todos os momentos.

ACRÉSCIMO: “Não ameis o mundo (ou seja, o sistema que rege este mundo), nem as coisas que nele há”. O mundo tem entrado na igreja... Em forma de preocupação; em forma de pecado; Em forma de costumes. Pessoas são atraídas pelo pecado e essas coisas estão sufocando a Palavra. Há ameaça à harmonia do lar, é o mundo fazendo oposição ao Reino de Deus. Deus não quer apenas nos salvar, mas nos organizar como igreja.

Somos Corpo e como tal, não podemos ficar separados. Deus deseja ter liberdade de fazer parte da nossa vida. Há muitas coisas sendo introduzidas na nossa vida e ocupando lugar de valor. Existe algo em nós que precisa melhorar. Se cada um de nós nos aproximarmos do Senhor, vamos desenvolver os valores, os sentimentos de Deus e quando nos reunirmos, vamos compartilhar de tudo o que Deus compartilhou conosco e não perderemos tempo desejando compartilhar nossas ideias.

Jeremias 13:1 Assim me disse o SENHOR: Vai, e compra um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos, mas não o coloques na água. 2 E comprei o cinto, conforme a palavra do Senhor, e o pus sobre os meus lombos. 3 Então me veio a palavra do Senhor pela segunda vez, dizendo: 4 Toma o cinto que compraste, e que trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates, e esconde-o ali na fenda de uma rocha. 5 E fui, e escondi-o junto ao Eufrates, como o Senhor me havia ordenado. 6 Sucedeu, ao final de muitos dias, que me disse o Senhor: Levanta-te, vai ao Eufrates, e toma dali o cinto que te ordenei que o escondesses ali.

7 E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido, e para nada prestava. 

QUINQUAGÉSIMA QUINTA LIÇÃO BIBLICA DO SEMINÁRIO PARA A COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA – IECOBA... 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário