MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 21 de março de 2024

A LUTA DE JACÓ COM DEUS: O HOMEM QUE FUGIU COM MEDO DO IRMÃO E COM CORAGEM LUTOU COM DEUS!!!


A Bíblia fala que Jacó lutou com Deus em certa ocasião no vau de Jaboque. Mas muita gente tem dúvida sobre essa luta de Jacó com Deus registrada no capítulo 32 do livro de Gênesis. Algumas pessoas não entendem se em Gênesis 32 Jacó luta com o anjo ou com o próprio Deus. Há ainda quem questione se essa luta de Jacó com Deus ou com o anjo foi literal ou simplesmente simbólica. Vejamos neste estudo bíblico como entender a luta de Jacó na Bíblia.

Como foi a luta de Jacó com Deus? Gênesis 32 fala do episódio em que Jacó atravessou o vau de Jaboque com sua família. Ele havia saído da casa de seu sogro Labão e estava indo se encontrar com Esaú, seu irmão. Ele não tinha tido mais contado com Esaú desde que havia recebido a bênção da primogenitura. Depois que ele enganou Isaque e recebeu a bênção em lugar de Esaú, Jacó fugiu para escapar da ira de seu irmão.

Então foi nesse caminho de reencontro que aconteceu a luta de Jacó com Deus. Jacó atravessou sua família por um local raso (chamado vau) do Rio de Jaboque e depois ficou ali sozinho. Basicamente o texto bíblico diz que Jacó lutou com um homem que apareceu ali. Essa luta durou até o amanhecer. O homem queria ir embora, mas Jacó não queria deixá-lo partir.

Quando o homem viu que não poderia dominar Jacó, tocou na juntura de sua coxa, isto é, na articulação de sua perna na altura da coxa. Como resultado Jacó teve sua coxa deslocada enquanto lutava com o homem. Quando o homem insistiu em partir, Jacó lhe disse: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes” (Gênesis 32:26). Então o homem perguntou o nome de Jacó. Depois da resposta ele lhe trocou o nome de Jacó para Israel (Gênesis 32:28).

Jacó era perseverante deixando esta lição para nós. E é por isto que Deus não destruiu seu nome significa AQUELE QUE SEGUROU NO CALCANHAR!!! Deus não pode abençoar o que desiste, mas abençoa aquele que persevera, Jacó que mudança e Deus deis uma marca em Jacó que passou a manquejar depois deste encontro... Agora ele era ISRAEL AQUELE QUE LUTOU COM DEUS E VENCEU, ALCANÇOU SEU OBJETIVO.

A interpretação diz que Jacó lutou com Deus (Teofania). Essa interpretação está correta pois a identidade do homem misterioso que lutou com Jacó é revelada na bênção recebida por ele. Quando Jacó teve seu nome trocado, ele escutou as seguintes palavras: “Já não te chamarás Jacó, e sim Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gênesis 32:28).

Depois disso o próprio Jacó chamou aquele lugar de Peniel e explicou o motivo: “Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva” (Gênesis 32:30). O profeta Oseias também fala sobre esse acontecimento numa profecia direcionada a Israel. Ele diz: “No ventre, pegou o calcanhar de seu irmão; no vigor da sua idade, lutou com Deus; lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu a benção; em Betel, achou a Deus, e ali falou Deus conosco” (Oseias 12:3,4). EM BETEL DEUS ESTABELECEU ALI SUA IGREJA!!!

EM BETEL: Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. O Senhor Deus estava ao lado dele e disse: Quando Jacó acordou, disse assim: De fato, o Senhor Deus está neste lugar, e eu não sabia disso. Aí ficou com temor e disse: Este lugar dá temor na gente. AQUI É A CASA DE DEUS, AQUI FICA A PORTA DO CÉU!!!

Aquele lugar significava luz (REVELAÇÃO) e Jacó mudou para: Betel é uma palavra com origem no hebraico que significa "CASA DE DEUS".

Deste lugar onde Deus está presente, e anjos subindo e descendo, lugar de benção sobre Jacó e sua família e descendência. Lugar onde Jacó viu uma porta que dava para o céu. Tenho o costume de dizer: QUE A IGREJA É A ANTESSALA DO CÉU E DA ETERNIDADE!!!

Portanto, o anjo que lutou com Jacó era o Anjo do Senhor, isto é, o próprio Deus pré-tabernaculado. Isso significa que naquele episódio houve uma teofania. "SE REFERE À MANIFESTAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DE DEUS DE ALGUMA FORMA VISIVEL E TANGÍVEL".

A melhor interpretação do texto certamente é aquela que afirma que Jacó de fato lutou fisicamente com Deus. Numa ocasião extraordinária e decisiva dentro da história da redenção, no vau de Jaboque Deus se manifestou de forma visível e tangível, e lutou com Jacó e o abençoou.

Mas é verdade que aquela luta de Jacó com Deus teve um significado muito profundo. O texto hebraico sugere que foi Deus quem iniciou a luta com Jacó. Como foi dito, Deus, numa manifestação pré-encarnada, ajustou sua força a força de Jacó e lutou com ele. Isso explica por que Jacó prevalecia na luta, PORQUE DEUS PERMITIA POR AMOR A JACÓ.

Jacó prevaleceu até que teve sua coxa deslocada. Naquele momento ele perdeu o ponto de equilíbrio de sua força. A partir dali cada passo de Jacó seria um lembrete de sua dependência da graça divina. JESUS DISSE ASSIM SEM MIM NADA PODEIS FAZER!!!

Quando Deus lhe perguntou seu nome, ele prontamente respondeu: “Jacó!” (Gênesis 32:27). Dessa vez ele não tentou ser um enganador como havia feito com seu pai quando disse ser Esaú. Diante do Anjo do Senhor, Jacó reconheceu ser um enganador e confessou seu pecado. Foi ali que Jacó verdadeiramente teve um encontro com Deus. Ele não teve apenas seu nome mudado, mas teve sua vida transformada.

Ao lutar com Deus Jacó não prevaleceu por sua força, capacidade ou qualquer habilidade. Jacó lutou com Deus e prevaleceu por sua fraqueza, por sua sinceridade, por sua contrição, quebrantamento e humildade. Vontade de mudar, reconhecimento de sua dependência e humildade!!!


DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário