MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 16 de março de 2024

É PIOR QUE O INCREDULO LIVRO BONUS NÚMERO 252: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR!!!


Quem tem pais neste lugar? Tem! Então esta palavra é para você. Quem tem avó ou avô neste lugar? Então esta palavra é para você. Quem tem irmão e irmãs neste lugar? Então esta palavra é para você. Quem tem vizinhos e vizinhas aqui? Então esta palavra é para você. Você que cuida bem do seu pastor, cuida bem dos irmãos da sua denominação (igreja só existe uma), então esta palavra é para você. Se você cuida dos espirituais e não cuida dos naturais e domésticos da fé!!! Esta palavra é para você.

1TIMÓTEO 5:4, “SE ALGUÉM (UMA PROPOSIÇÃO GERAL; PORTANTO, INCLUINDO EM SUA APLICAÇÃO OS FILHOS OU NETOS DA VIÚVA) NÃO CUIDAR DOS SEUS PRÓPRIOS (PARENTES EM GERAL) E ESPECIALMENTE DOS DA SUA CASA (EM PARTICULAR), NEGOU (PRATICAMENTE) A FÉ”.

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel, pior que o incrédulo, pior que o homem da iniquidade. 1 Timóteo 5:8... PORTANTO CUIDA DOS SEUS OU ESTA CLASSIFICAÇÃO A TI PERTENCE!!!  

A fé sem amor e suas obras está morta; “pois o assunto da fé não é uma mera opinião, mas a graça e a verdade de Deus, a que aquele que crê entrega seu espírito, assim como aquele que ama entrega seu coração”. Se em qualquer caso um dever de amor é claro, é em relação aos seus próprios parentes; falhar em uma obrigação tão clara é uma prova clara da falta de amor e, portanto, da falta de fé.

A fé ESPIRITUAL não anula os deveres NATURAIS E HUMANOS, mas os fortalece. VC FICA MAIS FORTE QUANDO VC CUIDA, POIS DEUS CUIDARA DE VC! Se alguém cuida de ser religioso cuida dos seus irmãos na hora das lutas e tribulações... Seu parente esta doente e precisando de cuidado e você vai para o culto e diz assim: Deus cuidara dele!!!

Não Deus diz assim coloquei você para cuidar o dever natural é maior que o dever espiritual. Exemplo bíblico: Ao que Jesus lhes propôs: Qual de vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair em um buraco, não fará todo o esforço para retirá-la de lá? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Olha que Jesus está falando de um animal irracional.

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Se alguém afirma: “Amo a Deus”, mas não gosta do seu irmão, é mentiroso, pois se não amamos nosso irmão, a quem vemos, como amaremos a Deus, a quem não vemos? Ele nos deu este mandamento: quem ama a Deus, ame também seus irmãos, seus parentes, seus vizinhos... 

E é pior que um incrédulo – porque mesmo um incrédulo é ensinado pela natureza a cuidar de seus próprios parentes e geralmente reconhece o dever; o cristão que não o faz é pior (Mateus 5:46-47). Ele tem menos desculpa com suas leis e mandamentos do que o incrédulo que pode violar as leis da natureza. 

Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Mateus 5:46,47...

1 Timóteo 5:8: "tem negado a fé e é pior que um incrédulo"... Para ver um exemplo de como Paulo entendia a fé e que para ele não era apenas uma confissão, mas uma maneira de viver, vamos a 1 Timóteo 5. Neste trecho Paulo está escrevendo a Timóteo sobre as viúvas e as obrigações que têm os filhos e netos para com elas. Os versículos 3 e 4 nos dizem o seguinte: 

1 Timóteo 5:3-4 - “Honra as viúvas que são verdadeiramente viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus.”

“Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.” Não acho que alguém falaria assim hoje. As pessoas hoje estão com medo de falar a verdade, para não ofender alguém. Mas Paulo não tinha tais problemas, estou certo de que ele amava as pessoas, provavelmente mais que todos nós. Na verdade, creio que ele não tinha tais preocupações exatamente porque ele os amava. AS PESSOAS QUEREM OUVIR AS SUAS VERDADES E NEGAM AS VERDADES DE DEUS COM SEUS ATOS!!!

Os filhos adultos têm a importante responsabilidade de garantir que seus pais idosos sejam bem cuidados. A Bíblia diz que os filhos “devem primeiro aprender a cumprir os seus deveres religiosos, cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais, pois Deus gosta disso”. (1 Timóteo 5:4, Bíblia na Linguagem de Hoje) Quando os filhos se certificam de que os seus pais estão sendo bem cuidados, eles também estão obedecendo à ordem bíblica de honrar os pais. — Efésios 6:2, 3.

VEJA EXEMPLOS BIBLICOS: José morava longe de seu pai idoso, Jacó. Mas, assim que foi possível, ele ajudou seu pai a se mudar para perto dele. José então providenciou moradia, alimentação e cuidados para o seu pai. - Rute mudou de país para continuar junto de sua sogra e trabalhou bastante para cuidar dela. - Jesus, pouco antes de morrer, deixou uma pessoa responsável por cuidar de sua mãe, Maria, que provavelmente já era viúva.

É crime não cuidar dos pais idosos? Embora seja uma responsabilidade difícil, cuidar dos pais idosos é dever dos filhos previsto na constituição que diz: Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

1 Timóteo 5:4 - Conceitos do Versículo: Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.

Êxodo 20:12 - Conceitos do Versículo: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

HONRA TEU PAI COMO JOSÉ HONROU: Gênesis 46.28-34...

Israel disse a [seu filho] José: "Agora já posso morrer, pois vi o seu rosto e sei que você ainda está vivo" (Gn 46.30). Se você não se lembra bem da história de José ou não a conhece, não a deixe de ler (Gn 37-50). O drama do menino vendido pelos irmãos, escravizado, preso injustamente e que pela intervenção divina se tornou o homem mais poderoso do Egito é maravilhosa.

Mas aqui, com base no que lemos, quero destacar outro e não José. Quero falar de seu pai, Jacó ou Israel. FORAM TREZE ANOS DE PURO SOFRIMENTO, MAS FOI HONRADO POR DEUS COM TRINTA ANOS!!!

Ao receber a notícia da possível morte do filho, Jacó não aceitou ser consolado. A família toda se esforçou nisto, mas ninguém conseguiu. Seu amor por José impedia o conforto. Os anos se passavam e o pai lamentava a possibilidade de seu filho querido ter sido devorado por alguma fera (Gn 37.31-35).

Pode-se imaginar o sofrimento daquele pai até ouvir, anos depois, que seu filho estava vivo e que era alguém muito importante. O tempo passou, mas o amor do pai não. Isto fica claro no texto desta meditação. Os dois, pai e filho, se reencontraram emocionados. O filho chorou por longo tempo abraçado ao pai, e o pai, por sua vez, fez uma declaração digna de um pai que merece ser respeitado e honrado, que se importa mais com o filho do que consigo mesmo. Jacó disse: "Já posso morrer!".

Sim, ele já podia morrer. Seu filho estava bem e, sendo assim, para ele, tudo estava bem.

Jacó não é um caso isolado. Muitos pais vivem para seus filhos. Renunciam à vida pelo bem-estar deles. Estão bem se seus filhos estiverem bem. Pena que boa parte dos filhos só perceba isso tarde demais, quando já não é possível agradecer-lhes e honrá-los como merecem.

Se o seu pai foi assim, que pensava mais em você do que nele mesmo, agradeça a Deus o pai que você teve. Se ele, pai, ainda estiver ao seu lado, siga o exemplo de José, QUE NÃO DEIXOU DE RESPEITAR, CUIDAR E HONRAR A JACÓ ATÉ O FIM.

Por que Deus honrou José? Desejo de vingança José provavelmente tenha tido quando vê seus irmãos. Quando mostrou seus irmãos quem ele era chorou feito criança. Suas lágrimas foram compensadas por Deus, que todas elas recolheram e as transformaram em alegria e sorriso.

ABRAÃO HONROU SEU PAI TERÁ:

Ele deixou Ur dos Caldeus e viveu em Harã setenta anos até morrer. E depois que Terá morreu, Deus chamou Abraão e lhe disse: “Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Segundo a tradição, Terá era comerciante e vendia ídolos.

Por isso que a primeira coisa que Deus fez foi chamar Abraão e o mandou sair da sua terra e deixar a casa de seu pai, que adorava ídolos. E Abraão obedeceu à ordem de Deus e foi para a terra que ele lhe mandou. COMO PESSIMO EXEMPLO MUITOS CRENTES QUANDO SE CONVERTEM ABANDONAM AOS PAIS TORNANDO-SE PIOR QUE OS DESCRENTES!!!

Abraão não, mesmo sabendo á idolatria do pai o levou junto e certamente trazendo o pai a viver a sua fé. A HONRA TRAZ BENÇÃOS E CONVERSÃO... Deus disse que Abraão seria a fonte de todas as bênçãos. A fonte de todas as bênçãos é Jesus Cristo. Mas, por outro lado, Deus disse a Abraão que ele seria a fonte de todas as bênçãos. Ele disse isso a Abraão e prometeu que “abençoaria os que o abençoassem, e amaldiçoaria os que o amaldiçoassem.” Na verdade, Jesus Cristo é a fonte de todas as bênçãos, mas como Abraão também o é, todos nós também podemos ser a fonte de todas as bênçãos.

A Bíblia revela que ele nasceu em Ur dos caldeus, e de lá foi chamado por Deus para uma terra que ele mesmo revelaria (Atos 7.2). Seu pai e toda sua família deixam então sua terra e se estabelecem em Harã. Naquela época, sua família, no caso praticamente uma tribo, era sua cultura. Abraão não deixou suas referências até o momento em que, tendo falecido seu pai, ele sai de Harã. ABRAÃO MESMO RECEBENDO O CHAMADO CUIDOU DE SEU PAI DOENTE ATÉ A MORTE DO PAI TERÁ!!!

Após a morte de seu pai, Deus mais uma vez falou com Abraão e o chama para continuar sua jornada. Desta vez, a ordem é ainda mais clara: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (Gênesis 12.1). Ele foi chamado a deixar tudo para trás e seguir pela fé.

O que significa aborrecer em Lucas 14:26? Lucas 14:26–27—Devemos Aborrecer Nossa Família? O Élder Bruce R. McConkie explicou: “[Jesus não quis dizer] aborrecer no sentido de odiar ou ter aversão extrema; isso seria contrário ao espírito e teor do evangelho. Os homens devem amar seus inimigos, o que dizer então de seus próprios parentes. CUIDADO O ERRO DE INTERPRETAÇÃO PODE TE LEVAR Á SER PIOR DO QUE O IMPIO!!!

O que a Bíblia fala sobre priorizar a família? A prioridade deve ser a família. Jesus deixa claro que a primazia deve ser a casa, mas não exclui o servir a Deus, apenas esclarece a ordem das coisas. Um exemplo de homem de fé, mas que negligenciou sua família é o Rei Ezequias.

O que Jesus disse sobre os pais? “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.) Nesta manhã quero falar-vos sobre honrar os pais e os idosos. O mandamento de honrar os pais está presente em todos os aspectos do evangelho. Ele é inerente à nossa relação com Deus, o Pai. COMO PODEMOS AMAR Á DEUS QUE NÃO VEMOS SE NÃO AMAMOS NOSSA FAMILIA QUE VEMOS!!!

O que Jesus disse para sua mãe na cruz? Quia per sanctam crucem tuam redemisti mundum. Junto da cruz de Jesus estavam Sua mãe, a irmã de Sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria de Magdala. Ao ver Sua mãe e junto dela, o discípulo que Ele amava, Jesus disse à Sua mãe: «Mulher, eis aí o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis aí a tua mãe».

Jesus cuidou de sua mãe até aos trinta anos, depois á deixou nos três anos e meio para cumprir seu propósito. E mesmo na cruz não se descuidou dela e pediu ao seu amado discípulo, irmão e amigo. Daquele momento diante João o discípulo amado e do amor cuidou de sua mãe até sua morte.

Paulo estava observando os órfãos e conhecendo a palavra ele sabia que Deus era pais dos órfãos e as viúvas. E como uma palavra de exortação e motivação escreveu estes versículos: 1 Timóteo 5:1 NÃO repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos; 2 As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.

3 Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.

4 Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. 5 Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; 6 Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. 7 Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. Bíblia ACF - Almeida Corrigida Fiel...

1 Timóteo 5 - Bíblia Viva: 1 NUNCA FALE asperamente a um homem mais velho, mas discuta com ele respeitosamente, tal como se ele fosse seu próprio pai. Fale aos homens mais jovens como a irmãos muito amados. 2 Trate as mulheres mais velhas como mães, e as moças como suas irmãs, tendo só pensamentos puros sobre elas.

3 A igreja deve cuidar com carinho das mulheres cujos maridos morreram se elas não tiverem ninguém mais para ajudá-las. 4 Mas se tiverem filhos ou netos, são estes que devem tomar a responsabilidade, pois a bondade deve começar em casa, com o sustento dos pais necessitados. Isto é uma coisa que agrada muito a Deus.

5 A igreja deve cuidar das viúvas pobres e sozinhas no mundo, se elas estiverem confiando em Deus á espera do seu auxílio, e dedicando muito tempo á oração; 6 mas não, se gastarem o tempo andando ao redor mexericando, procurando apenas prazeres e assim arruinando suas próprias almas.

7 Esta deve ser a sua norma na igreja, a fim de que os cristãos conheçam e façam aquilo que é correto. 8 Mas qualquer um que não cuide dos seus próprios parentes quando eles necessitam de ajuda, especialmente aqueles que vivem na sua própria família, não tem direito de dizer que é cristão. Tal pessoa é pior que um pagão.

A LOGICA É ESTA: CUIDA DO MEU QUE O MEU VAI CUIDAR DO SEU E O SEU VAI CUIDAR DE MIM E ASSIM DEUS CUIDARA DE TODOS!!!

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário