MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

A CENTRALIZAÇÃO EM JESUS: UMA COLETANIA DOS MEUS 250 LIVROS GRATUITOS POSTADOS: LIVRO NÚMERO (75) SEPTUAGÉSIMO QUINTO - ESCRITOR OSWALDO DE SOUZA!!!


QUANDO JESUS CRISTO FOI CRUCIFICADO FOI NO LUGAR QUE GEOGRAFICAMENTE É O CENTRO DO MUNDO ISTO PARA ENSINAR A NÓS QUE ELE DEVE SER O CENTRO DE TUDO.

INTRODUÇÃO: MARCOS 12:33 E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. – 1 – Todo coração acima de nossos outros sentimentos e de nossa vida – 2 Todo entendimento acima de nosso intelecto e estudos...

3 - Todas a alma acima de toda nossos sentimentos e emoções – 4 todas as forças acima as coisas de nossas vidas. Uma condicional importante buscar a Deus em primeiro lugar - Mateus 6:33 - Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.  

Jesus Cristo é o centro de todas as coisas. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. NEle tudo subsiste. (Colossenses 1:17). - 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele...

Jesus Cristo é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Mestre dos mestres, o Justo Juiz, o Advogado Fiel, o Lírio dos campos, o Bom Pastor, a Estrela da Manhã, o Sol da Justiça, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Ele é único caminho que leva a Deus… sim, ELE também é o HOMEM mais fascinante que já pisou na terra!

JESUS: INCOMPARÁVEL!!! - Vivemos uma época em que o Evangelho tem sido distorcido e deturpado, se observarmos, o homem está como o centro e tem-se buscado outras fontes de satisfação e felicidade que não o próprio Cristo. Assim, nos tornamos cada vez mais insatisfeitos e insaciáveis.

Reconhecer a Centralidade de Cristo nos liberta de nós mesmos e conduz o nosso foco de vida para JESUS!!! Existe um pensamento sutil e perigoso que nos cerca sutilmente e penetra nossas mentes e corações. É o pensamento de que outras coisas ou pessoas podem preencher os anelos mais profundos do nosso coração. (Isso é um grande engano!).

Não obstante, Deus, através de Sua Palavra nos exorta que JESUS é o Centro de toda a história, portanto precisa também estar no centro de nossas vidas, pois: o reconhecimento ou não do Senhorio de Cristo influenciará na nossa qualidade de vida!!! Quando Jesus é o centro de nossas vidas? Resposta: quando nossas decisões tendem completamente por suas coisas, se nas nossas escolhas colocamos seu reino em segundo lugar Cristo não é o centro...

Devemos assim, supervalorizar o que DEUS pensa e sente. Desta forma, deixamos de focar somente em nossas vontades e começamos a nos libertar de nossos pensamentos e sentimentos egoístas, os quais são as fontes de grande parte de nossos problemas. “Cristo não deve ser somente o Centro de nosso discurso, mas o também de nossa prática!” (Frase de Leonardo Sahium em sua palestra:

A centralidade de Cristo em Aliança Conosco), Seja o Centro Jesus: Seja o centro de nossa vida!!! Se na prática, colocássemos Jesus, de fato no CENTRO de nossas vidas, certamente isso faria uma diferença significativa em nossas vidas e afazeres diários. Senão vejamos:

Jesus no Centro e os nossos PENSAMENTOS: Sem dúvida seriamos pessoas mais felizes, alegres, agradecidas, pois em nossos pensamentos meditaríamos dia e noite na Palavra de Deus. Teríamos somente pensamentos que Glorificassem ao Pai e rejeitaríamos aquilo que não O glorifica. Amaríamos a Deus, com TODO ENTENDIMENTO.

Se Jesus fosse o centro de nossos pensamentos, nossa mente estaria ocupada com tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (conforme Filipenses 4:8).

Dessa forma, não haveria espaço para preocupação, ansiedade, medo, insegurança e tantos outros pensamentos e sentimentos que tiram a nossa alegria e roubam a nossa paz. “Precisamos amar a Cristo com todo entendimento, e isso significa: amar intensiva e extensivamente. Extensivamente: em cada área de nossa mente. Intensivamente: com totalidade de forças” (Frase de Heber Campos Junior- em sua palestra: Amando a Cristo com todo o nosso entendimento)

Jesus no centro e as nossas ATITUDES: Se colocássemos Jesus no centro de nossas vidas, isso também interferiria positivamente em nossas atitudes. Certamente, serviríamos ao próximo com mais amor e perceberíamos que há maior satisfação em servir ao irmão que servir aos nossos próprios desejos muitas vezes egoístas. A Centralidade de Cristo em nossas vidas só é visível quando a nossa principal característica é o AMOR!!! Ah…precisamos tanto aprender com JESUS!!!

Jesus no centro de nossa vida e as nossas ESCOLHAS: Quando JESUS é o Centro de nossas vidas, o foco das nossas escolhas mudam!!! Cada decisão passa a ser tomada com base no que glorifica mais a Deus, pois a Palavra nos ensina que devemos fazer tudo para a Sua Glória:

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1Co 10.31). Dessa forma, em cada escolha, deixamos de lado a nossa vontade própria e perguntamos ao Senhor: -“Como posso agrada-lo nessa área de minha vida? O que desejas de mim hoje?” é satisfatório fazer a vontade de Deus!!!

Jesus no centro de nossa vida e o nosso coração: Cristo é capaz de preencher qualquer vazio do coração humano. É nELE que podemos encontrar a plenitude de toda alegria e satisfação. Ele é a fonte. Jesus precisa ocupar o primeiro lugar em nosso coração, só assim encontraremos a Paz que preenche a nossa alma.

Jesus no centro de nossa vida e as nossas motivações: Quando JESUS é o centro de nossas vidas, dedicamos todos os afazeres a ELE e por isso, procuramos fazer tudo com excelência. Tudo fica mais valioso quando dedicamos as coisas à alguém que importa não é mesmo? “Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10) ...

Acaso me busco agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10...

Acaso me busco agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10. Acaso me busco agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens?

Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10. Acaso me busco agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10...

Jesus no centro de nossa vida e as dificuldades: NELE temos tudo o que precisamos para enfrentar todas as dificuldades, provações e tentações que nos deparamos no decorrer da vida. Quando Jesus de fato é o centro de nossas vidas, Ele se torna também Senhor de nossas vidas.

Dessa forma, todos os acontecimentos, bons ou ruins se convergem para Cristo e através dessa Centralidade de Cristo vivemos na confiança de Sua sabedoria. “Se DEUS PAI, colocou CRISTO como CENTRO, como nós, não deixaríamos ELE reinar em nossos corações e em nossa história?” (Leonardo Sahuim)...

Compreendemos o que é a CENTRALIDADE DE CRISTO em nossas vidas quando olhamos menos para nós e mais para JESUS!!! Que possamos colocar em prática tudo isso que aprendemos, com a Graça e a Força de Deus.

CRISTOLOGIA A DOUTRINA DE CRISTO O CENTRO DE TODAS AS COISAS:

Cristologia é o estudo de Cristo – Sua divindade, humanidade, pessoa e obra. A Escritura revela que o Senhor Jesus Cristo é o eterno Filho de Deus, que sempre existiu com o Pai e o Espírito Santo, e quem por Sua Tabernaculação (Deus que se fez homem) tomou sobre Si mesmo a forma de homem e se tornou o Deus-Homem.

Na única pessoa de Cristo há duas naturezas, humana e divina, cada uma em sua perfeição e integridade. Elas são distinguíveis, mas indivisíveis, de modo que Ele é plenamente homem e plenamente Deus. É esta união sem pecado das naturezas divina e humana que O qualifica para ser o único sacrifício mediador entre Deus e o homem.

DUAS NATUREZAS EM UMA SÓ PERSONALIDADE:

Nesta parte do estudo, nós estudaremos a importância da doutrina de Cristo para a experiência cristã e como essa doutrina se desenvolveu e as dificuldades que enfrentou ao longo da história da igreja. Também veremos como Cristo tem duas naturezas e uma só personalidade, e estudaremos especificamente a Sua natureza divina e a Sua natureza humana.

Nós estudaremos também o papel mediador de Cristo na Sua morte, a Sua ressurreição e exaltação. JESUS CRISTO FOI O DEUS TABERNACULADO VIVENDO COMO HOMEM, UM DEUS ENCARNADO VIVENDO COM TODA SUA HUMANIDADE COM SUAS FRAQUEZAS E DEDILIDADE, MAS SEM PECADO!!!

A IMPORTÂNCIA DA CRISTOLOGIA: Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho - (2 João 1.9). A Bíblia diz: Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno - (2 Pedro 3.18). 

Para que possamos crescer na graça e no conhecimento do Senhor, é necessário não somente conhecer os fatos acerca Dele, mas sim conhecer a Ele pessoalmente (em um relacionamento pessoal), por meio da fé na Palavra de Deus.

A Cristologia estuda a revelação bíblica sobre o Senhor Jesus Cristo de uma maneira sistematizada, da qual derivam as implicações necessárias à fé e a reflexão da igreja sobre o tema. Parece desnecessários insistir sobre a importância da doutrina de Cristo, contudo, a seguir nós apresentaremos as principais razões para estudarmos tal doutrina bíblica.

CRISTO É O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA: De Gênesis a Apocalipse a Palavra escrita testemunha da palavra viva encarnada que, por sua vez, testemunha da Palavra escrita (João 1.1-3, 14; João 17.17; 20.30-31; Lucas 24.27). Todo o Antigo Testamento antecipa Cristo e todo o Novo Testamento o explica (João 16.12-15).

A coleção ou agrupamento dos livros da Bíblia não foi casual, pois vemos em cada uma delas que Cristo é o tema de toda a Escritura: JESUS ERA JESUS É; E SERÁ ETERNAMENTE: O ANTIGO TESTAMENTO ANTECIPA AOS HOMENS SOBRE SUA VINDA E O NOVO TESTAMENTO TESTEMUNHA SUA VINDA!!! SUA VIDA, SUA MORTE, SUA RESSURREIÇÃO E SUA COROAÇÃO COMO O DEUS DA IGREJA!!! AMEM...

A forma mais clara de antecipação messiânica do AT é a profecia. Alguns têm sugerido que o todo da profecia bíblica pode ser visto como uma só predição repetida e desenvolvida ao longo dos séculos. O propósito das várias especificações da mesma predição básica é preparar o caminho ao Messias e identificá-lo com o cumprimento da profecia: Disse Jesus: Importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos - (Lucas 24.44).

CRISTO É A META DA HISTÓRIA:

Deus se propôs a convergir todas as coisas em Cristo, na dispensação da plenitude dos tempos (Efésios 1.10). Esta dispensação da plenitude dos tempos é o milênio. No reino milenar do fim dos tempos os propósitos divinos terão sua consumação. Neste tempo Jesus Cristo e sua igreja reinarão com cajado de ferro a humanidade, todos deverão se curvar ao salvador transformado no Senhor de todas as nações.

Todas as coisas espirituais e materiais ficarão sob o controle do Senhor Jesus. A desordem produzida pelo pecado no universo terminará e a paz de Deus reinará (Isaías 2.2-4; 11.1-10; Colossenses 1.19-20).

Uma vez que a história chegue à sua consumação e a redenção tenha cumprido seu propósito final e o Filho entregará o domínio ao Pai (1 Coríntios 15.28) cumprindo assim o propósito de toda sua obra redentora: Dar glória ao Pai, por quê? Por Ele e para Ele, são todas as coisas - (Romanos 11.36; ver também Filipenses 2.11).

CRISTO É A CHAVE PARA DISCERNIR FALSAS DOUTRINAS:

Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam - (Hebreus 13.8-9).

JESUS CRISTO COM SUA VIDA E ENSINAMENTOS QUEBRA TODO O PODER DOS SOFISMAS PRAGMATICOS (ARGUMENTO FALSO QUE INDUZEM OUTROS AO ERRO) TRAZENDO A VERDADEIRA HISTORIA DE DEUS PARA A HUMANIDADE!!!

Já que Jesus não muda, a doutrina a respeito Dele tampouco muda. Hoje, como ontem, as doutrinas várias (de todo tipo e procedência, ainda que filhas de um mesmo pai – João 8.44) e estranhas (alheias ao evangelho da graça):

Esforçam-se para levar aos filhos de Deus os alimentos (práticas religiosas e ensinamentos religiosos) que distorcem a verdade sobre Cristo. O Senhor Jesus é a pedra de toque (de esquina e angular) que descobre a falsidade de qualquer doutrina falsa (1 João 2.23). João aplica este princípio ao ensino gnóstico (que remete a Jesus) que negava a realidade da sua encarnação (1 João 4.1-3).

Desta maneira, João ilustra como o princípio pode ser usado hoje em dia igualmente com as falsas doutrinas que inundam o mundo. Ao perguntar acerca de um sistema doutrinário o que ensina sobre Cristo? E obtendo uma resposta, nós podemos ter uma ideia de sua verdadeira natureza, através da bíblia e seus ensinamentos A CRISTOLOGIA QUE É O ESTUDO SOBRE JESUS CRISTO.

Existem falsos conceitos de Cristo que as seitas de nossos dias transmitem, há também as interpretações equivocadas que as religiões tradicionais têm feito. Para os mulçumanos Jesus é um profeta como Moisés (não somente um Nabi – um profeta estático – mas também um muqarrat – profeta transportado ao Paraíso) a quem se deu o livro (o evangelho) e o poder para fazer milagres (dos profetas).

O profeta supremo para eles é Maomé. Para os judeus, Jesus foi um falso messias, um capitão de bandidos, um fariseu equivocado, um grande rabino, a quem alguns viram como um redentor devido ao eclipse solar que ocorreu na hora de Sua morte.

Para os hindus, que têm recebido o testemunho do cristianismo desde os tempos da Igreja primitiva (alguns creem que desde Tomé), Jesus foi um hindu que os europeus interpretaram mal. As características verdadeiras de Jesus, segundo eles, são: a introspecção, o amor puro e total ao próximo, e a não violência. Seguindo estas três diretrizes são possíveis captá-lo numa mística pessoal.

CRISTO É O CORAÇÃO QUE BATE FORTE DO CRISTIANISMO:

Sem Cristo não há cristianismo. Tratar de definir a fé cristã em termos de dogmas, práticas ou ritos é mostrar uma ignorância básica dela. O cristianismo, mais que uma religião, é uma relação com a pessoa do Salvador. Esta relação é definida com o uso da frase em Cristo que caracteriza a literatura do Novo Testamento.

EU ESTOU EM CRISTO, ELE ESTÁ EM MIM E SUA PRESENÇA EM MIM EXECUTA A TRASFORMAÇÃO (MUDANÇAS) E A REGENERAÇÃO FAZENDO DE MIM UM NOVO HOMEM SEGUNDO DEUS EM CRISTO!!!

Um estudo das cartas (epistolas) de Paulo mostrará que este termo é a chave para cada uma delas, e isto não é de estanhar, já que o objeto destas epístolas é o de dar a conhecer a qualidade da vida que os cristãos devem viver. Seguindo a ordem canônica, nós vemos que:

Em Romanos nós somos JUSTIFICADOS (FEITO POR INOCENTE) em Cristo - (3.24). Apesar de Romanos ter sido a sexta carta escrita, ela é colocada primeiro, porque trata da primeira grande coisa na vida cristã – A JUSTIFICAÇÃO.

Em 1 Coríntios somos SANTIFICADOS (SEPARADOS PARA A BOA OBRA DO SENHOR) em Cristo - (1.2). Paulo repreende os erros éticos e teológicos da igreja mostrando-a que o que é judicialmente certo dos cristãos também deve ser praticamente certo.

Em 2 Coríntios nós somos VINDICADOS (EXIGENCIA A ADMISSÃO OU A RESTITUIÇÃO DE UM DIREITO; A SALVAÇÃO) em Cristo - (12.19). Há ocasiões quando em Cristo é nosso dever defender a nós mesmos, SOMOS SALVOS PELA FÉ E ISTO NÃO VEM DE NÓS É UM DOM DE DEUS!!!

Em Gálatas nós somos LIBERTADOS (LIVRES DAS PRISÕES DA CONDENAÇÃO ETERNA E DO JUGO DO PECADO) em Cristo (2.4). Esta epístola é nossa grande Carta de Emancipação E ABSOLVIÇÃO (REMISSÃO) da Lei, do eu e do mundo tudo em Cristo - (2.19-20; 5.24; 6.14).

Em Efésios nós somos EXALTADOS (GLORIFICADO: RECEBEDORES DA GLORIA CELESTIAL) em Cristo - (1.3; 2.6); Por Sua morte, sepultamento, ressurreição e ascensão, o crente tem sido morto, sepultado, ressuscitado e assentado nos lugares celestiais, recebendo o Espírito da redenção.

Em Filipenses estamos ALEGRES (COM TRISTEZAS, MAS SEMPRE ALEGRES PELA PAZ EM DEUS E COM DEUS) em Cristo - (1.26). Esta é a epístola do gozo (alegria) cristão, e mostra que a alegria é uma experiência cristã normal em Cristo. Alegria que não procede das coisas deste mundo; Ela espiritual que manifesta no natural...

Em Colossenses estamos COMPLETOS (SACIADOS RECEBENDO A PLENITUDE DE DEUS: TUDO O QUE NÓS PRECISAMOS) em Cristo (2.9-10).

Toda a deidade (divindade) está em Cristo, e tudo de Cristo é por nós, de maneira que estando já completos em Cristo, sejamos completados pela obra da graça do Espírito Santo. Em Filemon nós somos FEITOS GENEROSOS (BENIGNOS – BONDOSOS) em Cristo - (15, 16).

O espírito de perdão e o esquecimento do mal que nos foi causado se apossam de nós, porque em Cristo o mal é corrigido e o torcido é endireitado.

MAR DO ESQUECIMENTO: EM CRISTO: Miquéias 7:18,19 diz: Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; Pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

 

Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza...


 

DEPOIS DO ENCONTRO - HISTÓRIA DA MULHER ADULTERA: UMA MISTURA DE FICÇÃO E VERDADES BÍBLICAS!!! UMA COLETANIA DOS MEUS 250 LIVROS GRATUITOS POSTADOS: LIVRO NÚMERO (74) SEPTUAGÉSIMO QUARTO - ESCRITOR OSWALDO DE SOUZA!!!


A mulher adúltera: Porém Jesus foi para o monte das Oliveiras. E, pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes:

Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio. E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.

Ela saiu daquele momento especial, seu coração antes emanava uma tristeza profunda muda totalmente e completamente. Agora exala um perfume de alegria no ar o perfume chamado perdão, onde todos os pesos e ferrugens juntos com as sujeiras de uma vida errada são lançados com um ímpeto para fora. Em um grito de felicidade ela pergunta que alegria é esta? Em seu intimo ela ouve uma resposta em uma voz branda e gentil é a alegria da salvação...

Ela sai daquele encontro cheia de esperança mesmo com os olhares de desaprovação de sua aldeia não no seu coração não há mais acusação ou ressentimentos principalmente amargura só um espírito livre e contente em uma alma cheia de paz, bendita paz. Olha que doce paz em minha alma se faz!!! 

Agora sim ela sente que esta pronta para recomeçar, mas onde e como seguir esta nova vida? Seu intimo se enche de indagações: Como fazer? Como recomeçar? Um choro invade sua alma e ela neste momento ajoelha; e começa a orar meio confusa, com quem ela quer ou vai conversar? E novamente aquela voz meiga e clara responde. Entrega o teu caminho para Deus e deixa Ele te levar, te conduzir á um novo caminho: O caminho, a verdade e a vida!!!

A porta para um futuro de bênçãos esta aberta e ela vislumbra uma nova vida de piedade e misericórdia, de amor e felicidade plena. Neste momento ela resolve ir atrás daquele que deu a ela uma nova chance. Sua procura torna-se intensa, pois não sabe qual a direção seguir. Encontra um jovem chamado Marcos que olha para ela com um olhar de compaixão e misericórdia, por suas roupas e cabelos sem pentear demonstrando total falta de vaidade.

Aquela que vivia de vaidades e sedução torna-se uma mulher destituída de quaisquer sentimentos, contrario ao amor por aquele que a salvou através de um perdão sem restrições. Ela se aproxima da aldeia Betânia lugar onde lhe disseram que aquele homem gentil e amoroso ressuscitara ao seu amigo chamado Lazaro. A ALDEIA DE BETÂNIA:

Era uma aldeia a cerca de três quilômetros de Jerusalém, encontrava-se na encosta leste do monte das Oliveiras, em um antigo acesso á Jerusalém vindo de Jericó. Assim como Cafarnaum era o lar de Jesus na Galileia, Betânia poderia ser chamada de seu lar na Judéia. Era o lar de Marta, Maria e Lázaro, que se tornaram amigos amados de Jesus. Foi ali que Jesus, mais tarde, realizou o milagre da ressurreição de Lázaro. Marcos o jovem que acompanhava aquela mulher rejeitada, humilhada pelos Judeus da seita dos Fariseus e de alguns escribas da lei.

Ele vê em seu rosto a tristeza de alguém que sofreu muito na vida, mas agora demonstra uma esperança, pois sua tristeza era única e sua razão era de não encontrar o homem de Nazaré. Um certo Galileu: Um certo dia, à beira mar apareceu um jovem Galileu. Ninguém podia imaginar que alguém pudesse amar do jeito que ele amava. Seu jeito simples de conversar tocava o coração de quem o escutava. E seu nome era Jesus de Nazaré sua fama se espalhou e todos vinham ver, o fenômeno do jovem pregador. Que tinha tanto amor!!!

BETÂNIA UM LUGAR DE PAZ: Durante seu ministério na Judeia, onde enfrentou muita oposição e hostilidade, Jesus sempre se hospedava em Betânia, sem dúvida, ele apreciava aquele ambiente de paz, onde recebia bastante apoio. Durante os últimos quatro dias da sua vida terrestre, Jesus passava o dia em atividade em Jerusalém, mas à noite ele e seus discípulos deixavam a cidade grande para se alojar na modesta aldeia de Betânia, na encosta leste do monte das Oliveiras, no lar de Marta, Maria e Lázaro.

Era costume naquele tempo quando um convidado chegava, era recebido com um beijo, suas sandálias eram retiradas, seus pés eram lavados e um refrescante óleo perfumado era derramado em sua cabeça. Quarenta dias depois da ressurreição de Jesus, quando chegou o tempo de se despedir dos seus discípulos, ele os levou, não ao templo, mas, antes, para fora, até Betânia, no monte das Oliveiras, onde começou a sua ascensão.

Seis dias antes da última Páscoa Jesus chegou a Betânia. Após o sábado ele usufruiu uma refeição noturna no lar de Simão, o leproso, da qual participaram Marta, Maria e Lázaro. Este foi o cenário de Maria ungi-lo com óleo dispendioso, o que provocou a objeção hipócrita de Judas e a censura que Jesus lhe deu.

No dia seguinte Jesus fez a sua triunfal entrada em Jerusalém, montado num jumento, evidentemente cruzando o monte das Oliveiras pelo caminho que saía de Betânia. Foi em caminho de Betânia para Jerusalém, que Jesus amaldiçoou a figueira infrutífera, que já havia murchado totalmente quando ele e seus discípulos passaram por ela no dia seguinte.

Uma angustia tomou o coração da mulher que agora era chamada pelo seu nome: Ester a mulher a quem Jesus Cristo perdoou e lhe deu a palavra da salvação. Marcos o jovem companheiro constante de Ester em sua cruzada na busca de encontrar o Jovem Galileu de Nazaré. Alguém disse á ela em suas indagações que ele tinha ido jantar na casa de um homem publicano chamado Zaqueu.

Naquelas praias, naquele mar naquele rio, em casa de Zaqueu. Naquela estrada, naquele sol e o povo a escutar histórias tão bonitas, seu jeito amigo de se expressar enchia o coração de paz tão infinita. Esta mesma paz a cada momento inundava seu coração, uma certeza profunda da salvação eterna para sua alma redimida agora lavada pelo perdão do príncipe da paz o juiz eterno de amor!!!

Seguiu para a casa de Zaqueu: Zaqueu era um publicano que se converteu quando Jesus se hospedou em sua casa. Quando se converteu, Zaqueu se tornou honesto e generoso. Zaqueu era um homem rico, com uma boa carreira como chefe dos publicanos em Jericó. Os publicanos eram cobradores de impostos que trabalhavam para o império romano. Os outros judeus não gostavam dos publicanos porque muitos eram corruptos e roubavam o povo quando cobravam os impostos.

Jesus não fazia distinção de ninguém onde havia um coração sedento e contrito ali Ele estava para levar a salvação. Na sua viagem para Jerusalém, um pouco antes da entrada triunfal, Jesus passou por Jericó. Zaqueu sabia que Jesus estava passando, mas não conseguiu vê-lo, porque era baixo e a multidão o impedia de ver. Como queria muito ver Jesus, Zaqueu correu na frente da multidão e subiu a uma figueira brava que ficava no caminho que Jesus ia percorrer.

Jesus chegou à árvore e olhou para cima. Chamando Zaqueu pelo nome, ele lhe mandou descer, porque queria ficar em sua casa. Alegre, Zaqueu desceu depressa e levou Jesus para sua casa. Lá, ele declarou que iria dar metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais a qualquer pessoa que tivesse extorquido. Jesus respondeu dizendo que a salvação tinha chegado nesse dia à casa de Zaqueu.

Zaqueu era um homem que não desistia. Zaqueu enfrentou obstáculos para ver Jesus, mas ele não desistiu; Assim como na vida de Ester e agora com seu companheiro de viagem Marcos, que a cada dia admirava mais aquela mulher cheia de fé e humildade. O que a deixava mais linda com aquele olha límpido e puro, pois ela foi lavada e remida pelo perdão de Jesus Cristo.

Olha na vida surgem obstáculos, mas não devemos desistir de seguir e procurar Jesus Cristo e buscar um encontro real com Ele; O Deus tabernáculado. Zaqueu foi humilde para receber Jesus em sua casa, teve de descer de sua árvore, revelando sua baixa estatura perante Jesus e a multidão; muitas vezes, para sermos abençoados por Jesus, precisamos largar nosso orgulho e reconhecer nossas falhas - veja aqui: O que é humildade?

Jesus ama todos, a multidão não gostou quando Jesus ficou na casa de um odiado publicano, mas Jesus disse que tinha vindo para salvar quem estava perdido. Uma vida com Jesus é diferente muito diferente, pois depois de conhecer Jesus, Zaqueu abandonou o pecado e decidiu viver de forma honesta; Jesus pode  e transformou a vida até da pessoa mais odiada!!!

Marcos vira para Ester a ex adultera que foi abandonada pelo seu marido a deixando sozinha e desamparada. Ele diz á ela de maneira carinhosa: Vamos até Jerico e tentar achar ao homem que te deu esperança? A resposta foi rápida e decidida e em auto som, “SIM VAMOS”. Marcos com um olhar carinhoso e apaixonado pede para que ela o esperasse.

Os pensamentos de Ester tornam-se um turbilhão de emoção, o medo chega forte em seu coração e pensa: Logo eu que tantas vezes fui abandonada, agora imagina mais uma vez vou ser abandonado por aquele tão jovem rapaz bonito e gentil. Absorta em seus pensamentos ela não vê e nem escuta um doce tropel de cascos sobre a terra ressequida daquele monte, o Monte das Oliveiras.

Era Marcos que em seu amor prematuro e intenso trás um burrico para levar a jovem Ester. Ela lhe dá um sorriso singelo e calmo e com uma voz fina e doce diz: Obrigado meu querido amigo. Ali entre as oliveiras daquele lugar tantas vezes visitado por Jesus Cristo testemunha o nascimento de um grande e eterno amor; Da jovem Ester a ex adultera com Marcos um jovem caminhante a procura de Jesus o homem de Nazaré, chamado o cordeiro de Deus por João Batista que era seu mestre.

O discípulo de João Batista foi buscar seu novo mestre e no caminho encontra a mulher de sua vida a convertida e transformada Ester. Ali naquele lugar de fé e oração do mestre torna-se a primeira testemunha daquelas mãos que se encontram para nunca mais solta-las. Háaaa o amor que surge devagarinho e sem escolher a quem acolher no coração.

Nasce um amor, um casal, Ester não esta mais sozinha tem um companheiro na sua vida e em sua fé. O Jardim das oliveiras que tantas vezes testemunhou o choro e oração de Jesus testemunhava agora a relação carinhosa de dois jovens gentis. Este é o local onde Jesus e seus discípulos tenham orado na noite anterior à crucificação e morte de Jesus.

De acordo com o Evangelho segundo Lucas, o sofrimento e angústia de Jesus no Getsêmani foi tão profunda que seu suor se tornou grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. Neste local Yeshua teria sido entregue por Judas Iscariotes aos soldados romanos e oficiais do Sinédrio para ser julgado e condenado.

Simplesmente por fazer milagres no Sábado e se declarar o Filho do Eterno Deus de Israel. Com certeza uma visita ao Jardim do Getsêmani em Jerusalém trás a sensação de estar diante de árvores que foram testemunha de capítulos importantes da história bíblica. Marcos diz para sua amada Ester vamos para Jerusalém Creio que lá o encontraremos. 

Sim Jerusalém o mesmo lugar que um dia Jesus dissera: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados!!! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!!!

Uma das cidades mais antigas da humanidade, Jerusalém deveria ser um símbolo da tolerância e da busca pela paz, cristãos, muçulmanos e judeus consideram o local sagrado por abrigar símbolos que são pilares dessas religiões. Jerusalém, uma das cidades mais importantes do mundo, é sagrada para cristãos, muçulmanos e judeus. Ao longo de sua história milenar, foi dominada por diferentes povos.

A cidade de Jerusalém é um dos locais mais relevantes do mundo justamente por ser a cidade sagrada de três religiões: cristianismo, islamismo e judaísmo. Por esse motivo também, é um local alvo de tensões e disputa constantes entre israelenses e palestinos, já que ambos reivindicam o direito de a cidade ser nomeada a sua capital. Em razão da importância histórica da cidade, o objetivo deste texto é narrar alguns dos acontecimentos que envolveram a história de Jerusalém.

Fundação de Jerusalém: Os historiadores não sabem ao certo o momento em que a cidade de Jerusalém foi criada, mas as primeiras evidências encontradas na cidade pelos arqueólogos remontam a 3200 a.C. Os historiadores não possuem nenhum conhecimento da trajetória da cidade de Jerusalém durante o crescimento das cidades cananeias, mas se sabe que, no século XX a.C., a região de Canaã passou para o domínio político e econômico dos egípcios.

Foram encontrados vestígios dessa época de muralhas construídas nas bordas da cidade. Com a conquista Davi nomeou a cidade como Cidade de Davi e decidiu construir um grande templo para que a Arca da Aliança, objeto sagrado para os hebreus, fosse depositada. Esse feito só foi realizado por Salomão, filho da Davi, que concluiu a construção do chamado Templo de Salomão em 950 a.C. Esse foi o período de maior prosperidade do Reino de Israel.

Depois que Salomão morreu, a cidade de Jerusalém passou para as mãos de diferentes povos. A sucessão de povos que controlaram Jerusalém foi de assírios, caldeus e persas. A conquista de Jerusalém pelos caldeus, inclusive, foi a responsável pela destruição do Templo de Salomão em 586 a.C. Herodes liderou um cerco contra a cidade: O domínio romano sobre a Palestina e Jerusalém foi bastante conturbado.

Destacam-se duas revoltas de judeus em Jerusalém que causaram grandes guerras contra os romanos. Em 70 d.C., os romanos cercaram a cidade por seis meses. O resultado dessa guerra, foi a quase dizimação da população de Jerusalém. Outra guerra entre judeus e romanos ocorreu em 134 d.C., e os romanos decretaram a expulsão de todos os judeus de Jerusalém.

Voltamos na época da entrada de Jesus á Jerusalém. Marcos e Ester chegam à cidade havia ali um alvoroço. Eles começam a seguir aquilo que nós chamamos hoje a Via sacra: O trajeto marca, segundo a tradição, os últimos momentos de agonia e sofrimento de Jesus Cristo. Pelas antigas ruas de Jerusalém, o filho de Deus teria percorrido as horas finais de sua vida antes de ser crucificado.

Hoje, a antiga cidade já destruída e reformada tantas vezes pouco guarda do que teria sido a Jerusalém da época. No entanto, a tradição cristã aponta os lugares onde os mais importantes eventos daquele dia teriam ocorrido. E é por esses pontos que hoje a Via Sacra, ou Via Dolorosa, é percorrida.

Veja todos os passos da Via Sacra na Cidade Velha de Jerusalém. Jesus é condenado: O local onde teria sido a Fortaleza Antônia é marcado pela Porta do Leão. A estação propriamente dita fica no interior de um colégio árabe chamado “Escolha Primária Umariya” e não é permitido o acesso à área interna. 

As lagrimas tomam conta dos dois que se misturam aos discípulos, Ester ao ver Maria mãe de Jesus Cristo e chora abraçada aquela que a ajudaria em sua restauração. Jesus carrega a cruz: Esta estação é marcada por dois pontos identificados pela Capela da Flagelação e a Capela da Condenação. Neste local Jesus teria sofrido a flagelação.

Jesus cai pela primeira vez e encontra a sua mãe: As duas estações estão localizadas lado a lado e são marcadas pelo Patriarcado Armênio de Jerusalém e uma pequena capela com ruínas ao lado. Simão Cireneu ajuda Cristo a carregar a cruz: A estação número cinco está localizada na Via Dolorosa, de frente à passagem dos pedestres. Ela é marcada por um pequeno oratório franciscano. Jesus tem o rosto limpo por uma mulher:

O lugar onde teria acontecido a cena em que uma mulher limpa o rosto de Jesus é marcado por uma pequena capela de origem Grego Católica. Jesus cai pela segunda vez: À beira da Rua do Mercado está o ponto assinalado como o local onde Jesus teria caído pela segunda vez a caminho do calvário.

Jesus consola as mulheres de Jerusalém: Também na rua, entre lojas do mercado, está o local onde Jesus teria parado para consolar as mulheres que o acompanhavam no caminho até a crucificação. Jesus cai pela terceira vez: O local da terceira queda de Jesus é marcado por uma coluna em estilho romana à frente da entrada de um mosteiro Copta.

A partir deste momento todas as estações estão localizadas dentro da Basílica do Santo Sepulcro. Um dos lugares mais sagrados para os cristãos, não só em Jerusalém como em todo o mundo, o Santo Sepulcro marca o ponto onde Jesus, segundo as tradições cristãs, teria sido crucificado, morto e sepultado. A localização do evento, assim como de muitos outros em Jerusalém, é polêmica.

Destino de uma das maiores peregrinações cristãs do mundo, o local foi escolhido, em 326 d.C, pela rainha Helena, mãe do então imperador Constantino. Segundo a tradição, a primeira Igreja do Santo Sepulcro foi construída sobre um antigo templo romano do século II que, por sua vez, teria sido construído sobre o local dos acontecimentos registrados na bíblia. Sob o templo romano foram encontrados vários túmulos, um deles teria sido identificado como o de José de Arimatéia.

E é neste túmulo, que permanece até hoje na Igreja, o local onde Jesus teria sido enterrado. A Basílica do Santo Sepulcro tem domínio conjunto de várias diferentes igrejas: Romana Católica, Greco Ortodoxa, Apostólica Armênia e, em menor grau, Siríaca Ortodoxa, Cóptica Ortodoxa e Etíope Ortodoxa. Além disso, ela já sofreu com incêndios, invasões e terremoto. O que hoje se vê representa pouco da construção original. A maior parte do atual prédio data de século XII, porém a Rotunda e o local onde está a Tumba preservam os desenhos originais. Apesar de tantas transformações, a fé dos cristãos se mantém, assim como as peregrinações.

Na mistura do antigo e moderno Marcos e Ester viveram entre choros e tristezas o sofrimento e morte daquele homem que á perdoou e lhe deu uma nova chance. Ali ela conheceu o remitir de Deus que quer dizer: Colocar o perdido de volta ao caminho da salvação. Colocar de volta o desviado para uma direção segura e eterna. E foi isto que aconteceu com Ester a ex-mulher adultera chamada agora de Ester a piedosa. Marcos e Ester se detém agora diante da cruz do sacrifício, o coração de Ester estremece a cada ruído forte dos cravos impiedosos dos soldados romanos.

Uma mão forte e viril cobre seus ombros em uma demonstração de que agora você não está mais sozinha. Seus olhos começam a lacrimejar e as lagrimas teimam em cair no chão misturando as lagrimas de todas as mulheres amadas e perdoadas pelo homem de dores. Jesus Cristo o homem de Nazaré, o jovem Galileu.

Atônitos e sem movimentos, estáticos e sofridos permanecem ali parados desconsolados e tristes. Ester abraça marcos e pergunta: O que vai ser de nós agora? Marcos piedoso e confiante olha para a cruz do salvador e diz em uma voz forte e cheia de esperança: Ele Jesus Cristo de Nazaré proverá. Neste momento Marta olha para Ester e a convida para hospedar em uma casa de uma irmã caridosa que tinha cedido sua casa para abrigar as mulheres.

Os homens ajuntam em um grupo uníssono veem um homem chamado José de Arimatéia pedir o corpo para colocar em sua gruta. Ester e Marcos assistem no decorrer destes dias as maravilhas de Deus agora eles tem uma família que os amam e cuidam uns dos outros. Quando ouvem um grito insistente e alto: Ele ressuscitou Jesus Cristo Ressuscitou, Ester corre junto com as mulheres para o tumulo vazio de Jesus o Cristo!!! Passado o sábado, no domingo bem cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo onde Jesus tinha sido colocado.

Naquela ocasião houve um grande terremoto, pois um anjo do Senhor tinha descido do céu, removido a pedra que fechava o túmulo e agora estava sentado sobre a pedra. Ele se parecia com um relâmpago e as suas roupas eram brancas como a neve. Os guardas tinham ficado com tanto medo que estavam duros, como se estivessem mortos. 

Então o anjo disse às mulheres: Não tenham medo!!! Eu sei que vocês vieram procurar por Jesus, aquele que foi crucificado, mas Ele não está mais aqui. Ele ressuscitou, exatamente como havia dito que iria fazer. Venham ver o lugar onde Ele estava deitado.

Agora vão depressa e digam aos discípulos D’ele o seguinte: Jesus ressuscitou dos mortos e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão novamente. Façam exatamente como eu falei. Elas saíram depressa do túmulo, pois estavam com muito medo, mas também muito felizes, e correram para contar aos discípulos o que havia acontecido. De repente, Jesus apareceu diante delas e disse: Olá!!! E elas se aproximaram dele, abraçaram seus pés e o adoraram.

Jesus, então, lhes disse: Não tenham medo!!! Vão e digam aos meus irmãos para se dirigirem à Galileia. Lá eles me verão novamente. Marcos e Ester presenciaram a Ascensão de Jesus Cristo: Após a ressurreição de Jesus, os discípulos achavam-se confusos, temerosos e um tanto desorientados. Reuniram-se no Cenáculo, o mesmo aposento usado para a celebração da ceia do Senhor. Ali, aguardavam as horas se passarem para ver o que lhes aconteceria.

Ali relatavam a interessante experiência que vivenciaram no dia da ressurreição quando o Senhor se apresentou entre eles. Então achou-se Jesus no meio deles. Em Suas mãos e pés divisaram os sinais da crucifixão. Seu semblante irradiava uma glória especial, esta foi à única reunião com muitos crentes, depois de sua ressurreição. 

As palavras de Cristo na encosta da montanha foram o anúncio de que seu sacrifício em favor do homem era pleno, completo. As condições para expiação haviam sido cumpridas. Concluíra a obra para a qual viera ao mundo. E agora achava-se a caminho de volta ao trono celeste.

Depois desta grande reunião, Jesus estava pronto para as despedidas. Os discípulos já não relacionavam mais a Jesus com a cruz e o sepulcro. Para eles, Cristo era agora um Salvador vivo. Como local de Sua ascensão, Jesus escolheu o Monte das Oliveiras, tantas vezes consagrado por Sua presença. Com os discípulos, dirige-se então para aquele local. 

Com as mãos estendidas em posição de bênção, Jesus ascende lentamente dentre eles. Lucas narra assim à ascensão de Jesus: E quando dizia isto, vendo-O eles, foi elevado às alturas e uma nuvem O recebeu, ocultando-O, a seus olhos. E estando com os olhos fitos nos Céu, enquanto Ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões de branco, os quais lhe disseram: Varões galileus, porque estais olhando para o Céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no Céu, há de vir assim como para o Céu O vistes ir.

Depois destes eventos passam mais de dois anos da morte, ressurreição e ascensão. Na cidade de Betânia agora com novos moradores escutam um choro de uma criança recém-nascida. O primeiro filho de Marcos e Ester chora no colo da sua mãe, tendo como companheiras de parto as irmãs piedosas lideradas por Marta e Maria. Marcos é abraçado por seus irmãos nesta nova família constituída através do perdão.

Marta olha de maneira meiga para Ester e pergunta de maneira sutil: Ester o que você leu nos escritos de Jesus nas areias do chão? Com grande convicção e certeza eu li: Seus pecados são perdoados vá não peques mais e seu futuro será de amor e seus dias serão eternos através do meu nome; JESUS CRISTO DE NAZARÉ O SALVADOR DO MUNDO!!! AMEMMM...

Neste momento chega Marcos seu esposo a abraça e da um beijo naquela criança seu primeiro filho e ali diante de todos eles dizem qual seria o nome do menino: NASA KAPHAR APHÍEMI, que quer dizer o perdão que nos cobre e nos envia para ser feliz na salvação de Jesus Cristo!!!

EXTRAÍDO DO BLOG A MENSAGEM DA CRUZ: OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO: Sou de Juiz de Fora, Sou escritor e um pesquisador cristão há mais de 40 anos na cidade de Juiz de Fora... Casado há mais de quarenta anos com Isaura Souza, pai de três filhos, Samuel, Davi e Priscila, e avô de três netinhos Larissa, Victor e Liz, trabalho em prol da mensagem da cruz desde 1980...

DEPOSITO PARA CONTRIBUIÇÃO E OFERTAS DO NOSSO MINISTERIO: CAIXA ECONÔMICA OSCAR VIDAL - JUIZ DE FORA - MG AGENCIA - 3029 - CONTA POUPANÇA - 00002926-0 - OP - 013 - ISAURA MARIA S. SOUZA...

FRASE DA MINHA VIDA DE SERVO: Algumas pessoas gostam de viver em um púlpito que é seu palco. Eu prefiro estar em um posto de salvação a um passo do inferno!!! Ganhar almas deve ser o alvo e não o ego pessoal... 

FRASE PARA HORA DA LUTA: Todas as dificuldade e lutas; não podem ser vistos como empecilhos e sim como desafios, pois somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou; Jesus Cristo... SALVAÇÃO: Toda mensagem entre a graça e o arrebatamento, nunca é para condenação mais serve como um alerta para salvação do povo de Deus...

Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza...              

 


 

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

OS PRINCIPIOS BIBLÍCOS DA SALVAÇÃO: UMA COLETANIA DOS MEUS 250 LIVROS GRATUITOS POSTADOS: LIVRO NÚMERO (73) SEPTUAGÉSIMO TERCEIRO - ESCRITOR OSWALDO DE SOUZA!!!


PRIMEIRO; O PRINCÍPIO DA ARCA:

E DEUS FECHOU A ARCA POR FORA - Genesis 7:16 - Depois de todo o animal, conforme a sua espécie, ter entrado na arca e a própria família de Noé estar recolhida, Deus fechou a arca por fora. Os que estavam dentro não podiam sair, os que estavam fora não podiam entrar, porque Deus fechara a arca da salvação das águas do dilúvio. Isto tem uma mensagem de analogia muito forte: - No dia em que Deus encerrar o tempo da graça e retirar o Espírito Santo deste mundo, ninguém mais poderá salvar-se da maldição do pecado.

Hoje é o tempo da salvação. Amanhã, até mesmo logo, a porta pode estar fechada e não há mais possibilidades. De um momento para o outro, como o ladrão de noite, o dia do Senhor virá, o tempo da graça cessará e o julgamento será uma realidade. PREPARA-TE PARA TE ENCONTRARES COM DEUS, AGORA, ENQUANTO É TEMPO.

SEGUNDO: O PRINCIPIO DO LADRÃO:

Paulo diz em I Tessalonicenses 5:2 que a vinda de Cristo será como um ladrão de noite. Um ladrão vem sem fazer barulho, e esta é a razão que tenho para acreditar no arrebatamento secreto? A analogia do ladrão de noite é usada três vezes na Bíblia. É usada por Cristo em Mateus 24:43, por Paulo em I Tessalonicenses 5:2, e por João em Apocalipse 3:3.

Existem duas perguntas que precisam se respondidas em relação a estas passagens: Qual o propósito da analogia? I Tessalonicenses 5 começa com o assunto dos tempos e das estações. (verso 1) Os versos 3 e 4 falam sobre a repentina destruição que virá. Paulo está falando claramente que a segunda vinda de Cristo será tão repentina quanto a do ladrão que chega a noite.

Quando Paulo fala das estações ele está dizendo que algo que nos esperamos pelos aspectos dos tempos, mas a vinda de Jesus será em um momento que menos esperamos!!!

Já na analogia do ladrão em Mateus 24 é usada exatamente da mesma maneira. Os versos 36 a 44 falam sobre a natureza inesperada da vinda de Cristo. Ele introduz o assunto com as palavras: Porém, daquele dia e hora ninguém sabe, (verso 36) e termina com as palavras: Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis - (verso 44)...

Apocalipse 3:3 diz: E, se não vigiardes, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mais uma vez, a analogia do ladrão ilustra Seu aparecimento repentino. Virei sobre ti: Não estamos tratando da vinda de Jesus e nem do arrebatamento da igreja, não se trata da vinda e sim da sua ida!!! VC ESTÁ PREPARADO???

Por isso, estai vós apercebidos: Que se apercebeu; que foi abastecido; guarnecido, munido, provido. Que se deu conta de alguma coisa; que passou a perceber, enxergar: Que se conseguiu ver ao longe; visto ao longe. Que se preparou!!!

TERCEIRO; PRINCIPIO DAS VIRGENS:

Mantende-vos vigilantes, porque não sabeis nem o dia nem a hora. — MAT. 25:13. - O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias.

O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: O noivo se aproxima!!! Saiam para encontrá-lo!!! Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias.

As insensatas disseram às prudentes: Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando. Elas responderam: Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês. E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.

Mais tarde vieram também as outras e disseram: Senhor!!! Senhor!!! Abra a porta para nós!!! Mas ele respondeu: A verdade é que não as conheço!!! Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!!! Mateus 25:1-13...

A salvação de nossas almas é individual cada um vai dar conta de si mesmo, portanto: Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9:8... Sejam alvas? Vida de santidade e busca de perfeição compromissado com Deus e sua igreja. Óleo sobre sua cabeça? Vida de unção e poder do Espirito Santo!!! Amém... EM TODO O TEMPO!!!

QUARTO; PRINCIPIO BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR:

 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6. A diferença de buscar por procurar? Buscar você sabe onde e como, procurar você não sabe onde e nem como. Deus nos deu o lugar (igreja) e como (oração).

O Que Significa Buscar ao Senhor? Buscar o Senhor significa buscar sua presença. Presença é uma tradução comum da palavra hebraica face. Literalmente, nós devemos buscar sua face. Mas esta é a maneira hebraica de se ter acesso a Deus. Para estar diante de sua face é estar na sua presença. A Bíblia repetidamente nos convoca a buscar o Senhor... Buscai a sua presença continuamente.

Deus chama-nos a desfrutar da consciência continua de sua suprema grandiosidade e beleza e valor. Isto acontece através da busca. Busca contínua. Mas o que isso significa na prática?

Tanto o Antigo e Novo Testamentos diz que é um ajuste da mente e do coração voltado para Deus. É a fixação consciente mantendo o foco e toda atenção da nossa mente e a afeição e amor supremo do nosso coração em Deus.

Disponha o seu tempo, pois, agora o vosso coração e vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus. (1 Crônicas 22:19)... - Portanto, se já, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Colossenses 3:1-2.

Buscar: É uma escolha consciente para dirigir o coração para Deus. É um esforço consciente de nossa parte. É ser fiel á Deus e sua obra, em termos práticos é busca-lo em casa, na sua igreja em oração, louvor e adoração continuamente ou diariamente. Orar – louvar – adorar – ler a bíblia – presença em reuniões e cultos na congregação!!!

O grande obstáculo em buscar ao Senhor é o orgulho. No orgulho do seu rosto o ímpio não o busca (Salmos 10:4). Portanto, a humildade é essencial para buscar o Senhor. SEJAM HUMILDES E BUSCAM O SENHOR!!! CUIDADO OU ATENÇÃO: ENQUANTO SE PODE ACHAR!!!

QUINTO; PRINCIPIO DA ALMA:

A salvação da alma, do nosso Eu. O Espírito Santo realiza a separação da alma e do espírito. A alma é quebrada e o Espírito Santo, através do nosso espírito, exerce Seu governo sobre ela. Isso é Santificação.

Desenvolvei a vossa salvação - (Fl 2:12); Cristo... pode salvar completamente - (Hb 7:25); Na vossa paciência, ganhareis as vossas almas - (Lc 21:19); A palavra em vós enxertada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas - ( Tg 1:21); Quem quiser salvar a sua vida (alma) perdê-la-á; mas quem perder a sua vida (alma) por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á - (Mc 8:35).

O HOMEM É UMA TRICOTOMIA:

Espírito: é formado de intuição, consciência e comunhão. A intuição é onde Deus revela Sua vontade. A consciência é a campainha moral. A comunhão é para adorar a Deus. Alma: é formada de mente, emoção e vontade. Com a mente eu penso, raciocínio, com a emoção eu sinto; com a vontade eu decido, escolho, tomo decisões. Corpo: é formado de carne, osso e sangue. Por meio dele tenho contato com a matéria.

A Alma é o órgão de decisão. Nela está a nossa vontade, através da qual escolhemos. Ela fica entre o espírito e o corpo e decide se o mundo espiritual ou o mundo material governará. O homem quando foi criado, se tornou Alma Vivente. Adão não era um homem espiritual; era inocente, mas precisava comer do fruto da árvore da vida para ganhar a vida eterna, a vida de Deus.

Salvação da Alma: 1) Qual é o seu significado? É a negação do Ego; a autonegação; o quebrantamento. 2) Como sua salvação é realizada? Por meio da Cruz que tomamos cada dia. 3) Quando será manifestada? Durante o período do reino de Cristo na Terra.

Três categorias de Pessoas: 1) O Homem Natural (Psíquicos): I Co 2:14 – Morto em delitos e pecado. 2) O crente carnal (Sárkiko): I Co 3:1b - Tem um espírito regenerado, mas continua vivendo sob as ordens da alma e do corpo. 3) O crente espiritual (Pneumátikos): I Co 3:1a – Tem um novo espírito e o Espírito Santo através dele governa a alma e o corpo.

LUTAI DIARIAMENTE PELA SUA SALVAÇÃO: A duvida e nossa inimiga veja a bíblia: Combati o bom combate, acabei a corrida e guardei a fé, desde agora a coroa da justiça me está reservada... II Tm 4:8. - Porque pela graça sois salvos, por meio da fè. -Efésios 2:8

SEXTO; PRINCÍPIO DO MOINHO:

Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai. Pois assim como eram os dias de Noé, assim será a presença do Filho do homem. Porque assim como eles eram naqueles dias antes do dilúvio, comendo e bebendo, os homens casando-se e as mulheres sendo dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será a presença do Filho do homem.

Dois homens estarão então no campo: um será levado junto e o outro será abandonado; duas mulheres estarão moendo no moinho manual: uma será levada junto e a outra será abandonada. Portanto, mantende-vos vigilantes, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. — Mateus 24:36-42; Marcos 13:32, 33.

Nos dias de Noé, a terra estava cheia de violência e estava sendo arruinada. (Gênesis 6:11,12) Naturalmente, isto era ruim, errado!!! Mas Jesus não se referiu a isto ao mostrar a semelhança entre os dias de Noé e os dias de sua presença na terra. Jesus disse: Comiam, bebiam, os homens casavam-se, as mulheres eram dadas em casamento, até aquele dia em que Noé entrou na arca, e chegou o dilúvio e destruiu a todos. (Lucas 17:27) Essas coisas mencionadas eram em si mesmas corretas e certas.

Então, o que era errado da parte das pessoas? Era que ficavam tão absortas nestas coisas corriqueiras e cotidianas, que não mostravam fé na mensagem de Noé da parte de Deus e não tomavam a sério o apoio que Noé deu à sua mensagem, como absolutamente verdadeira, por construir a arca em demonstração de sua fé. (Hebreus 11:7) Que esta era a coisa errada da parte das pessoas é mencionado por Jesus: E não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos. — Mateus 24:39.

Duas pessoas e dois destinos diferente uma desaparece é arrebatada e outra fica não é arrebatada. Uma ia aos cultos e prestava atenção naquilo que era pregado e acreditava nas mensagens dos pregadores. A outra não dava atenção vivia dissolutamente totalmente voltada para o seu mundo e suas coisas corriqueiras. Uma dava o real valor a salvação outra achava extremo e não dava o valor devido.

PORTANTO UMA FOI LEVADA E A OUTRA ABANDONADA NA TERRA!!!

SETIMO PRINCIPIO OS DAS MÃES CANIBAIS DA BIBLIA:

Em tempo de extrema fome na terra de Samaria, duas mães combinam de cozinhar e comer os próprios filhos. - II Reis 6:24-33...

No tempo em que Jorão reinava em Israel, Ben-Hadade, rei da Síria, cercou todas as terras de Samaria com suas tropas. Por ter suas fronteiras fechadas pela Síria, começou a faltar recursos dentro da cidade de Samaria. Como o comércio havia enfraquecido e a cidade estava desabastecida de recursos, até o que não tinha qualquer valor começou a ser vendido por alto preço.

Em pouco tempo, faltava tudo na cidade e Samaria foi abalada por uma gravíssima fome. A situação ficou desesperadora tanto para ricos quanto para pobres. Em Samaria vendia-se até cabeça de jumento por oitenta peças de prata. Já a fome supervalorizou até as fezes de pombos, que eram vendidas por cinco peças de prata cada duzentas gramas.

Mas além da falência da terra, faliu-se também a humanidade das pessoas, que chegaram ao ponto de cometer atrocidades para matar a fome. As pessoas de Samaria, que viviam acostumadas à fartura, agora disputavam fezes de pombos para se alimentarem e algumas chegaram ao extremo de apelarem para o canibalismo para sobreviverem. 

Certa vez, estando o rei de Samaria passando pelo muro da cidade, uma mulher tomada por uma aparência de desespero começou a gritar diante do rei dizendo: Acode-me, ó rei, meu Senhor! O rei olhou para a mulher e friamente disse: Se o Senhor não te acode, de onde te acudirei eu? Terei eu trigo ou vinho para ajudá-la?

Mas vendo o estado de desespero da mulher, o rei disse-lhe ainda: que tens? Ao ouvir o que a mulher disse, o rei entrou em estado de grande abalo emocional. A mulher apresentou ao rei uma outra mulher, que não tinha o mesmo parecer de desespero, mas, ainda assim, tinha uma aparência castigada pela miséria que assolava Samaria. Era como se o silêncio dessa segunda mulher dissesse que pior do que estava não ficaria mais.

A primeira mulher então desabafou aos prantos o que havia acontecido. Ela disse ao rei que a outra mulher disse a ela: já que não temos mais nada para comer, vamos cozinhar o seu filho hoje e comê-lo, e amanhã cozinhamos o meu filho para fazermos a última refeição de nossas vidas. O rei, já em estado de choque, continuou ouvindo a história da mulher.

Ela finalizou dizendo que elas jantaram o filho dela, mas que a outra mulher, no dia seguinte, recusou-se a cozinhar o próprio filho e o escondeu, não cumprindo o trato. Sem poder suportar mais ouvir a miséria das palavras daquela mulher, o rei, em alto estresse emocional, rasgou as próprias vestes.

O rei começou a caminhar pelo muro da cidade em total desconsolo e o povo viu que ele, por dentro, vestia panos de saco, o que em Israel significava um manifesto de grande sofrimento interior. O rei perguntou ao profeta Eliseu se foi Deus quem fez cair toda aquela desgraça sobre Samaria.

O profeta Eliseu deu a seguinte mensagem da parte Deus ao rei: “Amanhã a esta hora, você poderá comprar em Samaria três quilos e meio do melhor trigo ou sete quilos de cevada por uma peça de prata.” Essa mensagem anunciava que a prosperidade estava chegando à Samaria e que os dias de fome chegavam ao fim.

No dia seguinte, os sírios já haviam fugido de Samaria e deixado no arraial muita abundância de alimentos. Conforme a palavra do Senhor, Samaria foi abençoada com muita fartura. Fiel é Deus!!! – DEUS É AQUELE QUE ATRAVÉS DE JESUS CRISTO LIVRA-NOS DA MORTE, MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS DANDO-NOS SALVAÇÃO ETERNA!!!

SALVAÇÃO ETERNA:

INTRODUÇÃO: Você já se imaginou morar em um lugar sem doença e dores, sem maldição e desfrutando da presença de Deus? Existe este lugar o jardim do Éden; Lugar de delicias e paz, alegria e harmonia criado por Deus para o homem fisicamente e espiritualmente... Quando o homem pecou Deus expulsou o homem tirou o homem deste lugar ou situação perfeita: E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15...

Mas o homem pecou: E com o pecado veio sobre o homem três maldições: A doença com suas enfermidades e dores. O espirito da eternidade e a comunhão com Deus. A salvação ou a oportunidade de poder viver eternamente neste lugar – sem dores – sem pecado e desfrutando da presença de Deus. Mas devemos crer que a cruz estabeleceu e restaurou o plano de Deus para o homem quebrando toda esta maldição: Isaias 53:1ª11 – Gálatas 3:12ª14. – Efésios 2:8...

SALVAÇÃO; QUEBRANDO O MURO:

INTRODUÇÃO: Você já se imaginou morar em um lugar sem doença e dores, sem maldição e desfrutando da presença de Deus? Existe este lugar o jardim do Éden; Lugar de delícias e paz, alegria e harmonia criado por Deus para o homem, fisicamente e espiritualmente... Quando o homem pecou Deus expulsou o homem tirou o homem deste lugar ou situação perfeita: E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15...

Mas o homem pecou: E com o pecado veio sobre o homem três maldições: A doença com suas enfermidades e dores. O espirito da eternidade e a comunhão com Deus. A salvação ou a oportunidade de poder viver eternamente neste lugar – Sem dores – Sem pecado e desfrutando da presença de Deus.

1 – A saúde – Disse Deus: Multiplicarei grandemente a tua dor. Gênesis 3:16. 2 – A maldição da morte - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19. 3 – A expulsão do jardim do éden - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. Gênesis 3:23.

A comunhão com Deus - Deus levantou um muro chamado: MURO DA INIMIZADE OU PAREDE DA SEPARAÇÃO!!!

Mas devemos crer que a cruz estabeleceu e restaurou o plano de Deus para o homem quebrando toda esta maldição: Isaias 53:1ª11 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.

LIBERDADE E VIDA PELA FÉ NA CRUZ:

1 - Levou os nossos pecados. 2 – Levou as nossas dores e enfermidades. 3 – Levou as nossas maldições. 4 – Levou a nossa condenação. 5 – Por fim levou na cruz a nossa morte eterna, trazendo a doce paz e alegria da salvação!!! 6 – E escreveu os nossos nomes no livro da vida no reino celestial, livrando da condenação eterna no reino das trevas.

LIBERTOU DA MALDIÇÃO DA LEI E NOS DEUS A BENÇÃO DE ABRAÃO:

Gálatas 3:12ª14. –  Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:12-14...

BENÇÃO DE ABRAÃO:

1 – Comunhão com Deus pela fé. 2 – A restauração da saúde pela fé. 3 – A prosperidade financeira pela fé e obediência. 4 – O batismo e unção do Espirito Santo, Deus passou a habitar em nós pela fé.

A SALVAÇÃO DA ALMA:

Efésios 2:8. - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:7-9.

1 – A salvação de nossas almas não vem por obras da carne ou por aquilo que fazemos, nossas atitudes humana. 2 – A salvação vem pela fé é um presente de Deus através da cruz. Deus tomou a cruz do homem e deu para o homem o seu trono!!!

QUEBRANDO O MURO OU PAREDE DA INIMIZADE OU SEPARAÇÃO:

Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus. Ele acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos; e dos dois povos formou um só povo, novo e unido com ele. Foi assim que ele trouxe a paz. Ef 2:14-15...

Os gentios (não judeus) estavam autorizados a entrar na parte externa (átrio) da área delimitada do templo em Jerusalém. Essa grande área pavimentada em volta do templo e seus pátios internos eram delimitados por uma colunata dupla de pilares com 10 metros de altura.

O perímetro dessa área media 900 metros. Esse pátio externo também era chamado de pátio dos gentios. Mas os gentios eram fisicamente proibidos de acessar os pátios internos do templo por uma barreira de 1,4 metro de altura. Essa barreira era chamada de muro da inimizade, ao qual o apóstolo Paulo cita na sua carta aos efésios.

O historiador judeu Flávio Josefo informa que 13 placas de pedra com inscrições em grego e em latim foram colocadas ao longo da barreira, advertindo os gentios a que não entrassem. Nas palavras de Josefo: Havia uma divisão feita de pedra.

Sua construção era muito elegante; sobre ela, ficavam pilares, em distâncias iguais entre um e outro, anunciando a lei de pureza, em grego e outras em letras romanas, dizendo que: nenhum estrangeiro deveria entrar no santuário.

Os arqueólogos descobriram duas dessas placas de aviso, que dizem: Nenhum estrangeiro tem permissão de entrar na balaustrada em torno do santuário e do pátio. Quem for pego, será responsável por sua decorrente morte. (Ao lado uma placa antiga com um aviso aos gentios no Templo de Jerusalém).

Esse muro divisor teve grande significado para Paulo, que foi preso em Jerusalém por supostamente levar um gentio para o pátio interno do templo (At 21.16-30 - ler).

Paulo e outros cristãos judeus reconheciam que o Deus que havia anteriormente residido no templo havia entrado na humanidade na pessoa de Jesus, o Messias.

A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição havia, na verdade, rompido o muro da divisão, efetuando unidade e amizade espiritual entre judeus e gentios. Como resultado, Paulo sabia, todas as pessoas tinham acesso garantido a Deus por meio da fé salvadora em Jesus Cristo. Aleluia o muro foi destruído pela cruz (simbolicamente as muralhas de Jericó)!!!

Nos dias do Novo Testamento a lei do Antigo Testamento era uma barreira entre os gentios e os judeus. E esta barreira criou uma hostilidade: O antissemitismo (ódio aos Judeus) gerava frequentes tumultos nas cidades antigas, e os judeus antigos olhavam com desprezo os vizinhos gentios.

Então Jesus morreu, e tornou a lei irrelevante. Judeus e gentios igualmente se aproximaram de Deus pela fé, e pela fé cada um tinha acesso direto a Deus, o Pai. De repente, tornou-se claro que a igreja é uma, e que de dois grupos hostis Deus formou um novo homem que foi chamado para viver em paz.

O VÉU FOI RASGADO DE ALTO A BAIXO:

A Igreja precisa aprender isso. O que quer que possa existir em qualquer sociedade que cria barreiras, divisões, dissensões e gera hostilidade, é sem valor agora. As raças são irrelevantes agora.

Cada um se aproxima de Deus pela fé em Cristo, e, a partir dos dois, Deus está em ação formando o seu novo homem através do Espírito Santo. Cristo no evangelho exclama, grita: Paz com Deus e paz com os homens.

Cristo aproximou você de Deus pela da fé, e ao aproximar você de Deus Ele aproximou uns aos outros. Percebamos o que Deus está fazendo em sua igreja. E façamos a paz.

Porque o pátio dos gentios, representava o nosso distanciamento de Deus Pai, havia a barreira do pecado, que nos impedia de entrar na presença de Deus (no lugar Santíssimo), todavia, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Por meio do véu, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo.

Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Hb 10:19-23.

O VÉU FOI RASGADO - Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram!!! Mateus 27:51...

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURILIO OSWALDO...