MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O VERDADEIRO AMOR: OSEIAS E A PROSTITUTA GOMER!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...



Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21,22.

Deus falou a Oseias acerca do seu casamento: “Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR” (Oseias 1:2).

Neste casamento, é óbvio que ela era uma mulher profundamente afetada pela sua situação moral com uma personalidade totalmente distorcida, e Deus pretendia usar o relacionamento pessoal do profeta com ela como uma lição clara e objetiva sobre o Seu próprio relacionamento com Seu povo infiel, Israel.

Fosse qual fosse seu passado, Gômer deve ter demonstrado algum sinal de verdadeiro arrependimento e fé no Senhor. Talvez ela tenha correspondido ao ministério cheio do Espírito do próprio Oseias, e ele se viu atraído por ela com um amor profundo e abnegado.

Deus o levou a tomá-la como esposa e foi assim que Gômer, filha de Diblaim=(DUPLA VIDA), tornou-se a esposa do jovem pregador iniciante, um profeta novo e inexperiente.

O início de seu casamento deve ter sido lindo, à medida que o amor entre eles florescia.  E Deus abençoou sua união com um filho. Como o coração de Oseias deve ter se enchido de alegria!!!

Ele estava convencido de que seu casamento seria melhor do que nunca com este pequeno para iluminar seu lar.

Foi Deus quem deu o nome ao bebê, pois este nome devia ter um significado profético para a nação. 

Ele o chamou de Jezreel, pois foi lá que Jeú, bisavô de Jeroboão, ambiciosamente subiu ao trono por meio de violência e derramamento de sangue.

Embora a dinastia de Jeú tivesse prosperado por algum tempo, sua destruição despontava no horizonte e devia acontecer no vale de Jezreel (Oseias 1:4-5)... (ali em Jezreel que começou a queda de Israel)

Foi logo após o nascimento de Jezreel que Oseias parece ter notado uma mudança em Gômer. Ela se tornou irrequieta e infeliz, como um passarinho preso na gaiola.

Ele continuou a pregar, conclamando a nação a obediência, a deixar o pecado e confiar em Deus para livrá-la das ameaças das nações circunvizinhas. Voltem para o Senhor!!! Era o tema da sua mensagem, e ele pregava poderosa e repetidamente (Os. 6:1; 14:1). 

No entanto, Gômer parecia cada vez menos interessada em seu ministério (contextualizando começa a faltar os culto na igreja). Na verdade, talvez tenha começado a se ressentir dele.

Talvez até tenha acusado Oseias de pensar mais na sua pregação do que nela. Ela começou a procurar outras coisas para se ocupar e a passar cada vez mais tempo longe da igreja e de casa.
Nesta história inspirada (como um paradigma = um exemplo que serve de modelo - ou uma analogia = relação de semelhança) a responsabilidade é claramente colocada em Gômer, não em Oseias.

Ela não compartilhava do amor do marido por Deus. Isso nos leva, em segundo lugar, à incessante agonia de Oseias. As ausências de Gômer foram ficando cada vez mais frequentes e prolongadas, e logo Oseias começou a sentir uma ponta de suspeita sobre a fidelidade dela para com ele. CUIDADO COM AS AUSÊNCIAS DA COMUNHÃO DA IGREJA!!!

À noite, ele se deitava na cama e lutava com seus medos. Durante o dia, ele pregava com o coração pesado. E suas suspeitas foram confirmadas quando Gômer engravidou pela segunda vez.

Agora era uma menina, e Oseias estava convencido de que a criança não era sua. Sob a direção de Deus, ele a chamou de Lo-Ruama, que significa DESFAVORECIDA ou NÃO-AMADA, implicando que ela não desfrutaria do amor do seu verdadeiro pai. 

Novamente, o nome era um símbolo do afastamento de Israel do amor de Deus e da disciplina que logo viria. Contudo, nem mesmo essa mensagem espiritual conseguiu acalmar a alma atribulada do profeta.

Tão logo a pequena Desfavorecida foi desmamada, Gômer concebeu mais uma vez. Era outro menino. Deus disse a Oseias para chamá-lo de Lo-Ami, que significa - NÃO MEU POVO OU NÃO MEU PARENTE. Ou não tem parte comigo...

Este nome simbolizava a alienação de Israel do Senhor, e também desmascarava as escapadas pecaminosas de Gômer. A criança nascida na casa de Oseias também não era dele.

Agora tudo tinha vindo à tona. Todo mundo sabia dos casos amorosos de Gômer. O segundo capítulo inteiro da profecia de Oseias descreva o relacionamento do Senhor com Seu povo infiel, Israel, no meio entre dois capítulos que claramente descrevem essa história triste de afastamento.

Gomer continuou correndo atrás de seus amantes, porque eles lhe prometiam muitas coisas materiais (2:5). Assim como o mundo que oferece uma vida de ilusão ou utopia.

Apesar do amor e perdão de Oseias Gomer continuava a procurar seus companheiros de pecado (2:7). Oseias sempre a levava de volta, demonstrando seu amor e perdão, e eles tentavam novamente.

No entanto, o arrependimento dela tinha vida curta (eram remorsos) e logo ela estava outra vez atrás de um novo amante de uma vida fácil e de prazer humano.

Então, veio o golpe fatal. Talvez tenha sido um bilhete ou um recado enviado por um amigo, mas a essência parece ter sido: Estou indo embora, e desta vez é para sempre. Encontrei meu verdadeiro amor. Não volto mais.

Como Oseias deve ter sofrido!!! Ele a amava tanto, e chorou tanto por sua causa, que era como se ela tivesse morrido. Seu coração doía por saber que ela escolhera uma vida que certamente a levaria à ruína.

Seus amigos provavelmente lhe disseram: DEIXA-A IR, OSEIAS. AGORA VOCÊ PODE SE LIVRAR DESSA ADÚLTERA DE UMA VEZ POR TODAS. Mas Oseias não pensava assim. Ele queria tê-la em casa de novo.

NÃO PODEMOS DEIXAR PASSAR ESSA MENSAGEM DE AMOR ETERNO!!! DEUS TE AMA MEU IRMÃO COM UM AMOR PERDOADOR!!!

Oseias queria ver Gômer novamente ao seu lado como uma esposa fiel. E ele acreditava que Deus era poderoso o suficiente para fazer isso.

Um dia ele ouviu uma conversa de que ela tinha sido abandonada pelo amante. Ela tinha se vendido à escravidão e atingido o fundo do poço. Essa era a última gota. Com certeza, agora, OSEIAS IRIA ESQUECÊ-LA. 

Mas seu coração lhe disse: NÃO!!! Ele não poderia desistir dela. E, então, Deus lhe falou: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses (Os. 3:1).

MEU IRMÃO: DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ!!!

Gômer ainda era amada por Oseias, mesmo sendo adúltera, e Deus queria que ele fosse atrás dela novamente e lhe mostrasse seu amor.

Como alguém poderia amar tanto? A resposta estava bem ali no mandado de Deus a ele: Como o SENHOR ama.

Só alguém que possui o amor e o perdão de Deus pode amar com essa perfeição. E quem experimenta o amor perdoador de Deus não pode deixar de amar e perdoar os outros. OSEIAS É UM EXCELENTE EXEMPLO BÍBLICO DESSE TIPO DE AMOR.

Assim ele deu início à sua busca, levado por esse indestrutível amor divino, amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, e jamais acaba.

Finalmente ele a encontrou, toda esfarrapada, machucada, doente, suja, desgrenhada, largada, presa a uma plataforma de leilão de um asqueroso mercado de escravos, uma figura repulsiva da mulher que um dia fora. CONTEXTUALIZANDO NO CRAK AIDETICA UM FARRAPO HUMANO!!!

E ficamos nos perguntando como alguém poderia amá-la nessas condições???

Oseias, no entanto, comprou-a por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada (Oseias 3:2). Então, ele lhe disse: Tu esperarás por mim muitos dias; não te prostituirás (será transformada), nem serás de outro homem (será fiel); assim também eu esperarei por ti!!! (Oseias 3:3).

Como marido ela já pertencia a ele, mas ele pagou o preço do resgate – Prefigurando a cruz da ceia do Senhor!!!
De fato, ele pagou por ela, levou-a pra casa e, por fim, restabeleceu-a como sua esposa. Assim como Jesus Cristo pagou por nós ale naquela cruz de dores e AMOR VERDADEIRO!!!

Embora não encontremos nada mais na Escritura sobre o relacionamento entre os dois, podemos presumir que Deus tenha usado esse ato bondoso e misericordioso de amor e perdão para enternecer (terno, amoroso) o coração de Gômer e mudar sua vida. 

Suponhamos que a vida conjugal do profeta Oseias e Gômer a partir deste momento pela bondade de Deus foi restaurada e Oseias viveu sua vida feliz junto de sua amada e perdoada esposa e seus filhos do coração. DEUS É FIEL!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário