MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

VEM E VEJA E SINTA A GLORIA E O PODER DE DEUS: Jó 9:10,11. LIVRO ON-LINE POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!



PRÓLOGO OU EXÓRDIO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...

São trinta e cinco anos de ministério pastoral consagrado e trinta e sete anos de trabalhos na obra de Deus. Efésios 3:20: Diz assim; Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, neste tempo de trabalho árduo e gratificante onde muitas mensagens de estimulo e motivacionais, muitos estudos buscando a edificação da igreja muitos trabalhos missionários em hospitais e cidades. Este livro é uma coletânea de vários destes ensinamentos buscando a edificação dos irmãos e amigos...

Foi gratificante misturando lutas e tristezas, vitórias e alegrias que deixaram muitas saudades. Meus irmãos e amigos somos: povo de propriedade exclusiva de Deus, ovelha de Cristo, rebanho do Senhor. QUERO DEIXAR CLARO NESTE EXÓRDIO OU PRÓLOGO QUE EXISTE UM PODER EM NÓS, QUE É O PODER DA FÉ, DE CRER, FALAR E AGIR SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS. É O PODER DE ACREDITAR E CONFIAR, DE TER A CONSCIÊNCIA DE QUE AS PROMESSAS DE DEUS SÃO VERDADEIRAS E INFALÍVEIS.

Este é o poder que opera em nós. E ele pode fazer coisas incríveis. Na bíblia que é a palavra de Deus esta escrito: Que Deus nos prometeu Infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Para Ele o Eterno e poderoso não há limites. Ele diz em 2 Coríntios 1:20: Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. São sete mil promessas. Tudo o que Deus faz, faz por intermédio da Igreja.

Meu desejo e oração e que todos vivam estas verdades plenas e cheia de veracidades, pois Deus não mente em suas promessas e não engana ninguém; Deus é poderoso para cumprir o que lhe tem dito assim será a palavra que saiu da minha boca, ela não voltará para mim vazia, antes fará ou cumprira o que me traz prazer e alegria, uma plenitude da felicidade e abundância da graça de Deus que prosperará naquilo para que a enviei em minhas palavras da profetéia, pois estas palavras são proféticas e carregadas de desejos e sonhos na minha vida para a vida de cada um de vocês. Isaías 55:11 (versão pessoal)...

Tem uma palavra em Provérbios 2:6: O Senhor da à sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento - Provérbios 3:5; Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes ou firma-se no teu próprio entendimento. Reconheça o teu Deus em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas e consertara o que se entortou e fará dele um caminho reto. Salmos 32:8 - Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.

Lembram-se meus amigos de todo o mundo ou globo terrestre: Deus quer te guiar por caminhos mais certos e levar sua vida a viver as abundâncias prometidas por Jesus Cristo. Cristo nas horas da escuridão e desafios de lutas e dor te guardara em seus átrios, e na vitória que vem. Pela manhã ao amanhecer Deus em Cristo abrira as portas do aprisco para que eu e você vivamos em plena luz de paz e plenitude do Espírito Santo.

As bênçãos do Nem: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e nem passaram por coração do homem ou mulher o que Deus tem prometido para aqueles que amam sua obra e a Ele Criador Nosso e Consumador de todas as coisas. O Deus que do nada fez tudo, que daquilo que não tinhas fez todas as coisas existirem por amor de nós, nos dará em Cristo Jesus tudo aquilo que necessitamos e desejamos, a Ele seja a gloria e o domínio por todo o sempre. Amém!!!

TEXTO BASE: Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. João 9:10,11...

DEUS É AQUELE QUE FAZ COISAS GRANDES IMENSURÁVEIS, DEUS É AQUELE QUE FAZ MARAVILHAS INCONTÁVEIS, DEUS PASSA DIANTE DE MIM E NÃO O VEJO, DEUS TORNA A PASSAR E NÃO SINTO SUA PRESENÇA – JÓ 9:10ª11...  (TRAD. MAURILIO SOUZA).

Porque isso? Qual a causa de não ver ou sentir aquilo que Deus quer fazer ou esta fazendo? Primeiro; não dar atenção (desvalorizar) – Segundo distração (outras preocupações) – Terceira a ignorância (vem de ignorar) – adormecimento (dormir)... - Leia o que diz a palavra de Deus: Mt 18:20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. - Quem esta no nosso meio? Segundo Jô, o Deus que faz coisas grandes imensuráveis e que faz maravilhas incontáveis.

LENDO O TEXTO: Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: de Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: VEM E VÊ - (João 1:45-46).

VEM E VÊ!!! - Foi o convite de Filipe, é o convite do Senhor e é nosso convite àqueles perdidos no pecado e em seus problemas e situações VEM E VEJA o que Deus pode fazer. - Naturalmente, esperamos ver alguma coisa antes de acreditar. Deus não nos pede que acreditemos sem evidência. Se alguém VIER VER Jesus através das revelações, ele crerá, como Natanael, que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, o Rei de Israel.

Momento Versículos: Cristo é imensurável e ilimitado (João 3.30,31). – IMENSURÁVEIS = que não se pode medir, não mensurável; imenso, ilimitado, incomensurável. - É necessário que ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima (do céu) é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos (esta acima de todos). João 3:30,31...

VEM E VEJA E SINTA: Quando Natanael concordou em vir, ele não tinha grandes expectativas sobre o que ele iria ver. Seu comentário sobre Nazaré pode não ter sido de desprezo, mas provavelmente um comentário indicando a falta de quaisquer afirmações a respeito de Nazaré nas profecias messiânicas. 

Podemos começar a entender sua surpresa quando ele foi apresentado ao Filho de Deus, o Rei de Israel. Ele esperava tão pouco e encontrou tanto, muito além daquilo que ele imaginava.

Jesus de Nazaré era o Verbo que era Deus e estava com Deus (João 1:1), e se tinha tornado carne para que o homem pudesse ver a glória de Deus (João 1:14). - Séculos antes, Moisés disse a Deus, “Rogo-te que me mostres a tua glória” (Êxodo 33:18). Mas para que ele não morresse, Deus colocou Moisés na entrada da rocha e cobriu-o com sua mão enquanto passava. Quando acabou de passar, Deus retirou sua mão e permitiu que Moisés visse as suas costas (Êxodo 3:20-23).

Deus não se revelou plenamente a Moisés, mas em Jesus de Nazaré a revelação foi completa. Em um sonho foi revelado a José que o filho de Maria seria Emanuel, Deus conosco - (Mateus 1:23). - Em outra ocasião, Filipe disse a Jesus, mostra-nos o Pai, e Jesus lhe disse, Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? - (João 14:8-9).

Hoje somos convidados a VIR, VER E SENTIR Jesus de Nazaré através das páginas da palavra de Deus. Se alguém der apenas uma honesta olhada à narração dará testemunho ocular do agir de Jesus Cristo; sua vida e ensinamentos, sua morte, sepultamento e ressurreição, nós ficaremos face-a-face com o Filho de Deus, o Rei de Israel através das verdades das escrituras.

EU TE VI: Quando Jesus viu Natanael chegando, ele fez uma afirmação a respeito do caráter de Natanael, Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!!! - (João 1:47). Quando Natanael perguntou a Jesus como ele o conhecia, Jesus respondeu: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira - (João 1:48). Jesus sabia tudo a respeito de Natanael, seus atos e seu coração.

A mulher samaritana, também estava impressionada pela onisciência de Jesus: Entrou na cidade e disse aos homens, VINDE COMIGO E VEDE um homem que me disse tudo quanto tenho feito... - (João 4:29). - Como Jesus sabia tanto sobre Natanael e a mulher samaritana? É porque Deus sabe todas as coisas. Ele sabe tudo sobre mim e sabe tudo sobre você.

De fato, nada há que possamos esconder dele. Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda... Para onde me ausentarei do teu Espírito? - (Salmo 139:1-4,7). Ele nos vê e agora quer que nós possamos ver a sua gloria.

MAIORES COISAS DO QUE ESTAS VERÁS: Natanael, convencido pela demonstração da onisciência do agora seu Mestre, exclamou para Jesus, Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és Rei de Israel!!! - (João 1:49). Jesus disse a Natanael, Pois maiores coisas do que ESTAS VERÁS...

Em verdade, em verdade vos digo QUE VEREIS o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem - (João 1:50-51). - Natanael tinha visto bastante para convencê-lo de que Jesus era o Filho de Deus. Coisas ainda maiores seriam vistas por Natanael. Ele veria o cumprimento da eterna vontade de Deus para a redenção do homem através deste Jesus de Nazaré.

Num sonho, o patriarca JACÓ VIU posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela - (Gênesis 28:12). O Senhor estava acima dela e disse, Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado eu te darei, a ti, e à tua descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. (Gênesis 28:13-14).

Quando Jacó acordou, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar!!! É A CASA DE DEUS, A PORTA DOS CÉUS - (Gênesis 28:16-17). - A escada, ou escadaria, no sonho de Jacó, está entre o céu e a terra. É o que permite o acesso do céu a terra e o acesso da terra ao céu. Na afirmação de Jesus a Natanael, o Filho do Homem é Jesus. É um nome que Jesus aplicou a si mesmo muitas vezes.

Jesus disse que ele, o Filho do Homem, é aquele que: SUBIRIA (JOÃO 3:13-14), JULGARIA (JOÃO 5:27), DARIA VIDA ETERNA (JOÃO 6:27,53) E SERIA GLORIFICADO (JOÃO 12:23). - Anjos são os mensageiros de Deus subindo e descendo. SUBINDO COM RELATOS DE SEU RECONHECIMENTO TERRESTRE (seus pedidos e orações) (ZACARIAS 1:11) E DESCENDO PARA EXECUTAR A VONTADE DE DEUS (as respostas e bênçãos e milagres de Deus sobre nossas vidas).

O que é que permite a Deus cumprir sua vontade? É a obra de Jesus Cristo, seu Filho. A promessa de Deus de abençoar Abraão, Isaque, Jacó e todas as famílias da terra estava na semente e esta semente é Cristo (Gálatas 3:16). A obra de Cristo é de mediação. Ele é a ponte entre Deus e o homem, céu e terra, portando; Jesus Cristo é a nossa escada hoje.

Jesus disse a Natanael que ele veria o céu aberto (João 1:51). Os patriarcas: Morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe - (Hebreus 11:13). Com respeito à salvação, os profetas indagaram e inquiriram... Investigando atentamente. - (1 Pedro 1:10-11). Dando de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes à Cristo, e sobre as glórias que os seguiriam - (1 Pedro 1:11).

Natanael veria o dia quando os homens poderiam chegar portanto, confiadamente, junto ao trono da graça para que possam achar “graça para socorro em ocasião oportuna -  (Hebreus 4:16). - OS SINAIS, PRODÍGIOS E MILAGRES, testemunhados pelos homens no primeiro século, foram verdadeiramente admiráveis e maravilhosos, criando fé.

Mas, há COISAS MAIORES. A ênfase não é no sinal, mas no que o sinal está apontando a estrela de Belém não pode ser maior do que aquilo que ela apontava, ao nascimento do SALVADOR DO MUNDO JESUS. Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome - (João 20:30-31).

Se VIERMOS VAMOS VER SE DARMOS ATENÇÃO VAMOS SENTIR E CONTEMPLAR A GLORIA DE DEUS, nós, como Natanael, poderemos vir a crer que Jesus é o Filho de Deus. E, crendo, veremos COISAS MAIORES. Veremos que o Filho abriu o céu e que podemos ter vida e milagres em seu nome.


VEM E VEJA O SEU MILAGRE:

TRÊS ATITUDES PARA SE VER UM MILAGRE!!!

 Mateus – 08: 5 a 10 - 05. E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, 06. E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. 07. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. 08. E o centurião, respondendo, disse: Senhor; não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. 09. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. 10. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

INTRODUÇÃO:

Quando falamos em milagres, sabemos que todos nos queremos participar desse momento tão glorioso na vida de alguém, e melhor ainda se esses momentos forem nas nossas próprias vidas. A vida de um homem que fez a diferença na história da humanidade vai nos ensinar muitíssimo para que possamos vivenciar milagres em nossas vidas. Pois quem é que não quer viver milagres?

Porém nessa mensagem veremos que um outro homem, do qual a bíblia não menciona o nome, mas o conhecemos por O CENTURIÃO DE CAFARNAUM, também foi usado como uma ferramenta nas mãos do nosso Deus. Para que hoje nós pudéssemos crescer na vida espiritual, e assim provarmos os milagres que precisamos para vivermos uma vida acima da média. 
            
Então preste atenção, e aprenda com essa mensagem e divulgue no meio em que vive para que outros possam vivenciar os milagres que esperam em suas vidas. Pois é a vontade de Deus que todos tenham uma vida cheia de bênçãos e vivam esses momentos lindos, preciosos e valiosos.

DEUS É O MESMO ONTEM, HOJE, E SERÁ NO AMANHÃ!

O CENTURIÃO DE CAFARNAUM:

Comandante de uma centúria. Essa patente militar romana era dada ao homem que tinha sob sua autoridade 100 soldados. Era uma pessoa odiada pelos Judeus, que acreditavam que estes jamais acreditariam em Deus, e assim eram indignos de qualquer bondade de Dele. Jesus veio a uma cidade que se se chamava cafarnaum, (aldeia de naum). A palavra naum traduzida é compassivo; consolação!!!

O Evangelista Lucas (Lc 7), relata que Jesus acabara de concluir o sermão da montanha e ao descer vai a Cafarnaum. Então podemos concluir que o filho de Deus vai a aldeia da Consolação para que algo aconteça. E talvez ao ler esta mensagem você se encontre vivendo em um problema qualquer, mas hoje esta MENSAGEM é a aldeia de Naum aldeia do consolo, do amor e da misericórdia de DEUS.

Jesus ao chegar se encontra com um homem conhecido por Centurião. Penso que logo ao saber que Jesus estava se dirigindo para Cafarnaum, ele, o centurião, vai ao encontro de Jesus, pois ele tinha dentro de sua casa um grande problema.

O CRIADO DO CENTURIÃO

Segundo a palavra de Deus (Mt 8:6, Lc 7:2), havia na casa do centurião, um criado que não era uma pessoa qualquer. - (Lucas 7:2) - E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo. - (Mateus 8:6) - E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. O centurião com certeza era um homem rico, pois tinha uma boa posição e também criados a sua disposição. Mas esse não era um criado comum, pois fez que seu senhor se condoesse pela sua enfermidade. 

Muitas vezes nos achamos indignos de recebermos uma bênção, ou de sermos agraciados com algo grande, e assim nos sentimos pequenos. E devemos saber que não é assim que o DEUS nos vê;

TEMOS UM GRANDE VALOR PARA O NOSSO DEUS!!!

Mas agora aquele criado estava muito doente, e condenado a uma morte se nada fosse feito. Pois os recursos humanos foram feitos, tais como remédios, e médicos, mas nada mudou. Talvez você conheça alguém que aparentemente não tenha mais solução, e essa mensagem pode fazer a diferença.

ESSE ERA O CRIADO DO CENTURIÃO, PRONTO PARA MORRER DE UMA ENFERMIDADE INCURÁVEL PARA A ÉPOCA.
O MILAGRE:

Agora logo na entrada daquela aldeia, acontece um encontro, e uma coisa é verdadeira, toda ação provoca uma reação. E a ação do centurião provocaria a reação do milagre, milagre que só pode acontecer através da pessoa de Jesus. Foi à atitude do centurião que me chamou a atenção. Sabemos que aquele que está no meio da enfermidade, jogado em um leito, tem poucas forças para lutar.

ENTÃO, PRECISA ENTRAR ALGUÉM QUE AME ESTA PESSOA E TENHA ATITUDES QUE FAÇAM ACONTECER O MILAGRE.

O centurião toma três atitudes que nos enche o coração de alegria, e atitudes estas que você também poderá tomar para que o milagre aconteça na sua vida ou na vida de que você ama. OBS: foram às atitudes de Pedro que o fez andar sobre as águas. Foram às atitudes da mulher com o fluxo de sangue que a fizeram viver o milagre da cura, e assim tantos outros alcançaram seu milagre.

PRIMEIRA ATITUDE PARA O MILAGRE:

No versículo cinco: vemos a primeira atitude, A COMPAIXÃO. Rogando-lhe, e dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. Ele mesmo sendo um homem que poderia ter outros criados resolveu ir ele próprio buscar a ajuda, não que ele achasse que por ser centurião Jesus iria lhe atender (veremos isso à frente). Socialmente, financeiramente, politicamente e nacionalmente, o centurião era superior a Jesus, que era um Judeu pobre, mas reconheceu o poder sobrenatural de Jesus sobre qualquer problema.

E ROGANDO A JESUS. ISSO MOSTRA COMPAIXÃO PELO SEU CRIADO:

Tenha compaixão, que nada mais é que um amor extremo pela vida que se encontra em dificuldade, não venha a Jesus somente pedir por pedir.

SEGUNDA ATITUDE PARA O MILAGRE:

No versículo oito: observamos a segunda atitude, A HUMILDADE. - Não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Que atitude maravilhosa, pois somos pessoas que nos achegamos a Jesus e queremos que ele nos atenda de qualquer maneira, sem qualquer humildade, achamos que nossa condição de cristão já nos credencia para o milagre.

Tenha humildade em sua vida, desça do degrau da soberba, pois o próprio Jesus nos disse que os exaltados serão humilhados. Quer ver o milagre na vida de alguém que você ama, então comece a humilhar-se na presença de Deus, e reconheça que você depende somente e inteiramente de Deus.

TERCEIRA ATITUDE PARA O MILAGRE:

No versículo nove: observamos a terceira atitude, A AUTORIDADE. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. Que magnífica atitude desse tal centurião. Ele reconheceu a autoridade de Jesus sobre tudo e sobre todos. Uma autoridade que estava acima da que ele tinha e conhecia.

RECONHEÇA A AUTORIDADE DE JESUS. E QUE SOMENTE ELE PODE AJUDAR ALGUÉM QUE VOCÊ AMA E QUER VER CURADO, SALVO, AJUDADO!!!

CONCLUSÃO: Desejo que você receba o milagre na sua vida e de alguém que você ama, mas sem essas atitudes jamais alcançaremos o milagre. Leia a palavra de Deus e busque seu milagre. Tome uma atitude, provoque uma reação, a reação do milagre.

SENTIR A PRESENÇA DE DEUS:

INTRODUÇÃO

A presença de Deus determina o nosso estilo de vida. Nosso comportamento espiritual e humano depende de nossa intimidade com Ele, maneira de agir, maneira de pensar, mover de uma fé inabalável, tudo isto junto são reflexo e resultado de sentirmos a presença de Deus em nosso dia a dia. Sentir a presença de Deus e algo fundamental, mas deixa Deus agir e colocar a Ele em primeiro lugar e tão importante quanto busca-lo diariamente, portanto sinta Deus e deixa-o operar em suas manifestações poderosas!!!

Se agirmos de acordo com as nossas próprias convicções e nos pautarmos nos valores da sociedade, estaremos distantes do Senhor. Mas, se crermos no sacrifício de Jesus e aceitarmo-lo como Salvador, experimentaremos uma mudança significativa de vida. A presença de Deus é: A forma contínua como o Senhor se manifesta em nós, transformando a nossa vida, o nosso caráter e as nossas atitudes.

A PRESENÇA DE DEUS:

Dizer que acreditamos em Deus é fácil, as palavras podem sair de nossa boca de uma maneira natural quando somos indagados com essa pergunta: Você acredita em Deus? Mas, e o nosso coração, será que também pode responder a essa questão de maneira natural? Pois bem, acreditar pode ser fácil, mas confiar e sentir a presença Dele, será também fácil?

Como sentir a presença de Deus em nossa vida? Alguns sentem a presença Dele na natureza, através do vento, do sol, do mar. Outros sentem nas pessoas que são próximas, nas pessoas que amamos ou com as quais convivemos. Podemos sentir essa presença divina em nossas orações, em nossas atitudes, na igreja, em nosso trabalho, em nossa casa, na escola ou em qualquer lugar onde estamos.

Sentir a Sua presença e confiar no Senhor quando tudo está correndo bem em nossa vida é fácil, o difícil é quando estamos passando por tribulações, dificuldades, tristezas, incertezas e angústias. Talvez nesses momentos, quando realmente temos fé, é que sentimos Deus em nossa vida, nos confortando e dizendo: Filho, acalme seu coração, eu estou aqui!!!

Como diz a letra de uma música: Nada poderá me abalar, nada poderá me abater..., é assim que devemos nos sentir.
 
Quando a nossa força está no Senhor, nada realmente pode nos derrubar, pois feliz o homem que confia em Deus e procura, sempre, entender as Suas vontades. Posso afirmar que é muito bom sentir a presença de Deus. Nós  sempre vamos ter presente do Senhor em nossas vidas, mas precisamos sentir esse amor de uma forma nova de maneira misericordiosa do Pai e ainda será mais forte quando exercermos estas misericórdias.

Ter misericórdia e olhar as fraquezas, debilidade e insuficiências dos meus irmãos com os olhos do coração só assim vamos exercer o perdão que é a manifestação Daquele que morreu na cruz executando ali o madeiro do amor a força de seu coração cheio de misericórdias!!!

O sentimento de ter Deus próximo não tem explicação. Quando estou diante do Senhor, presente em Jesus Eucarístico, a emoção é muito forte. É uma mistura de sentimentos e, posso afirmar com certeza, é muito bom sentir essa presença. Ela nos mantém vivo em nossa fé. Ela nos motiva a continuar nossa missão. Ela nos motiva a não desistir nunca.

Ela a presença de Deus nos motiva a não se abalar em meio a tantas dificuldades. Ela nos motiva a amar sempre mais.

E é essa presença de Deus que não me deixa cair e que me traz a certeza de que Ele sempre quer o melhor para cada um de nós, mesmo quando as coisas não acontecem como gostaríamos que acontecesse. Sou feliz por confiar no Pai e ter a Sua presença em minha vida.

Sentir a presença de Deus mudará nossos conceitos básicos da vida cristã e também mudará nossos pensamentos e comportamentos diários, vivendo esta plenitude de relacionamento sentiremos Deus tão próximo que o transcendente (aquilo que ultrapassa as formas e limites normais) se manifestara de forma ascendente (aquilo que vai crescendo em nós, levando-nos a subir aos céus na plenitude do amor e presença de Deus), que do alto dos céus derrama seu poder e graça sobre nós!!!

Há uma musica que diz assim: Doce Presença; Há um doce Espírito aqui. E eu sei que é o Espírito de Deus. Já podemos todos perceber. A presença de Jesus, o Salvador. Doce presença, presença santa. Vem sobre nós e enche-nos com Teu poder. Te adoramos por Tua presença aqui...

A presença maravilhosa do Deus único e real, sentimos através do seu Espirito Santo que opera em nós o querer e o efetuar, a Deus seja a gloria o domínio para todo sempre em nós sua igreja e em todos os lugares do universo, pois sua soberania se manifesta em todos os lugares... Amém!!!

VEM E VEJA E SINTA AQUELE QUE FAZ GRANDES COISAS: Jó 9:10...

A Bíblia Sagrada: O que faz coisas grandes, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais que se não podem contar. - Portugese Bible: Almeida Atualizada - O que faz coisas grandes e insondáveis, e maravilhas que não se podem contar. Bíblia King James Atualizada Português: Deus é quem realiza portentosos feitos, maravilhas que não se pode contar.

REFERENCIAS CRUZADAS:

Jó 5:9 - Ele faz coisas tão grandiosas, que se não podem esquadrinhar; e tantas maravilhas que se não podem contar. Salmos 71:15 - A minha boca relatará as bênçãos da tua justiça e da tua salvação todo o dia, posto que não conheça o seu número. Êxodo 15:11 - Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas? Jó 26:12-14 - Com a sua força fende o mar e com o seu entendimento abate a sua soberba. Jó 37:23 - Ao Todo-poderoso não podemos alcançar; grande é em poder; porém a ninguém oprime em juízo e grandeza de justiça. Salmos 72:18 - Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas.

CONTEXTO DAS LEITURAS - Discurso de Bildad: Jó 9: 9ª10 - O que faz a Ursa, e o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul. 10 O que faz coisas grandes, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais que se não podem contar. 11 Eis que passa por diante de mim, e não o vejo; e torna a passar perante mim, e não o sinto.

O DEUS CRIADOR QUE FAZ:

A URSA MAIOR CONSTELAÇÃO!!!

Ursa Maior (também conhecida por Ursa Major) é uma das constelações mais conhecidas do hemisfério norte celeste. Esta é uma constelação grande, com estrelas razoavelmente brilhantes, sendo esta uma constelação relativamente fácil de localizar no céu noturno. A constelação da Ursa Maior possui vários objetos celestes interessantes.

Desta constelação, destacam-se à vista desarmada 7 estrelas que formam um asterismo que é conhecido por “Grande Carro“, “Caçarola“, “Arado“, “Papagaio de Papel“, entre muitos outros nomes que são dados dependendo do país. Este asterismo é constituído pelas estrelas: Dubhe (estrela alfa da constelação da Ursa Maior), Merak (beta), Phecda (gama), Megrez (delta), Alioth (epsilon), Mizar (zeta), Alkaid ou Benetnasch (eta).

Ursa Maior é uma grande constelação, a terceira maior. É mais conhecida pelo "Arado", certamente o asterismo mais famoso do céu. A constelação oferece um grande número de objetos, alguns bem conhecidos, outros nem tanto, e uma estrela que há uns anos esteve nas notícias por ter pelo menos um planeta "temperado" à volta dela.

Alpha UMa (Dubhe: a ursa), é uma gigante amarela, com cerca de 25 vezes o tamanho do Sol, e a 86 anos-luz de distância. É um pequeno binário, discutido aqui abaixo. Beta UMa chama-se Merak (virilha); gamma é Phecda (côxa), e delta é chamada Megrez (base da cauda). Estas três são estrelas idênticas, todas brancas (tipo A), e todas aproximadamente 100 anos-luz de distância...

ORÍON COSTELAÇÃO:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre...

Oríon ou Orion é uma das oitenta e oito constelações modernas. Está localizada no equador celeste e, por este motivo, é visível em praticamente todas as regiões habitadas da Terra. A época mais favorável para sua observação principalmente nas noites de verão no hemisfério sul, em dezembro e janeiro.

A constelação de Órion é notável pela presença de muitas estrelas brilhantes, que formam figuras de fácil reconhecimento. A gigante azul Rígel e a gigante vermelha Betelgeuse apresentam maior brilho e, juntamente com Bellatrix e Saiph compõem o quadrilátero principal. Em seu centro figuram Alnitak, Alnilam e Mintaka, três estrelas de brilho similares alinhadas que constituem o Cinturão de Órion, asterismo conhecido popularmente como Três Marias.

Órion também possui numerosos objetos do céu profundo, sobretudo nebulosas. A mais notável é a Nebulosa de Órion, única visível a olho nu que, a cerca de 1 500 anos-luz, é uma das regiões de formação estelar mais próximas. A constelação também abriga outras nebulosas emblemáticas, incluindo a Nebulosa escura Cabeça de Cavalo e a Nebulosa da Chama, além de muitas outras nuvens que compõem o Complexo de Nuvens Moleculares de Órion. De fato, muitas das estrelas gigantes azuis originaram-se dessas nuvens moleculares e hoje iluminam o material remanescente.

Observem o Sete-estrelo e o Órion - Amós 5:8:

TENDA DA ROCHA:

“Procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a sombra da noite em manhã, escurece o dia como a noite, o que chama às águas do mar e as derrama sobre a terra, Senhor é o seu nome” Amós 5:8...

Amós, o profeta nativo da pequena cidade de Tecoa, situada nas colinas de Judá, cerca de 16 Km ao Sul de Israel, certamente já havia observado o céu e contemplado aquele brilhante conjunto de estrelas que se destaca no infinito. Do alto das colinas, o Sete-estrelo e o Órion poderia ser visto a olho nu com todas as coloridas nebulosas: em azul, vermelho, lilás, violeta, dourado , cores e cores que embelezam o universo em todos os seus cantos (e encantos). 

Deus, através de Amós, convocava a nação ao arrependimento. Israel, sob o governo do Rei Uzias e Jeroboão, estava prosperando muito, em todos os seus termos, mas o pecado crescia idolatria e opressão aos pobres. Amós desce as colinas para falar ao povo: “Vós que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça, procurai O QUE FAZ O SETE-ESTRELO E O ÓRION, Senhor é o seu nome” Amós 5:8.

Israel havia perdido o temor, estava ocupado demais olhando para as coisas na terra e esquecendo ou mesmo nunca lembrando de olhar para o céu, para a magnitude da criação. Aquele que havia criado o espetacular universo, de harmonia tão perfeita, dançando constantemente, sem jamais sair do ritmo: Seu nome era Deus, o Senhor!!! 

Olhar para o céu é necessário, esse ato diz que somos pequenos demais diante da grandeza da criação. E nos diz (pelo menos deveria) que somos grandes quando compreendemos que somos tão limitados e dependentes e ainda magnificamente planejados, como tudo por Deus criado. Israel deveria procurar saber sobre o funcionamento da constelação de Sete-estrelo e Órion, quem sabe, ao descobrir que nada sabiam, poderiam assim reconhecer que havia um Deus na direção da vida e esse mesmo Deus, que dirigia as coisas misteriosas, queria dirigir os corações.

Ouvi o profeta Amós, e PROCURAR CONHECER O SETE-ESTRELO E ÓRION e como não se sentir incapaz e fascinado e espantado com tudo que nós vemos, e já dizendo que é impossível de tudo se vê ou quantos anos teríamos para ver apenas dez por cento daquilo que Deus criou. E como não ter dúvidas que existe um Deus poderoso e inescrutável (sem explicação ou compreensão em toda sua criação) no comando da natureza, e quando sempre descobrimos, desde que olhamos para o céu perguntamos:

Onde tudo isso começa e termina o que existe por trás dessas cortinas azuis? Deus Senhor do Universo, se importava também com o coração dos homens. Conhecemos em parte, mas ainda que seja uma pequena parte, não limitamos a grandeza eterna de Deus. Pelo que o eterno, não cabe em números, nem em tempo, nem em espaço, nem em qualquer circunstância: Ele é  o Grande Eu Sou.

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: Eu Sou O que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós. Êxodo 3:13-14...

Quando olhamos para as grandezas da criação de Deus e olhamos para os nossos problemas adquirimos o parâmetro do tamanho do Nosso Deus o Grande Eu Sou que é muito maior e poderoso para solucionar os nossos problemas. Portanto olha para o alto, para o autor e consumador de nossa fé. Lembram-se:

PARA QUALQUER SITUAÇÃO JESUS É A SOLUÇÃO!!!

TER INTIMIDADE PARA VER E SENSIBILIDADE PARA SENTIR:

Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem. - (Jó 42.5)... Existem na igreja dois tipos de crente; o crente teórico que conhece tudo da bíblia que é a palavra de Deus, mas não conhece o Deus da bíblia que faz grandes coisas e incontáveis maravilhas, ele conhece o Deus das pregações, dos estudos bíblicos, e das leituras dinâmicas e constantes em sua casa...

Mesmo conhecendo o Deus de Israel em sua forma didática faltava a Jó uma verdadeira experiência com Ele. Jó gastava o seu tempo em sacrifícios e na obra do Deus vivo e não usava o seu precioso tempo buscando nas orações uma verdadeira intimidade com Jeová Jireh o Deus que promove e prove a cura e transformação em sua vida. E Jó sofria e padecia em seu conhecimento e discernimento teórico.

E existe o crente pratico que busca os dois o conhecimento teórico e a verdadeira intimidade com o Deus que fez o Orion, a ursa maior, o sete estrelo e as recamaras do sul. Buscava o relacionamento com o Jeová Jíre o Deus das providencias através das orações gerando uma intimidade e com a intimidade gerava a sensibilidade espiritual e neste momento no conhecer o Deus e sua palavra Jó encheu-se de fé que fez com que ele experimenta-se do Deus que estava perto e que é recompensador e galardoador daquele que o busca e que espera Nele.

Há três coisas importantes na vida daquele que busca a Deus e suas maravilhas: A primeira relacionar, a segunda conhecer, a terceira ter intimidade profunda; Relacionar = fazer relação de amizade e buscar conhecimento conversando no nosso caso a oração é uma forma adequada de relacionar e buscar o conhecimento de Deus e sua ciência que quer dizer conhecer o que esta no seu coração e sua vontade...

Conhecer = Ficar sabendo ou descobrindo detalhes importantes de uma pessoa, através do conhecimento é que compreendemos através da razão, mas no nosso caso conhecer é buscar experiências sobrenaturais por meio do Espirito Santo somente com Ele habitando em nós passamos a conhecer o que esta na mente do Nosso Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?

Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:11-16...

A ultima palavra no nosso contexto é a palavra intimidade profunda; Intimidade que dizer relação muito próxima; amizade íntima; familiaridade, uma convivência domestica e diária com ela a intimidade descobrimos os segredos do coração da pessoa intima.

INTIMIDADE COM DEUS:

Texto: Salmos 25.14: O segredo do Senhor é para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto. A palavra chave: Sod que significa segredo, mistério e intimidade. O segredo é alguma exclusiva, particular, restrita de alguém. O mistério é uma coisa oculta, escondida, a fim de que ninguém possa conhecer.

A Intimidade nos fala a respeito da identidade, características de alguém individualmente. Trata da convivência mais próxima, perto e dividida com outra pessoa. Isto é o pensamento que o Rei Davi quer expressar conforme o conhecimento que ele tem do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Além disso, o intento de fazer entender como podemos usufruir de tal segredo de Deus.

A escritura nos ensina o princípio para restaurar a intimidade, que o Eterno deseja com o ser humano. Através do temor (Ireáh - hebraico), que se traduz por: medo, temor, veneração. O temor do SENHOR é o princípio da Sabedoria (Pv 1.7a.), ou seja, a base para que sustente o relacionamento e a posição que a pessoa precisa ocupar. Em outras palavras: Deus adorado – Adorador (pessoa); Deus Senhor – Servo (pessoa); Deus Pai – Filho (pessoa)...

São três facetas que o homem precisa: reconhecer, saber e coloca-se no lugar que é lhe cabe. Mediante isso, saberá usufruir da condição que o temor a Deus representa. Quando adoramos estamos venerando, pelo fato da sua condição de dignidade. No instante que servimos, estamos respeitamos (no sentido de medo, visto que é o SENHOR = o dono, o forte, o poderoso e o que comanda).

No ato familiar de Deus como Pai e nós como filhos, o tememos (no sentido que Ele é a nossa Origem, o Protetor, Provedor, Educador e Consolador). Ao contrário, quando o ser humano não vive debaixo do Temor do Senhor, não será íntimo com Deus.

O Rei Davi nos instrui que o próprio Deus fará com a pessoa um concerto. A palavra concerto na língua hebraica é: Brit, que tem o sentido de: aliança, união, pacto e tratado. A frase hebraica é: Uvrito Lehodiam – literalmente significa: E a sua aliança para comunicá-los
.
A palavra Hodiá (hebraica), quer dizer: avisar, comunicar e declarar. Podemos presumir que aqui o seu significado é prático. Em outras palavras, será avisado como o Altíssimo quer fazer o seu pacto, tendo as obrigações, os deveres a serem cumpridas e as consequências. Contudo, Israel já tinha uma aliança com Deus, através de Abraão, Isaque, Jacó (Patriarcal) e ainda a de Moisés (Sinai - Lei).

CONCLUÍMOS QUE EXISTEM DUAS SITUAÇÕES:

Primeira - Para realizar a aliança é necessário saber todos os termos ou exigências. Todavia, se próprio Deus não intervier diretamente, a outra parte não vai conseguir realizar. Segunda - Davi profetizou uma Nova Aliança com o Altíssimo. Portanto, compreendemos que a falibilidade do ser humano impende à possibilidade de acertar o contrato divino.

Assim, a ação sobrenatural de Deus e a sua misericórdia entram em cena para concretizar a união. Como lemos: Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como efetuar, segundo a sua boa vontade.  (Fl 2.13)...

A aliança que o Pai Celeste propõe para o homem é a convivência, o relacionamento e habitação numa intimidade inicial como era no Jardim do Éden. Porém, todos foram distanciadas pelo pecado que se chama: Chatat:  pecado, delito, que etimologicamente é: errar o alvo no relacionamento. O verbo é Cható: errar, fracassar. Paulo escreveu: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus - (Rm 3.23).

O profeta Jeremias profetizou sobre a nova Aliança, dizendo: Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha Lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará alguém mais a seu próximo nem alguém a seu irmão dizendo: Conhecei ao Senhor:

Porque todos me conhecerão, desde o mais pequeno deles até ao maior, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que fende o mar, e faz bramir as suas ondas; o Senhor Exércitos é o seu nome. Se desviarem estas ordenanças de diante de mim, diz o Senhor, deixará também a semente de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.(Jr 31.31-36)....

CONHECER A DEUS:

Reflexão sobre a história de Jó, homem justo que teve uma profunda experiência com Deus. Certa ocasião, Deus permitiu que Jó, um homem justo e íntegro, passasse por aflições. A Bíblia diz que Jó era temente a Deus, cumpridor da lei, e mesmo assim, passou por uma dura experiência. O que aconteceu depois? A Bíblia diz que Jó passou a conhecer verdadeiramente a Deus!!!

Outra história que nos chama a atenção é a de Paulo. Neste outro caso, um homem chamado Saulo perseguia os cristãos até que teve um encontro com Jesus. Deus permite que ele fique cego por um tempo, mas depois Deus o cura. Após esta experiência extraordinária com Deus, Saulo não poderia ser o mesmo homem: mudou suas atitudes, mudou até de nome, de agora em diante seria Paulo.

Falando do homem justo, Jó nunca mais foi o mesmo. Depois de uma experiência pessoal com Deus, o que era bom, ficou ainda melhor: a glória da segunda casa foi bem maior do que a primeira!!!

Você está passando por alguma dificuldade ou sofrimento? Se você tem Jesus, saiba que nunca mais será o mesmo. Depois de um encontro pessoal com o Senhor, passamos a conhecê-lo melhor e teremos mais intimidade com Ele. Mais uma boa notícia: A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ SEMPRE MELHOR!!! E, assim, o Senhor abençoou o último estado de Jó, mais do que o primeiro;… - Jó 42:12...

Mesmo que a sua história no momento não seja das melhores, não se preocupe. Pode ser que neste momento você não consiga ver o fim do túnel. Também aqueles que viram Jó com lepra poderiam ter imaginado mil coisas (como fizeram a esposa e os amigos dele), mas eles não sabiam o final da história. Eles não sabiam o último capítulo.

Pois é, se a sua vida está nas mãos de Jesus, você também pode ficar em paz. Será maravilhoso quando a tempestade cessar e você conseguir enxergar os planos de Deus. Será lindo quando você estiver desfrutando de uma nova realidade. Será especial quando o Senhor abençoar o seu último estado, mais do que o primeiro...

Mais será muito melhor quando você puder dizer como Jó: Senhor, antes eu conhecia de ouvir falar, MAS AGORA OS MEUS OLHOS TE VÊEM!!! AMEM...

Veja como eles foram abençoados no final!!! Imagine o quanto serão abençoados no mundo vindouro!!!

VERSÍCULOS CRUZADOS QUE EXPRESSAM A GRANDEZA DO NOSSO DEUS:

Gênesis 1:16 - Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. Jó 37:9 - A tempestade sai da sua câmara, e dos ventos vem o frio. Jó 38:31 - Você pode amarrar as lindas Plêiades? Pode afrouxar as cordas do Órion? Salmos 104:3 - E põe sobre as águas dos céus as vigas dos seus aposentos. Faz das nuvens a sua carruagem e cavalga nas asas do vento.

Salmos 104:13 - Dos seus aposentos celestes ele rega os montes; sacia-se a terra com o fruto das tuas obras. Salmos 147:4 - Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome. Amós 5:8 - Aquele que fez as Plêiades e o Órion, que faz da escuridão alvorada e do dia, noite escura, que chama as águas do mar e as espalha sobre a face da terra, o SENHOR é o seu nome...

ANTES DE CONHECERMOS A DEUS SOMOS JÁ CONHECIDOS  POR ELE ANTES DE SERMOS UMA MASSA SEM FORMA NO VENTRE DE NOSSA MÃE!!!

NATANAEL E A FIGUEIRA:

Vamos meditar nesta oportunidade em Jo1. 45-51 que diz:

45. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 46. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

47. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. 48. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. 49. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.

50. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. 51. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

SIGNIFICADO DO NOME NATANAEL: Natanael (em hebraico Netan‘el) que significa dom de Deus aparece no Evangelho de João, nos capítulos 1 e 21. Nos outros 3 evangelhos ele não é mencionado, contudo se retém que seja a mesma pessoa chamada nos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) com o nome de Bartolomeu. Portando, é um dos 12 apóstolos.

CONHEÇA MELHOR A FIGUEIRA: (Jo1:48-50) As folhas são amplas, tendo até 20 cm ou mais de largura. A primeira menção da figueira é com respeito ao uso das suas folhas costuradas como cobertura para os lombos de Adão e Eva. (Gn 3:7) Em algumas partes do Oriente Médio, folhas de figueira ainda são costuradas e usadas para embrulhar frutas, e para outros fins.

REVELANDO O MISTÉRIO DE NATANAEL EMBAIXO DA FIGUEIRA:

Quando Natanael ouviu falar de Jesus, o desprezou, mas em seguida foi persuadido por Filipe a conhecê-lo. O Espírito Santo move as coisas ao redor, para propiciar a salvação ao homem escolhido, sem que ele perceba.

Ao ver Natanael aproximar-se, Jesus falou a seu respeito: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Os verdadeiros israelitas são descendentes dos patriarcas e, portanto, herdeiros da bênção, da promessa de salvação.

Por que Jesus disse que não havia dolo em Natanael, será que ele não tinha pecados. A Palavra diz que todos pecaram... Na verdade Jesus estava antecipando a obra de salvação na vida de Natanael. Pela sua Graça os seus pecados estavam sendo perdoados.

Natanael ficou surpreso e perguntou: Donde me conheces tu? E Jesus respondeu: Antes que Filipe te chamasse, te vi estando tu debaixo da figueira. Desta forma Jesus deixou claro que o seu propósito em salvar Natanael, já estava determinado antes mesmo de Filipe o chamar.

Herodes era o governador da Judéia na época em que Jesus Cristo teria nascido. Ao receber a notícia de que o Messias teria vindo ao mundo na cidade de Belém, Herodes preferiu cortar o problema pela raiz antes que o tal salvador de fato se transformasse em um problema para ele. Foi então que ordenou que seus guardas matassem todos os meninos com menos de dois anos que encontrassem na cidade de Belém e nos seus arredores.

Alguns historiadores tentam calcular qual seria a dimensão desse crime. O americano Raymond Brown, autor do livro; O Nascimento do Messias, estima que a vila de Belém tivesse cerca de mil habitantes na época e cerca de vinte se enquadravam nas características do menino Jesus. É difícil estimar qual seria a dimensão desse infanticídio hoje, mas se considerarmos a população atual da cidade de Belém, podemos fazer uma projeção.

Dois milênios depois do nascimento de Jesus, a cidade continua com ares de vila, com vinte e sete mil habitantes. Portanto, é provável que o número de meninos menores de dois anos chegasse a quinhentos (considerando a mesma proporção da época de Herodes). Já seria uma chacina e tanto. A esse número devemos incluir as cidades vizinhas.

Então se considerarmos que Natanael tivesse a mesma idade de Jesus, isso o leva ao cenário da matança dos meninos, realizada pelo homicida chamado Herodes. Agora segundo relatos históricos essa é a história de Natanael, Bartolomeu (filho de Tolomeu).

Quando começou os assassinatos de Herodes, sua mãe temeu ter seu precioso filho morto pelos soldados, então ela o escondia o bebê embaixo de uma figueira específica, depois sua mãe orava a Deus pedindo proteção e pedindo que aquela criança vivesse para ver o Messias. E todas as vezes que os soldados passavam o menino estava em meio às folhas da figueira.

Quando Natanael completou quinze anos de idade, já salvo da matança, sua mãe o chamou e contou de como o escondera embaixo da figueira e de como orava para Deus. Também disse para que Natanael não contasse essa história para ninguém.

Era como um segredo familiar e pessoal de Natanael. Ninguém além dele e de sua mãe sabia dessa história. Então quando ele pergunta a Jesus de onde o conhecia, Jesus revela seu maior segredo, ao dizer que o viu debaixo da figueira, quando estava escondido para escapar da morte e então Natanael se vê diante daquele do qual sua amada mãe havia pedido a Deus para que ele um dia pudesse ver, o Messias prometido.

Este diálogo de Jesus com Natanael aponta para o fato de Deus haver planejado a Obra de salvação do homem, antes mesmo de tudo se concretizar. Pela sua Graça, Deus determinou a salvação do homem mesmo diante do seu desprezo inicial.

As Palavras de Jesus a respeito dos segredos da vida de Natanael foram às revelações que transformaram seu coração e o fizeram cair aos pés do Senhor, declarando: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei d’Israel. A partir daí Natanael passou a seguir ao Senhor Jesus, vislumbrando a cada dia as maravilhas da eternidade, ao ver o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem, operando em favor dos que hão de herdar a vida eterna.

JESUS É DEUS:

Vários grupos negam a absoluta divindade de Cristo. As testemunhas de Jeová, por exemplo, negam que Jesus seja Deus com d maiúsculo. Segundo eles, ele é um deus, um arcanjo muito elevado, mas não é igual a Deus Pai. Os teólogos modernos muitas vezes ensinam que Jesus era um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta, mas não Deus na verdade. A Bíblia ensina que Jesus é Deus.

Há vários “porém” que devem ser ligados a essa afirmação. Quando Jesus se fez carne, passou a ser humano. Participou da nossa natureza; submeteu-se à experiência humana. Assim, experimentou a fome, a sede, o cansaço. Nas palavras de Paulo: Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz - (Fp 2:6-8).

É importante entendermos que, quando Jesus se fez homem, não deixou de ser Deus. Ele era Deus vivendo como homem. Mas restringiu-se a forma e a limitações muito diferentes da natureza de sua existência eterna. Ao afirmar que Jesus é Deus, então, não estamos tentando negar a realidade de Jesus ter-se tornado um ser humano verdadeiro.

Tenho o costume de dizer muda-se a forma, mas a natureza de Jesus é a mesma (exemplo da agua).Afirmar que Jesus é Deus não é afirmar que ele é o Pai. Seria válido admitir já de início neste estudo que se acha revelada nas Escrituras uma nítida diferença entre o papel do Pai e o do Filho. Uma delas é que foi o Filho que se fez carne, não o Pai. Mas, o que é mais fundamental, o Pai parece ser revelado na Palavra como o planejador e diretor, e o Filho, como o concretizador.

O Filho submeteu-se à vontade do Pai. Nesse sentido, Jesus afirmou: O Pai é maior do que eu - (João 14:28). Entendemos que, de acordo com as Escrituras, o marido deve ser o cabeça da esposa, e ela deve submeter-se ao marido. Mas isso não significa que o marido seja superior em essência; simplesmente tem um papel de autoridade. Tanto marido quanto mulher são plena e igualmente humanos.

Da mesma forma, a liderança do Pai e a submissão do Filho não implicam diferença de natureza. Ambos são plena e igualmente divinos. Amém!!!

Obra do filho: Ponto central e o assunto mais importante de todos os fundamentos é a vida e a Obra de Jesus. Tudo na vida de um discípulo deriva do relacionamento e do conhecimento que tem da pessoa de Jesus. O objetivo de Deus para nós, como Igreja, é que cheguemos ao pleno conhecimento do Filho de Deus - (Ef4:13). 

Essa é uma jornada para toda a vida, que não pode se limitar apenas à compreensão do estudo acima, mas deve prosseguir mediante o estudo da Palavra e da iluminação do Espírito Santo. Jesus não disse que veio trazer uma verdade. Ele disse; Eu sou a verdade. Jesus não veio trazer simplesmente uma religião, nem uma filosofia, nem um conjunto de regras como código de conduta.

Jesus veio trazer Ele mesmo. Ele é a ressurreição e a vida. Para receber esta vida temos que conhecê-lo devemos saber quem Ele é de onde veio o que Ele falou o que Ele fez, onde Ele está etc. Devemos ver suas obras e sentir o seu poder!!!

Aquele que diz que está em Cristo, deve andar como Ele andou como andaremos como Jesus andou, se não soubermos como foi à vida e a obra de Jesus? Eu sou; O caminho, A verdade e A vida; Ninguém vem ao Pai senão por mim, João 14:6, Jesus é o único que nos leva ao Pai. Por isso devemos conhecê-lo, vê-lo, senti-lo e saber o que ele fez por nós. Esta proclamação que o evangelho faz da pessoa de Jesus, visa trazer fé aos nossos corações. Aleluia!!!

VEM VEJA E SINTA A JESUS CRISTO:

A INTIMIDADE COM DEUS!!!

Quantas pessoas há no mundo?  Segundo alguns dados do IBGE em junho de 2006 existia quase sete bilhões de pessoas no mundo. - Sendo a bíblia tão atual hoje, como era no passado, pergunto-me: por que mesmo diante de mais sete bilhões de pessoas, a bíblia declara que o Pai; Procura verdadeiros adoradores (Jô 4.22-24)?

A mesma razão me faz perguntar: Por que diante de quase três milhões de pessoas que saíram da escravidão no Egito – Deus somente falava com Moisés (Ex 33.9-11)?

Será que havia algo de especial em Moisés, e nesses adoradores que o Pai procura? Teria Deus escolhido alguns homens aleatoriamente, ou tinham esses homens algo especial que chamava atenção de Deus? - Por que muitos são chamados e poucos escolhidos (Mt 22.14)? Por que muitos entram pela porta larga, ao passo que poucos adentram pela porta estreita (Mt 7.13,14)?

Por que alguns poucos homens e mulheres, chamados Heróis da Fé - (Hb 11), largaram suas vidas e muitos, tudo o que tinham; sofreram, foram humilhados, escarnecidos, rejeitados, entregaram-se a morte – Tudo isso e mais, por amor a Deus, por amor a causa de Deus aqui na terra?

Por que existindo cinco níveis de intimidade com Jesus, a maiorias das pessoas vivem no 1º e no 2º nível; alguns poucos alcançam o 3º e 4º nível, e pouquíssimos chegam o 5º nível? - A maioria de nós não tem coragem ou ousadia, disponibilidade, abnegação, tempo, ou fé para buscar esta intimidade!!!

Muitas vezes amamos mais a nossa vida e as coisas da vida, do que Deus e seu reino! Sabemos o que significa intimidade, mas não sabemos o que significa ser intimo de Deus!!!

DEUS DEU GRANDES EXPERIÊNCIAS A GRANDES HOMENS:

Noé (Fez a arca a pedido de Deus), Abraão (amigo de Deus), Israel (Lutou com o anjo e prevaleceu), José (Interpretava sonhos), Moisés (falava face a face com Deus, viu a glória de Deus), Daniel (Teve a visão dos últimos dias), Apóstolo Paulo (foi arrebatado aos Céus), João (teve a visão futura da Igreja), e muitos outros.

E VOCÊ QUAL EXPERIÊNCIA QUE DESEJA TER EM SUA INTIMIDADE COM JESUS!!!

Não estou falando que todos vão ter experiências com Deus como estes homens citados e outros tiveram. - Uma coisa é dizer que vai ter; outra coisa é dizer que é possível ter. Depende da fé de cada um. Precisamos saber que o tamanho da experiência e intimidade que viveremos dependerá da profundidade do relacionamento que você tem ou terá com Deus.

Não estou falando aqui de milagres.  Se Creres verá a glória de Deus. Estou falando de algo muito mais profundo que isso. - Falo de intimidade e vida com Deus, de conhecê-lo em espírito e em verdade. De obedecer e cumprir seus mandamentos.
 
Talvez você ache que precisa ser perfeito, para Alcançar esse nível de intimidade com Deus. Digo-lhe que não. - Porém, podemos e devemos buscar a santidade. É só tomarmos como exemplo os próprios homens de Deus citados acima.

Deus te convida nesses dias a pisar no Santo dos Santos. Quando experimentares as profundezas do Oceano de intimidade com o Senhor não desejará voltar às margens do Rio! Com certeza. - Deus está procurando, hoje, aqueles que realmente têm no seu coração, um desejo ardente, não só de conhecê-lo. Mas de ter uma profunda intimidade (experiência) com Ele (Jô 4.22-24)...

João 4:22 - Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. (João 4:23) - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Nos nossos cultos o problema não é que Deus não está falando. Ele sempre fala, mas nós não conseguimos ouvi-lo, porque estamos muito distantes, porque muitos não buscam a intimidade com o Senhor…

Vamos ver nessa mensagem os cinco níveis de intimidade com Jesus registrados na Bíblia: Mas primeiro preciso perguntar quem quer ter intimidade com Jesus...

1º NÍVEL: MULTIDÃO: Mateus 21: 6 -11 - (Mateus 21:6) - E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara, (Mateus 21:7) - Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima. (Mateus 21:8) - E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. 

(Mateus 21:9) - E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas. (Mateus 21: 10) - E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? (Mateus 21: 11) - E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia.

1º - Conhecem Jesus de ouvir falar. 2º - Tem relação de interesse; seguem Jesus pelos milagres.  - 3º - Inconstância; adoram, mas também crucificam.

2º NÍVEL: 70 DISCÍPULOS: (Lucas 10:1, 17-20; João 6: 51-66)  - (Lucas 10:1) - E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. - (Lucas 10:17) - E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. - (João 6:59) - Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. (João 6:60) - Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... (João 6:66)...

Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. - 1º - Fazem milagres no nome de Jesus. - 2º - Obediência: participam, em partes, da vida de Jesus. - 3º - Não tem vínculo – abandonam o Mestre, quando as palavras ficam duras.

3º NÍVEL: DOZE DISCÍPULOS - Mateus 10:1ª4 - (Mateus 10:1) - E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (Mateus 10:2) - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; (Mateus 10:3) - Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; (Mateus 10:4) - Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

1º - Sofrem pelo nome de Cristo. - 2º - Enfrentam o mundo por este amor. - 3º - Experimentam o cuidado e provisão do Senhor, - 4º - Dentre eles, um era o traidor.

4º NÍVEL DOS TRÊS DISCÍPULOS: Pedro, Tiago e João Mateus 17: 1-9. - (Mateus 17:1) - SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, (Mateus 17:2) - E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. (Mateus 17:3) - E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. (Mateus 17:4) - E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.

(Mateus 17:5) - E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. (Mateus 17:6) - E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.... (Mateus 17:9) - E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.

1º - Conhecimento de Jesus. - 2º - Experiência de grandes milagres. - 3º - Jesus gostava de estar com eles - 4º - Jesus tentou revelar Sua glória, mas teve que parar em determinado momento, porque eles não eram tão íntimos…

5º NÍVEL: JOÃO, O DISCÍPULO AMADO: João 13:23, João 21: 21-23; Apocalipse 1:1-2 – (João 13:23) - Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. - (João 21: 21) - Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? (João 21:22) - Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. (João 21:23) - Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?

(Apocalipse 1:1) - REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; (Apocalipse 1:2) - O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

1º - Tem intimidade e liberdade. - 2º - Conhecimento dos segredos do Pai… Foi ele quem recebeu a revelação do Apocalipse (Deus o levava aos céus, em visões, tamanha a intimidade desse homem com Ele). - 3º - Presença com Jesus, independente do que Ele falasse.

Em que nível você se encontra com Deus? Se Ele disse alguma coisa, quem ouvirá de maneira mais fácil e coerente? - Há quem Deus vai revelar aquilo que lhe é intimo? A multidão? Os 70? Os 12? Pedro, Tiago e João? Ou João, que estava recostado sobre o peito do Mestre?

É POSSÍVEL SUBIR DE NÍVEL COM JESUS!!!

É possível conhecê-lo, e entender o que Ele está falando. - João também esteve, um dia, com a multidão, mas foi chamado a estar perto, e foi. De multidão, passou a discípulo amado. Você também pode estar assim, nos braços do Mestre, e ouvir, até mesmo, Seu sussurrar!!!

Vá de encontro a este amor incondicional. Ele te chama hoje. Deixe de ser multidão, e passe a discípulo amado e intimo do pai.

VEM VEJA E SINTA O TEU SENHOR TE CHAMAR, TE TOCAR, TE CURAR E TE SANTIFICAR!!!

OS SETES PASSOS DA ORAÇÃO DE INTIMIDADE:

Eu fico imaginando quando o sacerdote se preparando para entrar na intimidade no tabernáculo, onde se encontrava a shekna do senhor (gloria visível), a sua presença, a arca da aliança, diz os sábios judeus que no dia anterior do dia em que o sacerdote iria entrar na presença de Deus eles tinham o cuidado de não pensar em nada ocupavam sua mente lendo a palavra de Deus...

Muitos sacerdotes evitavam dormir, pois tinham medo ter um sonho promíscuo, e assim entrar contaminado na presença de Deus e morresse ali dentro...

Você já deve ter ouvido falar que a roupa do sacerdote, era cheia de sinos, à medida que ele andava o som de suas vestes anunciava que ele estava vivo, tamanha era reverencia e temor que eles tinham do Deus vivo de Israel. Infelizmente muito diferente com a igreja de hoje sem reverencia e totalmente dispersos na Igreja.

VAMOS VER NESTA MENSAGEM OS SETE PASSOS NA ORAÇÃO QUE ANTECEDEM A CHEGADA DO SACERDOTE ATÉ A PRESENÇA DE DEUS:

1 - A PORTA DO TABERNÁCULO: A entrada na presença de Deus, Ninguém vai até a presença de Deus sem primeiro passar por este porta.  - Jesus disse assim na sua palavra;

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. - Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM. - João 14:2-6...

Na entrada na porta do tabernáculo tinha dois postes de madeira acácia a mais dura e inflexível e que traça não podia destruir, presa por uma corda de pele de carneiro em cima com um forro de prata símbolo da santidade do homem e seus pés de bronze símbolo da dureza de nosso coração.

O poste significava Jesus o nosso salvador, a madeira Jesus, a corda de pele de carneiro, Jesus se fez pecado por mim, a estaca de bronze enterrada até a metade, Jesus aquele que morreu por mim mais ressuscitou ao terceiro dia.

Aquele poste apontava para a nossa salvação em Jesus cristo, não tem como ser um homem ou uma mulher de oração sem antes reconhecer o senhorio de Jesus na nossa vida. Aqui fala de 1 – Arrependimento – 2 Confissão – 3 – Perdão – 4 – Conversão – 5 – batismo nas aguas – 6 - Batismo no e com o Espirito Santo – Por fim a glorificação, ser revestido da gloria do Senhor... - Sem estas atitudes ficamos na porta do tabernáculo e da comunhão com Deus...

2 - ALTAR DO SACRIFÍCIO: O reconhecimento do sacrifício de Jesus cristo na cruz e tomando nós também a nossa cruz; Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida? - Mateus 16:24-26...

Quando o sacerdote passava pelo portão, o próximo passo era o altar de sacrifício, depois que o Espírito santo nos revela a salvação em cristo Jesus ele nos leva ao altar de sacrifício, você nunca poderá entrar na presença de Deus sem que antes você passe pelo altar de sacrifício, você antes de entrar na presença de Deus tem que reconhecer o lugar em que algo deveria morrer ou ser deixado para trás. 

Este é o lugar de se esforçar e abandonar todos os vícios e desejos contaminados pelo pecado, lembra-se de negar a si mesmo...

3 - A FONTE DE ÁGUAS PURAS: O sacerdote após passar pelo altar de sacrifício ele da de frente com a fonte de águas puras, o que esta fonte simboliza ela fora feita de uma maneira ou de um material muito estranho, ela foi feita com espelhos doados pelas mulheres, o que o espelho representa sendo a fonte de águas puras, representa a palavra de Deus...

O que as mulheres fazem em frente ao espelho? Ela se prepara para ficar bonita tira as manchas com suas maquiagens. Este é o lugar de buscar a perfeição... 

VEREMOS NOSSOS DOIS ESPELHOS:

1° ESPELHO NÓS CONTEMPLAMOS: Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos face a face. Hoje, conheço em parte; então, conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como plenamente sou conhecido. – 1° Coríntios 13:12...

2° ESPELHO NÓS SOMOS TRANSFORMADOS: Mas todos nós, que com a face descoberta contemplamos, como por meio de um material espelhado, a glória do Senhor, conforme a sua imagem estamos sendo transformados com glória crescente, na mesma imagem que vem do Senhor, que é o Espírito. O apóstolo é fiel ao ministério... 2 Coríntios 3:18...

4  - A PORTA DO LUGAR SANTO (CAMINHO):

Aqui fala de um caminho de santidade; que é uma busca de aperfeiçoamento ou seja perfeição. - A porta dos santos dos santos é o próximo lugar onde o sacerdote tem que passar, ele quando chegava a porta do santo lugar ela tinha o portão, e Deus mandou que Moisés colocasse o nome daquela porta de o caminho, como chegamos a este caminho a esta porta? Pela revelação da palavra de Deus.

Este lugar fala agora uma busca de ministérios, buscamos através da revelação que fomos salvos para salvar e abençoados para abençoar. Uma busca fervorosa de buscar seu ministério na obra do Senhor...

Nesta porta tinha 5 pilares que as sustentava, algo interessante que esta porta aponta para a igreja de Jesus cristo, você via 5 pilares que a sustentava, vemos aqui representado os 5 ministérios que Deus deu a sua igreja.

APÓSTOLO = ACUMULA FUNÇÕES - PROFETAS = ASSIM DIZ O SENHOR - EVANGELISTA = VAI SEMPRE MAIS LONGE - PASTOR = POUCO MENOR - MESTRE = PENETRA E ATUA NAS ÁREAS MENORES...

A mão de Senhor representada nos cinco ministérios da igreja. Recordamos a visão do servo de Elias. – Na sétima vez o servo respondeu: Eis que, sobe do mar uma pequena nuvem, do tamanho da palma da mão. 1° Reis 18:44ª...

5- PASSO = CORREDOR DE ACESSO AO LUGAR SANTO (VERDADE):

Após passar por esta porta o sacerdote tinha um corredor que dava acesso ao santo lugar. Deus manda que Moisés coloque o nome daquele corredor de a verdade, quando o sacerdote entra no santo lugar seu coração já esta acelerado, já não esta com seu pensamento nesta terra mais ele esta ligado no céu.

Este é o lugar que todos nós precisam os chegar, lugar de vitórias e temos refrigero na plena comunhão com o Espírito Santo – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os TEMPOS DO REFRIGERO PELA PRESENÇA DO SENHOR  – Atos 3:19...

O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; - Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Salmos 63:1-2.

6 – PASSO = LUGAR SANTOS: O LUGAR SANTO é um lugar de louvor e adoração, lugar onde a alma é saciada, você desejou buscou agora tem o direito, a palavra de Deus trouxe você a este lugar, o sacerdote no lugar santo contemplava:

O CANDELABRO = REVELAÇÃO ILUMINAÇÃO - Aqui você receberá revelações lindas, vinda da parte de Deus. lembra Isaías quando entra no templo após a morte de seu grande amigo Ezequias, onde ele diz e vi a gloria de Deus.

O AZEITE QUE ERA USADO NO CANDELABRO = A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, junto te conduzindo a presença de Deus.

A MESA COM OS PÃES ASMOS = SANTIFICAÇÃO minha alma já não tem fome, Jesus é o pão da vida. - ALTAR DE INCENSO = A FUMAÇA QUE SUBIA DESTE ALTAR SIMBOLIZA NOSSA ADORAÇÃO que agora é recebida pelo Nosso Senhor...

Deus não recebe qualquer louvor, mais de um adorador por excelência este ele nunca recusará...

POR FIM E ENFIM; 7 - SANTÍSSIMO LUGAR ( VIDA ):

 Após o santo lugar só o que aguardava era o santíssimo lugar o sétimo passo do sacerdote, ele era separado por um véu, e Deus disse para Moisés este véu que tinha uma espessura de sete centímetros de largura que precisava de vários homens para carregar... 

Porem um único homem carregou sozinho, pois quando Jesus estava na cruz ele então disse esta consumado, poucos dias antes ele tinha declarado aos judeus EU SOU O CAMINHO A PORTA DO SANTO LUGAR, A VERDADE O CORREDOR DE ACESSO AO SANTO LUGAR , E A VIDA...

Você quer chegar a Deus meu irmão? Então siga os princípios de Deus que são infalíveis e imutáveis; ORAÇÃO. - O véu que separava do santíssimo lugar, ninguém entra na presença do meu pai se não for por mim, ele agora na cruz diz pai esta consumado, e diz a bíblia que o véu do santuário rasgou de cima para baixo...

Era Deus dizendo meu filho trará aqueles que fazem orações em seu nome ate minha presença, já não haverá mais a separação eles podem agora entrar na minha presença. - O sétimo passo é o lugar santíssimo onde esta a arca da aliança, a presença de Deus, você meu irmão na oração pode contemplar a face do Nosso Deus quando nesta oração, no louvor e na adoração somos guiados pelo Espírito Santo.

POIS EU PROFETIZO QUE VOCÊ É UM HOMEM DE ORAÇÃO VOCÊ É UMA MULHER DE ORAÇÃO POR EXCELÊNCIA, QUE RASGA OS CÉUS. QUE VÊ A GLORIA DE DEUS E SENTE SUA PRESENÇA!!!

OUVIR E SENTIR ATRAVÉS DA FÉ COMPORTAMENTAL:
POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...

VOU DAR A VOCÊ TRÊS EXEMPLOS SIMPLIFICADOS: COMPORTANDO-SE SEGUNDO A PALAVRA...

PRIMEIRO EXEMPLO:

Marcos 3:1 - E OUTRA vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. Marcos 3:2 - E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. Marcos 3:3 - E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. Marcos 3:4 - E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. Marcos 3:5 - E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.

Aqui temos um exemplo clássico de comportar-se segundo o que Jesus diz; Jesus está na sinagoga, e lá está um homem com a mão atrofiada. Do outro lado estavam os religiosos, que havia determinado em seus corações que nem mesmo Deus poderia quebrar seus costumes e tradições. Jesus olha para o homem deficiente, o chama para o meio.

TEMOS AQUI TRÊS SITUAÇÕES DIFERENTES;

1: Os religiosos endurecidos e insensíveis ao sofrimento humano. 2: Jesus confrontando dogmas e costumes, e dureza de corações. 3. Um homem ferido e marcado pela sua deficiência física
POR UM LADO TEMOS O RETRATO DA RELIGIÃO QUE MATA E DESTRÓI EM NOME DA ARROGÂNCIA E FALTA DE DEUS:

Paulo se refere a eles como: II Coríntios 4:4 - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

A religião tem o poder de se por entre Deus e o homem para Cegá-lo e o destruir. Os religiosos na sinagoga não estavam interessados na vida de seu próximo, tal como Jesus havia dito sobre terem misericórdia de seus animais ao caírem em uma cova em um dia de sábado, mas não conseguiam exerceu a mesma misericórdia com o homem ali presente.

POR OUTRO LADO TEMOS JESUS OBSERVANDO AMBOS:

Jesus chama o homem para o meio da sinagoga. Não pense você que foi uma situação fácil para aquele homem. Por um lado ele tinha a oportunidade de ser chamado por Jesus e deixar toda uma vida de traumas e vergonhas para trás.

Por outro lado ele tinha a dureza da religião que o condenava por estar preste a colaborar com a quebra de seus costumes e leis, ou seja, o sábado. A religião amedronta e acovarda os mais fracos os tornando escravos de homens e suas regras.

Uma batalha estava sendo travada entre a razão e fé naquele momento para aquele homem. Se expor e não estar nem aí para que os outros vão pensar e condená-lo por sua felicidade, ou voltar atrás e deixar seu milagre que há anos esperava tão impaciente.

O fato é que, tal quais os religiosos não paramos para pensar no sofrimento do tal homem; A vida em sociedade se torna dura e vergonhosa para muitos, e até mesmo preferem o anonimato, os traumas no intimo de alguém assim é difícil de lidar, nós pessoas normais que fomos agraciados por Deus com nossa saúde em perfeito estado não fazemos ideia de tal sofrimento.

O fato de ele ir ao centro da sinagoga diz muito mais do que pensamos. Ele assumiu a responsabilidade de se expor até a sentença de morte para aqueles que quebravam de forma voluntária a lei de Moisés.

Não havia mais volta na sua decisão, ELE se tornará cúmplice de Jesus na chamada transgressão da lei mosaica. O fato é, que muito mais que dar um passo em direção a ordem de Jesus, aquele homem precisava sair da zona de conforto para se arriscar no desconhecido.

Sair do lugar do qual se encontrava há anos, apostando tudo e até mesmo a própria vida nas Palavras de Jesus!!!

Observação: você meu irmão para ter vitória precisa sair de sua zona de conforto e se expor, expor a sua fé, viver aquilo que você crê e se envolver sair do canto e vir para o meio. Jesus então diz: Disse ao homem: Estende a tua mão. Este é um ponto que eu quero observar; Note o que é um comportamento de Fé...

O QUE É SE COMPORTAR, SEGUNDO O QUE A PALAVRA DIZ:

PENSE: Os nervos da mão estavam atrofiados. - Estender a mão era impossível por causa da atrofia. - Jesus não disse estende o braço, ele disse estende a MÃO!!!

Por anos ou até mesmo desde seu nascimento o tal homem nunca pode fazer o que se havia pedido. Todos, eu digo todos os seus sentidos tais como; visão, tato, audição, paladar, olfato e sentimentos somados a razão gritavam que era impossível que tal fato acontecesse!!!

A razão e a fé estavam em conflitos; Caberia apenas a ele, decidir crer nas palavras de Jesus naquele momento. A questão agora não mais dizia a respeito à lei, os religiosos ou quem quer que seja; Naquela hora era ele e a palavra de Jesus!!!

Jesus então diz: Disse ao homem: Estende a tua mão. O que aconteceu? E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. A fé é, e sempre será um comportamento!!!
Cabe a mim e a você submetermos nossa mente em obediência e renovação da Palavra de Deus. Tudo contribuía para que nada acontecesse aquele homem; Sua fé foi unicamente e exclusivamente baseada no que Jesus disse:

Disse ao homem: Estende a tua mão. Ao ignorar fatos reais e verdadeiros de suas deficiências e por em pratica o que Jesus lhe ordenará, ele praticou a fé, e obteve seu milagre. A fé é um comportamento daquilo que Deus diz, OUVIR A DEUS!!! Creia nisto e receba de Deus seu milagre, SENTIR A DEUS!!!

OS OUTROS DOIS EXEMPLOS QUE DAREI ESTÃO EM:

 Mateus 17:24 - E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? - Mateus 17:25) - Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?

Mateus 17:26 - Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mateus 17:27 - Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.
Darei o exemplo de Pedro em relação à Fé e o Comportamento. Após ser questionado sobre o pagamento do imposto Jesus deu a Pedro uma oportunidade de praticar a fé. O milagre em si diz respeito ao crescimento de Pedro.

Vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. Olhando para o texto acima achamos que Pedro de pronto aceitou tal fato; mas devemos lembrar que sempre haverá uma guerra a ser travada pela razão x fé. Pedro era um nascido e criado no mar, nunca se ouvira falar que alguém havia encontrado dinheiro dentro de um peixe!!!

Você já encontrou? Eu não!!! Por mais que a razão de Pedro gritasse e o questionasse, a palavra de Jesus já o afetara a tal ponto de se colocar a fé acima da razão, quem disse que a fé tem algo a ver com a lógica e a razão, a fé não vê a fé crê!!!

Tenho para mim que não havia dinheiro algum peixe; mas, no momento em que Pedro se virá e começa a andar em direção a praia com seu anzol meditando; Se Jesus disse que existe um peixe com dinheiro dentro então existe. Ao se comportar como Jesus lhe ordenara, Pedro praticou a palavra de Jesus, isto é, a Fé é um comportamento DAQUILO QUE OUVIMOS, VEMOS E SENTIMEOS!!!

 Naquele momento o milagre começou a ser gerado; um peixe em algum lugar engoliu dinheiro... ISTO ACONTECE QUANDO JESUS FALA E NOS CREMOS, OBEDECEMOS, E VAMOS DE ENCONTRO AO QUE OUVIMOS E VEMOS OS RESULTADOS DA FÉ COMPORTAMENTAL E DINAMICA!!!

A FÉ É UMA ATITUDE UM COMPORTAMENTO!!!

PRÓXIMO EXEMPLO: Mateus 14:22 - E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. Mateus 14:23 - E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.

Mateus 14:24 - E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mateus 14:25 - Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.

Mateus 14:26 - E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Mateus 14:27 - Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. Mateus 14:28) - E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

Mateus 14:29 - E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mateus 14:30 - Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!!! Mateus 14:31 - E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

Mateus 14:32 - E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Mateus 14:33) - Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.

Este exemplo é clássico!!! Pedro anda sobre as águas. Ouvimos muitos pregadores difamarem Pedro por seu temperamento, mas nunca soube de nenhum outro homem a não ser Jesus que houvesse andado sobre as águas. Mateus 14:28) - E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

Você notou que Pedro disse? Senhor se é tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. Ele não se aventurou por conta própria ao andar sobre as águas, ele pediu uma palavra!!! E o que Jesus disse: Mateus 14:29 - E ele disse: Vem.

TUDO ESTA RELACIONADO COM A PALAVRA OUVER: QUER DIZER OUVIR E VER!!!

Pedro se comporta exatamente como Jesus lhe ordena: E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas (se comportou segundo a palavra) para ir ter com Jesus. Logo em seguida vem o tal fato de vacilar que tantos pregadores GOSTAM DE CRITICAR, POIS SOMOS SEMPRE PROPENSO A VER E JULGAR OS ERROS E NUNCA O PASSO COMPORTAMENTAL DA FÉ; Mas, o fato em questão é que Pedro ANDOU SOBRE AS AGUAS!

E mais, não só andou como voltou andando com Jesus para o barco!!! Fé é um comportamento DAQUILO OUVIMOS SENTIMOS E VEMOS!!!

Uma atitude DE QUANDO OBEDECEMOS A NOSSA VISÃO, OUVIMOS E DAQUILO QUE SENTIMOS!!! Sem estes três itens somos normais e naturais precisamos ver e sentir a ação de Deus!!! - Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz?

Ele é o que remove os montes, sem que o saibam, e o que os transtorna no seu furor. O que sacode a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem. O que fala ao sol, e ele não nasce, e sela as estrelas.

O que sozinho estende os céus, e anda sobre os altos do mar. O que fez a Ursa, o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul. O que faz coisas grandes e inescrutáveis; e maravilhas sem número. Eis que ele passa por diante de mim, e não o vejo; e torna a passar perante mim, e não o sinto. Jó 9:4-11...

VOU CONTAR UMA HISTORIA OUÇA!!! VEJA!!! E SINTA!!!

O PARAPLÉGICO E O PIANO

Um casal de idosos tinha um filho paraplégico que vivia em uma cama, o garoto já era adolescente e estava naquela situação desde o nascimento. O quarto de todos ficava no segundo andar da casa, a sala ficava no térreo, havia um piano no canto da ampla sala. Todos os dias após o casal de idosos tomarem seu café, o marido saia para o trabalho, à esposa esperava o marido sair e subia para o segundo andar onde estava o garoto paraplégico.

Pegava o garoto nos braços e descia as escadas, colocando o menino sobre um tapete da sala, isto acontecia todos os dias após o marido sair para o trabalho, e o marido nada sabia sobre tal fato. A mãe pegava as duas pontas do tapete no qual o menino estava e andava pela sala de um lado a outro dizendo:

MEU FILHO JESUS TE DÁ PODER PARA ANDAR!!! ANDE EM NOME DE JESUS, SEJA CURADO!!!

Este fato aconteceu por quatro longos anos sem interrupção após a saída do marido para o trabalho.

Em certa madrugada enquanto o casal dormia, um som de piano os acordou; Eles logo identificaram que o som vinha do piano da sala. Rapidamente se levantaram e apressados foram até a escada que dava ao térreo, assustados e com o som do piano cada vez mais próximo se inclinaram para ver quem estava tocando o piano!!!

Qual foi a surpresa misturada ao susto ao verem o próprio filho antes aprisionado à cama agora sentada tocando o velho piano da família; O pai ficou parado surpreso enquanto a mãe aproximava-se devagar até sentar-se ao lado filho no piano.

Filho, o que aconteceu, perguntou a mãe? - Ele respondeu: - Mãe, eu estava em meu quarto como todas as noites, e de repente a porta se abriu, Jesus entrou por ela, aproximou-se da minha cama me chamou pelo nome, estendeu sua mão e me levantou, desceu comigo as escadas, assentou-se comigo ao piano e me ensinou a tocar...

GLÓRIA A DEUS!!! A FÉ É UM COMPORTAMENTO DAQUILO QUE OUVIMOS!!! UMA ATITUDE SEGUNDO O QUE DEUS DIZ!!! VENHA VEJA E SINTA O QUE DEUS PODE FAZER NA SUA VIDA!!!

Aquela velha mãe não desistiu até que seu milagre aconteceu. O que você esta passando? Saiba o que Deus diz sobre seu caso e coloque em pratica e receba, receba seu milagre.

Sonhe, creia, veja e sinta o que Jesus pode fazer na sua vida; amem!!!


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário