MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

O PERIGO DA AUTO-SUFICIÊNCIA ESPIRITUAL: VENENO DA ALMA – DECIMO OITAVO LIVRO ON LINE GRATUITO!!! POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR,PESQUISADOR E HISTORIADOR BÍBLICO...


O que significa auto-suficiência??? Auto-suficiência refere-se ao estado de não necessitar de qualquer ajuda, apoio ou interação de outros, para sobreviver...

PRIMEIRA VERDADE:

Queria começar este livro dizendo que a AUTOSUFICIÊNCIA tem uma coroa, que é: A soberba, o orgulho que nos impede de buscar a Deus. Devemos lembra o que diz a bíblia - DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES...

Em Tiago 4:3-6 - Jesus disse: Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.

HUMILHAI-VOS PERANTE O SENHOR E ELE VOS EXALTARÁ... - (Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada)...

Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: "Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes." Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.

Lavem as mãos, pecadores!!! Limpem o coração, hipócritas!!! Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra. - (Versão: Nova Tradução na Linguagem de Hoje)...

Em Obadias 1:3-4 - O Senhor Nosso Deus disse: A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra? Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derrubarei, diz o SENHOR.

O seu orgulho te enganou. Você vive nas cavernas das rochas, lá no alto das montanhas, e por isso pensa assim: Ninguém é capaz de me derrubar daqui. Ainda que você voe tão alto como a águia altaneira e faça o seu ninho entre as estrelas, eu o derrubarei dali, pois EU SOU O SENHOR QUE TE SALVA, AGINDO EU QUEM IMPEDIRA, SOU AQUELE QUE FECHA A PORTA E NINGUEM ABRE E QUE ABRE A PORTA QUE NINGUEM CONSEGUE FECHAR EU SOU O TEU DEUS!!!

SEGUNDA VERDADE:

A AUTO-SUFICIÊNCIA (SOBERBA OU ORGULHO) IMPEDE-NOS DE BUSCAR O REINO DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR!!!

O que significa, buscai primeiro o Reino de Deus? A expressão buscai primeiro o Reino de Deus significa que a vontade de Deus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas. Quando buscamos o Reino de Deus acima de tudo, Deus cuida de nossas outras necessidades. Nada é mais importante que o Reino de Deus.

QUERIA DIZER AQUI UMA COISA TUDO COMEÇA OU É GERADO NO REINO ESPIRITUAL (invisível) OU IMATERIAL!!! Depois se manifesta no reino natural ou material. Não podemos planejar algo e executar e depois pedir oração, primeiro planejamos algo oramos e buscamos a vontade de Deus e aquilo que buscamos de Deus será gerado primeiramente no mundo espiritual e depois será manifestado abençoado por Jesus cristo no mundo físico e material!!! Deus é aquele que traz a existência o que não existe...

NÃO FAÇA E DEPOIS PEDE ORAÇÃO!!! PEDE ORAÇÃO E DEPOIS FAÇA!!! AORDEM DAS COISAS DEVE SER PLANEJAMENTO – ORAÇÃO – EXECUÇÃO!!! - Como está escrito: Eu o constituí pai de muitas nações. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Romanos 4:17...

TERCEIRA VERDADE:

A AUTO-SUFICIÊNCIA (SOBERBA – ORGULHO) DEIXA-NOS INFRUTIFEROS!!!

E lembrem-se toda a arvore que não da bons frutos é cortada para o fogo. - Mateus 7…18 - A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. 19 - Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. 20 -Portanto, pelos seus frutos os conhecereis… - 

Creio que para grande maioria dos cristãos, de fato, é muito difícil admitir a soberba e o orgulho (auto-suficiência), mas eles são obstáculos terríveis, barreiras enormes para a operação de Deus no nosso coração, atrapalham o mover de DEUS e o agir do ESPÍRITO SANTO em nossas vidas. Existem muitos irmãos aleijados espiritualmente, com a vida bloqueada (áreas), o ministério travado, infelizmente por este motivo.

Poderíamos destacar aqui uma lista de situações e exemplos em que vivenciamos este câncer do espirito que é a AUTO-SUFICIÊNCIA; e por sua vez alimenta o bichinho do orgulho que é a soberba. Por exemplo: dentro e fora de nossas igrejas, na sociedade, no ambiente de trabalho, em nossas famílias, enfim no nosso meio de convívio. Mas o que eu gostaria é que você hoje refletisse é: existe algo dentro de você que reflete ou permite alimentar a soberba?

A soberba ou o orgulho pode ser pequeno como um inseto, mas se for alimentado diariamente pode tornar-se um grande dragão ou um imenso dinossauro!!! - A soberba é um dos ditos pecados pequeninos e que, por isso, muitos pensam que não prejudica. A soberba é um pecado muito comum, mas, pouco reconhecido, razão porque, muitas vezes, prejudica profundamente as nossas relações com Deus. Uma vez eu li uma frase que dizia assim: Muitas vezes os pequenos pecados são mais prejudiciais que os grandes pecados.

Olha o que esta escrito na bíblia - CUIDADO COM AS RAPOSINHAS!!! Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. - (Cantares 2:15)... A palavra de Deus nos exorta a apanhar as RAPOSINHAS, não deveríamos nos preocupar com as grandes raposas, em vez de pequenas raposinhas? Não deveríamos achar que as raposinhas são pequeninas e inofensivas?

As raposinhas são o único elemento negativo no cenário da primavera. A raposa é um animal pequeno, mas causam grandes estragos, a bíblia diz que elas devastam (DESTRUIR, ARRASAR) as vinhas que estavam em FLOR (que iam começar a dar frutos, momento da fertilidade, que está por acontecer).

As raposinhas são animais astutos (espertos), elas conseguem enganar os cães urinando para confundir o olfato deles, com isso eles se atrapalham e perdem o rastro. Caçar coisas grandes é fácil, porque observamos rapidamente, mas as coisas pequenas muitas vezes não aparecem, ficam escondidas.

CUIDADO COM A AUTO-SUFICIÊNCIA QUE DESTROEM AS FLORES QUE DE ONDE VEM OS FRUTOS TIRANDO DE NÓS A BELEZA (FLORES) E O ALIMENTO (FRUTOS)!!!

AUTO-SUFICIÊNCIA ESPIRITUAL:

VENENO DA ALMA!!!

Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de Mim compres ouro. - (Apocalipse 3:17-18)... O que quer dizer a palavra “AUTO-SUFICIÊNCIA”??? – É aquele que não pede ajuda, pensa que consegue tudo ou fazer tudo sozinho...

A auto-suficiência espiritual é extremamente perigosa. Pessoas auto-suficientes acham que têm tudo sob controle. Elas não têm consciência de nenhum problema. Acham que tudo está bem, quando não é bem assim. Esse é o problema de Laodicéia. Em Apocalipse 3 - Podemos ver que Jesus foi um pouco mais fundo em Seu diagnóstico. Estou rico… E não preciso de coisa alguma. É assim que os laodiceanos se sentem.

Evidentemente, os cristãos daquela cidade faziam parte da prosperidade geral. Eles não eram discriminados, nem sofriam perseguição. Isso era muito bom. Mas os laodiceanos não sentiam entusiasmo com o evangelho. Ele não os emocionava. As boas-novas sobre Jesus Cristo já haviam caído de moda. O materialismo entorpeceu seus sentidos espirituais. A correria da vida diária acabou por neutralizar seus valores espirituais, o humanismo invadiu seu espirito e se tornaram insensíveis as coisas de Deus.

A oração virou reza – o louvor virou musica – a igreja se tornou enfadonha – os fins de semana virou fonte só de lazer e o domingo deixou de ser do Senhor – Os eventos tornaram-se em desculpas para deixar de congregar... À primeira vista, o sentir-se confortável não parece ser uma coisa ruim e, certamente, não é algo perigoso.

O que há de errado com suprir as necessidades? O que há de errado com estar bem financeiramente? O que há de errado com estar feliz com o que se tem? A resposta é: nada – exceto quando você é pobre, cego e nu e não sabe!!!

O problema começa quando você está faminto interiormente, mas acha que está bem alimentado; quando você está cego interiormente, mas acha que pode ver. Não lê mais a bíblia, não estuda a palavra, são ausentes nas reuniões, não ora a Deus, pois acham que tem a solução para seus problemas e seu bolso vira ninho de escorpiões...

NÃO BUSCAM O ESPIRITO SANTO: Cristo convida para ungires os olhos [com colírio], a fim de que vejas - (Apoc 3 verso 18). No Novo Testamento, é o Espírito Santo quem abre nossos olhos, quem ilumina nossa mente.

É o Espírito Santo quem nos ajuda a entender e a convencer-nos da verdade. É fácil desenvolver pontos cegos quanto aos nossos defeitos de caráter. O Espírito Santo é quem pode ajudar-nos a ver o que realmente existe no profundo do nosso coração.

Sem o espirito santo ficamos cegos em avaliar nossos defeitos e ficamos lunetarios para ver os defeitos dos outros!!!

Julgamos nossos defeitos pequenos e os defeitos dos outros grandes e perdemos a capacidade de julgar e quando julgamos será sempre sem o Espirito santo SEM MISERICORDIA...

Por que não pedir ao Espírito para guiar-nos em toda a verdade (João 16:13)? A verdade sobre nossa atitude, a verdade sobre nossos pecados ocultos em seu próprio coração, a verdade sobre hábitos escravizantes? Por que não pedir ao Espírito Santo que lhe revele tudo isso e o liberte hoje mesmo? – Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13...

DEPENDENCIA ESPIRITUAL:

O que quer dizer a palavra dependência??? Estado ou qualidade de dependente; subordinação, sujeição, necessidade de proteção, de arrimo (apoio ou escora).

A bíblia retrata isto na figura de uma ovelha com seu Pastor!!! Olha o que diz Jesus na bíblia? - PORQUE SEM MIM NADA PODEREIS FAZER: Toda a vara esta em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:2-5...

Somos totalmente, absolutamente e completamente; dependente de Deus que através de Jesus Cristo Nosso Bom Pastor nos leva a vitória e vida abundante. Se não somos devemos ser, pois isto nos garante a vida eterna que deve ser o nosso alvo...

Texto Bíblico: Salmos 23.1 – O Senhor é o meu pastor e NADA ME FALTARA. - O salmo 23 foi escrito por Davi na visão e perspectiva de um pastor de ovelhas. E como tal, Davi conhecia todas as implicações e realidades desse trabalho. Ele olha para Deus e vê que assim como ele lidava e tratava suas ovelhas, era também cuidado e tratado por Deus que era o seu pastor...

O mesmo cuidado Deus continua dispensando às suas ovelhas ainda hoje. Ele continua sendo e sempre será o nosso grande Pastor. O Senhor é o nosso Pastor e supre todas as nossas necessidades.

Portanto; temos a certeza de sua presença plena em nossas vidas cuidando de nós. Muita das vezes como ovelhas nos distanciamos do aprisco e nos afastamos do nosso Pastor ficamos auto-suficiente. Contudo, Ele é fiel e nunca nos abandona. Ele sempre virá em busca de suas ovelhas.

DUAS VERDADES SÃO AQUI DESTACADAS:

1° - PASTOR PESSOAL: Ele é o meu pastor. Ele tem conosco uma relação pessoal. Ele conhece chama pelos nomes as suas próprias ovelhas. (Jo 10.3). – Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. - João 10:2-4.

Quero colocar uma observação nesta relação pastor e ovelha: Quando vem o perigo a tribulação à noite com suas trevas e ciladas; O bom pastor Jesus Cristo te guarda no curral ou aprisco, mas quando passa o perigo e a noite e no primeiro raio de sol o pastor tira você do curral e te leva para os pastos verdejantes e te da uma vida abundante... Amém!!!

Ele nos conhece pessoalmente. Ele conhece suas ovelhas intimamente, uma por uma, e cuida delas individualmente. Ele conhece as ovelhas uma por uma, tratando-as bondosamente, como indivíduos.

TENHO COSTUME DE DIZER O AMOR DE DEUS É UNIVERSAL, MAS ELE TE AMA COM UM AMOR SINGULAR COMO ÚNICO FILHO!!!

As ovelhas têm contato pessoal com o pastor. A Escritura Sagrada diz: – As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. (Jo 10.27,28). Isto é relacionamento pessoal: O SENHOR É O MEU PASTOR… Isto fala também de comunhão pessoal com Ele. 

2° - PASTOR SUFICIENTE: -  … nada me faltará. Ele é o pastor que supre suas ovelhas em quaisquer circunstâncias. A ovelha é um animal indefeso, míope e incapaz de cuidar de si mesma. Ela necessita do cuidado do pastor.

E Cristo tem toda a condição para suprir suas ovelhas de forma plena. Descanse e confie no Senhor, pois na hora certa Ele sempre tem a resposta de suprimento para suas ovelhas. Ele tem suprimento abundante e suficiente… nada me faltará.

NÃO SEJA AUTO SUFICIENTE SEJA DEPENDENTE DO SEU PASTOR JESUS CRISTO!!! E NADA TE FALTARA:

NÃO FALTARÁ ALIMENTO. (v.2). – Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. - NÃO FALTARÁ REFRIGÉRIO. (v.3ª). – Refrigera a minha alma… - NÃO FALTARÁ DIREÇÃO. (v.3b). – … guia-me pelas veredas da justiça…

NÃO FALTARÁ SEGURANÇA. (v.4a). – Ainda que eu andasse pelo vale da sobra da morte, não temeria mal algum… - NÃO FALTARÁ COMPANHIA. (v. 4b). – Pois tu estás comigo - NÃO FALTARÁ CONSOLO. (v.4c). – … A tua vara e o teu cajado me consolam. - NÃO FALTARÁ SUPRIMENTO. (v.5a). – Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus adversários…    

NÃO FALTARÁ UNÇÃO. (v.5b). – …Unges-me a cabeça com óleo… - NÃO FALTA REGOZIJO OU ALEGRIA. (v.5c). – …O meu cálice transborda. - NÃO FALTARÁ BONDADE E MISERICÓRDIA. (v.6a). – Certamente que a bondade e a misericórdia me seguiram todos os dias da minha vida… - NÃO FALTARÁ CONVICÇÃO. (v.6b). – …Habitarei na casa do Senhor por longos dias...

Ele Jesus Cristo é o bom pastor e faz de tudo quanto pode para cuidar delas, por possuir por elas um amor supremo e um afeto genuíno, protegendo-as do perigo, suprindo-lhes todas as necessidades.

RESUMO: Estes são os resultados da certeza na vida daqueles que foram lavados e remidos pelo Sangue de Cristo, sem dúvida é Alegria completa por pertencer ao rebanho de Cristo. Um rebanho cuidado pelo Sumo Pastor que caminha para os céus.

HISTORIA DE UM REI QUE FOI AUTO-SUFICIENTE:

2 Crônicas - Capítulos - 14 e 15!!! - E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos. E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques. E mandou a Judá que buscasse ao Senhor Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento.

Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz. E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o Senhor lhe dera repouso. Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao Senhor nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram.

Tinha Asa um exército de trezentos mil de Judá, que traziam pavês e lança; e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam com arco; todos estes eram homens valentes. E Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão e com trezentos carros, e chegou até Maressa. Então Asa saiu contra ele; e ordenaram a batalha no vale de Zefatá, junto a Maressa.

E Asa clamou ao Senhor seu Deus, e disse: Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. E o Senhor feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram.

E Asa, e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e caíram tantos dos etíopes, que já não havia neles resistência alguma; porque foram destruídos diante do Senhor, e diante do seu exército; e levaram dali mui grande despojo. E feriram todas as cidades nos arredores de Gerar, porque o terror do Senhor veio sobre elas; e saquearam todas as cidades, porque havia nelas muita presa. Também feriram as malhadas do gado; e levaram ovelhas em abundância, e camelos, e voltaram para Jerusalém. 2 Crônicas 14:1-15...

Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR ESTÁ CONVOSCO, ENQUANTO VÓS ESTAIS COM ELE, E, SE O BUSCARDES, O ACHAREIS; PORÉM, SE O DEIXARDES, VOS DEIXARÁ. E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam.

E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus os perturbara com toda a angústia. Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.

Ouvindo, pois, Asa estas palavras, e a profecia do profeta Odede, cobrou ânimo e tirou as abominações de toda a terra, de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim, e renovou o altar do Senhor, que estava diante do pórtico do Senhor. E reuniu a todo o Judá, e Benjamim, e com eles os estrangeiros de Efraim e Manassés, e de Simeão; porque muitos de Israel tinham passado a ele, vendo que o Senhor seu Deus era com ele.

E ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês; no ano décimo do reinado de Asa. E no mesmo dia ofereceram em sacrifício ao Senhor, do despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas. E entraram na aliança para buscarem o Senhor Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma; E de que todo aquele que não buscasse ao Senhor Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher.

E juraram ao Senhor, em alta voz, com júbilo e com trombetas e buzinas. E todo o Judá se alegrou deste juramento; porque de todo o seu coração juraram, e de toda a sua vontade o buscaram, e o acharam; e o Senhor lhes deu repouso ao redor. E também a Maaca, sua mãe, o rei Asa depôs, para que não fosse mais rainha, porquanto fizera um horrível ídolo, a Aserá; e Asa destruiu o seu horrível ídolo, e o despedaçou, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.

Os altos, porém, não foram tirados de Israel; contudo o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias. E trouxe, à casa de Deus, as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo tinha consagrado: prata, ouro e vasos. E não houve guerra até ao ano trigésimo quinto do reinado de Asa. 2 Crônicas 15:1-19...

Deus nos deu o Velho Testamento para ser um espelho para o homem entender suas necessidades. As coisas que foram escritas no Velho Testamento servem de exemplos práticos para nossa vida. A partir da história de personagens aprendemos muitas coisas para nossa existência. Nós queremos falar da vida do Rei Asa.

Asa foi um dos melhores reis de Judá. A história do rei Asa se encontra detalhada no Livro de 2 Crônicas, capítulos 14, 15 e 16, e também no livro de 1 Reis capítulo 15. Falaremos sobre ele porque governou em uma época parecida com a que vivemos hoje. Veja o que diz a Bíblia: 2 Crônicas 15: 5-6 – Naqueles dias não era seguro viajar, pois muitos distúrbios afligiam a todos os habitantes do território. Nações e cidades se destruíam umas às outras, pois Deus as estava afligindo com toda espécie de desgraças.

É como nossos dias de hoje. Não é mais seguro viajar. Você tem que sair com muita cautela nas grandes cidades. Porque Deus está nos afligindo? Porque os cristãos não estão vivendo a verdade que Ele mandou viver. Estamos saindo por tangentes que não são o âmago do Evangelho. Então, Deus permite essas situações para aplumar, limpar e filtrar.

O rei Asa começou a reinar em uma época difícil. Muito assalto, roubalheira… Como são os dias de hoje. Mas Asa fez o que o Senhor aprovava. Ele retirou o altar de deuses estrangeiros. Seu reino teve paz durante dez anos. Asa fazia aquilo que Deus aprovava. Será que Deus fala assim de você?

2 Crônicas 14: 2-4 Asa fez o que o Senhor, o seu Deus, aprova. Retirou os altares dos deuses estrangeiros e os altares idólatras que havia nos montes, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Ordenou ao povo de Judá que buscasse o Senhor, o Deus dos seus antepassados, e que obedecesse às leis e aos mandamentos dele.

O rei Asa retirou esses altares que tinham vindo por causa de Salomão. Note que os verbos do versículo acima (retirou, despedaçou, derrubou) são verbos de destruição. O rei Asa entendia que o mal você tem que tirar radicalmente. Inclusive sua avó Maaca, que era rainha, foi destituída por ele porque era adoradora de outros deuses.

Na nossa vida, quando vamos servir a Deus, também temos que tomar decisões. Na vida existem deuses que concorrem com Jesus Cristo. O maior de todos é o deus da riqueza. Existem outros, por exemplo, a televisão, televisão a cabo, o celular, trabalho e desejos sexuais. Quando você tira da sua vida esses deuses, você terá Paz.  Não podemos trocar as coisas do Reino de Deus por outros deuses.

2 Crônicas 14:5- Retirou os altares idólatras e os altares de incenso de todas as cidades de Judá, e o reino esteve em paz durante o seu governo.

Deus Guerreia com você - Quando vocês guerreiam contra os inimigos do Senhor, Ele guerreia contra os seus inimigos. Quando Deus guerreia terá Paz, Prosperidade, Bonança na sua vida. Quando vocês estão com Deus, Ele coloca anjos ao redor da sua vida para protegê-lo. O Senhor está com vocês, quando vocês estão com Ele.

2 Crônicas 15:2b – O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará. Nós somos dependentes de Deus, da sua Graça e Misericórdia.

Deus mandou um profeta chamado Azarias que mandou uma mensagem de força e ânimo. Não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado. Tenha garra, persistência. Não importa o que os outros falem. Você tem que fazer aquilo que é a da vontade de Deus. Deus vai transformar seus parentes através de você.

2 Crônicas 15:7 – Mas, vocês devem ser fortes e não se desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado.

Caminhe com Garra - Temos que buscar Deus mais que tudo. Com todo o ser e coração. Não desanime o seu trabalho será recompensado. Caminhe com garra. Sirva a Deus com garra. Na sua empresa, não se importe com as brincadeiras que fazem por você ser crente. Mantenha-se firme e Deus irá reconhecê-lo. Confie plenamente no Senhor - Quando Deus abençoa sua vida, não se acomode.

NÃO TENHA SOBRE SUA VIDA A AUTO-SUFICIÊNCIA!!!

Durante uma guerra, o Rei Asa pediu ajuda ao rei da Bem-Hadade e não ao Senhor.  Deus mandou um profeta falar para o rei Asa que ele agiu de forma errada. Asa não confiou plenamente em Deus, que sempre entregava os inimigos em suas mãos. Não podemos confiar em outras coisas, mas sim em Deus.

2 Crônicas 16:7,8 – Naquela época, o profeta Hanani foi dizer a Asa, rei de Judá: Por você ter pedido ajuda ao rei da Síria e não ao Senhor, ao seu Deus, o exército do rei da Síria escapou de suas mãos.

POR TER SIDO AUTO-SUFICIÊNTE E NIGLIGENCIADO O PODER DE DEUS ASA PERDEU A GUERRA!!!

Por acaso os etíopes e os líbios não eram um exército poderoso, com uma grande multidão de carros e cavalos? Contudo, quando você pediu ajuda ao Senhor, ele os entregou em suas mãos.

Peça para que Deus ajude você a destruir os concorrentes de Jesus na sua vida. Busque-o de todo o seu coração. Sirva a Deus com coragem, garra, força e persistência. Entenda que Deus é a sua defesa, escudo e proteção. Confie plenamente no Senhor.

NÃO SEJA AUTO-SUFICIÊNTE!!!

OUTRO ERRO DE AUTO-SUFICIÊNCIA DO REI ASA:

No trigésimo sexto ano do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá e edificou a Ramá, para não deixar ninguém sair, nem chegar a Asa, rei de Judá. Então Asa tirou a prata e o ouro dos tesouros da casa do Senhor, e da casa do rei; e enviou servos a Ben-Hadade, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:

Acordo há entre mim e ti, como houve entre meu pai e o teu; eis que te envio prata e ouro; vai, pois, e anula o teu acordo com Baasa, rei de Israel, para que se retire de sobre mim. E Ben-Hadade deu ouvidos ao rei Asa, e enviou os capitães dos seus exércitos, contra as cidades de Israel, e eles feriram a Ijom, a Dã, a Abel-Maim, e a todas as cidades-armazéns de Naftali.

E sucedeu que, ouvindo-o Baasa, deixou de edificar a Ramá, e não continuou a sua obra. Então o rei Asa tomou a todo o Judá, e levaram as pedras de Ramá, e a sua madeira, com que Baasa edificara; e com elas edificou a Geba e a Mizpá. Naquele mesmo tempo veio Hanani, o vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão.

Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas tuas mãos. Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.

Porém Asa se indignou contra o vidente, e lançou-o na casa do tronco; porque estava enfurecido contra ele, por causa disto; também Asa, no mesmo tempo, oprimiu a alguns do povo. E eis que os atos de Asa, tanto os primeiros, como os últimos, estão escritos no livro dos reis de Judá e Israel. E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas antes os médicos.

E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano quarenta e um do seu reinado. E o sepultaram no seu sepulcro, que tinha cavado para si na cidade de Davi, havendo-o deitado na cama, que se enchera de perfumes e especiarias preparadas segundo a arte dos perfumistas; e, destas coisas fizeram-lhe uma grande queima. 2 Crônicas 16:1-14...

Asa que tinha começado tão bem, acabou muito mal. Ele, progressivamente, continuou a se afastar do Senhor e a confiar na força humana FOI AUTO-SUFICIÊNTE. Em sua velhice, padeceu dos pés, buscou a ajuda da medicina e dos homens e se esqueceu de Deus.

É possível que os médicos dessa época invocassem poderes do mal ou dos mortos proibidos por Deus. Não se trata de uma visão preconceituosa contra a medicina como se esta fosse ou pudesse ser oposta a Deus. De forma alguma, Deus tanto pode usar meios mediatos (ciência humana) como imediatos (milagres) para curar alguém.

Mas o grande problema na vida do rei Asa é que ele tornou-se AUTO-SUFICIÊNTE e parou de buscar a Deus, pois havia paz, seus inimigos foram vencidos e estava muito rico o seu reino. A auto-suficiência de Asa o levou a morte por uma doença curável e pelo poder de Deus e seu milagre totalmente restabelecível. Mas Asa não buscou ao Deus de Israel e morreu e sua AUTO-SUFICIÊNCIA...

Não tendo conseguido a cura, veio a falecer e foi sepultado. Josafá, seu filho, reinou em seu lugar. Apesar de tudo, Asa foi sepultado com honras, como era apropriado a um filho de Davi!!!

 

Deus é fiel!!! Maurílio Oswaldo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário