DECIMO
OITAVO LIVRO BONUS ON LINE DE PESQUISAS – COMPILAÇÃO – REVELAÇÃO – ADAPTADOS
PARA O CONTEXTO DA IGREJA DE NOSSOS DIAS – UM TRABALHO DO ESCRITOR E HISTORIADOR
BIBLICO MAURÍLIO OSWALDO!!!
UM LIVRO ON-LINE QUE TRAZ A HISTORIA
DE ISRAEL EM SEU CONTEXTO HISTORICO E TEORICO A NIVEL DE INFORMAÇÃO PARA QUE
APRENDEMOS E EM SEU CONTEXTO HISTORICO E PRATICO PARA QUE POSSAMOS APRENDER A
OBEDECER O DEUS DE ABRAÃO – ISAQUE – JACO!!!
A
CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES
HEBREUS
- 9.22 - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem
derramamento de sangue não há remissão. Texto Áureo - Êxodo 29 1-12 – Isto é o
que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o
sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula, E pão ázimo, e bolos
ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor
de farinha de trigo os farás, E os porás num cesto, e os trarás no cesto, com o
novilho e os dois carneiros.
Então
farás chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação, e os
lavarás com água; Depois tomarás as vestes, e vestirás a Arão da túnica e do
manto do éfode, e do éfode, e do peitoral; e o cingirás com o cinto de obra de
artífice do éfode.
E a mitra porás sobre a sua cabeça; a
coroa da santidade porás sobre a mitra. E tomarás o azeite da unção, e o
derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás. Depois farás chegar seus
filhos, e lhes farás vestir túnicas. E os cingirás com o cinto, a Arão e a seus
filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto
perpétuo, e consagrarás a Arão e a seus filhos; E farás chegar o novilho diante
da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça
do novilho; E imolarás o novilho perante o Senhor, à porta da tenda da
congregação.
Depois tomarás do sangue do novilho, e
o porás com o teu dedo sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante
derramarás à base do altar.
JESUS
O PERFEITO SACERDOTE
Este
estudo no qual falamos as figuras do passado de forma tipológica, para podermos
entender as figuras que nos orientam na nossa vida como povo de Deus e nos
levam ao entendimento da atuação divina em nossa caminhada, como crentes, neste
mundo.
Assim,
através deste livro compilado e adaptado podemos conhecer a figura sacrossanta
(santo e sagrado, duplamente santo, que não pode ser violado) de Nosso Senhor Jesus
Cristo. Aqui, podemos aprender a figura sacerdotal de Jesus Cristo como o
legitimo Sacerdote vicário, que sendo Deus foi ungido Salvador da Humanidade
para ser ao mesmo tempo Sacrifício, Oferta vicária (Substituição do pecador
pelo santo), remidor (absolvidor do pecado) e Sacerdote Perfeito.
Quando
o sacerdote prestava o sacrifício diante do senhor, necessitava primeiro
sacrificar por si mesmo. Assim, ele estava com seus pecados cobertos e podia
administrar os trabalhos no templo sem risco para si, e para a não aceitação
das ofertas do povo, a quem ele representava diante do Senhor.
SE REALIZAR A OBLAÇÃO POR SI MESMO ELE NÃO PODERIA EXERCER A MESMA PELO
POVO.
CONSAGRAÇÃO
Sagrar
- v.t. Conferir um caráter sagrado por meio de cerimônias religiosas: sagrar um
imperador. Tributar ou dedicar a Deus ou ao santo serviço; devotar ou
consagrar; Designar ou reservar de forma exclusiva a; devotar ou dedicar. (Etm.
do latim: sacrāre) Dedicar (-se) a Deus ou ao culto de um santo; CONSAGRAR
(-SE) [tdr. + a : Sagrou -se ao sacerdócio.] Investir em certa dignidade,
mediante determinada cerimônia. [td. : sagrar um rei.] [tdp. : Sagrou -o
bispo.]
CONSAGRAR,
DEDICAR AO SERVIÇO DE DEUS;
Rel.
Tornar sagrado; reservar ou dedicar (algo, alguém) à divindade (por meio de culto)
ou ao serviço dela (por voto, promessa) Venerar, respeitar como coisa sagrada,
consagrar: a posteridade sagrou seu nome. Quando Moisés recebe a ordem do
Senhor para consagrar os Sacerdotes, recebe com a mesma os seguintes parâmetros
para tal ato: - Santificar; “De sorte que, se alguém se purificar destas
coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e
preparado para toda a boa obra”.
2
Tm 2.21 - Lavá-los; Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte
comigo. João 13:8- Assim como os sacerdotes, precisavam da purificação, para
poder realizar a purificação com água em suas atividades, nós como sacerdotes
necessitamos de ser purificados, não mais com água, mas com a Palavra. “Limpo
estou, sem transgressão; puro sou, e não tenho iniquidade”. Jó 33:9...
É
importante atentar para a expressão que Jesus utiliza, nela contém a
purificação como a necessidade para estar, ou ter parte com Ele, assim como
este ato era determinado como rito de passagem ao sacerdócio, como pactual. Quem
quiser ter este pacto com Cristo precisa ser lavado pela Sua Palavra. É uma
ação dos novos sacerdotes de Cristo: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os
pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros”. João 13:14 - Vesti-los;
VESTES
SACERDOTAIS E AS VESTES DE JESUS:
Ex
28:4, 42. As vestimentas do sumo sacerdote compunham-se de sete peças ― a
estola, ― a sobrepeliz, ― o peitoral, ― a mitra, ― a túnica bordada, ― o cinto ―
e os calções. Os sacerdotes usavam também mantos de linho fino durante o serviço
no templo. Essas vestimentas vinham do tecelão que fazia a peça inteiriça. Eram
presas à cintura por um cinto decorado com trabalho de agulha (Ex 38:31-34).
Jo
19:23-24 - Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas
vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a
túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.
Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela,
para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram
entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os
soldados, pois, fizeram estas coisas.
A vestimenta de Jesus era também um
manto sem costura, simbolicamente mostrando seu sacerdócio universal sacerdócio
universal. Hb 4:14-15. - Cingi-los; - Cobrir as suas cabeças; - Ungi-los; “Tu
amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com
óleo de alegria mais do que a teus companheiros”. Sl 45:7 “Em todo o tempo
sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”. Ec 9:8 -
Atá-los - atar, amarrar, ligar, unir em liga. Tiara. O sacerdote usava uma
tiara. Esta peça era feita de linho fino (Êx 39:28). A palavra hebraica
(migbaoth), da qual sei traduziu tiara significa "ser sublime".
REALIZAR
UM ATO SACRIFICIAL.
“E
imolarás o novilho perante o Senhor, à porta da tenda da congregação. Depois
tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as pontas do
altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar”. As vestes
demonstram o significado Da necessidade de revestimento, ou de novas
vestimentas. Hb 13.15 “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de
louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”.
Nós
também somos “revestidos” de novas vestes. E para isto somos “revestidos de
Cristo”, para oferecimento de louvor sacrificial. Como somos irmãos de Jesus
temos por direito o sacerdócio e vestimentas sacerdotais: “Por isso convinha
que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo
sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo”. Hb 2.17
ATOS
SACERDOTAIS
Imolar
– Nos chama a atenção, que ao realizar tais atos Moisés estava sendo orientado
por Deus, e no momento da sua apresentação (Arão e os seus) ao sacerdócio
levítico, eles estavam sendo aliançados com Deus (consagrados) para exercício
desta intermediação vicária. Era uma forma de dizer que ao assumir o seu
relacionamento seria, totalmente dedicado com o Senhor no exercício do
sacerdócio. Eles estavam, sob esta orientação, e ao realizar tais atos,
amarrados com o Sacerdócio divino, de onde, portanto se entende as severas
punições a cada deslize, entre os da casa sacerdotal, como o que ocorreu com
Nadabe e Abiú.
Eles
estavam ligados a um compromisso: O Sacerdócio. Eles passavam a formar uma
Liga, uma Federação de Sacerdotes. Como pastores, estamos ligados, ou seja,
unidos em Ligas: as nossas Convenções. Como Ministros de Deus ligados aos
ditames do Santo Ministério (1Tm 3;2Tm 2;Ef 4.1-4;11.ss). Como sacerdotes da
Nova aliança estamos ligados a Igreja.
Ao
serem vestidos e revestidos (vide vestes, acima) eles mostravam que havia
diferença, advinda do compromisso assumido pela tribo de Levi, que os tornava
especiais, com obrigações maiores espirituais, como vida santificada,
consagrada e preparação para o exercício do culto perante a Divindade: O
Senhor. Nós como sacerdotes, na visão da salvação, todos os crentes, temos
roupas novas. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem
de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 2 Timóteo 2:15...
Mas,
como sacerdotes no exercício da anunciação do Evangelho, pela separação e
imposição das mãos do presbitério (pastoral) recebemos roupas novas e nos
ligamos e somos atados ao exercício ministerial de forma tal, que devemos nos
apresentar como obreiros com obrigações e dedicação total ao Santo Ministério.
O
ato de cingi-los representava perante toda a congregação dizer: “Eles estão
preparados para o exercício do sacerdócio”! Eles vão iniciar uma jornada e
precisam ajustar suas vestes de acordo com a necessidade desta jornada!!! A
observação aos costumes orientais explica este ato: “A prática dos orientais
que para movimentar-se com mais naturalidade, quando iniciando uma jornada ou
engajando-se a algum trabalho, a ajustar suas vestes longas e ondeantes ao
redor de seus corpos e prendê-las com um cinto de couro”. STRONG, James.
Assim,
nós também sacerdotes do Evangelho precisamos ao iniciar esta jornada cristã
nos paramentarmos, adequando nossas “vestes” ao modo de proceder de um
sacerdote, para que ela não nos fique nem “folgada”, nem “justa” demais, em
nossos Ministérios.
Vestes
da salvação, mas também, vestes de justiça, de verdade e de amor. Assim, como
Arão paramentado se apresentava diante do Santo dos Santos, Jesus com as vestes
de Justiça se apresentou diante das Potestades com autoridade para apresentar o
sacrifício perfeito, no qual ele foi a Oferta e o Ofertante, podendo assim
realizar o Ofício Pleno e consumado, para não haver, ou restar, mais sacrifício
a ser realizado. As condições do Sacerdote em relação as suas vestes eram
materiais, mas plenas de tipologia, apontando para o Messias, O Salvador o Sumo
sacerdote Dos Céus.
Desta
maneira, a escritura Veterotestamentária (relativo ao Velho Testamento. É uma
palavra constituída por vetero - do latim vetus, vetĕris, velho e pelo adjetivo
testamentário, relativo a testamento), mostra quais seriam as vestes deste
sacerdote do santuário Celestial.
DIZ
O PROFETA ISAÍAS
Pois
vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua
cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo,
como de um manto”. Isaías 59:17. Ele tem: - as vestes... Da túnica e do manto
do éfode, e do éfode, e do peitoral; o cinto de obra de artífice do éfode. a
mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás sobre a mitra. “Quem
é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em
sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça,
poderoso para salvar”. Isaías 63:1
É
importante ressaltar isto, pois antes os levitas se vestiam como todos, mas ao
serem consagrados ao “levirato” (costume, observado entre alguns povos
primitivos, que obrigava um homem a casar-se com a viúva de seu irmão quando
este não deixava descendência masculina) - (o filho desse casamento era considerado
descendente do falecido) Este costume é mencionado no Antigo Testamento como
uma das leis de Moisés) passam a usar roupas diferenciadas, para serem vistos e
distinguidos entre o povo.
Eles
passam a usar vestes talares, cintos, e tiaras. O sumo Sacerdote, desta nova
Ordem, tem uma vestimenta exemplar (com duas pedras Ônix, contendo cada uma a
gravação dos nomes das seis tribos) e com todos os significados, levando no
peito o nome de cada uma das tribos da Federação de Israel. Assim, nós também
temos o nosso nome gravado nas Mãos de Cristo. Significando que ao Ele levantar
a sua mão todos podem ver, principalmente o Pai o nosso nome inscrito, junto as
Marcas da Cruz.
Éfode
- com duas pedras Ônix, contendo cada uma a gravação dos nomes das seis tribos.
Peitoral - Doze pedras cada qual com sua cor característica identificando a
Tribo, pelo nome nela inscrito. Urim e Tumim, as pedras da luz. Glossário -
diazonnumi; v. atar, por ao redor da cintura; cingir-se com algo, envolver algo
ao redor de si mesmo. - anazonnumi; v. cingir-se; metáf. estar preparado; –
chagar – v. cingir, vestir, cingir-se, colocar um cinto; cingir; atar. –
qashar; amarrar, fisicamente (cingir, confinar, compactar) ou mentalmente (em
amor, aliança); v. atar, amarrar, ligar, unir em liga; ligar-se a alguém. Oblação
- s.f. Religião. Ação de ofertar, fazer uma oferenda, a Deus.
Na
Liturgia: Momento dedicado pelo celebrante para ofertar os elementos
eucarísticos a Deus. Oferta feita nesse momento: oblata. P. ext. Quaisquer
oferendas ou algo que pode ser ofertado; oferecimento. pl. oblações. (Etm. do
latim: oblatio); Remissão - ηο aphesis; n. f. livramento da escravidão ou
prisão; remissão ou perdão, de pecados (permitindo que sejam apagados da
memória, como se eles nunca tivessem sido cometidos), remissão da penalidade. -
sh êmittah; n. f. suspensão da cobrança de tributos, remissão (temporária),
perdão (da dívida); Remissão - Etm. do latim: remissio.onis; s.f. Ação ou
efeito de remeter; Ação de remediar ou abrandar, temporariamente, os sintomas
de uma doença.
Disposição
para desobrigar o cumprimento de uma obrigação ou pena. "Remissão" -
Clemência, Indulgência, Misericórdia, Perdão; Sentimento de compaixão;
indulgência. Ação ou efeito de remitir; perdoar. Ação ou efeito de remir;
alcançar o perdão; Gram. Forma Regre. de remir. Neste caso a forma recomendável
é remição. Outros Significados: Diminuição do sofrimento ou do cansaço. Alívio,
Consolo; Medicina- Diminuição momentânea dos sintomas de uma doença.
Remitência.
Estes
significados, se lidos a luz do texto veterotestamentário, e sua etimologia, na
escrita deste texto - sh êmittah - nos levam ao entendimento de que a remissão
sacerdotal era precária, isto é não sanava o problema dos pecados cometidos,
mesmo quando eles eram levados pelos sacerdotes ao lugar do Ofício para tal. Porém,
o sacrifício eterno, vicário de Jesus tem o poder, deste legítimo Sumo
Sacerdote de apagar os nossos pecados. Sinônimos de Remissão - absolvição,
indulto e perdão. Vicário - adj. Que substitui, que faz as vezes de.
Gramática
Diz-se do termo (pronome pessoal, pronome demonstrativo e certos verbos como ser
e fazer) que se emprega para evitar a repetição de outro. (Ex.: pretendia
visitá-lo e só não o fiz por motivo imperioso.) stole; n. f. equipamento;
conjunto de roupas, vestes; espec., veste externa e solta, que se prolonga até
os pés, própria para homens. Usada pelos reis, sacerdotes, e pessoas de
posição, malbuwsh ou malbush – n. m. vestes, roupa para solenidades, traje,
paramento.
Sem
mácula – tamîm - lit. moral - inteiro;
perfeito; verdade; irrepreensível;
completo; – chesheb; n. m. cinto, faixa, obra engenhosa; obra esmerada - o nome
de um cinto ou faixa da éfode. - chagowr ou chagor e (fem.) -
chagowrah ou chagorah, cinturão, cinto; cobertura para os lombos, tecido para
os lombos, armadura, - qadash; v. consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser
consagrado, ser santo, ser santificado, ser; separado - ser colocado à parte,
ser consagrado; ser santificado; consagrado, proibido. - ser santo - separar
como sagrado, consagrar, dedicar; observar como santo, manter sagrado; honrar
como sagrado, santificar; consagrar. - ser consagrado; consagrado, dedicado. -
manter alguém à parte ou separado; - santificar-se (referindo-se a Deus)...
A
Posição dos Levitas - Toda a Congregação de Israel teria um Sumo Sacerdote. E
se a ocupação dos sacerdotes era servir a Deus (para administrarem) a
comunidade dos levitas deveria servir aos sacerdotes. Na Igreja cristã toda
igreja atuante e instalada, deve servir e saber que é um sacerdócio santo que
oferece sacrifícios espirituais. Sendo assim, todos os crentes membros, desta,
devem saber que têm o ministério do proveito, devem “ajudar” os seus
“sacerdotes” na realização e ofício e oferecimento do serviço espiritual, o
Culto.
São
por isto, mesmo, comparáveis aos levitas desta nova ordem estudada neste livro.
Das Obrigações e Significados: Entre os atos os sacerdotes recebiam a
consagração com sangue. Assim, eles receberam das mãos de Moisés, sangue na
orelha direita, sangue no polegar direito e sangue no dedo do pé. Seu
significado era:
Sangue
na orelha direita – para só ouvir a Voz de Deus (sua palavra); - sangue no
polegar da mão direita – para cumprir com fidelidade as suas obrigações; -
sangue no dedo do pé – para que andasse no caminho da justiça. Para simbolizar
à nós, que somos sacerdotes da Nova Aliança e cobertos pelo Sangue de Jesus,
que a aspersão do sangue significa a obra expiatória de Cristo aplicada a todas
as nossas atividades.
A
Importância do Sangue - Segundo o entendimento dos diversos estudiosos, e a
própria metáfora encontrada na base textual, ora utilizada, que o sangue era a
base do sistema sacrificial levítico. Ideia que foi transferida pelos apóstolos
para o Novo Testamento, sob a forma do sangue de Cristo. Prevalece com total
base teológica veterotestamentária, no Novo Testamento a ideia da expiação
vicária, embora maneira perfeita, em Jesus.
Haima
– O sangue expiatório, este é o sentido da palavra, usado no Novo Testamento,
embora a palavra em termos técnicos seja sinônimo de sangue de animais e de
homens. É o sangue expiatório do sacrifício de Cristo. É o que age para trazer
a purificação, o perdão e a redenção. Dam – sangue; humano ou animal (Lv.17. 14
Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue;); aparece 380 vezes no AT,
sendo a primeira delas em Gn 4.4 e só em Levíticos 60 vezes...
Nesta
Lição temos a importância e a forma aplicativa do uso do sangue. Para quem
estuda e busca respostas, a Bíblia é completa, inerrante. Ela tem completude em
suas páginas. Desde o primeiro pecado, Deus mostra de forma clara que o sangue
seria necessário e vital para a redenção do homem. Gn 2.21 Sangue significando
revestimento para proteção do homem, despido da inocência e que agora se expõe
sem proteção. Vida por vida.
“Houve
tempo em que os homens podiam manter-se de pé diante de Deus, sem nenhum
embaraço. Mas, depois do pecado, envergonhavam-se culposamente tanto diante de
Deus quanto na presença uns dos outros. Mas as folhas de parreira que tentaram
coser não foram o bastante. Em última análise, o próprio Deus precisa vesti-los
com aquilo que envolve dor, sangue e sacrifício"...
Assim,
nós nos somos revestidos do Cristo, em seu sangue. Gl 3.27 “Porque todos
quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”. O sangue é
elemento vital necessário para a existência da expiação. “Porque a vida da
carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer
expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma”.
Lv 17.11. Pela Expiação há reconciliação com Deus. Sangue sobre o altar
significa vida no altar e com propósito. A Vida, como a Bíblia nos diz está no
sangue e sem vida, não há Expiação possível.
Na
cerimônia da consagração do sacerdócio Araônico, temos a presença do sangue. No
seu corpo, após a unção com óleo temos o sangue aspergido, na orelha direita,
polegar direito e dedo do pé direito (vide acima). Era a validação. Na
instituição da liturgia, temos a inclusão do sangue. Em tudo o sangue tem
preeminência, uma demonstração tipológica do futuro sacrifício eterno, a se
realizar no Calvário!!!
“Bem
como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a
sua vida em resgate de muitos”. Mateus 20:28 - É um cordão de sangue, do Éden
ao Calvário, não houve quem pudesse pagar o preço do homem, a não ser Jesus – O
Filho do Homem.
No
próprio Oficio temos o sacerdote se protegendo para adentrar no lugar do santo,
com sangue. “O sangue era considerado sagrado em si mesmo, sendo a sede da vida
biológica, de alguma maneira misteriosa. Há vida no animal, como há vida no
homem, não há nenhum tipo de contradição, nesta palavra com a palavra do
Apóstolo Paulo (“a carne do animal é uma e a carne do homem é outra...”), pois
o próprio Deus, como dito acima, mostra isto. Era a vida que estava sendo
oferecida, na expiação, ao sangue ser vertido sobre o altar do sacrifício.
Deus
honrava isto, e ao honrá-lo, também perdoava o pecado. Uma vida (a do sangue do
animal sacrificado) fora oferecida em lugar da vida humana, que merecia morrer
por causa de seu pecado. O sangue era por demais sagrado para ser usado na
alimentação. Era visto como inerentemente sagrado e virtuoso quando se tratava
de perdão de pecados.
Entendendo
a não ingestão do sangue:“Na expiação, entretanto, a pessoa obtivera a vida, e
não a morte, porquanto seus pecados foram perdoados. Em consequência, qualquer
pessoa que cresse nessa teologia, mostrar-se-ia absolutamente destituída de
respeito se viesse a ingerir sangue, em qualquer de suas formas”...
Entendendo,
Por quê? Para que isto fosse simbologia, enquanto não chegasse a Plenitude dos
tempos – Gl 4.4... Pois, a Plenitude apresentaria ao Mundo dos homens e as
potestades o verdadeiro valor do Sangue, o sangue do Cordeiro de Deus – Agnus
Dei – que tira o pecado do Mundo, com seu Sangue, comprando para Deus de todas
as nações, homens e os fazendo reis e sacerdotes.
Enquanto
isto não aconteceu, os animais foram utilizados por Deus, como elementos
substitutos nos sacrifícios de remissão e expiação. Mas, vindo Jesus não houve
mais necessidade de utilizá-los nas ofertas perecíveis, pois o sacrifico agora
é Eterno!!! Foi o término da alegoria pela consumação real e duradoura.
Hb
9.11-14 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e
mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem
por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no
santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Quanto mais o sangue de
Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus,
purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus
vivo?
Portanto,
sem nenhuma dúvida: Texto Áureo. Hb 9.22 E quase todas as coisas, segundo a
lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Nem
para o sacerdote e nem para os ofertantes!!!
Fonte: Dicionário Priberam da Língua
Portuguesa [em linha], 2008-2013; Dicionário Strong; Panorama do Antigo
Testamento. Bíblia Plenitude – SBB; Bíblia online; História e Bíblia - Uma
Ponte Para O Conhecimento; - apud - PACKER, James. TENNEY, Merrill. WHITE, William.
Vida Cotidiana Nos Tempos Bíblicos. Editora Vida. São Paulo, Brasil. KIVITZ, Ed
Rene; SILVA, Natan - GILBERTO, Antonio. Bíblia Explicada - CPAD - S.N.E. McNair.
CHAMPLIN, Russell Norman Ph. D.
DEUS
TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...
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