Essas três palavras foram combinadas em um único verso: “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres [dunamesi], prodígios [terasi] e sinais [semeiois], os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmas sabeis.” Atos 2:22.
TERATA – PRODÍGIOS OU MILAGRES: A palavra terata geralmente é traduzida por “prodígios” ... Essa palavra indica o estado mental das testemunhas oculares do milagre. Para as testemunhas, tal demonstração de poder foi contrária às suas expectativas – oposta a qualquer coisa com que estavam acostumadas.
Tais milagres, no entanto, não se tratava meramente de “prodígios”, para efeito de uma admiração momentânea. O foco estava na finalidade com que eram realizados e no apelo espiritual que produziriam. Um bom exemplo disso é a cura do homem coxo em Listra.
SEMEIA – SINAIS: A palavra semeia geralmente é traduzida por “sinais”. Em 2 Coríntios 12:12 (VARA) o apóstolo Paulo escreveu: “Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.”
A finalidade desses “sinais” era para ser uma indicação da contínua presença e trabalho de Deus e uma prova da natureza autêntica do evangelho. Por exemplo, os “sinais” ou os “prodígios” de Cristo autenticaram Seu chamando divino e Sua natureza como Filho de Deus. Esses sinais foram evidentes na obra dos discípulos. Da mesma forma, os sinais e os prodígios realizados por Paulo e Barnabé testificaram que o Espírito de Deus estava com eles.
Em Hebreus 2:3 e 4 lemos o seguinte: “Como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande? Primeiro, o próprio Senhor Jesus anunciou essa salvação; e depois aqueles que a ouviram nos provaram que ela é verdadeira. Ao mesmo tempo, por meio de sinais de poder, maravilhas e muitos tipos de milagres, Deus confirmou os testemunhos deles. E, de acordo com a Sua vontade, distribuiu também os dons do Espírito Santo.”
Em outras palavras, esses sinais revelam a obra sobrenatural de Deus inspirada por Seu Espírito entre nós. Os sinais eram atos verídicos em que o operador do milagre poderia alegar ser um representante verdadeiro de Deus.
DUNAMIS – PODER: A palavra dunamis geralmente é traduzida por “poder”. Os milagres podem ser considerados “poderes” ao demonstrarem o grande poder de Deus que se manifestou claramente em Jesus, “O Grande Poder” de Deus. Essa palavra sugere que existem forças maiores em ação em nosso mundo natural. Essa palavra no plural, “poderes”, é a mesma traduzida por “forças miraculosas” e “milagres” ...
No grego original, Dunamis é a raiz da palavra dinamite e carrega uma conotação de dinâmica ou dínamo que sugere aquilo gera energia ou vida. O apóstolo Paulo usou essa palavra no livro de Atos para descrever o poder explosivo do Espírito Santo na Igreja. Era um poder que se manifestava em dons, milagres, muitas conversões e um crescimento significativo na igreja. Tudo isso foi descrito e relatado por Lucas em Atos 4:33:
“Com grande poder (dunamis) os apóstolos continuavam a testificar da ressureição do Senhor Jesus e grande favor estava sobre eles”. Na língua grega, idioma no qual o Novo Testamento foi escrito há quatro palavras sinônimas de poder. Exousia (autoridade delegada), Ischuros (força física), Kratos (domínio) e por fim vem à palavra Dunamis providenciando um sentido de energia, grande força e grande habilidade. É muitas vezes descrito como o poder vindo de um outro mundo em atividade na Terra, conquistando a resistência.
TODO O PODER DE DEUS FOU DELEGADO A NÓS SUA IGREJA, MAS TAMBÉM ESTÁ EM NÓS O DIREITO DE FECHAR A TORNEIRA OU ABRIR DEIXANDO TODO O PODER DE DEUS FLUIR EM NÓS. PORTANTO VAI LÁ MEU IRMÃO ABRE OU ESCANCARA OS MANANCIAIS DE DEUS E VIVA NO PODER DO ESPÍRITO SANTO!!! AMÉMM....
DUNAMIS (DINAMITE
E DÍNAMO):
PODER DE DESTRUIÇÃO PARA TODAS AS MURALHAS...
JOAO 15:01ª05 - Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER. - João 15:5...
Bíblia Viva - Sim, Eu Sou a Videira; vocês são os Meus ramos. Todo aquele que vive em Mim, e Eu Nele, produzirá muitos frutos. Porque separados de mim vocês não podem fazer coisa alguma. 1 JOAO 2:20/SALMO 131.
A minha palavra aqui hoje e como foi na vez passada tem dois objetivos e duas funções, “levar a igreja a usar os recursos tremendos dados por Deus para a sua igreja (força e poder)” ... para isso precisamos de três atitudes: 1º receber – 2º crer – 3º desenvolver (crescer nos dons de Deus) ...
2 Coríntios 1:20 “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” Ao receber as promessas de Deus precisamos de; 1/Acolher (receber). 2/Guardar no coração. 3/Gerar esperanças. 4/Traz sonhos e visões – 5/Profetizar (anunciar ao mundo natural e espiritual) ...
PODER E DOMINIO NOS 5 MUNDO EXISTENTES: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios (ESPIRITUAL); Falarão novas línguas (UNIVERSAL); pegarão em serpentes (ANIMAL); e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal (VEGETAL); se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados (FISICO). Mc 16:17,18.”
Dunamis, palavra
grega que designa dinamite, artefato explosivo de alto poder de transformação.
Um mover interno de destruição (DINAMITE PODER EXTERNO) e um poder interno de
transformação (DÍNAMO PODER INTERNO) gerando energia celestial... Você já viu
um edifício sendo explodido? Você já viu como se abre uma mina na rocha? Muitos
kgs de dinamite são usados, com uma preparação prévia de alto nível de
engenharia. E BUM!!!
O ambiente é
totalmente transformado com uma velocidade descomunal. A distância pode-se
sentir e ouvir seus efeitos. Quando meditei em explosão, dunamis, dinamite, o
Senhor Jesus me fez entender melhor sua palavra a respeito da grande comissão:
E disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Mc
16:15)”. No dia em que fomos selados pelo Espírito Santo passamos a serem
filhos do Senhor e começamos a pertencer a Cristo conhecendo seu querer através
de sua Palavra fomos transformados:
Antes algo destrutivo e mortal, agora alguém a ser usado nas mãos do poderoso e Eterno para transformação de vidas. - “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. João 14:12.
QUEM SOMOS NÓS??? – EFÉSIOS 3:17-20. “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” - (DUNAMIS = DINAMITE E DINAMO).
Nós somos DUNAMIS, o Senhor nos escolheu, nos separou e nos prepara a cada dia para abalar o inferno, satanás e suas hostes do mal. Basta querer, buscar e andar sempre em frente com JESUS CRISTO. Nosso inimigo só recua quando reconhece em nós o poder, a autoridade e o sangue de JESUS. Por que em nós muitas vezes não opera este poder? - “Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira. Mt 10:39”.
A dinamite foi inventada por Alfred Nobel no séc. XIX (19), que a patenteou como “pó de segurança para explodir”, pois ela é NITROGLICERINA (explosivo muito sensível) + PÓ DA TERRA (areia diatomácea). ESPIRÍTO SANTO + IGREJA = BBBUUUUMM!” ... PODER DE DESTRUIÇÃO DE TODO MAL!!! PODER DE DEUS DUNAMIS = DINAMO: SOBRE O DÍNAMO: “Quando o gerador transforma energia mecânica em elétrica ele é chamado gerador mecânico ou dínamo; DINAMO DE DEUS GERA ENERGIA CELESTIAL EM NÓS”.
1- Dunamis -
(Dinâmico - Dínamo - Dinamite). a) – Dinâmico - (dunamis). A Palavra “poder” pode ser traduzida de
várias formas. A exemplo podemos entender a palavra “dunamai” é “ser capaz, ter
poder, quer por habilidade pessoal. (Dinâmico). O crente cheio do Espírito
Santo é ativo na igreja e para tudo. b) - Dínamo - (dunatos) Significa: Poderoso,
vigoroso, potente. O equivalente a “dunamis” com o significado de ser “capaz”
aquele que tem capacidade. O CRENTE CHEIO DO PODER É UM GERADOR DE ENERGIA.
c) - Dinamite – (ischuros) – Forte, poderoso – coisas fortes, a força do fogo (Hebreus 11:34) “apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros (ESTRANHOS)”.
Grandes trovões (Ap. 19: 5 e 6) – “E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. Apocalipse 19:5. E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Apocalipse 19:6”.
A FORÇA DA DINAMITE – EXPLOSÃO – CHEIO DE PODER QUE DESTRÓI AS TRINCHEIRAS MALIGNAS.
COMO SER CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO DUNAMIS: Quando estamos com sede geralmente vamos a fonte para beber água. Quando estamos com sede do Espírito santo precisamos ir buscá-lo. Só assim Deus nos encherá com a força do seu poder (dunamis). Veja o que é importante fazermos para ter a força da eficácia do poder de Deus em nós (dunamis): 1) – Busque o Espírito Santo. 2) – Receba-o pela fé. 3) – Não tenha pecado em sua vida. 4) – Viva cheio do Espírito Santo. 5) – Ande no Espírito.
LEMBRE-SE O
ESPÍRITO SANTO EM NÓS É A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS COM SEU PODER E
AUTORIDADE!!! AMEMMM...
Deus te abençoe!!!
Oswaldo Souza...
Nenhum comentário:
Postar um comentário