É DANDO QUE SE RECEBE: - Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo (grande ajuda); que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei ou o capitão do exército? (2 Rs 4.13).
O AVISO E O LIVRAMENTO: Pessoas que sabem honrar sempre são e serão honradas pelo Deus Eterno. Uma fome se estende por toda a cidade: Mas só existe o registro de uma pessoa que foi avisada, a mulher de Suném (2Rs 8.1-2).
E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos. E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus; porque foi ela com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus sete anos.
PODEMOS APRENDER AQUI, ALGUMAS COISAS MUITO INTERESSANTES: - O profeta de Deus, Eliseu, passou várias vezes pela porta daquela mulher até que um dia, ela ofereceu uma refeição em sua casa. Está escrito: VERSO,8 - Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa.
Então, primeiro, ela viu Eliseu passar; ela viu o procedimento de
Eliseu, ela viu a maneira de Eliseu se comportar. E depois dela ver isso, ela
ousou convidar Eliseu: Eliseu,
chega aqui, venha almoçar conosco ela disse. - E você sabe que à medida que travamos um
relacionamento, nós temos a chance de conhecer mais as pessoas. Por isso que no
v.9, essa mulher Sunamita, disse ao marido:
Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus. RECONHECIMENTO É HONRA!!! Eu percebo que essa mulher Sunamita, ela sabe. Para ela poder chegar à conclusão que chegou (a conclusão de que Eliseu é um santo homem de Deus), ela observou o comportamento dele, a maneira dele ser. É o que diz o v.9, 10: Em vista disso, ela disse ao marido: Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus.
Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo. Daí e ser vos dado boa medida recalcada sacudida e transbordante...
LIÇÕES DA MULHER SUNAMITA: PRIMEIRA LIÇÃO - É DANDO QUE SE RECEBE: - Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo (grande ajuda); que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei ou o capitão do exército? (2 Rs 4.13). A bondade sempre será recompensada pelo Senhor: Elizeu estava grato e desejou recompensar de algum modo aquela família.
SEGUNDA LIÇÃO: Os frutos colhidos pela atuação da bondade. - Ao acolher o profeta em sua casa, a mulher Sunamita não somente teve o benefício de um filho e a experiência sobrenatural de um milagre, ela viu seu lar totalmente transformado. Agora, uma fome se estende pela terra, e ela é a única que é avisada. Vejamos mais esses frutos por ela colhidos.
DEUS NÃO FAZ NADA SEM AVISAR SEUS SANTOS PROFETAS: O aviso e o livramento: Pessoas que sabem honrar sempre são e serão honradas pelo Deus Eterno. Uma fome se estende por toda a cidade: Mas só existe o registro de uma pessoa que foi avisada, a mulher de Suném (2Rs 8.1-2).
E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos. E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus; porque foi ela com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus sete anos.
É muito importante entender o que Elizeu diz: Ele está revelando a Sunamita que Jeová era quem estava enviando a fome sobre a terra, e que durou sete anos (um tempo específico) aquela terra seria visitada pela escassez. No meio de toda aquela população somente esta mulher foi avisada. Eis a recompensa pelo que fez ao profeta.
A terra passaria pela fome, mas ela e sua família não. - Pessoas bondosas conectadas com Deus sabem perfeitamente a origem dos eventos ocorridos na terra, e são preservadas pela retidão de seus corações (Ap 3.10). Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. DEUS ESTÁ FALANDO COMIGO E COM VOCÊ: COMO GUARDASTE MINHA PALAVRA EU TE GUARDAREI!!!
DEVEMOS CONFIAR QUE NOSSO DEUS É UM DEUS DE RESTITUIÇÃO: Movendo-se no tempo certo: A Sunamita saiu no tempo de Deus, e agora se move no mesmo tempo profético para voltar às suas terras. Ela se move com sabedoria, e a direção de Deus.
O Senhor viu seu investimento na vida do
profeta. E milagrosamente cuidou de tudo o que possuía enquanto esteve ausente
(Dt 6.25). Segundo a Lei judaica se uma pessoa se ausentasse de suas terras por
sete anos, o estado deveria confiscar seus bens. Legalmente, ela havia perdido sua
casa e suas terras. Porém, como ela saiu no tempo e debaixo de uma revelação
Divina, Deus cuidou de tudo o que lhe pertencia. Enquanto Geazi falava ao rei
das proezas de Elizeu:
A Sunamita chega a sua presença e exatamente nesse momento é restituída. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora (2 Rs 8.3-6). O REI AQUI É UM TIPO DE CRISTO, AQUELE QUE NOS RESTITUI DE TODAS AS COISAS QUE PERDEMOS ELE É UM DEUS DE RESTITUIÇÃO.
Três coisas lhe foram devolvidas; A casa, suas terras, e todos os valores desses sete anos ausentes: O Estado sabia tudo o que fora arrecadado durante esses sete anos de ausência, toda a quantidade de frutos produzida pelas suas terras, toda a quantidade de azeite, de cereais, de vinho, e de tudo. Então o rei ordenou um oficial do palácio dizendo: Faça com que se devolvam a essa mulher todas as coisas que eram suas e todos os frutos de suas terras, desde o dia em que deixou o país até agora - (2 Rs 8.3-6; Jó 33.26; Tg 5.16).
E sucedeu que, ao fim dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus, e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito. E sucedeu que, contando ele ao rei como ressuscitara a um morto, eis que a mulher cujo filho ressuscitara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi:
Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou. E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora.” - 2 Reis 8:3-6...
Deveras orará a Deus, o qual se agradará dele, e verá a sua face com júbilo, e restituirá ao homem a sua justiça. - Jó 33:26. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” - Tiago 5:16. A ORAÇÃO VALE POR SUA EFICÁCIA!!!
CONCLUSÃO: O Senhor recompensou a obediência com a restituição de todos os bens. Seu único esforço foi sair e voltar no tempo certo, foi mover-se no tempo de Deus. Como seria sábio para algumas pessoas retornarem ao lugar da benção, da revelação, e do livramento!!!
DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE
SOUZA...
