MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 29 de novembro de 2025

OS TRÊS GRANDES MILAGRES DO GOLGOTA: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLICO!!!


PRIMEIRO - UM HOMEM SEM PECADO: Na cruz estava um homem, com todas as fraquezas e tentações humana (pois a nossa humanidade não nos é estranha). Um homem que nasceu, viveu e cresceu e não achou nele pecado e nem dolo algum... 

Sim, a Bíblia afirma que Jesus viveu sem pecar, como um sacrifício necessário para expiar os pecados da humanidade. Ele é descrito como sendo "sem pecado", "puro" e "inculpável", e a sua vida sem culpa o tornou o sacrifício digno para que as pessoas pudessem ter seus pecados perdoados através dele.

SEM PECADO: Versículos como 1 Pedro 2:22 afirmam que Jesus não cometeu pecado, nem foi encontrada falsidade em sua boca. Tentado, mas não pecador: Hebreus 4:15 menciona que Jesus foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, porém sem pecado". Ele enfrentou tentações, mas não cedeu a elas, ao contrário de Adão e Eva.

TENHO O COSTUME DE DIZER QUE ESTE FOI TAMBÉM UM DOS GRANDES DACRIFICIO DE JESUS CRISTO!!!

Apocalipse – 05: 1a6 – 01 - E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. 02 - E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? 03 - E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele.

04 - E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de lê-lo, nem de olhar para ele. 05 - E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, a raiz de Davi, que venceu, PARA ABRIR O LIVRO E DESATAR OS SEUS SETE SELOS.

06 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos UM CORDEIRO, COMO HAVENDO SIDO MORTO, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

SEGUNDO RESSURREIÇÃO DOS MORTOS: De acordo com o Evangelho de Mateus, a Bíblia relata que, no momento da morte de Jesus na cruz, os sepulcros se abriram e muitos corpos de santos que haviam morrido foram ressuscitados. Esses santos saíram dos túmulos depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade de Jerusalém e apareceram a muitas pessoas, conforme publicado em Mateus 27:52-53...

Os corpos de muitos "santos" que estavam mortos foram ressuscitados. Esses santos saíram dos túmulos "depois da ressurreição de Jesus". Eles entraram na "cidade santa" (Jerusalém) e apareceram a muitas pessoas. Eram servos fiéis de Deus, mas seus nomes não foram registrados. 

A aparição serviu como um testemunho da ressurreição de Jesus, mostrando sua vitória sobre a morte. O evento é interpretado como um sinal da vitória de Cristo sobre a morte...

João 11:25 é a declaração de Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá". A explicação central é que Jesus se identifica como a fonte da vida eterna, e a crença n'Ele transcende a morte física. Quem crê nele tem a garantia de vida eterna, mesmo após a morte.

TERCEIRO O PERDÃO LIBERADO SALVA O MUNDO DA MORTE FISICA: JESUS FOI O SALVADOR DO MUNDO!!! - De acordo com os relatos da Bíblia Sagrada, não há menção de anjos visíveis presentes no Gólgota durante o momento da crucificação de Jesus. As narrativas dos evangelhos focam em Jesus, Maria, outras mulheres, João, soldados romanos, líderes religiosos e os dois ladrões crucificados ao lado dele.

Embora não houvesse anjos visíveis na crucificação, a Bíblia relata: UM POTENCIAL DE INTERVENÇÃO: No Getsêmani, pouco antes de ser preso, Jesus disse a Pedro que poderia pedir ao Pai, e Ele lhe enviaria imediatamente mais de doze legiões de anjos (mais de 72.000) para livrá-lo, mas isso não aconteceu, pois a Escritura precisava ser cumprida.

MAIS UMA TENTAÇÃO SOBRE JESUS O PODER DE LIBERDADE DE DECIDIR SEU SACRIFICIO, POIS ALI ESTAVA UM GRANDE POTENCIAL DE INTERVEÇNÇÃO!!!

72.000 Anjos (Mateus 26:53). Jesus saiu do jardim de Getsêmani e, voluntariamente, permitiu que um bando de soldados o prendesse. Ele poderia ter chamado mais de 12 legiões (isto é: mais de 72.000) de anjos para livrá-Lo de poucas centenas de soldados romanos.

O CASO É SIMPLES: Jesus deu sua vida voluntariamente (veja João 10:17-18). Em vez de derrotarem um homem indefeso, os crucificadores estavam testemunhando a vitória do poderoso Rei dos reis! Jesus voluntariamente morreu por você... Se Jesus não tivesse sido crucificado, então você e eu estamos perdidos e condenados ao inferno. Foi a razão pela qual Jesus deixou o céu para nascer.

Ele firmou o rosto como um seixo para ir para a cruz, Jesus foi forte em resistir ao sacrifício da cruz. Isaías 50:7 - Porque o Senhor DEUS me ajuda; portanto, não me confundirei; POR ISSO PUS O MEU ROSTO COMO UM SEIXO, e sei que não serei envergonhado. 

Ele poderia ter chamado 12 legiões de anjos. Um anjo matou um exército inteiro em uma noite. Imagine o que 12 legiões poderiam fazer na terra. Mateus 26:52-54 - Então Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; porque todos os que lançam mão da espada à espada morrerão.

OU PENSAS QUE EU NÃO PODERIA AGORA ORAR A MEU PAI, E QUE ELE NÃO ME DARIA MAIS DE DOZE LEGIÕES DE ANJOS? 

Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que seja? A frase de Isaías 50:7 significa que o profeta (ou o "Servo" a quem ele se refere) firmou sua face com determinação inabalável, como uma pedra, porque tinha a certeza da ajuda de Deus em meio ao sofrimento e humilhação. Isso expressa uma confiança absoluta de que ele não será envergonhado ou desonrado por seus adversários.

Exemplo para os crentes: Essa passagem serve como um convite para que os fiéis também depositem sua esperança em Deus, mantendo a firmeza e a coragem mesmo em tempos difíceis, sabendo que Ele os sustenta e não os abandonará.

Alguns escritores descrevem a cena no gólgota no silencio do sacrifício eles indignados aguardavam uma palavra de jesus e neste momento eles interferem e o mundo poderia ser morto, assim como no diluvio. Diante de Deus estavam os anjos mais poderosos, mais fortes os príncipes de Deus. Diante do altar aguardando uma ordem de Deus e o todo poderoso se calou, enquanto aguardavam: 

DEUS OUVIU, OS ANJOS CELESTIAIS OUVIRAM, OS 72.000 ANJOS OUVIRAM E TODOS QUE ESTAVAM DIANTE DA CRUZ NO GOLGOTA OUVIRAM AS PALAVRAS DE JESUS CRISTO:

“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” é uma citação bíblica do livro de Lucas 23:34, atribuída a Jesus Cristo no momento em que ele era crucificado. A frase simboliza um ato de perdão supremo, onde Jesus intercede por seus algozes, que ele acredita agirem sem total conhecimento do que estão fazendo. É um dos exemplos mais fortes de amor e misericórdia na cristandade, pois mostra que o perdão não é esquecer, mas sim libertar-se da dor e buscar a paz.

A razão pela qual ele veio… Hebreus 12:2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...

 


 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

O QUE FAZER QUANDO NÃO SABEMOS: OCTOGÉSIMA SEXTA LIÇÃO (86) DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS!!! POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR...


LEITURA BÍBLICA: 2 Cr 20:12 e 17 – II Crônicas 20:12 - Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.

II Crônicas 20:17 - Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco. 

Deus ajudou a Josafá a vencer os Moabitas, Amonitas e os do Monte Seir que estavam ameaçando e vinha contra eles uma grande multidão. Ele estava com medo, não tinha força e não sabia o que fazer.

MEDIANTE A ISSO JOSAFÁ TOMOU ALGUMAS POSIÇÕES: 1º - BUSCAR O SENHOR NOSSO DEUS: (porém os nossos olhos estão postos em ti) - Deuteronômio 4:29 - Então DALI BUSCARÁS ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. - Deuteronômio 4:30...

QUANDO ESTIVERDES EM ANGÚSTIA, e TODAS ESTAS COISAS TE ALCANÇAREM, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz. – Salmos 34:10 - Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR BEM NENHUM FALTARÁ.

2º - CONFIAR NO SENHOR NOSSO DEUS: (tomai posição, ficai parados e vede o salvamento) - CONFIAR = TER CONFIANÇA EM DEUS = TER FÉ EM DEUS - Provérbios 3:5 - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. - Provérbios 29:25 - O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.

3º - CLAMAR AO SENHOR NOSSO DEUS: (Ah! Nosso Deus, acaso, não executará tu o teu julgamento contra eles?) – Veja o exemplo do cego de Jerico. CLAMAR (ORAR) = Implorar em altas vozes = Bradar = Falar gritando = Pedir, rogar em altos brados. 

Êxodo 2:23 - E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. – Êxodo 2:24 - E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; - Êxodo 2:25 - E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.

4º - ESPERAR NO SENHOR NOSSO DEUS: (tomai posição, ficai parados). ESPERAR = Ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar = Ter esperança. Contar com alguém. Salmos 31:24 - Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR. - Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento DAS COISAS QUE SE ESPERAM, e a prova das coisas que se não vêem.

5º - HUMILHAR-SE E DEPENDER DO SENHOR NOSSO DEUS: (Porque em nós NÃO HÁ FORÇA para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e NÃO SABEMOS NÓS O QUE FAZER;). 

HUMILHAR = Tornar humilde = Submeter-se a Deus. II Crônicas 7:14 - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, SE HUMILHAR, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Salmos 62:7 - De Deus DEPENDE minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.

6º - OLHAR PARA O ALTO: (porém os nossos olhos estão postos em ti). “Salmos 121:1 - Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. Salmos 121:2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”. Nos altos montes ficavam nos tempos do salmista as imagens e os postes ídolos de Baal, e os Baalaitas diziam; “se alguém estiver em aflição olha para os montes, pois Baal que está no monte descera ao seu socorro”.  

Mas o salmista dizia: Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Só Ele Deus pode trazer solução para sua vida. Eu coloquei aqui seis passos, pois o número seis representa na numerologia bíblica a atitude do homem, e quando você dá os seis passos para o senhor ele vira ao seu encontro como fé com Josafá, pois o sétimo passo é de Deus ate nós.

OS PASSOS DE JOSAFA: 1º - BUSCOU O SENHOR NOSSO DEUS - 2º - CONFIOU NO SENHOR NOSSO DEUS - 3º - CLAMOU AO SENHOR NOSSO DEUS - 4º - ESPEROU NO SENHOR NOSSO DEUS - 5º - HUMILHOU-SE E DEPENDER DO SENHOR NOSSO DEUS - 6º - OLHAR PARA O ALTO.      

Quando não sabemos o que fazer? Que tal ouvir o Espírito do Senhor falando conosco da mesma maneira que falou a Josafá e a todo o povo no passado?

Então veio o Espírito do Senhor... e disse: Daí ouvidos... Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus... Neste encontro não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará... (2 Cr 20:14-17).

DEUS QUE FAZER UM MILAGRE E VAI FAZER ATRAVES DA ORAÇÃO: 

Jesus nos ensinou que coisas maravilhosas são possíveis. Jesus nos garantiu que é possível viver uma vida melhor. - Você deseja isso? Deseja uma vida melhor? Deseja tirar a palavra impossível do seu dicionário? Você deseja viver uma história de sucesso e realizações? Você deseja encontrar paz? Você já está cansado de viver uma vida pequena, medíocre, apagada, sem brilho, sem realizações? Marcos 9:14-27 (LER)...

Você enfrentou problemas tão difíceis que humanamente falando não há solução? Você já viveu dias que parecem sem esperança? Hoje eu lhe trago uma boa notícia. Existe ESPERANÇA. Veja o que diz a Palavra de Deus:

Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. Gn. 18.14... A Palavra de Deus nos ensina que a fé transforma o impossível de hoje no milagre de amanhã. - Por isso hoje vamos pensar em como, - DEUS QUER FAZER UM MILAGRE EM SUA VIDA.


DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...




 

domingo, 23 de novembro de 2025

O BEM EM MAL E O MAL EM BEM:ISAIAS 5:20ª24!!! POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BÍBLICO...


²⁰ Aí dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! ²¹ Aí dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! ²² Aí dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; ²³ dos que justificam ao ímpio por suborno, E AOS JUSTOS NEGAM A JUSTIÇA! Isaías 5:20-23...

EXEMPLO MODERNO A ANISTIA: ANISTIOU CRIMINOSOS, BANDIDOS E NEGARAM ANISTIA A HOMENS DE BEM DISCIPLINADOS E QUE DEVERIAM SER CHAMADOS OS VERDADEIROS HEROIS... Anistia: Esquecimento, perdão em sentido amplo.

BIBLIA VIVA: 20 Coitados dos que dizem que o certo está errado e o errado está certo; que dizem que o preto é branco e o branco é preto; que afirmam que o amargo é doce e o doce é amargo. 21 Pobre de quem se considera muito sábio, e quem se acha uma pessoa inteligente e sensata! 22 Coitados dos que são "heróis" da bebida e gostam de mostrar para os outros o quanto podem beber;

23 gentes que por um pouco de dinheiro torce a justiça, dando liberdade aos criminosos e prendendo os inocentes. 24 Por isso Deus vai castigar todos eles sem dó nem piedade. Eles vão sumir como a palha no fogo. Suas raízes apodrecerão; vão murchar e morrer porque não deram importância nem obedeceram à Lei do Senhor do Universo, às palavras do Santo de Israel.

AI DOS QUE CHAMAM O MAL DE BEM E O BEM DE MAL: Em tempo de relativismo, onde os valores são distorcidos para servir de interesses políticos, religioso e ideológicos, essa advertência é mais atual do que nunca. PRECISAMOS PERMANECER FIRMES NA VERDADE!!!

O relativismo bíblico se refere à noção de que não existe uma verdade absoluta e permanente, e que a moralidade, a fé e as crenças são relativas ao indivíduo, à cultura ou à época. Do ponto de vista bíblico, essa perspectiva é vista como um desafio, pois a Escritura afirma a existência de verdades eternas e absolutas em Deus. A Bíblia, portanto, é usada para rejeitar a ideia de que cada pessoa define sua própria verdade e o que é certo ou errado.

VERDADES ETERNAS SÃO PRINCIPIOS DE DEUS E NÃO PODEM SER MUDADAS POR ACHALOGIAS E RELATIVISMO HUMANO: Dois princípios que são e que foram estabelecidas nas organizações DA FAMILIA E IGREJA, não podem serem destruídas são constituições de Deus. DEUS CRIOU A FAMILIA PARA O BEM DO HOMEM E CRIOU A IGREJA PARA O BEM DA SOCIEDADE!!!

O RELATIVISMOS (cada um vive o que pensa e decide conforme seus interesses, ex dízimos) LEVAM AS PESSOAS A AFASTAREM DE DEUS E ESTÃO ERRADAS E DEUS CERTO!!! Mudam verdades absolutas e eternas em uma coisa simplória e ultrapassadas.

O BEM EM MAL E O MAL EM BEM: O significado bíblico da expressão "chamar o mal de bem e o bem de mal" está centralizado na inversão dos valores morais estabelecidos por Deus, um ato que a Bíblia condena com uma força suprema. EU FAÇO UMA PERGUNTA E VOCÊ COLOCA OS NOMES OU PERSONAGENS: Onde estão na história desde a fundação do mundo os OPOSITORES DE DEUS?

A passagem mais direta sobre isso encontra-se no livro do profeta Isaías 5:20: Aí dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal, que põem as trevas por luz e a luz por trevas, e fazem do amargo doce e do doce, amargo! AI? O "ai" na Bíblia pode significar uma lamentação ou aviso de juízo, uma exclamação de dor ou desgraça iminente...

PORQUE O RELATIVISMO ACONTECE: Em uma explicação bem simples pessoas que acham que estão certas e Deus errado, chamam o mal de bem e o bem de mal!!! CORAÇÃO OU CONSCIENCIA CAUTERIZADOS (AS) OU PERDA DE SENSIBILIDADE.

A Bíblia não aborda a cauterização de feridas físicas no sentido médico ou de primeiros socorros. O termo "cauterizar" é usado em um contexto estritamente metafórico e espiritual, especificamente na passagem de 1 Timóteo 4:2, referindo-se à consciência humana.

Nesse versículo, a expressão "tendo cauterizada a sua própria consciência" significa que a consciência da pessoa se tornou insensível, endurecida ou marcada de forma permanente pelo pecado e pela hipocrisia, a ponto de não mais responder à verdade moral ou espiritual. CHAMADO TAMBEM COMO CORAÇÃO DE PEDRA (OBS: DEUS PODE TIRAR PELA ORAÇÃO DO JUSTO O CORAÇÃO DE PEDRA E COLOCAR UM CORAÇÃO DE CARNE SENSÍVEL)!!!

O que acontece, nesse sentido bíblico, é a perda da sensibilidade espiritual, resultando em: Insensibilidade ao pecado: A pessoa não sente mais culpa ou remorso por pecar. Rejeição da verdade: Uma obstinação e rejeição deliberada à verdade de Deus.

Endurecimento espiritual: O coração e a mente se tornam como uma "cicatriz" ou uma "marca" que não tem mais sensibilidade. Portanto, na Bíblia, a cauterização não é um ato de cura física, mas uma descrição de um estado de grave dano espiritual e moral.

CORAÇÃO CAUTERIZADO DE PEDRA: A Bíblia não usa o termo "coração cauterizado", mas sim "consciência cauterizada", que se refere a um estado de insensibilidade espiritual. Essa condição, descrita em 1 Timóteo 4:2, ocorre quando a consciência de uma pessoa é "queimada" por repetidas negações da verdade:

Levando-a a perder a sensibilidade ao pecado e à voz de Deus. Essa insensibilidade pode resultar em endurecimento do coração, arrogância e incapacidade de se arrepender. CHAMADO TAMBÉM COMO DURA CERVIZ!!!

Olha o que Deus fala ao homem de duro coração, ou homem carnal ou homem de dura cerviz – Atos 5,51 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

Assim o Senhor definia os filhos rebeldes de Israel no deserto. Cerviz é o mesmo que nuca, a parte posterior do pescoço. Quem lida com gado sabe que o animal que tem dura cerviz não é apropriado para receber a canga (ordem) - (peça de madeira encurvada), logo não será muito útil para o trabalho no campo, porque não se submete ao comando do boiadeiro. Só serve para a carne ou o matadouro...

O HOMEM REBELDE E DESOBEDIENTE TRAZ PARA SI – AS PERDAS – O SOFRIMENTO – A MORTE FÍSICA E ESPIRITUAL...

A dura cerviz impede o homem de olhar para cima, a soberba o orgulho o impede de buscar ajuda do alto e assim fica sem socorro. – Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 121:1,2... - Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

RECEITA DE UM REMEDIO PARA A DURA CERVIZ: Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. - Colossenses 3:1-3 ... - Olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus, o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2... AMÉM... 

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...


 

sábado, 22 de novembro de 2025

CAMPANHA VOU DEIXAR NA CRUZ: A ORAÇÃO DE EZEQUIAS: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLICO!!!


INTRODUÇAO: Esta é a história de um homem de correto e de fidelidade diante do Senhor. Ezequias foi um rei que agradou ao Senhor com sua postura de ajustes na vida espiritual de sua nação. Certo momento de seu reinado recebeu uma carta do soberano assírio Senaqueribe, cheia de afrontas e ameaças.

A estratégia de Senaqueribe era sitiar a cidade, esgotando assim as condições mínimas de sobrevivência das pessoas, como água e comida. O rei assírio já conseguira vitórias em muitas batalhas e intentava o mesmo êxito com os filhos de Israel. O rei Ezequias, diante da tática do inimigo tomou atitudes de fé e em sua fé o conteúdo de sua oração nos traz grandes ensinamentos.

Ezequias, pois, tendo recebido a carta das mãos dos mensageiros, e tendo-a lido, subiu à casa do Senhor, e a estendeu (colocou no mural da fé) perante o Senhor. E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: Ó Senhor Deus de Israel, II Reis 19:14.

A ATITUDE DE EZEQUIAS FRENTE A UMA AFRONTA DO INIMIGO: 1ª Atitude - BUSCOU A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR: Foi ir imediatamente à casa do Senhor. Na hora dos problemas e das lutas devemos saber onde está a solução; NA CASA DO SENHOR 2º CRONICAS 7.14.

2 Crônicas 7:14 é um versículo bíblico que diz: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra". A passagem fala sobre as condições divinas para que Deus ouça, perdoe e cure, através da humildade, oração, busca e arrependimento do seu povo.

2ª Atitude - SE HUMILHOU DIANTE DE DEUS: e, humildemente apresentar sua situação diante de Deus. Esta deve ser a atitude de todos os servos do Senhor se humilhar diante de DEUS.

3ª Atitude – BUSCOU A DEUS EM ORAÇÃO:  Poderia ter ido preparar seus soldados, convocar uma reunião do conselho ministerial, todavia, escolheu ir à presença de Deus e orar. Devemos em todas as situações BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS.

4ª Atitude – FEZ O SEU MURAL DA FÉ: A oração de Ezequias traz detalhes de um padrão de fé esperado em tempos de crise. TEMOS QUE TER UMA CONFIANÇA NAQUILO QUE DEUS NOS MANDA FAZER BUSCAR NELE A SOLUÇÃO EM ORAÇÃO.

Ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo.

Verdade é ó Senhor, que os reis da Assíria têm assolado as nações e as suas terras, e lançado os seus deuses no fogo porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus. II Reis 19:15-19.

CONCLUSÃO: Embora Deus seja o todo poderoso e saiba todas as coisas; escolheu a nós deixarmos ajudá-lo a mudar o mundo e o rumo de nossa nação (em nosso caso o Brasil), através de nossas orações. Este trabalho é um mistério para nós devido a nossa limitada compreensão, mas na realidade. Paulo nos exorta a orar uns pelos outros e pelos nossos líderes de governo. Nossas orações sinceras terão resultados poderosos (Tg 5.16).

Deprecação: pedido para a obtenção de graça ou favor; súplica, rogo, imploração. Etimologia: Deprecação: Ação de deprecar. Rogativa, súplica.

Uma mensagem de oração com versículos pode ser focada em pedir a Deus por força em tempos difíceis, pedindo que Ele ouça o clamor e orem com fé, acreditando que o pedido já foi recebido, como em Filipenses 4:6-7:

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6-7...

Que orienta a não se preocupar, mas apresentar as petições a Deus, confiando que Sua paz guardará o coração e a mente. Outra abordagem é a confiança na promessa de que Deus responde quando clamamos, como em Salmos 102:1, que diz: "SENHOR, OUVE A MINHA ORAÇÃO, E CHEGUE A TI O MEU CLAMOR". 

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA.

 

DEPENDENCIA DE DEUS: O QUE FAZER QUANDO NÃO SABEMOS O QUE FAZER? POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E ESCRITOR BÍBLICO!!!


QUAL A ATITUDE TOMAR? QUANDO NÃO SABEMOS COMO SOLUCIONAR NOSSOS PROBLEMAS? AI FICAMOS EM UMA BEDESGA EM UM BECO SEM SAIDA!!! – VAMOS APRENDER COM A PALAVRA DE DEUS...

LEITURA BÍBLICA: 2 Cr 20:12 e 17 – “II Crônicas 20:12 - Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. - II Crônicas 20:17 – DEUS RESPONDE: Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém.

Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco. Deus ajudou a Josafá a vencer os Moabitas, Amonitas e os do Monte Seir que estavam ameaçando e vinha contra eles uma grande multidão. Ele estava com medo, não tinha força e não sabia o que fazer.

MEDIANTE A ISSO JOSAFÁ TOMOU ALGUMAS POSIÇÕES: 1º - BUSCAR O SENHOR NOSSO DEUS: (porém os nossos olhos estão postos em ti) - Deuteronômio 4:29 - Então DALI BUSCARÁS ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. 

Deuteronômio 4:30 - QUANDO ESTIVERDES EM ANGÚSTIA, e TODAS ESTAS COISAS TE ALCANÇAREM, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz. –Salmos 34:10 - Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR BEM NENHUM FALTARÁ.

2º - CONFIAR NO SENHOR NOSSO DEUS: (tomai posição, ficai parados e vede o salvamento) - CONFIAR = TER CONFIANÇA EM DEUS = TER FÉ EM DEUS - Provérbios 3:5 - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. - Provérbios 29:25 - O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.

3º - CLAMAR AO SENHOR NOSSO DEUS: (Ah! Nosso Deus, acaso, não executará tu o teu julgamento contra eles?) – Veja o exemplo do cego de Jerico. CLAMAR (ORAR) = Implorar em altas vozes = Bradar = Falar gritando = Pedir, rogar em altos brados. - Êxodo 2:23 - E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.

Êxodo 2:24 - E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; - Êxodo 2:25 - E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.

4º - ESPERAR NO SENHOR NOSSO DEUS: (tomai posição, ficai parados). ESPERAR = Ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar = Ter esperança. Contar com alguém. Salmos 31:24 - Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR. - Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento DAS COISAS QUE SE ESPERAM, e a prova das coisas que se não veem.

5º - HUMILHAR-SE E DEPENDER DO SENHOR NOSSO DEUS: (Porque em nós NÃO HÁ FORÇA para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e NÃO SABEMOS NÓS O QUE FAZER;). HUMILHAR = Tornar humilde = Submeter-se a Deus. II Crônicas 7:14 - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome,

SE HUMILHAR, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Salmos 62:7 - De Deus DEPENDE minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.

6º - OLHAR PARA O ALTO: (porém os nossos olhos estão postos em ti). “Salmos 121:1 - Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. Salmos 121:2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”. Só Ele Deus pode trazer solução para sua vida”. Quando não sabemos o que fazer? Que tal ouvir o Espírito do Senhor falando conosco da mesma maneira que falou a Josafá e a todo o povo no passado?

“Então veio o Espírito do Senhor... e disse: Daí ouvidos... Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus... Neste encontro não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará...” (2 Cr 20:14-17). 

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO SOUZA...

 

 

 

 

 

  


 

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

O PODER DA IGREJA EM ORAÇÃO: POR OSWALDO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


1º Timoteo 2. 1 e 2: Paulo orienta para fazer orações em favor de todos os homens, e principalmente em favor de todos os reis e por todos os que estão em eminência; A ordem de Paulo para orar pelos reis era notável, considerando que Nero, um governador publicamente conhecido por sua crueldade, era o imperador naquele momento (54-68 d.c).

Quando Paulo escreveu esta carta, a perseguição era uma ameaça crescente para os crentes. Mais tarde – quando Nero precisou atribuir a alguém a culpa pelo grande incêndio que destruiu a maior parte de Roma em 64 D.C – acusou os cristãos romanos para eliminar a suspeita em relação a sua pessoa. Então houve uma grande perseguição aos cristãos por todo o Império Romano.

FEITOS TERRÍVEIS DE NERO: Vejamos bem a luta de Paulo contra esta terrível ameaça contra os cristãos e igreja. Atos cruéis e assassinos. Morte da mãe e da esposa: Nero foi responsável pela morte de sua mãe, Agripina, e de sua primeira esposa, Otávia. Ele também é acusado de ter chutado até a morte sua segunda esposa, Pompéia Sabina, enquanto ela estava grávida.

Nero chegou a casar com uma criança de 12 anos, segunda a história ele transformou o menino em eunuco e fez com que ele se casasse com vestido de noivo com véu e grinalda para lembrar de sua primeira esposa. Respirava vingança de morte contra a igreja e Paulo...

Aos cristãos, não somente eram negados certos privilégios na sociedade, alguns chegaram a ser publicamente assassinados, queimados, ou lançados como alimento aos animais. Um dia Nero iluminou a cidade de Roma com os corpos dos cristãos... A ORAÇÃO DA IGREJA VALE POR SEUS EFEITOS!!! AMÉM,

EXEMPLO BIBLICA DE ORAÇÃO - A ORAÇÃO DE EZEQUIAS: INTRODUÇAO: Esta é a história de um homem de correto e de fidelidade diante do Senhor. Ezequias foi um rei que agradou ao Senhor com sua postura de ajustes na vida espiritual de sua nação. Certo momento de seu reinado recebeu uma carta do soberano assírio Senaqueribe, cheia de afrontas e ameaças.

A estratégia de Senaqueribe era sitiar a cidade, esgotando assim as condições mínimas de sobrevivência das pessoas, como água e comida. O rei assírio já conseguira vitórias em muitas batalhas e intentava o mesmo êxito com os filhos de Israel. O rei Ezequias, diante da tática do inimigo tomou atitudes de fé e em sua fé o conteúdo de sua oração nos traz grandes ensinamentos.

Ezequias, pois, tendo recebido a carta das mãos dos mensageiros, e tendo-a lido, subiu à casa do Senhor, e a estendeu (colocou no mural da fé) perante o Senhor. E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: Ó Senhor Deus de Israel, II Reis 19:14.

A ATITUDE DE EZEQUIAS FRENTE A UMA AFRONTA DO INIMIGO: 1ª Atitude - BUSCOU A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR: Foi ir imediatamente à casa do Senhor. Na hora dos problemas e das lutas devemos saber onde está a solução; NA CASA DO SENHOR 2º CRONICAS 7.14.

2 Crônicas 7:14 é um versículo bíblico que diz: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra". A passagem fala sobre as condições divinas para que Deus ouça, perdoe e cure, através da humildade, oração, busca e arrependimento do seu povo.

2ª Atitude - SE HUMILHOU DIANTE DE DEUS: e, humildemente apresentar sua situação diante de Deus. Es ta deve ser a atitude de todos os servos do Senhor se humilhar diante de DEUS. 

3ª Atitude – BUSCOU A DEUS EM ORAÇÃO:  Poderia ter ido preparar seus soldados, convocar uma reunião do conselho ministerial, todavia, escolheu ir à presença de Deus e orar. Devemos em todas as situações BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS.

4ª Atitude – FEZ O SEU MURAL DA FÉ: A oração de Ezequias traz detalhes de um padrão de fé esperado em tempos de crise. TEMOS QUE TER UMA CONFIANÇA NAQUILO QUE DEUS NOS MANDA FAZER BUSCAR NELE A SOLUÇÃO EM ORAÇÃO.

Ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo.

Verdade é ó Senhor, que os reis da Assíria têm assolado as nações e as suas terras, e lançado os seus deuses no fogo porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus. II Reis 19:15-19.

CONCLUSÃO: Embora Deus seja o todo poderoso e saiba todas as coisas; escolheu a nós deixarmos ajudá-lo a mudar o mundo e o rumo de nossa nação (em nosso caso o Brasil), através de nossas orações. Este trabalho é um mistério para nós devido a nossa limitada compreensão, mas na realidade. Paulo nos exorta a orar uns pelos outros e pelos nossos líderes de governo. Nossas orações sinceras terão resultados poderosos (Tg 5.16).

Deprecação: pedido para a obtenção de graça ou favor; súplica, rogo, imploração. Etimologia: Deprecação: Ação de deprecar. Rogativa, súplica.

Uma mensagem de oração com versículos pode ser focada em pedir a Deus por força em tempos difíceis, pedindo que Ele ouça o clamor e orem com fé, acreditando que o pedido já foi recebido, como em Filipenses 4:6-7:

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6-7...

Que orienta a não se preocupar, mas apresentar as petições a Deus, confiando que Sua paz guardará o coração e a mente. Outra abordagem é a confiança na promessa de que Deus responde quando clamamos, como em Salmos 102:1, que diz: "SENHOR, OUVE A MINHA ORAÇÃO, E CHEGUE A TI O MEU CLAMOR".  


Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza.

 


 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

QUEM FOI ZERUIA NA BÍBLIA? POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Zeruia foi a irmã do rei Davi, e a mãe de três importantes guerreiros do exército de Israel: Joabe, Abisai e Asael (2 Samuel 2:18). Zeruia é citada brevemente na Bíblia em algumas passagens do Antigo Testamento, frequentemente em referência ao nome de algum de seus filhos (especialmente em 1 e 2 Samuel, 1 Crônicas e 1Reis)... 

De acordo com o relato bíblico, Zeruia era filha de Jessé, o pai de Davi, mas o nome de sua mãe não é informado. Além de Davi, Zeruia também era irmã de Eliabe, Abinadabe, Siméia, Natanel, Radai, Ozém, Eliú e Abigail (1 Crônicas 2:13-17; 27:18).

Abigail, a irmã de Zeruia, também é mencionada na Bíblia como sendo filha de Náas. Sobre isso, há pelo menos três interpretações: 1) Naás era um segundo nome de Jessé; 2) O nome Naás foi um erro de copista; 3) Abigail era filha de Naás e foi adotada por Jessé. Se essa última opção for a correta, então Zeruia era somente meia irmã de Abigail.

É interessante notar que o nome do marido de Zeruia nunca é mencionado na Bíblia. A única informação dada pelo texto bíblico, é que o marido de Zeruia estava enterrado em Belém quando ocorreu a morte de Asael, seu filho (2 Samuel 2:31). Dessa forma, todas as vezes que os filho de Zeruia são citados na Bíblia, isso sempre ocorre em conexão ao nome de sua mãe, e jamais em conexão ao nome de seu pai.

Alguns comentaristas já tentaram explicar o motivo do silêncio da Bíblia a respeito do nome do marido de Zeruia. Alguns sugerem que é possível que ele tenha morrido jovem; enquanto outros acreditam que talvez ele tenha sido um estrangeiro.

Mas a interpretação mais amplamente adotada a respeito disso, é que o motivo de seu nome não ser citado provavelmente tenha a ver com a posição de Zeruia como irmã do rei Davi de Israel, e dessa forma, o nome de Zeruia era mais proeminente que o nome de seu marido...

https://estiloadoracao.com/quem-foi-zeruia-na-biblia/

A IRMÃ DE DAVI O REI DE ISRAEL:

Sim, Zeruia era irmã de Davi, conforme mencionado em 1 Crônicas 2:16. Ela era mãe de três filhos que serviram ao exército de Davi: Abisai, Joabe e Asael. Parentesco: Embora a Bíblia a liste como irmã de Davi, alguns estudiosos sugerem que ela poderia ser uma meia-irmã, já que Abigail, também sua irmã, é chamada de filha de Naás.

Importância: A história de Zeruia não é detalhada na Bíblia, mas ela era uma figura notável. Seus filhos são frequentemente mencionados como "os filhos de Zeruia", em vez de "filhos de...". Filhos: Seus filhos eram soldados valentes no exército de Davi. Abisai foi um líder militar. Joabe foi o comandante do exército de Davi. Asael era conhecido por sua ligeireza e valor, mas foi morto por Abner.

OS SOBRINHOS DE DAVI:

Os filhos de Zeruia na Bíblia são Abisai, Joabe e Asael. Eles eram sobrinhos do rei Davi e se tornaram guerreiros notáveis em seu exército. A Bíblia frequentemente se refere a eles como "filhos de Zeruia", destacando a importância dela na narrativa. Abisai: Um dos filhos de Zeruia e um guerreiro leal a Davi. Joabe: Outro filho e general do exército de Davi. Asael: O terceiro filho, conhecido por ser ligeiro de pés.

HISTÓRIA DE ZERUIA E SEUS FILHOS: 

Zeruia foi a irmã do rei Davi, mãe de três filhos guerreiros (Joabe, Abisai e Asael) e uma mulher cujo nome é frequentemente mencionado devido à influência e perseguição que seus filhos, através de suas ações, causaram na vida do rei. Sua história não é detalhada, mas o pouco que se sabe aponta para uma mulher com um temperamento forte e uma vida marcada pela preocupação e desgaste com as guerras e mortes violentas envolvendo seus filhos.

Zeruia era irmã de Davi, mas pouco se sabe sobre seu marido, que nunca é mencionado em detalhes, apesar de ter um papel crucial como pai de seus filhos. Os filhos de Zeruia são frequentemente chamados de "filhos de Zeruia" nas Escrituras, o que sugere sua grande influência na formação deles.

O pouco que é sabido sobre a vida de Zeruia aponta para uma vida de aflições e desgaste, pois seus filhos estiveram envolvidos em diversas guerras, lutando ao lado de Davi, mas também em conflitos e mortes violentas, como a morte de Abner e Absalão.

A Bíblia sugere que Zeruia possuía um temperamento forte e talvez impetuoso. O fato de Davi se referir a seus sobrinhos como "filhos de Zeruia" pode indicar que o comportamento deles refletia a influência de sua mãe.

OS FILHOS DE ZERUIA — Joabe, Abisai e Asael — serviram ao rei Davi como seus generais e guerreiros fiéis, embora também fossem conhecidos por sua brutalidade e envolvimento em massacres. Joabe se tornou o comandante do exército, Abisai salvou Davi de um filisteu gigante, e Asael, apesar de sua destreza, foi morto por Abner em batalha.

AS AÇÕES DOS FILHOS DE ZERUIA: Joabe: Tornou-se o comandante do exército de Israel e era conhecido por sua lealdade, mas também por sua crueldade. Ele matou Abner e Amasa em momentos de paz, o que Davi lamentou profundamente.

Abisai: Era um guerreiro valente que serviu ao lado de Davi. Ele é lembrado por ter salvado a vida de Davi ao matar um gigante filisteu, o que levou os homens de Davi a impedirem que ele participasse de novas batalhas, para que o "candelabro de Israel" não se apagasse.

Asael: Era conhecido por sua velocidade e coragem. Ele serviu no exército de Davi e foi morto em batalha por Abner quando o perseguia em uma batalha entre as forças de Davi e as de Is-Bosete.

 

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...


 

HISTÓRIA DE DAVI UM REI UNGIDO POR DEUS: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLICO!!!


QUANTOS ANOS SAUL PERSEGUIU DAVI?

A perseguição de Saul a Davi durou cerca de dez anos, começando após Davi se tornar um herói nacional e se intensificando à medida que sua popularidade crescia. Essa história é narrada principalmente nos livros de 1 Samuel 18-23 e em outras partes do Antigo Testamento da Bíblia.

Duração: A perseguição durou aproximadamente dez anos. Início: A perseguição começou depois que Davi derrotou Golias, tornando-se um herói nacional e despertando a inveja de Saul. Principais passagens: A história é detalhada nos capítulos de 1 Samuel 18 a 23, mostrando Saul tentando matar Davi e Davi fugindo e se escondendo.

Eventos chave: Durante a perseguição, Davi teve a oportunidade de matar Saul duas vezes, mas optou por não o fazer, mostrando misericórdia (1 Samuel 24 e 26). Fim: A perseguição terminou com a morte de Saul em batalha.

1 Samuel 18:23 descreve a reação de Davi à proposta de se casar com a filha do rei Saul, que ele considerou ser um genro de baixo categoria. Ele expressa que não era fácil se tornar genro do rei, sendo pobre e de pouca estima. Saul, querendo prejudicá-lo, usou a proposta do casamento como uma armadilha.

Contexto: Saul, com inveja da popularidade de Davi, tenta matá-lo. Ele primeiro oferece sua filha mais velha, Merabe, mas a entrega a outro homem. Em seguida, ele usa a oferta de se casar com sua outra filha, Mical, como uma armadilha.

A proposta: Saul diz aos seus servos que digam a Davi que ele pode se casar com Mical, mas sem dote, apenas 100 prepúcios de filisteus. O objetivo de Saul é que Davi morra em combate para conseguir essa "recompensa". Reação de Davi: Os servos de Saul transmitem a proposta a Davi, que responde: "Parece-vos pouco aos vossos olhos ser genro do rei, sendo eu homem pobre e desprezível?". Ele está ciente de que, como um homem de baixa condição, tornar-se genro do rei é uma proposta difícil.

O resultado: Davi aceita a proposta e mata 200 filisteus, entregando os prepúcios ao rei. Saul, percebendo a sua popularidade e que o Senhor estava com ele, fica cada vez mais com medo e inveja dele.

Davi trouxe 200 prepúcios de filisteus como parte de um acordo para se casar com a filha do rei Saul, Mical, conforme relatado na Bíblia em 1 Samuel 18:27. A história é um exemplo do dote que Davi deveria entregar, que foi duplamente a exigência de Saul, e uma das mais notáveis passagens bíblicas sobre as ações de Davi antes de se tornar rei.

Contexto bíblico: Em 1 Samuel 18:27, o rei Saul propôs que Davi se casasse com sua filha Mical se ele trouxesse como dote o número de prepúcios dos filisteus, o que para o rei parecia uma tarefa impossível de se cumprir.  Davi cumpre o acordo: Davi partiu com seus homens, matou duzentos filisteus e trouxe os prepúcios deles ao rei para demonstrar que ele havia cumprido o acordo e, assim, poderia se casar com Mical.

Intenção de Saul: A exigência de Saul era uma tentativa de se livrar de Davi, pois ele esperava que o herói não conseguisse completar a tarefa. A história de Davi: Davi demonstrou sua coragem e habilidade no campo de batalha, superando a exigência de Saul com uma prova de sua força e lealdade, o que foi importante para sua ascensão ao poder.

O POVO DIZIA: "Saul matou milhares, Davi dezenas de milhares" refere-se a uma canção popular cantada pelas mulheres de Israel em 1 Samuel 18:7. A canção elogiava as conquistas militares de Davi em comparação com as de Saul, o que gerou ciúmes e irritação no rei Saul.

Origem da canção: Após uma vitória militar, as mulheres israelitas saíram para celebrar e cantar, comparando os feitos de Saul e Davi. Conteúdo da canção: A canção dizia: "Saul matou seus milhares, e Davi os seus dez milhares". Reação de Saul: O rei Saul ficou furioso e sentiu-se ameaçado pela popularidade de Davi. A canção despertou seu ciúme e o levou a perseguir Davi.

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...

 

 


 

sábado, 15 de novembro de 2025

AMOR AO PROXIMO UM MANDAMENTO: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


DEVEMOS SER UM POÇO COM ÁGUA, POIS UM POÇO SEM ÁGUA NÃO SERVE PARA NADA: Saul está decidido. Ele persegue Davi como quem caça um inimigo, mas no fundo o que o move não é justiça, é inveja (DEVEMOS REVER NOSSAS MOTIVAÇÕES). Se vc persegue alguém vs sempre vai encontrar um POÇO SECO!!!  

O texto diz que ele parou na entrada de Hamar, onde HAVIA UM GRANDE POÇO SECO. Essa é uma daquelas frases que a Bíblia não desperdiça. Se está ali, é porque há um espelho escondido entre as linhas. Um poço em seco não serve para nada. Foi feito para conter água, mas está vazio. Tornou-se apenas um buraco no chão. Grande, visível, mas inútil.

Saul também era assim. Em 1 Samuel 9, ele é descrito como o homem mais alto de Israel (COMO NÓS CHAMAMOS UM GRANDE HOMEM, NOSSA TRENA ESPIRITUAL PRECISA SER AFERIDA). 

Tinha aparência, porte e presença. Era o tipo de pessoa que chama atenção. Um grande poço. Mas o problema é que o poço estava seco. Não havia mais água. Não havia mais unção. Não havia mais presença. O trono o havia enchido de poder, mas esvaziado de essência.

E VC MEU IRMÃO? É UMA GRANDE POÇO, MAS TEM ÁGUA NESTE POÇO: NÃO FAZ E SÓ PERSEGUR QUEM FAZ? REVEJA SUAS AVALIAÇÕES!!! – um poço seco torne-se para igreja um péssimo exemplo, mais ao contrário também... – Se seu poço está sem água ora para Deus encher e seja um grande exemplo... 

Seja um exemplo no seu tempo de Deus e para Deus: chega no horário, tira seu tempo para a igreja e a obra de Deus: Olha se vc não tem tempo para Deus aqui na terra, como vc quer uma eternidade com ele no céu. veja esta frase: TIRA UM TEMPO DO SEU TEMPO PARA PASSAR UM TEMPO COM O DEUS DO TEMPO ENQUANTO HÁ TEMPO!!!

O poço em seco é uma boa analogia. E perfeita na vida de quem perdeu a fonte de água, está seco por dentro. Continua grande, mas não tem conteúdo. Continua visível, mas perdeu profundidade. Continua se movimentando, mas não jorra mais nada. E quando um poço seca, ele se torna perigoso. 

O que antes servia para matar a sede, agora abriga cobras, escorpiões, poeira e silêncio e na escuridão é um perigo. O lugar que deveria alimentar se transforma em abrigo para aquilo que envenena, aquilo tirado para dar a vida agora abriga a morte. E OLHA QUE NÃO ESTOU FALANDO DA MORTE NATURAL!!!

Saul não percebeu, mas Deus o fez parar diante do reflexo da própria alma (DO ESPELHO DE SI MESMO COM UM REFLEXO DISTORCIDO). Talvez o poço fosse um sinal. Uma chance, IGUAL ESTA PALAVRA DE HOJE UM ULTIMO AVISO. Um espelho aberto no chão dizendo: olha pra dentro, Saul. Vê o que sobrou aí dentro. O problema é que quem está seco não percebe mais sede. Gosta do som do poder, mas não ouve mais a voz de Deus.

OLHA O FEZ O SALMISTA: ²³ Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. ²⁴ E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24... 

Há muitos Sauls hoje. Pessoas grandes. Reconhecidas. Admiradas. Mas secas. Sabem fazer, sabem liderar, sabem falar, mas não sabem mais se ajoelhar. Têm estratégia, mas perderam lágrimas. Têm palco, mas não têm fonte. Tornaram-se poços em seco. E o pior é que a secura espiritual não se esconde. Ela transborda. A ausência de água é visível nos olhos, nas atitudes, nas palavras na falta de tempo. 

EU TE PERGUNTO O QUE É MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA QUE OCUPA O LUGAR DE DEUS, DA IGREJA, DOS CULTOS!!! CUIDADO NÃO SEJA UM DESIGREJADO NA IGREJA....

É melhor ser um pequeno poço escondido no deserto, mas cheio de água viva, do que ser um grande poço seco que todos olham, mas ninguém bebê. NÃO SEJA UMA CISTERNA ROTA: Jeremias 2:13, onde Deus lamenta que seu povo o abandonou ("o manancial de águas vivas") e em vez disso cavou "cisternas rotas", ou seja, cisternas rachadas que não conseguem reter água. 

A frase é usada como metáfora para descrever a busca de pessoas por satisfação em coisas vazias e passageiras, em vez de encontrar sustento duradouro em Deus.

O POÇO SECO REFLETE UMA VIDA SEM AMOR: QUERO FALAR DE DOIS TIPOS DE AMOR!!! Existe o amor absoluto, sem reservas e nem aceros, chamado o amor ágape: eu, minha família, a igreja e o mundo (pessoas próximas ou não. Existe o amor Estorge: Eu, minha família e nada mais. Se fecharam para Deus, a igreja e o seu semelhante. 

OLHA O QUE DIZ A BIBLIA: Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós (ÁGUA QUE MATA A SEDE), e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém (FAMILIA), como em toda a Judeia (VIZINHO) e Samaria (SUA CIDADE E PROXIMIDADES), e até os confins da terra (EM TODO O MUNDO)!!! Eu falo de tudo aquilo que fiz...

Preguei de casa em casa, nas praças, nos hospitais, nos ônibus, nas ruas de minha cidade, nas rádios (capital programa “VIDA NOVA COM JESUS” – “O VERBO VIVO” – “HORA DA UNIVERSAL” - radio ubaense – “HORA DO SEMEADOR”. TIVE VÁRIAS CELULAS – Em minha casa, Vila São Benedito, bairro Santo Antônio, Rio Novo, Rio Pomba, Ubá, Tocantins, Mercês do Pomba... 

Fui pastor em: Juiz de Fora (45 anos), Tocantins (3 anos), Bicas (1 anos), Ubá (22 anos) maios parte viajando 2 vezes por semana ficando três dias em Ubá... E hoje além de nossa igreja em Bela Aurora – JF – MG. Levo a palavra de Deus escrita e em áudio e vídeo:

https://maurilio777.blogspot.com/2018/04/destruindo-as-diferencas-da-familia-de.html - blogspot “EU AMO A MENSAGEM DA CRUZ – PELO Whatzapp – no canal do YouTube – Instagram. Tudo com um objetivo só: pregar espalhando a palavra em todo o tempo, em todo lugar e em todo globo terrestre e continentes. PARA HONRA E GLORIA DE DEUS QUE ME AMOU ATRAVÉS DE JESUS CRISTO!!!

QUE TIPO DE AMOR DEVEMOS TER: Não pode ser só um amor contemplativo de admiração, mas um amor pratico de obras e ações que vale muito mais que palavras. Mais de fato e verdade: Deus amou o mundo de tal maneira que deu (agiu) – Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me AMA. 

VAMOS VER UM EXEMPLO BIBLICO: A frase resume os dois maiores mandamentos do cristianismo, ensinados por Jesus: amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a si mesmo. Segundo a Bíblia, o primeiro mandamento é amar a Deus de todo o coração, alma, mente e forças. O segundo é amá-lo próximo como a si mesmo. Jesus também afirmou que toda a lei e os profetas se resumem nesses dois mandamentos.

OS 3 DOS TRINTA ENCONTRAM DAVI NA CAVERNA DE ADULÃO: Durante uma batalha contra os filisteus, Davi estava refugiado na caverna de Adulão, enquanto um destacamento inimigo ocupava Belém, sua cidade natal. Em um momento de saudade e sede, Davi expressou um desejo: “Quem me dera beber da água do poço que está junto à porta de Belém!”. 

Ao ouvirem isso, três de seus valentes, Jasobeão, Eleazar e Samá, arriscaram suas vidas. Eles romperam as linhas inimigas, tiraram água do poço de Belém e a levaram a Davi. 

Porém, ao recebê-la, Davi não quis bebê-la. Em vez disso, derramou a água como oferta ao Senhor, dizendo que seria como beber o sangue dos homens que arriscaram suas vidas. Esse gesto de Davi revela seu profundo respeito e temor a Deus, além de sua gratidão e reconhecimento pela lealdade de seus guerreiros.

O ato dos três valentes demonstra coragem, amor e devoção, enquanto a atitude de Davi mostra liderança espiritual e humildade diante do sacrifício de seus homens e da presença de Deus que guiava suas vitórias. Davi valorizava e honrava seus homens, reconhecendo que as vitórias vinham do Senhor, e não apenas da força humana. 

Essa relação ensina sobre liderança com humildade, gratidão e respeito por aqueles que lutam ao nosso lado. Também mostra que a verdadeira força vem da fé e da união. Assim como Davi e seus valentes, somos chamados a permanecer firmes, fiéis e corajosos, confiando em Deus mesmo nas batalhas mais difíceis da vida, com amor e propósito. ESTE É O PERFEITO AMOR QUE NÃO MEDE ESFORÇOS!!!

https://maurilio777.blogspot.com/2025/11/os-valentes-do-rei-davi.html

https://www.instagram.com/p/DQ7AcPlkYR5/?igsh=ZG51bnN5Y3hncnRz

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...