MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 6 de março de 2013

TABERNACULO DE DAVI: AS VERDADES DA IGREJA DE CRISTO.



“(Amós 9:11) - Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade”... Quando a igreja do novo testamento estava sendo estabelecida, levantou-se uma serie de problemas em relação a muitos judeus que haviam aceitado a Cristo.

Eles ensinavam que ao aceitar Cristo o novo convertido precisava guardar as leis de Moisés. Esta questão tornou-se tão acalorada, onde muito lideres da igreja primitiva reuniram-se para discutir o que deveriam fazer. Esta reunião foi marcada para a cidade de Jerusalém, e discutiram o assunto abertamente. Atos; capitulo 15 é o registro (ATA) dessa reunião.

Observamos que Pedro tinha algo a dizer, Paulo e Barnabé apresentaram relatórios, mas Tiago, movido pelo Espírito Santo, resolveu o problema. Recorrendo à profecia encontrada no livro de Amós, que diz, Deus queria trazer os gentios e levantar o “TABERNACULO DE DAVI”. Tiago faz um parâmetro entre o tabernáculo de Davi com a Igreja. (Atos 15:15ª18).

Para compreendermos plenamente como é que Tiago podia fazer uma declaração desta, é necessário termos uma compreensão básica da ordem de adoração em Israel: 1º - Aos patriarcas Deus revelou o altar (comunhão) e os sacrifícios cruentos (com derramamento de sangue), através do qual o homem podia aproximar de Deus.

2º - A única maneira pela qual o homem podia se aproximar-se de Deus era através de sacrifícios (isso não mudou hoje) veja romanos 12.1. “(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. OBSERVAÇÃO: O homem se achegava a Deus mediante um animal morto, precisava abordar Deus na morte de outro, um substituto sem pecado.

3º - Mais tarde, através de Moisés, Deus revelou o “TABERNACULO DE MOISÉS” para que pudesse ter comunhão com sua nação eleita e escolhida, Deus queria habitar entre eles (êxodo 25:8). “(Êxodo 25:8) - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”.

4º - Aquele tabernáculo era também fundamentado em sacrifícios de animais. O povo de Israel só aproximava baseado em sangue inocente. O tabernáculo de Moisés era meio de aproximação que Deus propiciara a Israel. Entre o tabernáculo de Moisés e o templo de Salomão, Deus ordenou o Tabernáculo de Davi. Essa estrutura permaneceu durante apenas 40 anos, aproximadamente.

O TABERNACULO DE DAVI; era diferente de qualquer outra estrutura no velho testamento. Por causa da interpretação (revelação de Deus) feita por Tiago, desta construção, no novo testamento. Podemos concluir que foi um relance de 40 anos prefigurando o que Deus iria fazer na igreja.

O TABERNACULO DE DAVI; foi dado por revelação ao rei Davi, quando ele desejou trazer de volta a arca, depois que ela foi capturada pelos Filisteus, muitos anos antes (20 anos). Saul parece que nunca se importou muito com a arca (que simbolizava a presença de Deus no meio do povo). Mas Davi reconhecia o tremendo poder daquele móvel sagrado.

Ele reconhecia a importância de ter aquele móvel (que representava a gloria de Deus) no qual Deus havia comunicado com seu povo no passado. Davi sabia que quando a arca havia sido capturada, a gloria de Deus havia se afastado de Israel (1º Samuel 4:21ª22). Davi sabia que a presença de Deus era essencial para qualquer visitação, ele ansiava pela presença de Deus.

Davi foi capaz de trazer a arca de volta. Não levou para o tabernáculo de Moisés que estava armado no Monte Gibeom, pelo contrario, ele trouxe para o Monte Sião na cidade de Davi. Davi não construiu outro tabernáculo como o que estava armado no Monte Gibeom como o que estava armado no Monte Gibeom com três compartimentos e os vários moveis.

Davi levantou uma única tenda para abrigar uma única peça (a arca da aliança) - veja; 1º - crônicas 13 a 16; 2º Samuel 6:17ª19. Isto quer dizer que naquela época, dois tabernáculo estavam armados. O Tabernáculo de Moisés estava armado no Monte Gibeom, sem a presença do Senhor (1º crônicas 16:37 – 43; 21:28-30).

Enquanto que o Tabernáculo de Davi estava levantado no Monte Sião, com a presença de Deus (2º Samuel 5:7; 1º crônicas 5:2). O Tabernáculo de Davi é uma figura da igreja. Houve apenas um sacrifício cruento. Quando ele foi dedicado (consagrado), eles ofereceram sacrifícios animais.

Mas dali em diante, houve apenas sacrifícios espirituais (louvor e adoração). A igreja evangélica de Cristo também foi fundamentada em um único sacrifício o de Jesus na cruz (o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo).

A ordem de Deus no tabernáculo era de adoração e louvor. Veja alguns versículos que falam desta ordem de louvor e adoração: 1º - crônicas 15:28 - 1º crônicas 16:4 – 1º crônicas 23:5 – 1º crônicas 25:5ª6.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário