MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARÁBOLA DE JOTÃO: MENSAGEM

Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?

Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?

Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos HOMENS, e iria pairar sobre as árvores?

Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano. Juízes 9.8-15

Oliveira: a oliveira é uma das árvores mais valiosas. Os olivais eram numerosos na Palestina, diz que uma árvore adulta produz anualmente meia tonelada de óleo. O óleo proporciona a luz artificial e era usado como alimento, sendo também um ingrediente da oferta de manjares. O fruto também comido, e a madeira, usada em construção. As folhas da oliveira simbolizam a paz.

Figueira: famosa por sua doçura era também altamente apreciada. Seu fruto era muito consumido, e seus ramos frondosos forneciam um excelente abrigo. Os figos são os primeiros frutos mencionados na Bíblia.

Videira: estimada pelos seus grandes cachos de uva, que produziam o vinho, grande fonte de riqueza. “Sentar-se debaixo da videira” era uma expressão proverbial que denotava paz e prosperidade.

Espinheiro: o espinheiro é um poderoso arbusto que cresce em qualquer solo. Não produz frutos valiosos, e sua árvore, da mesma forma, não serve de abrigo. Sua madeira é usada pelos habitantes como combustível. Quando encostamo-nos ao espinheiro temos a sensação de estarmos sendo queimado.

Cedro do Líbano: maior de todas as árvores bíblicas era famosa por sua notória altura, pois muitas vezes media 37 metros de altura e 6 de diâmetro. Por causa da qualidade de sua madeira, o cedro foi usado na construção do templo e do palácio de Salomão.

Podemos perceber que cada árvore tem seu valor e utilidade, todas se alimentam de um mesmo solo, e as maiores fazem sombra para as menores. São todas reconhecidas pelos seus frutos.

Assim são os, conhecidos pelos seus frutos, os mais fortes suportando os mais fracos, todos produzindo frutos dignos de arrependimento e fazem parte de um mesmo corpo, o de Cristo.

A diferença entre os cristãos e as árvores do bosque, é que os cristãos servem a Deus com seus dons, não se vangloriam por terem talentos especiais, e não tem medo dos espinheiros, pois levam marcas de Cristo em vossos corpos e sabem que o seu trabalho no Senhor não é vão.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário