MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 26 de julho de 2016

FÉ DE BARAQUE E ORAÇÃO DE DÉBORA: MENSAGEM E ESTUDO.



Na historia este mês, cada personagem identifica com cada necessidade que todos nós precisamos. Débora significa nossa busca por soluções na oração, Baraque significa que precisamos da ação da fé para vencermos nossas lutas... - Juízes 4:1-8 “Depois da morte de Eúde, mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova. Assim o Senhor os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. O comandante do seu exército era Sísera, que habitava em Harosete-Hagoim. Os israelitas clamaram ao Senhor, porque Jabim, que tinha novecentos carros de ferro, os havia oprimido cruelmente durante vinte anos. Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época. Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões”. - Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: "O Senhor, o Deus de Israel, lhe ordena que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor. Ele fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo, com seus carros de guerra e tropas, junto ao rio Quisom mulher, e os entregará em suas mãos". Baraque disse a ela: "Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei".

Olha o que disse Baraque; "Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei". Baraque simboliza a fé Débora simboliza a oração, uma precisa da outra deve andar juntas a fé e a oração, Baraque nega ir sem Débora... - IMAGINE-SE face a face com um batalhão de soldados hostis. Eles estão munidos com equipamento militar de última geração e estão prontos para usá-lo. Diante deles, você e seus companheiros estão praticamente indefesos.
Durante o período dos juízes de Israel, Baraque, Débora e mais 10.000 israelitas passaram por tal experiência. As forças inimigas eram cananeus chefiados pelo comandante militar Sísera. O arsenal deles incluía carros de guerra, cujas rodas estavam equipadas com mortíferas foices de ferro. O lugar era o monte Tabor e o vale da torrente de Quisom. O que aconteceu ali mostra que Baraque era um homem com fé exemplar. Considere os acontecimentos que levaram a esse confronto.

ISRAEL CLAMOU A DEUS: - O livro de Juízes fala das repetidas vezes em que Israel abandonou a adoração pura e as consequências desastrosas disso. Em cada caso, o clamor sincero pela misericórdia de Deus foi seguido pela designação divina de um salvador, pela libertação e depois por uma nova revolta.  - Nessa sequência, “os filhos de Israel começaram então a fazer novamente o que era mau aos olhos de Deus, depois de morrer Eúde [um juiz que os salvara da opressão moabita]”. Na realidade, passaram a escolher novos deuses. Como resultado? Deus os vendeu (entregou) à mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e o chefe do seu exército era Sísera .

E os filhos de Israel começaram a clamar a Jeová, visto que [Sísera] tinha novecentos carros de guerra com foices de ferro, e ele próprio oprimiu os filhos de Israel com severidade por vinte anos. — Juízes 4:1-3; 5:8. Sobre a vida em Israel, as Escrituras dizem: “[Naqueles dias,] as veredas não tinham tráfego, e os que andavam pelas sendas andavam por veredas tortuosas. Deixaram de existir os camponeses.” (Juízes 5:6, 7) Saqueadores que andavam em carros de guerra apavoravam o povo. “A vida pública em Israel era regida pelo medo”. Diz um estudioso, “toda a comunidade parecia estar paralisada e desamparada”. De modo que, assim como fizeram muitas vezes antes, os israelitas desmoralizados clamaram a Deus por ajuda, buscaram a presença de Deus.

DEUS LEVANTA UM LÍDER: A opressão cananéia gerou um período de crise nacional para Israel. Deus usou a profetisa Débora para transmitir seus julgamentos e suas instruções. Deus deu-lhe assim o privilégio de agir como mãe de forma figurativa de Israel. — Juízes 4:4; 5:7. - Débora divinamente instruída mandou chamar Baraque e disse-lhe: “Não foi Jeová, o Deus de Israel, quem deu a ordem? ‘Vai, e tens de espalhar-te pelo monte Tabor, e tens de tomar contigo dez mil homens dentre os filhos de Naftali e dentre os filhos de Zebulão. E a ti, ao vale da torrente de Quisom, hei de atrair Sísera, chefe do exército de Jabim, bem como os seus carros de guerra e as suas massas, e hei de entregá-lo na tua mão.’ (Juízes 4:6, 7). - Deus quem deu a ordem; Débora negou enfaticamente que tivesse autoridade sobre Baraque. - Ela simplesmente agiu como instrumento para transmitir uma ordem divina.

Como reagiu Baraque; “Se fores comigo”, disse Baraque, “então certamente irei; mas se não fores comigo, não irei”. (Juízes 4:8) - Por que Baraque relutava em aceitar a responsabilidade dada por Deus? Estava sendo covarde? Não confiava nas promessas de Deus? Pelo contrário. Baraque não rejeitou a designação nem desobedeceu a Deus. Antes, sua resposta indicava que se sentia inadequado para cumprir a ordem de Deus sozinho.

LEMBREM-SE A FÉ ANDA JUNTO COM A ORAÇÃO!!! 

- A presença da representante de Deus garantiria a orientação divina e daria confiança a ele e aos seus homens. Assim, em vez de ser sinal de fraqueza, a condição estipulada por Baraque era uma indicação de forte fé, A presença de Debora agora representava a oração e a palavra de Deus que gera fé.  – Romanos 17:10 “Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo”. A reação de Baraque pode ser comparada à de Moisés, Gideão e Jeremias. Esses homens também não tinham confiança na sua capacidade de cumprir comissões dadas por Deus. Mas não foram considerados menos fiéis por causa disso. (Êxodo 3:11-4:17; 33:12-17; Juízes 6:11-22, 36-40; Jeremias 1:4-10)...
 
E o que se pode dizer da atitude de Débora? Ela não tentou assumir o controle. Antes, continuou a ser uma serva modesta de Jeová. “Sem falta irei contigo”, disse ela a Baraque. (Juízes 4:9) Débora estava disposta a sair de casa — um lugar mais seguro — para acompanhar Baraque na iminente batalha. Ela também mostrou fé e coragem. - DEUS PRECISA DE PESSOAS QUE ESTEJAM DISPOSTAS E VOLUNTARIAS!!! Pessoas que dizem pastor; eis me aqui, envia a mim.

COM FÉ ELES SEGUIRAM BARAQUE: - O lugar escolhido para a reunião das forças de Israel foi um monte proeminente, chamado Tabor. Foi uma boa escolha. Era o lugar, por natureza, ideal para as tribos vizinhas de Naftali e Zebulão se reunirem. Portanto, assim como Deus mandara, dez mil voluntários — e Débora — seguiram Baraque subindo esse monte. - PARA VENCERMOS NOSSAS LUTAS PRECISAMOS SUBIR O MONTE!!! - Exigia fé da parte de todos os que se juntaram a Baraque. Deus prometera a vitória de Baraque sobre os cananeus, mas quais eram as armas que os israelitas tinham? Juízes 5:8 diz: “Não se via nem escudo nem lança no meio de quarenta mil em Israel.” - De modo que os israelitas estavam levemente armados.

Mesmo assim, lanças e escudos decididamente teriam sido inferiores aos carros de guerra equipados com foices de ferro. NOSSO ESCUDO (PROTEÇÃO) É DEUS E NOSSAS LANÇAS (ARMAS DE ATAQUE) VEM DO ALTO!!! -  Quando Sísera soube que Baraque tinha subido ao monte Tabor, logo convocou todos os seus carros e suas tropas para o vale da torrente de Quisom. (Juízes 4:12, 13) Sísera não se deu conta de que estaria lutando contra o Deus Todo-Poderoso.

BARAQUE DERROTOU O EXÉRCITO DE SÍSERA: Quando chegou a hora do confronto, Débora disse a Baraque: “Levanta-te, pois este é o dia em que Deus te há de entregar Sísera na mão. Não é Jeová quem saiu na tua frente?” Baraque e seus homens deviam descer dos altos do Tabor para os vales, mas ali os carros de Sísera teriam uma vantagem estratégica. - Como você teria se sentido caso estivesse no exército de Baraque? Será que se teria lembrado prontamente que a orientação era de Deus. Baraque e seus dez mil homens obedeceram. “E Deus começou a lançar em confusão tanto a Sísera como a todos os seus carros de guerra e todo o acampamento pelo fio da espada, diante de Baraque.” — Juízes 4:14, 15.

DESCER DO MONTE TABOR REPRESENTA PARA NÓS A HUMILDADE PARA VENCERMOS PRECISAMOS NOS HUMILHAR A POTENTE MÃO DE DEUS!!! 

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”. - Tiago 4:7-10...

A ORAÇÃO DE DÉBORA E A FÉ DE BARAQUE MOVEU A DEUS: Com o apoio de Jeová, Baraque derrotou o exército de Sísera. O relato sobre a batalha não explica tudo o que aconteceu. No entanto, o canto de vitória de Baraque e Débora diz que “os céus e as nuvens gotejaram água”. É bem provável que por causa de um temporal os carros de Sísera tenham-se atolado na lama, dando vantagem a Baraque. - A principal arma ofensiva dos cananeus tornou-se assim uma desvantagem. Quanto aos cadáveres dos homens de Sísera, o cântico diz: “A torrente de Quisom os arrastou.” — Juízes 5:4, 21.
 
O historiador judeu Flávio Josefo afirma que, quando os exércitos de Sísera e de Baraque estavam para se confrontar, “viu-se cair uma forte chuva com granizo, que o vento impelia com tanta violência contra o rosto dos cananeus que seus arqueiros e fundibulários (fundas) não podiam servir nem dos arcos nem das fundas”. - “Desde o céu lutaram as estrelas”, diz Juízes 5:20, “desde as suas órbitas lutaram contra Sísera”. 

Esta historia bíblica traz um aprendizado para nós para nós: O relato sobre Baraque ensina-nos importantes lições. Mesmo quando os requisitos de Deus parecem contrariar o raciocínio humano, podemos ter certeza de que suas instruções sempre são para o nosso benefício permanente. (Isaías 48:17, 18) Baraque só conseguiu ‘desbaratar os exércitos de estrangeiros’ porque tinha fé em Deus e obedeceu às instruções divinas. — Hebreus 11:32-34.

A conclusão comovente do cântico de Débora e Baraque foi: “Pereçam assim todos os teus inimigos, ó Jeová, e sejam os que te amam como quando o sol sai na sua potência.” (Juízes 5:31)...

- Tenho duas frases para esta historia Debora simboliza a oração, e Baraque representa a fé na palavra de Deus; “A fé move o coração de Deus, a oração move suas mãos” – Nossa fé agrada a Deus, nossa oração move o agir de Deus!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário