MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 7 de julho de 2016

NOSSA BÊNÇÃO ESPIRITUAL: - Texto: Efésios 1.3-23 - MENSAGEM...



Introdução: A Escritura declara que fomos abençoados “com toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais em Cristo Jesus” (Ef  1.3). Pedro fala em Atos 2.26 que a bênção de Deus tem como objetivo levar-nos ao arrependimento! Isto significa que o mundo espiritual em Cristo é um lugar de recursos espirituais para todos nós! Várias vezes aparecem nas escrituras à expressão regiões celestiais, ou lugares celestiais. É isso o que Paulo fala várias vezes no livro de Efésios.  Vejamos:
1. Efésios 1.3: “Abençoados com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. - 2. Efésios 1.20: “Depois de ressuscitado Cristo foi se assentar nos lugares celestiais.” - 3. Efésios 2.6 diz que nós também ressuscitamos em Cristo e Deus “nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo  Jesus”.  4. Efésios 3.10 diz que a igreja vive nos lugares celestiais. Ela é chamada a servir e a proclamar a Deus nos lugares celestiais. - 5. Efésios 6.12 diz que nossa luta passa a ser nas regiões celestes ou lugares celestiais. - Que são as “regiões celestiais?” É uma posição geográfica espiritual que não pode ser vista com olhos terreais ou terrenos.
A luta entre Cristo e os demônios se travou no âmbito espiritual. Olhando da terra era apenas mais um homem morrendo na cruz: olhando para o mundo espiritual podia-se ver uma grande batalha sendo travada em favor das almas dos homens!
A VITÓRIA FOI GANHA NA CRUZ DO CALVÁRIO: O que aconteceu quando Jesus morreu?
Paulo explica a vitória de Jesus na cruz ilustrando-a com uma execução pública comum naqueles dias. Se entendermos o sentido deste evento nossa confiança na guerra contra o inimigo aumentará consideravelmente (Cl 2.13-15). -“(Colossenses 2:13) - E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, - (Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. - (Colossenses 2:15) - E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”. 
Existem três verdades nesta passagem que precisamos entender que nos capacitarão para a batalha espiritual: 1º - Precisamos saber é que Jesus nos deu vida nova. Esta vida é um dom de Deus, por isso usamos o termo “novo nascimento” (Jo 3.3,7). Efésios 2.2: “Ele nos deu vida!"

SOBRE ISSO EXISTEM ALGUMAS VERDADES: 1º - Esta vida nova rompe com os laços do passado. Fomos “libertados” do pecado (Rm 6.18). Antes de virmos a Cristo vivíamos perdidos no pecado sem chances de pagar nossa dívida espiritual. Na cruz, entretanto, a dívida foi cancelada. Jesus cancelou o escrito de dívida que era contra nós. Ele não apenas cancelou a dívida do pecado, aqueles pecados que sabemos que praticamos, mas ele perdoou os pecados que a lei exigia que pagássemos.
Entendemos mais facilmente o sentido do que queremos dizer olhando as palavras que Paulo usou no original grego. 1º - ESCRITO DE DÍVIDA: A palavra grega cheirographos (quirografia) significa literalmente escrita à mão e se refere a uma assinatura registrada em ata confirmando a dívida. Uma promissória.

2º - Paulo está afirmando que as pessoas entendem que têm uma dívida de pecado. A Bíblia nos diz: “Não há nenhum justo, nenhum sequer” (Rm 3.10). Como sabemos? Nossa “consciência” é testemunha contra nós e nossos “pensamentos” nos acusam (Rm 2.15). - 3º - Em nossos corações assinamos uma promissória de que temos uma dívida de pecado. “Cancelada. Paulo explica, portanto, que este débito de pecado foi cancelado ou anulado.” - 4º - Quando recebemos o perdão de Deus o quadro, a lousa, é apagado. É uma obra tão bem feita que todo registro desapareceu. “Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7.19).

OBS: Mas eu gosto desta tradução: (Miquéias 7:19) - Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. Davi diz a mesma coisa: “Quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões” (Sl 103.12).

5º - A tecla delete do computador, basta marcar o texto, apertar a tecla delete e tudo desaparece da tela. Um novo arquivo foi criado substituindo ao antigo. Em Cristo nossos pecados foram perdoados. Estamos livres de toda acusação, se continuarmos na fé (Cl 1.22,23). (Colossenses 1:22) - No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, (Colossenses 1:23) - Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido,
O qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.  - Eu vou dizer uma verdade para você: “Deus tem uma grande borracha” (1 Jo 1.9). (I João 1:9) – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” A PALAVRA DE DEUS É VERDADEIRA.

6º - “A CRUZ É A ESCADA QUE CONDUZ AO CÉU”: Que pecados você cometeu? O tipo de pecado não faz diferença alguma para Deus. Os pecados podem ser perdoados, pois foram todos cravados na cruz. Quando reconhecemos diante de Deus que pecamos pedindo-lhe perdão, nossos pecados são de fato perdoados.

7º - JESUS DESARMOU AS FORÇAS DA CONDENAÇÃO: Que dominavam as pessoas. A respeito do texto de Colossenses 2.15 “e, tendo despojado os poderes e autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz”. - As forças demoníacas sabem que uma vez ganhos para Cristo já não mais podem nos controlar. A força que tinham para nos manter em trevas foi perdida e até mesmo a influência que tinham sobre nós foi afetada. Jesus os desarmou e publicamente os levou ao desprezo.

8º- O QUE GANHAMOS DA CRUZ?  (CL 1.13): (Colossenses 1:13) - O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; A obra de Jesus na cruz trás muitos benefícios que afetam diretamente nossa batalha espiritual. - 8.1 - FOMOS RESGATADOS DO REINO DE SATANÁS. Quando nascemos de novo somos tirados do reino das trevas, do domínio do inimigo e trazidos para o reino de Deus. A palavra grega traduzida para “trazidos” é methistemi que significa transportar uma pessoa ou alguma coisa de um lugar para outro. (louvado seja Deus) glorifica igreja. - “Como crentes deixamos de fazer parte do reino das trevas. Podemos até, às vezes, fazer coisas que costumávamos fazer quando vivíamos sob seu governo, mas já não fazemos parte dele”.

“FOMOS RESGATADOS. FOMOS TRANSFERIDOS E MUDAMOS DE TERRITÓRIO.”

8.2 - FOMOS LIBERTADOS DAS TREVAS: Sem Cristo éramos cegos, desesperançados vivendo em tropeços, buscando respostas às questões da vida. Agora vivemos na luz e temos Jesus como nosso guia que nos leva ao lugar que temos de ir. Somos filhos de Deus e não mais filhos do Diabo. (aleluia). - 8.3 - FOMOS LIBERTOS DO PECADO: Ao convertermo-nos a Cristo o jugo do pecado é quebrado. “Esta redenção foi obtida por Cristo uma vez por todas mas cada pessoa a recebe individualmente quando se une a Cristo, pela fé”. Sempre que uma pessoa aceita a Cristo ela fica totalmente livre do domínio do adversario. São pessoas que experimentam um milagre tornando-se parte do Reino de Deus.

8.4 - FOMOS PERDOADOS: Quando totalmente entregues a Cristo ficamos livres de acusações. (Romanos 8:1) – “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” - Depois de termos os pecados perdoados, ficamos livres do juízo de Deus. Até podemos nos lembrar dos pecados cometidos no passado e o Diabo poderá nos intimidar trazendo-os à memória, mas podemos firmar na palavra de Deus de que eles foram totalmente perdoados por Deus. Foram lançados no mar do esquecimento. – (Salmos 103:11) – “Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.” - (Salmos 103:12) – “Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.”  - (Miquéias 7:19) – “Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.” - Pertencemos a Jesus Cristo. Houve uma transferência. Agora não estamos mais sob o jugo do diabo; pertencemos a Cristo, as pessoas que aceitam a Cristo: são transferidas e o inimigo perde o controle sobre elas. Amém!
Conclusão final:
A morte, sepultamento e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo tirou-nos das trevas para a luz. Agora podemos ser resgatados do poder do adversário para Deus. Paulo via a morte e a ressurreição de Cristo como essenciais na obra da salvação e libertação do indivíduo (1 Co 15.1-4).(I Coríntios 15:1) - TAMBÉM vos notifico irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. (I Corintios 15:2) - Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. (I Corintios 15:3) - Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, (I Corintios 15:4) - E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário