MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 7 de novembro de 2017

LIVRO ON LINE CARREGANDO NOS OMBROS A GLORIA DE DEUS: SEIS PASSOS UM SACRIFICIO!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!



A arca nos ombros do sacerdote significa que a unção sacerdotal e a unção profética serão restauradas. Quando isso acontecer, um novo mover entrará na nação, na família e no ministério. Hoje, de direito e de fato, a arca de Deus voltará para os ombros do Seu povo. Jesus é a nossa arca.

Quero que com esta mensagem você caro irmão e amigo saiba que não importa para Deus o tamanho de sua empresa, ou quantos diplomas você tem na parede de sua casa, ou muito menos o tamanho de sua conta bancária, mas o que importa para Deus é um coração sedento da sua Presença. No começo Obede-Edom não era ninguém, parecia esquecido, mas os olhos de Deus que percorre toda terra estavam sobre ele e sua amada família. ELE FOI ABENÇOADO PELA PRESENÇA DE DEUS NA SUA CASA.

A ARCA NOS OMBROS DOS SACERDOTES:

Números 7:1 - E aconteceu, no dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o santificou, e todos os seus utensílios; também o altar, e todos os seus pertences, e os ungiu, e os santificou, 2 Que os príncipes de Israel, os cabeças da casa de seus pais, os que foram príncipes das tribos, que estavam sobre os que foram contados, ofereceram, 3 E trouxeram a sua oferta perante o Senhor, seis carros cobertos, e doze bois; por dois príncipes um carro, e cada um deles um boi; e os apresentaram diante do tabernáculo.

4 E falou o Senhor a Moisés, dizendo: 5 Recebe-os deles, e serão para servir no ministério da tenda da congregação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu ministério. 6 Assim Moisés recebeu os carros e os bois, e os deu aos levitas. 7 Dois carros e quatro bois deu aos filhos de Gérson, segundo o seu ministério; 8 E quatro carros e oito bois deu aos filhos de Merari, segundo o seu ministério, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote. 9 Mas aos filhos de Coate nada deu, porquanto a SEU CARGO ESTAVA O SANTUÁRIO E O LEVAVAM AOS OMBROS.

Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio, a sua largura de um côvado e meio, e a sua altura de um côvado e meio. Cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora, fez-lhe uma moldura de ouro ao redor, e fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos, duas argolas num lado e duas no outro.
Também fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro; e meteu os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca. - Êx 37:1-5... 

A arca é um elemento do Tabernáculo. É considerada como o trabalho de maior relevância feito para representar a presença de Deus em meio ao Seu povo. Os sinais encontrados na arca representam ministérios e apontam para o profético e o messiânico.
 
A VARA DE ARÃO

Sucedeu, pois, que no dia seguinte, Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas. - Nm 17:8... O galho que floresceu dentro da arca é um sinal de que a Palavra se cumpre a seu tempo e que ela não deixa de florescer, ainda que estejamos em um deserto.
A vara de Arão significa ainda o tempo de florescer em todas as estações. A amendoeira é a única árvore que ultrapassa as estações comuns. No inverno, ela está florescendo e no verão dá o fruto. Quando entra na primavera, ela ainda está frutificando.

Deus está dizendo hoje: Vou apressar os seus passos para a conquista que está chegando no seu ministério. A amendoeira sinaliza um tempo profético. Segundo alguns estudiosos, a amendoeira é a única árvore frutífera que vence o inverno, que começa a brotar antes de qualquer árvore, que ultrapassa o tempo da colheita comum e, quando para muitas árvores a colheita está se encerrando, para a amendoeira, ela está anunciando os novos frutos.

Você é uma amendoeira. Isso significa que o seu ministério sempre frutificará e diante da colheita você sempre terá a perspectiva de outros frutos que aparecerão. Esse é o tempo, essa é a unção devolvida quando a arca volta para o ombro do sacerdote. A nossa colheita será abundante. Colheremos em tempo e em fora de tempo!!!

A TÁBUA DA LEI

E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. - Êx 34:28...

A tábua da lei fala da restituição dos princípios. A tábua da lei é um sinal de que os princípios de Deus não podem ser quebrados. Moisés sobe ao Sinai por duas vezes. Em uma das vezes, ele se irritou com o povo e quebrou as tábuas da lei, os princípios. Moisés teve que subir novamente ao Sinai, para escrever os princípios de volta, os mandamentos. Ele havia pecado tanto quanto o povo –
Ex 32:19 - E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte...

Êxodo 34:1 Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. 2 E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte. 3 E ninguém suba contigo, e também ninguém apareça em todo o monte; nem ovelhas nem bois se apascentem defronte do monte.

Deus passou 40 dias escrevendo os mandamentos e, num instante, Moisés quebrou a tábua da lei. Moisés foi o primeiro homem que, literalmente, quebrou os princípios, lançou-os no chão, por causa da sua ira.
Não somos diferentes de Moisés. Muitas vezes, na hora da ira, quebramos muitos princípios. 

Esquecemo-nos de que somos uma arca e de que não devemos jogar a tábua da lei fora. A tábua da lei é um sinal de que os princípios de Deus não podem ser quebrados, pois são à base de toda ética social, através da qual o homem, além de honrar a Deus, honra a si mesmo e ao seu próximo. Essa tríade de honra: A Deus, a si mesmo e ao próximo, revela cumprimento de princípios...

O Senhor restituirá, nessa unção dos princípios, a nossa honra. No lugar da vergonha, o Senhor nos dará honra dupla - Is 61:7. Essa tríade precisa ser considerada, os princípios precisam ser guardados e vividos, pois eles são a base para o equilíbrio de toda a humanidade.
Onde há cumprimento de princípios, a presença de Deus traz respaldo e extirpa toda dor. Quando a arca é resgatada, a unção da devolução dos princípios também vem sobre as nossas vidas. Essa unção é uma palavra revelada, como vida para o nosso espírito.

Como podemos crer numa unção que esteja fora da Palavra e uma palavra que esteja fora da unção? Há pessoas com a palavra fora da unção, usando apenas o carisma natural, que, apesar de ser bom, não constrói ministério. Um ministério para ser construído precisa ter a sua base na unção da Palavra. É a unção que faz a diferença na vida e no ministério do líder.

O MANÁ

Eles, pois, colhiam o maná a cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se - Ex 16:22... O maná fala da restituição da provisão e do suprimento. O povo hebreu andava debaixo de uma ordem e, como sinal, recebia a comida do Trono. Eles passaram 40 anos no deserto sem shoppings, sapatarias, padarias, supermercados... Nada. Eles iam crescendo e o sapato ia crescendo junto - Dt 8:4. É Deus quem cuida do Seu povo quando este está no deserto.

Você entrará em um nível de prosperidade, porque este Deus lhe trará restituição. É o maná do Trono. É uma unção verdadeira, é um sinal de que as nossas dificuldades e os nossos desertos estão encerrados, o Senhor jamais desamparará o Seu povo, pois quem andou com Ele 40 anos não teve necessidade alguma.

Estamos falando de milagres de restituição. Alguém ser restituído é voltar a ter o crédito sem ser cobrado o passado, pois a nossa geração tem enfrentado desertos diferentes, mas o Senhor tem guardado e suprido o Seu povo, trazendo suprimento de prosperidade advindo pela obediência da caminhada em um propósito. Isso está dentro da arca.

Quem perde a visão da arca perde a provisão. A prosperidade não é resultado da força do braço, vem do propósito divino. É por isso que muitos não prosperaram. Devemos saber onde investimos; se há retorno, é investimento, se não, é gasto e perda de tempo, devemos investir nossas vidas na palavra de Deus.

Muitas pessoas querem a prosperidade como recompensa de seu trabalho. A prosperidade é um sinal de aliança. É um resultado de obediência à Palavra, pela qual estamos sendo restituídos, porque o Senhor, em meio ao deserto, tem sido o grande provedor. Creio que a provisão virá para a sua vida, como sinal de Deus para esse propósito, porque estamos recebendo uma visão correta: o lugar certo da arca.

Esses elementos indicam e apontam para um ministério que poderá fazer toda a diferença nessa guerra de histórias e descréditos que muitos passam. Devolver a arca para os ombros do sacerdote é uma chamada profética que nos levará a uma responsabilidade individual e um maior cuidado conosco mesmos. Assim, não permitiremos que o adversário mine a nossa base.

Para a arca ser movida, havia algumas exigências feitas pelo próprio Senhor. Davi fez para si casas na cidade de Davi; também preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda.

PRESENÇA DE DEUS

Este era o objetivo da arca: tirar uma geração do deserto, trazer a geração para a terra da promessa. A arca era o sinal vivo da presença de Deus, para que o povo se sentisse seguro que o Senhor estava, de fato, no meio da multidão. Jesus é a arca viva, que vive dentro de nós na pessoa do Seu Espírito e faz com que a Sua graça nos motive a atrair as multidões à Sua presença...

SEGURANÇA PARA O POVO

A arca, quando era movida, trazia segurança para o povo e, ao fazer os atos proféticos, a glória de Deus se manifestava (Js 3:3-5). Vemos também que há promessa quando somos a arca em operação, que rodeia as cidades. O Senhor logra êxito por intermédio do seu povo.

E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis. Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes. Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. Josué 3:3-5...

Esse é um tempo que precisamos saber que somos a arca de Deus em operação para manifestar a glória do Senhor nas nossas conquistas. A arca foi fator fundamental nessa caminhada, como presença e promessa de Deus para derrubar as muralhas, para resgatar Raabe e para trazer segurança ao povo.
Era a aprovação de que Deus queria consertar a cidade e gerar uma nova situação. Somos chamados para esse ato profético e Deus nos usará como arca d'Ele para mudarmos o histórico das nossas cidades e, consequentemente, da nossa nação.

LEMBRANÇA DA PROMESSA

A arca trazia uma segurança que o povo estava firme com a presença de Deus e Suas promessas eram lembradas com intensidade. Cada crente, nascido de novo, deverá saber que é o transporte da glória de Deus. Hoje a arca não está diante dos nossos olhos, pois já teriam feito idolatrias e peregrinações. O fundamental nisso tudo é saber que somos esse transporte maravilhoso, e Yeshua é a arca viva que está no meio do Trono (Ap 11:19). A arca está diante do Trono, pois nada no céu é maior que o nosso Deus.

Quando a arca sai da presença do povo de Deus há tristeza, luto, morte, e guerra (I Sm 4:12-22. A arca é o sinal que o inimigo não cercará o nosso território e que estaremos seguros na presença do Deus de Israel). A arca simboliza proteção para uma nação, proteção para uma família, proteção para o sacerdote, proteção para o ministério.

A arca nos ombros do sacerdote significa que a unção sacerdotal e a unção profética serão restauradas. Quando isso acontecer, um novo mover entrará na nação, na família e no ministério. Hoje, de direito e de fato, a arca de Deus voltará para os ombros do Seu povo. Jesus é a nossa arca. O respeito e a valorização pelos princípios serão devolvidos. Não vamos transferir para outros a responsabilidade – que na verdade é um privilégio – de carregar a arca, pois o Senhor tem confiado essa bênção a você e a mim.

Hoje você entrará numa restituição jamais vista. Profetizo a proteção do Senhor sobre sua nação, família, sacerdócio e ministério, porque quem volta para a arca recebe a visão correta e o ministério floresce. É tempo de frutificar!!!

SEIS PASSOS UM SACRIFÍCIO:

Davi queria levar a arca do Senhor em carro novo. Levar a arca em carro de bois é coisa de Filisteu. A arca precisava ser levada no ombro dos sacerdotes.

E NOS SOMOS OS SACERDOTES DE NOSSA VIDA ESPIRITUAL:
 Apocalipse 1:5 E de Jesus Cristo, que é a Testemunha fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra. Ele, que nos ama e, mediante seu sangue, nos libertou de todos os nossos pecados, 6e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Deus, seu Pai; a Ele, portanto, sejam glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém!!!

7 Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente, assim será. Amém!!! SOMOS SACERDOTES AQUELES QUE INTERCEDEM E CARREGAM A GLORIA DE DEUS NO CORAÇÃO!!!

Sacerdote eram aqueles que ofereciam sacrifícios diante de Deus é nós que hoje oferecemos o culto a Deus santo (limpo), vivo (sem mortes) e agradável (voluntario)... Sacerdotes que quiser a presença de Deus na sua vida e igreja vai ter que carregar o peso. (Oração, vigília, etc...).
Para ter a arca do Senhor (Presença de Deus) em sua vida ou igreja, você vai ter que sacrificar mais um pouquinho (sacrificar a carne). II Sl.6:13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR. tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.

Da casa de Obede-Edom até Jerusalém os estudiosos dizem que a distância era de 25 Km e eles gastaram um período de tempo de aproximadamente 6 meses para levarem a arca. Diz ainda que a cada 6 passos faziam um sacrifício de 14 cabeças de animais.
Imagine que seis passos correspondem aproximadamente a três metros, em vinte e cinco Quilômetros devem ter sido feitos aproximadamente oito mil e trezentos e trinta e três sacrifícios. Se para cada sacrifício, matavam-se quatorze cabeças, então chegamos a conclusão que foram mortos aproximadamente cento e dezesseis mil e seiscentos e sessenta e dois animais.

LIÇÃO DIDÁTICA:

Para trazer a arca, Davi teve que sacrificar a boiada. Se você quiser a arca (Presença de Deus) vai ter que dar um prejuízo a sua carne. Renunciando as vontades da carne para andar no Espírito. MAS O RESULTADO SERÁ MARAVILHOSO!!!
O PECADO NOS SEPARA DE DEUS: Isaías 59:1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. 4 Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade.

O pecado dos filhos de Eli (Hofni e Finéias) TIRANDO A ARCA DO TEMPLO SEM A PERMISSÃO DE DEUS!!! Havia uma ordem de Deus que era; para não tirar a arca que simbolizava a presença de Deus do lgar chamado LUGAR SANTISSIMO: Fez com que Deus permitisse Israel perder a arca (Símbolo da presença de Deus perderam a presença e a gloria de Deus). Nasceu “Icabode” (Foi-se a Glória).

SAMUEL HOMEM DE DEUS OROU E A ARCA VOLTOU!!!

Saul reinou vinte anos, mas no seu reinado, não se falou em arca (Não se importaram com a glória, não almejaram a presença de Deus).
Davi assumiu o trono e trouxe a arca para Jerusalém. ISm.4:20 E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso. 21a E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória!!! - COM O PECADO O HOMEM PERDE A GLORIA DE DEUS NA SUA VIDA, MAS O SACRIFÍCIO VICARIO DE JESUS TRAZ A GLORIA A ARCA (A PRESENÇA DE DEUS) DE VOLTA PARA NOSSAS VIDAS!!!

Exemplos: Hofni e Finéias (Sacerdotes que amam o pecado, afastam a glória de Deus da igreja). Eli (Líderes que compactuam com o pecado alheio, isto é, fingem que não estão vendo, afastam a glória de Deus da igreja).
Samuel (Homens de Deus que não se conformam em viver sem a Glória = presença de Deus e oram por avivamento). Saul (Líderes e crentes carnais, que estão interessados só em bênçãos matérias, porem não estão interessados em presença de Deus). Davi (Líderes e crentes que pagam o preço para trazer a arca de Deus Glória para suas vidas e igrejas).

PAGAR O PREÇO? ESTAR NAS REUNIÕES – CHEGAR NO HORÁRIO – DAR ATENÇÃO AO CULTO – LER A BÍBLIA DIARIAMENTE – ORAÇÃO CONTINUA E ESPECIFICA – JEJUM OU PROPÓSITOS – VIGÍLIAS DE ORAÇÃO – LOUVOR E MINISTRAÇÃO E ENSINO DA PALAVRA GENUÍNA SEM SOFISMAS!!!

IISm.6:14 E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. 15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.

 
O PRECISAMOS SABER? PRIMEIRA COISA:

Que somos pecadores e quanto tempo levamos para pecar!!! Seis são seis passos que dizer segundos para errar... Vou contar o exemplo de Jone uma jovem que ainda adolescente tornou-se tetraplégica, como por sua tetraplegia ela não podia pecar com atos por isso montou uma estratégica de pecar contra a Deus pensando, em seus pensamentos revoltados contra Deus e sua situação...
Não importa o que somos (títulos), nossa condição (o que temos) somos pecadores e carecemos da gloria de Deus.

SEGUNDA COISA:

Quantos bois você teria que matar diariamente em sua caminhada crista junto com Deus (a arca de hoje)... Não precisamos, pois temos Jesus Cristo: JESUS É O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (O meu e o seu pecado). - No Antigo Testamento, quando alguém se arrependia de seus pecados, oferecia um cordeiro sem defeito a Deus, para pagar o castigo do pecado. Tinha de ser uma vida por uma vida, porque o castigo do pecado é a morte. Jesus veio para ser nosso cordeiro.

O cordeiro do Antigo Testamento era apenas um símbolo da salvação que Jesus iria trazer. Sem mancha do pecado e sacrificado como um cordeiro na cruz, Jesus pagou o preço por todos os pecados. Seu sangue nos liberta do castigo do pecado e muda nossas vidas!!! - No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!!! João 1:29... 

Quando alguém for culpado de qualquer dessas coisas, confessará em que pecou e, pelo pecado que cometeu, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho como oferta de reparação; e em favor do culpado o sacerdote fará propiciação pelo pecado!!! Levítico 5:5-6...

PROPICIAÇÃO é alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor. Duas vezes é Jesus chamado por João (1 Jo 2.2 e 4.10) A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS – e Paulo fala da redenção (salvação) que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, como propiciação.

Rm 3:24,25 - Sendo justificados (inocentados) gratuitamente (sem pagar) pela sua graça (favor imerecido), pela redenção (salvação eterna) que há em Cristo Jesus (cordeiro pascoal). Ao qual Deus propôs para propiciação (lugar de perdão) pela fé no seu sangue (sem sangue não há remissão de pecados), para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos 3:24,25...

Deste modo, a propiciação requerida pela justiça de Deus é manifestada em Cristo Jesus pela misericórdia de Deus. A palavra usada em Rm 3.25 significa LUGAR OU INSTRUMENTO DE PROPICIAÇÃO A CRUZ LUGAR DE NOSSO PERDÃO!!! AMÉM!!!

Como carregar a arca em nossas vidas: De CINCO MANEIRAS (1 Crônicas 15): PRIMEIRA (verso 2); COM SERVIÇO - Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre. Nós somos os levitas de hoje trabalhadores de Deus!!!

SEGUNDA – COM O CORAÇÃO PREPARADO PARA RECEBER A DEUS (verso1); Fez também Davi casas para si mesmo, na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e lhe armou uma tenda. Se você quer Deus manifeste a sua presença, você tem que preparar um lugar para que Ele possa se mover (nosso coração).

TERCEIRA – TEMOS QUE TER NOSSA VIDA SEPARADA PARA DEUS (SANTOS) – Verso12!!! E Davi lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. O povo precisa ser santificado, separado, para poder levar a presença de Deus.

QUARTA – COM ALEGRIA MUITO ALEGRIA (verso16): Com musica, dança e louvor mais adoração a Deus; Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria.

QUINTA – NA NOSSA CAMINHADA DEVE HAVER SACRIFÍCIOS (verso26): Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros. Nossos sete novilhos e carneiros são as nossas atitudes com a casa de Deus sua Igreja vida de sacrifícios meu irmão; Oração de joelhos – leitura bíblicas – frequências aos cultos e reuniões – jejuns e louvor com adoração...

Rm 12.1, Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. - Hb 13.15, Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.

Deus deseja se mover sobre sua vida!!! Os sacerdotes carregavam uma caixa de ouro – a presença de Deus!!! No Novo Testamento, carregamos o Senhor Jesus Cristo. Para que Ele tenha liberdade de se mover em você, em mim, em nós!!!

INTRODUÇÃO AO TABERNACULO DE DAVI:

Recorrendo à profecia encontrada no livro de Amós, que diz, Deus queria trazer os gentios e levantar o TABERNÁCULO DE DAVI.  Tiago faz um parâmetro entre o tabernáculo de Davi com a Igreja. (Atos 15:15ª18). - E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:

Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas, Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. Atos 15:15-18... 

Para compreendermos plenamente como é que Tiago podia fazer uma declaração desta, é necessário termos uma compreensão básica da ordem de adoração em Israel: 1º - Aos patriarcas Deus revelou o altar (comunhão) e os sacrifícios cruentos (com derramamento de sangue), através do qual o homem podia aproximar de Deus. 2º - A única maneira pela qual o homem podia se aproximar-se de Deus era através de sacrifícios (isso não mudou hoje). Veja: Romanos 12:1- ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional...

OBSERVAÇÃO: O homem se achegava a Deus mediante um animal morto, precisava abordar Deus na morte de outro, um substituto sem pecado. 

3º - Mais tarde, através de Moisés, Deus revelou o TABERNACULO DE MOISÉS para que pudesse ter comunhão com sua nação eleita e escolhida, Deus queria habitar entre eles; Êxodo 25:8 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. 4º - Aquele tabernáculo era também fundamentado em sacrifícios de animais. O povo de Israel só aproximava baseado em sangue inocente.

O tabernáculo de Moisés era meio de aproximação que Deus propiciara a Israel. Entre o tabernáculo de Moisés e o templo de Salomão, Deus ordenou o Tabernáculo de Davi. Essa estrutura permaneceu durante apenas 40 anos, aproximadamente.

O TABERNACULO DE DAVI:

Era diferente de qualquer outra estrutura no velho testamento. Por causa da interpretação (revelação de Deus) feita por Tiago, desta construção, no novo testamento. Podemos concluir que foi um relance de 40 anos prefigurando o que Deus iria fazer na igreja.

Por quê? 1º - O sacrifício era baseado no louvor. – 2º - Houve apenas um sacrifício (Davi ofereceu o holocausto a Deus e repartiu a carne do sacrifício com o povo cada um levou para casa). 3º - Abençoou o povo. 4º - Era um dia de festa, mandou fazer bolos que repartiu com o povo junto com um frasco de vinho...
Estabelecendo ali uma comunhão do povo com suas famílias e de Deus com o povo. E ali retirou o povo para suas casas. A ceia é mais que um ritual da igreja, mas um tempo de comunhão da família de Deus em uma festa de comemoração e alegria de uns para com os outros!!!

TABERNACULO DE DAVI:

AS VERDADES DA IGREJA DE CRISTO!!!

Amós 9:11 - Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade... Quando a igreja do novo testamento estava sendo estabelecida, levantou-se uma serie de problemas em relação a muitos judeus que haviam aceitado a Cristo.
Eles ensinavam que ao aceitar Cristo o novo convertido precisava guardar as leis de Moisés. Esta questão tornou-se tão acalorada, onde muito lideres da igreja primitiva reuniram-se para discutir o que deveriam fazer. Esta reunião foi marcada para a cidade de Jerusalém, e discutiram o assunto abertamente. Atos; capitulo 15 é o registro (ATA) dessa reunião.

Observamos que Pedro tinha algo a dizer, Paulo e Barnabé apresentaram relatórios, mas Tiago, movido pelo Espírito Santo, resolveu o problema. Recorrendo à profecia encontrada no livro de Amós, que diz, Deus queria trazer os gentios e levantar o TABERNACULO DE DAVI. Tiago faz um parâmetro entre o tabernáculo de Davi com a Igreja. (Atos 15:15ª18).

Para compreendermos plenamente como é que Tiago podia fazer uma declaração desta, é necessário termos uma compreensão básica da ordem de adoração em Israel:
1º - Aos patriarcas Deus revelou o altar (comunhão) e os sacrifícios cruentos (com derramamento de sangue), através do qual o homem podia aproximar de Deus.

2º - A única maneira pela qual o homem podia se aproximar-se de Deus era através de sacrifícios (isso não mudou hoje). Veja: Romanos 12:1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
OBSERVAÇÃO: O homem se achegava a Deus mediante um animal morto, precisava abordar Deus na morte de outro, um substituto sem pecado.

3º - Mais tarde, através de Moisés, Deus revelou o TABERNACULO DE MOISÉS para que pudesse ter comunhão com sua nação eleita e escolhida, Deus queria habitar entre eles. - Êxodo 25:8 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.

4º - Aquele tabernáculo era também fundamentado em sacrifícios de animais. O povo de Israel só aproximava baseado em sangue inocente. O tabernáculo de Moisés era meio de aproximação que Deus propiciara a Israel. Entre o tabernáculo de Moisés e o templo de Salomão, Deus ordenou o Tabernáculo de Davi. Essa estrutura permaneceu durante apenas 40 anos, aproximadamente.

O TABERNACULO DE DAVI; era diferente de qualquer outra estrutura no velho testamento. Por causa da interpretação (revelação de Deus) feita por Tiago, desta construção, no novo testamento. Podemos concluir que foi um relance de 40 anos prefigurando o que Deus iria fazer na igreja.

O TABERNACULO DE DAVI; foi dado por revelação ao rei Davi, quando ele desejou trazer de volta a arca, depois que ela foi capturada pelos Filisteus, muitos anos antes (20 anos). Saul parece que nunca se importou muito com a arca (que simbolizava a presença de Deus no meio do povo). Mas Davi reconhecia o tremendo poder daquele móvel sagrado.

Ele reconhecia a importância de ter aquele móvel (que representava a gloria de Deus) no qual Deus havia comunicado com seu povo no passado. Davi sabia que quando a arca havia sido capturada, a gloria de Deus havia se afastado de Israel (1º Samuel 4:21ª22). Davi sabia que a presença de Deus era essencial para qualquer visitação, ele ansiava pela presença de Deus.

Davi foi capaz de trazer a arca de volta. Não levou para o tabernáculo de Moisés que estava armado no Monte Gibeom, pelo contrario, ele trouxe para o Monte Sião na cidade de Davi. Davi não construiu outro tabernáculo como o que estava armado no Monte Gibeom como o que estava armado no Monte Gibeom com três compartimentos e os vários moveis.
Davi levantou uma única tenda para abrigar uma única peça (a arca da aliança) - veja; 1º - crônicas 13 a 16; 2º Samuel 6:17ª19. 

Isto quer dizer que naquela época, dois tabernáculo estavam armados. O Tabernáculo de Moisés estava armado no Monte Gibeom, sem a presença do Senhor 1º crônicas 16:37 – 43; 21:28-30.
Enquanto que o Tabernáculo de Davi estava levantado no Monte Sião, com a presença de Deus (2º Samuel 5:7; 1º crônicas 5:2). O Tabernáculo de Davi é uma figura da igreja. Houve apenas um sacrifício cruento. Quando ele foi dedicado (consagrado), eles ofereceram sacrifícios animais.

Mas dali em diante, houve apenas sacrifícios espirituais (louvor e adoração). A igreja evangélica de Cristo também foi fundamentada em um único sacrifício o de Jesus na cruz (o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo).
A ordem de Deus no tabernáculo era de adoração e louvor. Veja alguns versículos que falam desta ordem de louvor e adoração:

1º - crônicas 15:28 – E todo o Israel fez subir a arca da aliança do Senhor, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.
1º crônicas 16:4 – E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel.
1º crônicas 23:5 – E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.

1º crônicas 25:5ª6. - Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas. Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do Senhor, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei.

MILAGRE EM OBEDE EDOM:

Contar a historia da arca: 1 Samuel 4-8 - A arca é capturada pelos filisteus!!!
Nesse tempo Israel estava em guerra contra os filisteus. O exército israelita estava acampado perto de Ebenezer, e os filisteus junto de Afeque. Estes derrotaram Israel, matando quatro milhares dos seus soldados. Depois do combate, o exército de Israel regressou ao acampamento e os seus líderes interrogavam-se por que razão o Senhor os tinha conduzido àquela derrota: Vamos trazer para aqui a arca, desde Silo. Se a trouxermos conosco, o Senhor estará no nosso meio e nos salvará seguramente dos nossos inimigos.

Então mandaram vir a arca da aliança do Senhor dos exércitos celestiais, que habita entronizado acima dos querubins. Hofni e Finéias, os filhos de Eli, vieram com ela até ao campo da batalha. Quando os israelitas viram chegar a arca, deram um brado de alegria tão forte que até a terra tremeu!!!

O que é que se passa?, perguntaram-se os filisteus. Para que foi aquele grito no campo dos hebreus? Quando souberam que era a arca do Senhor que tinha chegado ali, entraram em pânico. Deus veio para o campo deles!!! Gritavam. Ai de nós, que nunca enfrentámos uma situação destas antes!!!

Quem é que nos vai salvar destes poderosos deuses de Israel? É que são os mesmos que destruíram o Egito com pragas, quando Israel lá morava. Então, lutem agora, ó filisteus, como nunca o fizeram antes, pois doutra forma tornar-se-ão seus escravos, tal como eles já foram nossos escravos.
Dessa forma os filisteus lutaram desesperadamente, e Israel foi novamente derrotado. Trinta mil homens de Israel morreram nesse dia, e o restante fugiu para as tendas. A arca de Deus foi capturada e Hofni mais Finéias foram mortos.

A MORTE DO SACERDOTE ELI: Um homem da tribo de Benjamim veio a correr da batalha e chegou no mesmo dia a Silo, com a roupa rasgada e a cabeça coberta de terra. Eli estava sentado à beira do caminho à espera de notícias da batalha, porque o seu coração tremia de cuidados pela segurança da arca de Deus. Quando o mensageiro chegou da frente de combate e relatou o que acontecera, levantou-se um grande clamor em toda a cidade. O que é este barulho todo? Perguntou Eli.

O mensageiro apressou-se a vir ter com Eli, dando-lhe a conhecer o que sucedera. (Eli era um ancião já de noventa e oito anos, e perdera totalmente a vista). Acabei agora de chegar da batalha; hoje ainda eu lá estava, disse a Eli. Israel foi derrotado e milhares das tropas Israelitas morreram no campo de batalha. Hofni e Finéias também foram mortos, e a arca capturada.

Quando o mensageiro mencionou o que acontecera à arca, Eli caiu para trás no seu assento ao lado do portão de entrada, partiu o pescoço e faleceu (porque era já muito velho e pesado). Eli julgou Israel durante quarenta anos.
Quando a nora de Eli, a mulher de Finéias, que estava grávida, ouviu dizer que a arca fora tomada, que o marido tinha sido morto e o sogro falecera, o processo de gravidez precipitou-se e começou a sentir as dores de parto, ao mesmo tempo que se lhe ia apagando a vida.

Antes de morrer, as mulheres que a assistiam disseram-lhe que tudo estava a correr bem e que tinha tido um rapaz. Mas ela nada respondeu nem vibrou com a notícia. Apenas murmurou: Chamem ao menino Icabode — Porque foi-se a glória de Israel. Ela deu esse nome ao bebé porque a arca de Deus tinha sido capturada e porque o marido e o sogro tinham morrido.

A ARCA EM ASDODE E EM ECROM:

Os filisteus levaram, pois a arca de Deus do campo de batalha em Ebenezer para o templo do seu ídolo Dagom, na cidade de Asdode. Mas no dia seguinte, quando os cidadãos daquela localidade vieram vê-la logo pela manhã, verificaram que Dagom tinha caído com o rosto para o chão perante a arca de Jeová!!!

Levantaram-no, mas na manhã seguinte aconteceu a mesma coisa — o ídolo tinha caído sobre o seu rosto perante a arca do Senhor novamente. Só que desta vez tinha a cabeça e as mãos separadas do resto do corpo, caídas sobre o limiar da porta da entrada; unicamente o tronco tinha ficado intacto. É por isso que até ao dia de hoje nem os sacerdotes nem os adoradores de Dagom quando entram no seu templo pisam o limiar da entrada.

Então o Senhor começou a destruir o povo de Asdode e das localidades circunvizinhas, por meio de uma praga de tumores. Quando o povo se deu conta do que estava a acontecer exclamaram todos: Não podemos conservar aqui mais tempo a arca do Deus de Israel, porque a mão de Deus está a pesar duramente sobre todos nós assim como sobre o nosso deus Dagom.

E foram convocados os governadores das cinco cidades dos filisteus para uma conferência em que decidissem o que fazer da arca. Resolveram então levá-la para Gate. Mas quando a arca lá chegou, o Senhor começou a destruir a gente dali, tanto novos como velhos, com a mesma praga, gerando-se um pânico coletivo enorme. Enviaram, pois a arca a Ecrom. Mas também a gente dali quando a viu chegar clamou: Estão a trazer a arca do Deus de Israel para aqui para nos matarem também!!! Por isso convocaram novamente os governadores


e foi-lhes pedido que mandassem a arca de volta para o seu país, se não toda a povoação acabava por morrer. Porque já a praga tinha começado e se espalhava um grande terror por toda a cidade. Os que não tinham morrido estavam às portas da morte, gravemente doentes; havia choro por toda a parte.

A ARCA É DEVOLVIDA A ISRAEL:

A arca ainda ficou na Filisteia uns sete meses ao todo. Os filisteus por fim chamaram os seus sacerdotes e adivinhos, perguntando-lhes: Que vamos nós fazer com a arca de Deus? Que espécie de ofertas havemos de mandar a acompanhá-la, quando a enviarmos de volta para a sua terra?
Sim, em todo o caso devem devolvê-la com uma oferta a acompanhar, disseram. Enviem uma oferta de culpa, para que a praga seja suspensa. Se isto não acontecer, saberão que afinal não foi Deus quem mandou a praga.

MAS QUE OFERTA DE CULPA VAMOS MANDAR?

Mandem cinco modelos, em ouro, do tumor causado pela praga e cinco outros modelos, em ouro, dos ratos que devastaram a terra toda — as cidades principais e as outras povoações. Se assim fizerem e depois derem louvores ao Deus de Israel, é possível que ele faça parar de vos perseguir, a vocês e aos vossos deuses.
Mas não sejam teimosos e rebeldes, como o foram o Faraó e os egípcios, que não deixaram partir Israel sem que Deus os tivesse destruído com pragas tremendas. Façam então um carro novo, atrelem-lhe duas vacas que tenham tido crias há pouco tempo e que nunca tenham levado um jugo; separem as crias delas, mantendo-as no estábulo. 

Ponham a arca de Deus no carro, e ao lado um cofre com os modelos, em ouro, dos ratos e dos tumores, e deixem as vacas partir na direção que quiserem. Se atravessarem o limite da nossa terra em Bete-Semes, então ficarão a saber que foi Deus quem trouxe este grande mal sobre nós; se não, é porque se tratou simplesmente de um acaso, não foi nada enviado por Deus.

O carro veio até ao campo de um homem chamado Josué e parou ao pé duma grande rocha. A gente dali fez uma grande fogueira com a própria madeira do carro, matou as vacas e ofereceram-nas em sacrifício ao Senhor, como holocausto. Vários homens da tribo de Levi desceram previamente do carro a arca mais o cofre com os ratos e os tumores de ouro, e colocaram-nos sobre aquela grande pedra. Muitos outros holocaustos e sacrifícios foram oferecidos ao Senhor naquele dia pela povoação de Bete-Semes.

Então o povo de Quiriate-Jearim veio buscar a arca; e levaram-na para o outeiro onde estava à casa de Abinadabe. Depois consagraram Eleazar, o filho dele, como guarda responsável pela arca. Esta ficou ali durante vinte anos, e todo esse tempo Israel se lamentava porque o Senhor parecia que os tinha abandonado.

Ele amava tanto a Shekinah que pediu ao rei Davi que o deixasse ficar perto da Arca, e então ele se faz um porteiro, que agora ainda que pelas frestas das portas ele contemplasse a Presença de Deus. 

DAVI TRAZ A ARCA PARA JERUSALÉM:

E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil. E levantou-se Davi e partiu com todo o povo que tinha consigo de Baalá de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
E puseram a arca de Deus em um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Geba; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. E, levando-o da casa de Abinadabe, que está em Geba, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca. E Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de madeira de faia, com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.

E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus. E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.

I Crônicas – 13: 12 a 14 - E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: COMO TRAREI A MIM A ARCA DE DEUS? Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.

COMO TRAREI A MIM A ARCA DE DEUS:

Com este livro, quero levá-los em busca da SHEKINAH, através do que podemos perceber no contexto da vida de um homem chamado Obede-Edom. Pois de uma coisa eu tenho plena certeza, todos precisamos da SHEKINAH DO SENHOR, e nos não somos diferentes.

O QUE É A SHEKINAH?

Quando Deus manda que Moisés construa a Arca do Senhor, Ele diz que a sua PRESENÇA iria com o povo. Então a Arca do Senhor representava a presença do Senhor no meio do povo. A palavra SHEKINAH é hebraica que significa PRESENÇA, então a SHEKINAH não é a GLÓRIA DO SENHOR, pois a palavra hebraica para ela é KAVOD.

QUEM ERA OBEDE-EDOM?

A bíblia diz que quando no meio do caminho uma morte acontece com um homem da tribo de Judá, filho de Abinadabe, chamado Uzá, o rei Davi deixa de levar a arca e a coloca em uma casa que estava à beira do caminho. A bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém. Mas quem realmente era este homem?
Então vejamos: OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM mostra que este homem era descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú. Sendo estes um povo inimigo de Israel. Se não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias. 

Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época. Humilhado pelos chamados povo de Deus os Israelitas, desprezado por todos, que tinha uma esposa estéril, animais estéril, não morava na cidade, mas em uma tapera na beira de uma estrada. Descendente dos inimigos de Israel, natural da cidade de Golias. Mas percebemos que era alguém que orava e buscava ao verdadeiro Senhor dos senhores.

Então o rei Davi para e todos ficam amedrontados com o ocorrido e Davi diz uma frase que devemos repetir todos os dias de nossa humilde vida:
COMO TRAREI A MIM A ARCA DO SENHOR? QUE TRADUZINDO PARA NOSSOS DIAS SERIA: COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DO SENHOR?

Diante do fato ocorrido com o filho de Abinadabe, Davi se dirige para a tapera e bate na porta. A mulher de Obede atende e logo vê que se tratava do novo rei de Israel, então ela chama seu marido, o nome dele é Obede-Edom, que ao ouviu o chamado de sua esposa e se depara com o rei Davi que lhe conta o ocorrido e lhe informa o que era A ARCA DO SENHOR.

Talvez se fosse eu ou você, ao sabermos de que Deus matou Uzá só por tocar na Arca, e ainda era da tribo de Judá, como um Edomita seria poupado? Mas mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor. Portanto a Shekinah (presença) do Senhor fica três meses na de Obede-Edom.

HAVIA UMA PERGUNTA NE MENTE DE DAVI COMO TRAREMOS A NÓS A SHEKINAH DO SENHOR? A Arca do Senhor, a Presença de Deus, ficou na casa de um casal pobre, humilde, que morava a beira da estrada. O que Davi e todo o povo não sabiam era que Deus tinha um plano na vida de Obede-Edom. Então lemos no verso 14 que por três meses a arca ficou na casa de Obede-Edom e Deus abençoou tudo o que Obede-Edom possuía.

A SHEKINAH DE DEUS NA CASA DE OBEDE-EDOM!!!

Quando a Arca, que é a presença de Deus, chega à casa de Abinadabe, com o passar do tempo ele e seus filhos se acostumam com a presença de Deus, e quando isso acontece, passam a não dar mais o devido valor naquilo que é valioso, sem preço, a SHEKINAH DO SENHOR. Mas quando na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor colocando em local de destaque.

Penso que quando Obede-Edom se levantava a primeira coisa que fazia era ir ver a Arca em sua sala e se curvava para orar, e sua esposa fazia o mesmo. Havia uma grande reverência para com a Shekinah do Senhor na casa de Obede-Edom, algo que não vemos mais com tanta frequência no meio das igrejas de hoje, há uma grande falta de reverencia ao Senhor, mais parecemos com a casa de Abinadabe, do que com a casa de Obede-Edom.

Mas o relato é que Deus abençoou tudo quanto havia na casa de Obede-Edom, e não é difícil de imaginar que eles estavam deficientes nas áreas: Sentimental, física e espiritual, então vendo Deus que havia uma reverência pela sua SHEKINAH, Ele começa a agir na casa do escravo edomita que era natural de Gate. E assim aconteceu durante três meses.

O PRIMEIRO MÊS – BÊNÇÃOS NA ÁREA FAMILIAR:

O primeiro mês foi maravilhoso, pois Deus conserta a vida de Obede-Edom e sua esposa, Agora sua esposa começa a lhe gerar filhos, filhos estes que veremos mais a frente. Ela lhe dá aquilo que todo pai queria filhos para sua posteridade, agora ele já não seria humilhado por esta deficiência. E OBEDE-EDOM COMEÇA A REVERENCIAR AINDA MAIS A SHEKINAH DO SENHOR EM SUA CASA, E ENTÃO PASSAMOS PARA O SEGUNDO MÊS.

O SEGUNDO MÊS – BÊNÇÃOS NA ÁREA FÍSICA:

Trinta dias se passaram e entramos no segundo mês Deus começa a agir na vida física e material, e então um belo dia Obede-Edom chega em casa com muitas espigas de milho em uma sacola e um carneirinho nos braços. Sua esposa vendo aquilo quase não acredita e mesmo assim faz uma pergunta idiota: O QUE É ISSO MEU MARIDO? E ele responde: SÓ PODE SER A SHEKINAH DO SENHOR!!!

É A PRESENÇA DE DEUS ABENÇOANDO!!!

O TERCEIRO MÊS – BÊNÇÃOS NA ÁREA ESPIRITUAL:

Aquele que era desprezado, agora é destacado, aquele que era o menor agora esta entre os maiores, o escravo foi abençoado, o pobre ficou rico. No terceiro mês um amor extraordinário invadiu os corações de Obede-Edom e sua esposa, pois eles não mais conseguiam sair de perto da Arca do Senhor, e nesse momento Deus começa a mudar a vida espiritual daquele casal. 

Hoje as pessoas vão aos chamados cultos ao Senhor e ficam olhando o relógio, desejando irem embora. Não há mais amor pela presença de Deus, e pior, saem dos cultos e nem se lembram mais o que aconteceu lá dentro, e ainda pedimos para que Deus derrame sua Shekinah. Presta atenção meus irmãos: para que Deus derrame sobre nós suas bênçãos e sua presença precisa de três coisas: 1º Fé – 2º santidade, 3º obediência... 

OS FILHOS DE OBEDE-EDOM:

Eu disse no começo que mesmo na penumbra da solidão daquela estrada, nos dias frios ao lado de uma esposa fria, vivendo na pobreza e na miséria ele clamava, orava ao Deus do céu e da terra, e isso ele mostra no seu fruto, pois veja que foram seus filhos depois da SHEKINAH DO SENHOR entrou em sua casa.

OS FILHOS DE OBEDE-EDOM E SEUS NOMES:

Semaías - Ouvido por Deus; oração respondida. Jozabade – Deus quem me deu; - Joá – Deus é meu irmão; - Natanael – Meu amigo é Deus; - Amiel – existe recompensa; - Issacar – Portador do salário. Ou galardão. Talvez lhe interesse o significado dos nomes dos netos de Obede-Edom, mas isso você terá que pesquisar.

ELE FOI ABENÇOADO PELA PRESENÇA DE DEUS NA SUA CASA.

O SEGREDO DE OBEDE-EDOM

Certo dia, quando Obede-Edom estava na roça, ele ouve um som como de muitos cavalos, e na porta da cozinha um grito chamando por ele, era a sua esposa. Obede-Edom vem correndo largando tudo para traz e ao chegar era o rei Davi que quase não acredita no que vê, era tanta prosperidade, e ainda tinha filhos correndo pela casa.

Davi olha para Obede-Edom e diz ter ficado sabendo que Deus tinha abençoado tudo quanto ele tinha, e Obede-Edom diz ser verdade, e o rei Davi completa dizendo que iria levar a Arca do Senhor, e Obede-Edom naquele momento diz algo ao rei com todo coragem, preste bem atenção: Rei meu!!! A Arca do Senhor vai contigo, mas eu irei junto da Arca...

Obede-Edom tomou uma decisão e com certeza sua esposa concordou. Eles iriam deixar tudo para estarem perto da SHEKINAH DO SENHOR. Esse é o segredo de Obede-Edom ele estava sempre perto da SHEKINAH DO SENHOR. Outrora, um escravo edomita, pobre inimigo de Israel, descendente de Esaú, que negou a benção, e natural da cidade de Gate, de onde veio o inimigo gigante de Israel, mas agora um rico fazendeiro próspero e abençoado que deixava tudo para traz para andar junto da SHEKINAH DO SENHOR...

ATOS DE UM VERDADEIRO ADORADOR:

Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:22-24...

PRIMEIRO ATO DE UM ADORADOR:

Em I Crônicas 15: 17 e 18, - Designaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos, Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, seus irmãos, Etã, filho de Cusaías. E com eles a seus irmãos da segunda ordem: a Zacarias, Bene, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia, Maaséias, Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, e Jeiel, os porteiros. Vemos que Obede-Edom se tornou um porteiro do Santuário do Senhor.


Muitos querem tomar lugares de pastores, querem subir nos púlpitos pisando em seus irmãos, ao invés de começarem pelo começo.

SEGUNDO ATO DE UM ADORADOR:

Em I Crônicas 15: 19 a 21 - E os cantores, Hemã, Asafe e Etã, se faziam ouvir com címbalos de metal; E Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaséias, e Benaia, com alaúdes, sobre Alamote: E Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel, e Azazias, com harpas, sobre Seminite, para sobressaírem. 

Neste texto são enumerados e contados agora os músicos que tocavam diante da Arca do Senhor e lá aparece Obede-Edom entre eles. Ele que era um “Zé ninguém” agora pediu para ser um músico, aprendendo a tocar uma harpa. Creio que pelo esforço possa ser até o rei Davi que o tenha ensinado. Não despreze sua função, ainda que lhe pareça a menor, pois o crescimento só virá através de sua fidelidade ao Senhor.

É por isso que Jesus disse que o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Saiba de uma coisa, você não precisa que seu pastor te veja que seu líder te veja, mas todos nós precisamos somente que o Senhor nos veja o adorando.

TERCEIRO ATO DE UM ADORADOR:

Agora em I Crônicas 15: 24 - E Sebanias, Jeosafá, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaia, e Eliezer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; e Obede-Edom e Jeías eram porteiros da arca. Mais uma vez Obede-Edom é visto, só que agora não como um músico que tocava diante da Arca do Senhor, mas agora ele é um guardião da Arca do Senhor. Ele está a todo tempo perto daquilo que mudou de uma vez por todas a sua vida, a SHEKINAH DO SENHOR.

Muitos te discriminam por ter vindo de uma terra pobre, ou por que seu sobre nome não é conhecido, mas isso não importa. Se chamar Obede-Edom, era agora um orgulho e não mais uma vergonha. Seja você mesmo, mas seja um adorador da SHEKINAH DO SENHOR, pois no momento certo Ele, o Senhor te exaltará, e te colocará em local de destaque.

QUARTO ATO DE UM ADORADOR:

Veja I Crônicas 16: 4 e 5 - E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel. Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos... Agora colocaram alguns Ministros para adorarem e levarem todos a adorarem, e entre os ministro aparece ele, Obede-Edom, que deixou de ser um guardião da Arca e passou a ser um Ministro de adoração, liderado por Asafe.

Veja a persistência de um adorador que realmente ama a SHEKINAH DO SENHOR, e se importa com ela, e talvez você mude sua vida e procure abraçar o segredo que mudou a vida de Obede-Edom. Ser um adorador não é um titulo e sim uma função uma vocação diária e dinâmica sem turnos, ema casa, na igreja e em todos lugares!!!

QUINTO ATO DE UM ADORADOR:

I Crônicas 16: 37 e 38 – Então Davi deixou ali, diante da arca da aliança do Senhor, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia. E mais a Obede-Edom, com seus irmãos, sessenta e oito; a este Obede-Edom, filho de Jedutum, e a Hosa, deixou por porteiros.

Agora o incansável adorador que era liderado por Asafe, deixa de ser somente um Ministro de adoração e passa a ser um líder de sessenta e oito pessoas (68), você entendeu? Aquele por quem não se dava nada, agora é grande na presença da obra e da SHEKINAH DO SENHOR, mas como eu agora conheço a Obede-Edom sei que ele não pararia aqui, pois o verdadeiro adorador é insaciável. Venha e ainda que você seja um Obede-Edom onde você está, levante e busque a Presença de Deus.

SEXTO PASSO DE UM ADORADOR:

II Crônicas 25: 24 - 24 Também tomou todo o ouro, a prata, e todos os utensílios que se acharam na casa de Deus com Obede-Edom, e os tesouros da casa do rei, e os reféns; e voltou para Samaria. A confiança de um adorador não tem preço, pois vemos que Obede-Edom se tornou um tesoureiro do ouro e da prata que pertenciam ao Santuário.

Dentre todas as pessoas ali junto ao rei Davi, o escolhido para controlar o tesouro do santuário foi Obede-Edom, e pasme você no que vou lhe informar agora. Segundo estudos o tesouro do Santuário do Senhor que estava sob a responsabilidade de Obede-Edom corrigidos para nossos dias chegaria a cerca de S$3.000.000.000,00 (três bilhões de dólares).

COMO TOMAR A GLORIA DE DEUS NOS OMBROS???

Queria dizer neste final de livro as três maneiras de tomarmos como sacerdotes do Senhor a gloria de Deus nos ombros ou lombos!!!
E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. (Ezequiel 47:3-5)...

PRIMEIRA MANEIRA:

AGUAS ATE OS TORNOZELOS (PÉS)!!!

ANUNCIANDO O EVANGELHO DA SALVAÇÃO: Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!!! – Isaías 52:7... - O Evangelho é a maior notícia que, apenas nós, a Igreja, temos conhecimento dela. E será que temos o direito de retê-la? De forma alguma. 

Nós fomos incumbidos de uma grande responsabilidade. Deus escolheu a Igreja para levar o Evangelho às pessoas. Deus não escolheu anjos para pregarem o Evangelho; eles gostariam de pregar, mas não podem pregar porque nenhum anjo foi salvo, Jesus não morreu por eles. Nenhum anjo foi regenerado.

Somente nós, que um dia experimentamos a graça da salvação, temos essa responsabilidade. Esta responsabilidade todos nós temos que assumir: Somos porta-vozes da cruz, somos os únicos canais da mensagem da salvação.

SEGUNDA MANEIRA:

AGUAS ATE OS JOELHOS (BEREKS)!!!

VIDA DE ORAÇÃO: A eficácia da oração; Uma das coisas que Deus frequentemente fala na Bíblia é sobre a oração. Assim, em I Tessalonicenses 5:17, lemos: I Tessalonicenses 5:17 - Orai sem cessar - I Pedro 4:7 - Também nos diz: Sede sóbrios e vigiai em oração -  E Romanos 12:12 - Repete: perseverai na oração...

O GRANDE EXEMPLO DE ORAÇÃO É ELISEU:
II Reis 6:11-22!!!

O exemplo de Eliseu está em II Reis 6. Lá encontramos Eliseu, um homem de Deus, através de quem Deus revelou os planos dos sírios ao rei de Israel. Devido a isso, o rei da Síria estava muito perturbado e convocou um conselho para lidar com este problema. Os versículos 11-12 nos dizem: II Reis 6:11-12...

Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir. Qualquer coisa que o rei da Síria, dizia e planejava, Deus revelava a Eliseu, que depois revelou ao rei de Israel. Em seguida, os versículos 13-15 nos dizem:

II Reis 6:13-14 - Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade.
Veja o padrão semelhante de pensamento deste rei e Herodes: ambos tentaram capturar e prejudicar os homens de Deus usando grande poder militar. Assim, o rei da Síria enviou cavalos, carros e fortes tropas contra Eliseu. O rei da Síria pensou que ele tinha tomado todas as medidas físicas para garantir o sucesso dos seus planos.

No entanto, o rei da Síria deixou Deus e suas medidas fora da equação e falhou nisto terrivelmente. Vemos nesta seção sobre o rei da Síria também. Os versículos 15-16 nos dizem: II Reis 6:15-16 - E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor!!! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

A resposta de Eliseu para o seu servo mostra que, ou esse servo tinha um problema de vista e não podia ver aqueles que estavam com eles, ou Eliseu estava errado. Veremos o caso nesta questão. A razão não é porque o servo tinha um problema com a sua visão física, mas porque ele usou a visão física apenas. 

No entanto, esta não é a única visão que se pode ter. Realmente, além da imagem física de uma situação pode haver também uma imagem espiritual que se ignorada então as conclusões posteriores não serão confiáveis. Evidentemente, este servo tinha ignorado essa dimensão espiritual e agora tinha de levar isso em conta. O versículo 17 nos diz como isso aconteceu:

II Reis 6:17 - E orou Eliseu, e disse: Senhor , peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. - Eliseu orou e o Senhor respondeu sua oração, fazendo o que ele pediu e abriu os olhos deste servo para que tivesse uma visão espiritual da situação.

No entanto, algo mais precisava ser feito para cuidar dos sírios. Vimos no início da passagem como foi dito ao rei sobre ele e onde exatamente ele estava. Portanto, o exército sírio sabia exatamente quem eles estavam procurando. Como Eliseu enfrentou isso? Os versículos 18-20 nos dizem: II Reis 6:18-20 - E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais.

E os guiou a Samaria. E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: O Senhor , abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria... Como parece que o Senhor não só abre os olhos para ver o espiritual e fisicamente invisível, mas Ele também fecha os olhos para não ver o que é fisicamente visto!!!

Os sírios sabiam exatamente quem eles estavam procurando. No entanto, ele estava diante de seus olhos e eles não puderam vê-lo!!! E não só isso, mas eles acabaram em Samaria, a capital do inimigo deles!!! Como tudo isso aconteceu? ELISEU OROU AO SENHOR e feriu os sírios com cegueira abrindo seus olhos somente quando eles chegaram à Samaria e só depois Eliseu orou por isso!!!

Os versículos 21-23 nos dizem o que aconteceu depois que eles caíram nas mãos do rei de Israel. II Reis 6:21-24 - E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses.

Prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.

E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel...
Resumindo, portanto: um grande exército veio contra Eliseu. Em resposta, depois que ele avaliou a situação espiritualmente, ELE OROU e o Senhor os feriu com cegueira. Então, depois que ele os levou para Samaria, a capital de Israel, ELE OROU novamente e o Senhor lhes abriu os olhos e viram onde estavam. Quem fez todas estas grandes coisas?

O Senhor. Como o Senhor era solicitado para fazer estas coisas? Pela ORAÇÃO DE ELISEU. É por isso que a Palavra diz: Eliseu OROU e O Senhor... Agiu em conformidade com a ORAÇÃO.

TERCEIRA MANEIRA:
AGUAS ATE OS LOMBOS (OMBROS)!!!

TRABALHAR NA OBRA DE DEUS: Trabalhando para o Senhor; É importante que trabalhemos pelo Senhor. Paulo disse: Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor - Gálatas 5:6. A fé sem obras é morta!!! - Tiago 2:26.

Paulo elogiou os tessalonicenses pela operosidade da vossa fé, abnegação do vosso amor e firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo - 1 Tessalonicenses 1:3. A palavra traduzida abnegação significa labuta, aborrecimento, dificuldade e o verbo relacionado significa estar cansado, labutar. Os tessalonicenses fizeram tanto trabalho para o Senhor que, às vezes, cansavam!!!

Algumas pessoas sabem o que é trabalhar tanto e que cansa. Muitos fazem isso todo dia nos seus empregos seculares. Outros cansam enquanto trabalham em casa ou no quintal. Quantos de nós trabalhamos tanto para o Senhor que cansamos? Paulo disse: E não nos cansemos de fazer o bem - Gálatas 6:9. Alguém disse: OS CRISTÃOS DEVEM CANSAR NO SEU TRABALHO, MAS NÃO DO SEU TRABALHO!!!

Jesus disse à igreja em Éfeso: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer - Apocalipse 2:2-3.

Mais uma vez, isso é a labuta penosa que resulta em fadiga. Os efésios trabalharam tanto para o Senhor que cansaram, mas não desmaiaram nem cansaram do trabalho.
TOMAR A GLORIA NOS OMBROS É TRABALHAR PARA O SENHOR E NA OBRA DO SENHOR SUA IGREJA!!!

Trabalhe muito para o Senhor — visite os doentes - Mateus 25:36, restaure os caídos - Gálatas 6:1, apoie os fracos - 1 Tessalonicenses 5:14, exorte os irmãos diariamente - Hebreus 3:13, ajude a instruir os jovens e os jovens na fé, ensine os perdidos, e se prepare para a vinda do Senhor - Mateus 24:44.

Se você cansar, descanse por um momento. Jesus disse aos seus apóstolos: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto - Marcos 6:31. Mas não desista da obra do Senhor nem se aposente da sua obra. Não enferruje enquanto descansa.

Como Jesus, nós também devemos trabalhar enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar - João 9:4. Temos de ser firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor. E sabermos que nosso trabalho, no Senhor, não é vão - 1 Coríntios 15:58. João ouviu uma voz do céu que disse: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham - Apocalipse 14:13. Trabalhe para o Senhor e não se canse do trabalho.

TOMA A ARCA DO SENHOR NOS LOMBOS E VAI POIS SEU TRABALHO NO SENHOR NÃO É EM VÃO!!!

COMO LEVAR A GLORIA DE DEUS NOS OMBROS? Primeiro pregando o evangelho e anunciando a palavra do senhor. – Segundo orando em todo o tempo, colocando seus bereks (joelhos) no chão, pois joelhos no chão, céus abertos. – Terceiro trabalhando na obra do Senhor fazendo algo pela sua igreja na área especifica e segundo o dom que de Deus recebeste!!!


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário