MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

QUEBRANDO AS GRADES DAS PRISÕES DE NOSSA ALMA: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!




Alma: É formada de mente, emoção e vontade. Com a mente eu penso, raciocínio, com a emoção eu sinto; com a vontade eu decido, escolho, tomo decisões. Devemos quebrar as grades de nossa mente, nossas emoções (cuidado não morra afogado em um copo d’agua), sentimentos (daquilo que sentimos) e nossas escolhas e decisões!!!

INTRODUÇÃO: Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição.

O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penúltimo rei pré-exílico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado.

A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.
 
Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do cativeiro de Joaquim, o rei Evil- Merodaque, filho e sucessor de Nabucodonosor, sobe ao trono. E logo em seguida, manda libertar o rei de Judá.

Não obstante já ter sido liberto, Jeconias é tratado com cortesia e cuidado pelo rei de Babilônia.

(Jeremias 52:31-34) – “Sucedeu, pois, no ano trigésimo sétimo do cativeiro de Jeoiaquim, rei de Judá, no duodécimo mês, aos vinte e cinco dias do mês, que Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no primeiro ano do seu reinado, levantou a cabeça de Jeoiaquim, rei de Judá, e tirou-o do cárcere; E falou com ele benignamente, e pôs o seu trono acima dos tronos dos reis que estavam com ele em Babilônia; E lhe fez mudar as vestes da sua prisão; e passou a comer pão sempre na presença do rei, todos os dias da sua vida. E, quanto à sua alimentação, foi-lhe dada refeição contínua do rei de Babilônia, porção cotidiana, no seu dia, até o dia da sua morte, todos os dias da sua vida”.

O rei Jeoiaquim obteve o favor de um rei da Babilônia. E assim como ele obteve favor deste rei, vários fatos daquilo que aconteceu a ele, podem ser aplicados em nossas vidas. Também podemos obter favor de um Rei. Este, porém não é um simples homem, é o Deus Todo-Poderoso.

Muitas vezes as pessoas pensam somente nas possibilidades naturais, e ficam dependentes de favores dos homens esquecendo de que podem ter o favor de Deus em suas vidas.
Jeoiaquim com certeza devia estar triste, a glória de seu país, Israel não existia mais. Foi-se o tempo de que os israelitas eram conhecidos como um povo próspero e abençoado por Deus. Agora eles haviam sido espalhados, humilhados e presos, pois haviam se afastado do Deus verdadeiro.

Mas mesmo nesta triste situação a mão de DEUS se estendia para abençoar os seus. Ele usou de misericórdia com Jeioaquim e fez com que o rei da Babilônia mudasse a sorte desse rei de Judá.

Guarde isso: por pior que seja a sua situação, Deus pode agir. Busque a benção de DEUS em sua vida. DEPENDA DELE TOTALMENTE.

VAMOS ANALISAR A HISTÓRIA DE JEIOAQUIM EM ALGUMAS PARTES QUE ME CHAMARAM ATENÇÃO:

1 - LEVANTOU A CABEÇA DE JEIOAQUIM (v.31) Jeioaquim estava abatido, de cabeça baixa. E quantas vezes não ficamos assim? A esperança se vai, os sonhos se frustram e ficamos desanimados. 

Mas com Deus não permanecemos assim. Pra despertar a esperança de Abraão, Deus mandou ele contar as estrelas. Olhe para o alto, olhe para Jesus. Não abaixe sua cabeça por causa das circunstâncias, Deus quer te levanta pela fé.

2 - FALOU COM ELE BENIGNAMENTE(V.32) - Deus irá nos tratar com bondade. Bondade e misericórdia certamente nos seguirão todos os dias. Deus é bom. E sua bondade com certeza vai estar nos alcançando. Esse é o favor do rei. Um favor que não vai nos prejudicar. Deus também quer falar com bondade a você. Deus quer nos tratar com bondade.

3. PÔS O SEU TRONO ACIMA DOS TRONOS DE OUTROS REIS.(V.32): Lembre-se sempre meu irmão Deus quer te levantar e te honrar, O favor de Deus nas nossas vidas não é de miséria, pobreza. Um rei tem muitas riquezas. E quando você obtém o favor do Rei do Universo, não é uma migalha que você ganha, não é qualquer coisa. Aqui o rei colocou Joaquim na posição mais alta de que todos.

REPITA COMIGO: “Eu nasci para ser cabeça e não cauda, nasci para ser mais que vencedor, nasci para ser abençoado e ser um abençoador”...

O favor de Deus nas nossas vidas não é pouca coisa não. Ele quer nos levar para o alto. Colocar-nos em uma posição mais alta. Para que os outros vejam e desejem subir também. Deus quer fazer você subir. Você ir além. Você ir onde você ainda não foi. ELE TEM UMA ALTA POSIÇÃO PARA VOCÊ.
Você nasceu pra conquistar lugares altos.

4 - MUDOU AS VESTES DE SUA PRISÃO.(V33): - Deus quer mudar as nossas vestes. Ele quer tirar nossas vestes de prisão. Estar vestidos com uma roupa de prisão com certeza deve ser uma coisa humilhante. - Se você obtém o favor do rei você é livre. Foi isso que aconteceu com o Joaquim e é isso que deve acontecer conosco. Deus mudou a roupa dele. Deus quer dar novas vestes a nós. Deus quer mudar nossa situação interna e externa. Em vez de vergonha ele quer nos dar dupla-honra.

5 - PELO RESTO DA VIDA COMEU NA MESA DO REI: Jesus quer muito cear conosco. Quer ter comunhão comigo e com você sempre.
Todos os dias. Não apenas um dia da semana, mas sempre. O rei libertou Joaquim, mas foi pra estar perto dele. Deus te faz livre pra podermos andar na presença dele, todos os dias. Você é livre pra se prender a Deus.

6 - PORÇÃO COTIDIANA: - O rei supriu as suas necessidades até o dia da sua morte. Nada vai te faltar. O pão de cada dia vai estar sobre a sua vida. Deus quer cuidar de cada detalhe das nossas vidas.

SUA ALMA ESTÁ NA PRISÃO? - Meu irmão, você precisa descansar sua alma precisa de repouso, mas enquanto ela estiver na prisão, não terá sossego. - Encontramos o salmista, passando por momentos difíceis, em que ele chega a perder a paz. - Salmo 116:7 – “Volta minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem”. - Percebemos que a alma do salmista estava até aquele momento, sem descanso, inquieta, sem paz, não estava tranquila. Ele vivia momento de aflição.

O QUE É UMA ALMA AFLITA? É quando alguém se encontra triste, magoado, cheio de desgosto. Estes sentimentos, se não forem tratados, podem se tornar uma prisão. -  Só o Senhor, pode restaurar as nossas emoções. (Salmos 124:7) – “A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos”. - E preciso escapar do laço da alma. È preciso livrar e fugir deles, se soltar de tudo que nos serve de laço, de armadilha.

Quando era criança, eu armava arapucas e alçapão, que eram armadilhas, para pegar passarinhos, preparava as armadilhas e ficava por perto, esperando o passarinho cair nelas, depois disso, levava pra casa e prendiam em gaiolas.
Amado (a) o inimigo arma laços, para prender seus sentimentos, cria situações a sua volta, para tentar te prender, é preciso escapar.

O QUE É UM LAÇO DE ALMA? Dificuldade de perdoar alguém que te ofendeu, traiu ou decepcionou. Ressentimento de marido, de liderança, de amigos e familiares. Amargura, Revolta, sentimento de vingança, Medo, Insegurança, Ciúme, Inveja. Esses sentimentos se tornam o carrasco, de quem cai nas suas garras. - Absalão foi destruído, por causa do ressentimento com o pai, sentimento de revolta e vingança, o prenderam a tal ponto, de terminar em sua morte. II SAMUEL 13...

A inveja de Saul, fez com que se tornasse inimigo de Davi. I SAMUEL 18:6-9 - A rebeldia de Miriã, a tornou leprosa. Números 12 - A fraqueza de caráter de Sansão, o levou a morte. Juízes 13...  - Amados, você precisa descansar sua alma precisa de repouso, mas enquanto ela estiver na prisão, não terá sossego.

O QUE FAZER ENTÃO? Escapar do laço, que o inimigo armou envolvendo seus sentimentos. Livrar se da prisão e liberar as pessoas, que te mantêm presa, por causa de fatos ocorridos. Quem sabe esse é o motivo da sua aflição, da depressão. Ore e peça ao ESPÍRITO SANTO, que te revele, se a sua alma, está na prisão e fuja desse cativeiro.

E VOCÊ PODERÁ DIZER: 124:7 “Escapamos, como um pássaro, do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos”. O laço desfeito, encantamento quebrado, e você livre e em paz.

VAMOS ORAR? REPITA ESSA ORAÇÃO: “SENHOR, eu te peço, neste momento, em nome de Jesus, revela-me, traz a luz a minha mente, se minha alma, está presa em algum laço. Quero ser livre, por isso, te peço, mostra-me, de que tipo de sentimentos, eu devo escapar. Revela se há alguém que eu preciso liberar, pois quero escapar de qualquer laço, que queira me prender. Em nome de Jesus.”.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário