MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

PRINCIPIOS DA OBEDIENCIA A DEUS; SE NOSSAS JUMENTAS FALASSEM: O RACIONAL IRRACIONAL, O IRRACIONAL RACIONAL!!! – UMA HOMENAGEM AOS MEDICOS VETERINARIOS QUE COM MUITO AMOR TEM CUIDADO DAS CRIATURAS DE DEUS... POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO.


Se sua jumenta falasse o que ela iria dizer??? Que você esta seguindo a Deus cem por cento??? Ou ela diria que você esta seguindo caminhos errados??? - Se minha jumenta falasse poderia me impedir de continuar obstinado, rumo à destruição, caminhando fora dos propósitos do Senhor como fez com Balaão.

Vamos conhecer primeiro o profeta: Balaão foi um profeta que tentou amaldiçoar o povo de Israel, mas acabou não conseguindo. A história de Balaão está registrada no livro de Números. Ele é conhecido especialmente pelo episódio em que Deus abriu a boca de sua mula e ela falou. Balaão era filho de Beor e morava em Petor que ficava junto ao rio Eufrates. É difícil saber a localização correta dessa região. Alguns estudiosos acreditam que talvez ficasse próximo de Harã, na qual o patriarca Abraão também morou.

Balaão aparece na narrativa bíblica num contexto em que os israelitas estavam conseguindo importantes vitórias. Eles tinham derrotado os amorreus e conquistado toda a terra de Arnom. Naquele momento eles haviam se posicionaram ao norte do território de Moabe. Quando os moabitas viram que o povo de Israel era numeroso e vitorioso, eles ficaram apavorados. Então Balaque, rei de Moabe, foi procurar Balaão, um homem conhecido por ser vidente.

Então Balaque enviou mensageiros a Balaão para pedir-lhe ajuda. Balaque queria que ele amaldiçoasse os israelitas. Balaão parecia ser um profeta renomado, pois Balaque diz sobre ele: “[…] porque sei que a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado” (Números 22:6). - Balaão então pediu um prazo de uma noite para consultar o Senhor. Naquela noite Deus disse a ele que não amaldiçoasse Israel “PORQUE É POVO ABENÇOADO” (Números 22:12). Os mensageiros de Balaque lhe comunicaram a recusa de Balaão, mas Balaque resolveu enviar outros mensageiros prometendo grandes recompensas para que Balaão amaldiçoasse os israelitas.

Mais uma vez Balaão pediu para que os mensageiros esperassem uma noite para que ele buscasse a mensagem do Senhor. Então Deus autorizou que ele acompanhasse os moabitas, mas com a condição de que ele dissesse apenas o que Ele mandasse falar. - Pela manhã, Balaão se levantou, preparou sua mula e partiu com os mensageiros de Moabe. Porém, o coração de Balaão era perverso diante de Deus, ou seja, ele partiu com intenções que desagradavam o Senhor.

MENSAGEM BÍBLICA: Então levantou-se Balaão pela manhã, albardou a sua jumenta, e partiu com os príncipes de Moabe. A ira de Deus se acendeu, porque ele ia, e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, ele ia montado na sua jumenta, tendo consigo os seus dois servos. A jumenta viu o anjo do Senhor parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão e, desviando-se do caminho, meteu-se pelo campo; pelo que Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma sebe de um e de outro lado. Vendo, pois, a jumenta o anjo do Senhor, coseu-se com a sebe, e apertou contra a sebe o pé de Balaão; pelo que ele tornou a espancá-la. Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão se acendeu, e ele espancou a jumenta com o bordão. Nisso abriu o Senhor a boca da jumenta, a qual perguntou a Balaão: Que te fiz eu, para que me espancasses estas três vezes? Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; oxalá tivesse eu uma espada na mão, pois agora te mataria. Tornou a jumenta a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste toda a tua vida até hoje? Porventura tem sido o meu costume fazer assim para contigo? E ele respondeu: Não.

Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se com o rosto em terra. Disse-lhe o anjo do senhor: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu te saí como adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim; a jumenta, porém, me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se tivesse desviado de mim, na verdade que eu te haveria matado, deixando a ela com vida. Respondeu Balaão ao anjo do Senhor: pequei, porque não sabia que estavas parado no caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. Tornou o anjo do Senhor a Balaão: Vai com os homens, somente a palavra que eu te disser é que falarás. Assim Balaão seguiu com os príncipes de Balaque. - (Números 22:21-35)...

Se minha jumenta falasse poderia me impedir de continuar obstinado, rumo à destruição, caminhando fora dos propósitos do Senhor como fez com Balaão.

Balaão era o profeta de Deus e deveria falar em nome dEle, porém, o animal é que parece ser profeta. Enquanto Balaão se desviava da vontade do Senhor, tornando-se insensato e seguindo para a destruição, sua jumenta permanecia fiel, desviando-se, para livrá-lo do mal. Mostrou-se mais espiritual, sensível e obediente a voz de Deus do que ele. Ele deveria ter as visões espirituais, mas é ela quem enxerga o mundo espiritual. É ela quem vê o poderoso anjo do Senhor em missão nada amigável. (Quantos de nós nunca tivemos o privilégio daquela jumenta).

Era ele quem deveria ter temor ao Senhor, mas, tão obstinado estava, seguindo os próprios caminhos e desejos, ao invés de seguir os caminhos do Senhor e fazer a Sua vontade, que nem percebeu a sua insensatez. Conversou com o animal como se fosse à coisa mais natural do mundo, esbravejando e fazendo ameaças. Foi ela quem precisou falar para que ele compreendesse sua burrice - com todo respeito aos animais. Esta jumenta não merecia levar este fardo pesado de desobediência e ingratidão em seus lombos. Ela não merecia apanhar, tão fiel ao seu dono e à Deus.

Este animal foi um verdadeiro herói, que impediu a trágica morte do seu dono, ainda que ele não merecesse!!! Este animal nos ensina o que é fidelidade. Ensina que há pessoas tão ingratas que sequer merecem os animais que possuem. Qual deles é o animal irracional? Verdadeiramente, o homem obstinado e desobediente a Deus, que anda fora dos Seus propósitos, é mais irracional do que um animal.

Aliás, toda a natureza, em especial os animais, embora não possuam razão nem a imagem e semelhança do Criador, ouvem a Sua voz e obedecem, sem vacilar ou questionar, as Suas ordens. Quem, além de Noé e sua família, foi salvo do grande dilúvio? Um casal de cada espécie, enviado mansamente por Deus até a arca. Entraram para junto de Noé na arca, dois a dois de toda a carne em que havia espírito de vida. E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro - (Gênesis 7:15-16).

Quem foi enviado por Deus para alimentar o profeta Elias na época de uma grande seca? Uns corvos. Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro - (1 Reis 17:4-6).

E quanto ao feroz e faminto leão que teve de se controlar para não devorar o profeta Daniel, pois sua obediência a Deus era maior do que seu instinto selvagem? Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Ora, disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. E uma pedra foi trazida e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que no tocante a Daniel nada se mudasse: Depois o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum; e não foram trazidos à sua presença instrumentos de música, e fugiu dele o sono. Então o rei se levantou ao romper do dia, e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Ó Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre. O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus. E o rei deu ordem, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos - (Daniel 6:16-24).

E quem foi enviado para salvar o desobediente profeta que fora lançado ao mar? Um grande peixe. Então levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. Temeram, pois, os homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos. Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe - (Jonas 1:15-17). E para trazer os recursos que Jesus precisou para pagar impostos? Um peixe. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti - (Mateus 17:27). Na verdade não só os animais mas, até os ventos e o mar lhe obedecem - (Mateus 8:27).

Em compensação a esta obediência cega, Deus cuida de cada um deles. Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta - (Mateus 6:26). Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus - (Lucas 12:6). Não deveríamos aprender com a natureza e com os animais o que é obediência a Deus?

Você tem ouvido mais a Deus do que seu animal? Tem sido mais fiel a Ele do que seu animal é a você? Tem obedecido as suas ordens? Tem deixado Deus cuidar de você como você cuida dos seus animais? Tem sido temente e sensível a Ele? Muitos estão precisando observar e aprender mais com o seu jumento, galo, cachorro, gato, papagaio, formiga. Não seja uma toupeira nem uma tartaruga na obediência a Deus. Corra como a corça ou como a lebre para os braços do Pai. Voe como a águia para juntinho dEle. Seja manso como a pomba, prudente como a serpente e puro como o cordeiro.

Seja uma ovelha do pastor Jesus e não um lobo vestido de ovelha. Ande no jugo do Senhor. O jumento que Jesus montou teve prazer em carregá-lo; o de Balaão não!!! - O jumento que Jesus montou não precisou falar, pois estava sendo guiado no caminho certo por alguém temente a Deus, um verdadeiro profeta.

E você e eu e nós, vamos precisar espancar os nossos jumentos? Vamos esperar eles falarem para começarmos a obedecer a Deus? Vamos esperar os nossos galos cantarem para parar de trair a Jesus, o Leão da tribo de Judá? Abrimos os nossos olhos; não precisamos ter a Deus como nosso adversário. Arrependemos e voltemos para Ele. Que é rico em perdoar!!!


https://maurilio777.blogspot.com/2018/09/se-nossas-jumentas-falassem-o-racional.html?spref=fb


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário