MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

CRESCENDO NO RELACIONAMENTO COM DEUS: PRIMEIRA PARTE!!! A INTIMIDADE COM DEUS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Quantas pessoas há no mundo?  Segundo alguns dados do IBGE existem mais sete bilhões de pessoas no mundo. - Sendo a bíblia tão atual hoje, como era no passado, pergunto-me: Por que mesmo diante de mais sete bilhões de pessoas, a bíblia declara que o Pai “procura” verdadeiros adoradores (João 4.22-24)?
A  mesma razão me faz perguntar: por que diante de quase três milhões de pessoas que saíram da escravidão no Egito – Deus somente falava com Moisés (Ex 33.9-11)? Será que havia algo de especial em Moisés, e nesses adoradores que o Pai “procura”? Teria Deus escolhido alguns homens aleatoriamente, ou tinham esses homens algo especial que chamava atenção de Deus? - Por que muitos são chamados e poucos escolhidos (Mt 22.14)?
Por que muitos entram pela porta larga, ao passo que poucos adentram pela porta estreita (Mt 7.13,14)? Por que alguns poucos homens e mulheres, chamados ‘Heróis da Fé’ (Hb 11), largaram suas vidas e muitos, tudo o que tinham; sofreram, foram humilhados, escarnecidos, rejeitados, entregaram-se a morte – tudo isso e mais, por amor a Deus, por amor a causa de Deus aqui na terra?
Por que existindo cinco níveis de intimidade com Jesus, a maiorias das pessoas vivem no 1º e no 2º nível; alguns poucos alcançam o 3º e 4º nível, e pouquíssimos chegam o 5º nível? - A maioria de nós não tem coragem ou ousadia, disponibilidade, abnegação, tempo, ou fé para buscar esta intimidade!!! 
Muitas vezes amamos mais a nossa vida e as coisas da vida, do que Deus e seu reino! Sabemos o que significa intimidade, mas não sabemos o que significa ser intimo de Deus!!!
DEUS DEU GRANDES EXPERIÊNCIAS A GRANDES HOMENS: Noé (Fez a arca a pedido de Deus), Abraão (amigo de Deus), Israel (Lutou com o anjo e prevaleceu), José (Interpretava sonhos), Moisés (falava face a face com Deus, viu a glória de Deus), Daniel (Teve a visão dos últimos dias), Apóstolo Paulo (foi arrebatado aos Céus), João (teve a visão futura da Igreja), e muitos outros.
E VOCÊ QUAL EXPERIENCIA QUE DESEJA TER EM SUA INTIMIDADE COM JESUS!!! - Não estou falando que todos vão ter experiências com Deus como estes homens citados e outros tiveram. -Uma coisa é dizer que vai ter; outra coisa é dizer que é possível ter! Depende da fé de cada um!!! 
Precisamos saber que o tamanho da experiência e intimidade que viveremos dependerá da profundidade do relacionamento que você tem ou terá com Deus. Não estou falando aqui de milagres!!! Se Creres verá a glória de Deus. Estou falando de algo muito mais profundo que isso! - Falo de intimidade e vida com Deus, de conhecê-lo em espírito e em verdade! De obedecer e cumprir seus mandamentos.
Talvez você ache que precisa ser perfeito, para Alcançar esse nível de intimidade com Deus. Digo-lhe que não! - Porém, podemos e devemos buscar a santidade. É só tomarmos como exemplo os próprios homens de Deus citados acima. Deus te convida nesses dias a pisar no Santo dos Santos. Quando experimentares as profundezas do Oceano de intimidade com o Senhor não desejará voltar às margens do Rio!!!
Com certeza!!! - Deus está procurando, hoje, aqueles que realmente têm no seu coração, um desejo ardente, não só de conhecê-lo, Mas de ter uma profunda intimidade (experiência) com Ele (João 4.22-24 - “(João 4:22) - Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. (João 4:23) - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. 
Nos nossos cultos o problema não é que Deus não está falando!!! Ele sempre fala, mas nós não conseguimos ouvi-lo, porque estamos muito distantes, porque muitos não buscam a intimidade com o Senhor…
Vamos ver nessa mensagem os 5 níveis de intimidade com Jesus registrados na Bíblia: Mas primeiro preciso perguntar quem quer ter intimidade com Jesus...
1º NÍVEL: MULTIDÃO: (Mateus 21: 6 -11 - “(Mateus 21:6) - E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara, (Mateus 21:7) - Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima. (Mateus 21:8) - E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. (Mateus 21:9) - E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! (Mateus 21: 10) - E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? (Mateus 21: 11) - E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia”. 
1º - Conhecem Jesus de ouvir falar. 2º - Tem relação de interesse; seguem Jesus pelos milagres.  - 3º - Inconstância; adoram, mas também crucificam.
2º NÍVEL: 70 DISCÍPULOS: (Lucas 10:1, 17-20; João 6: 51-66) “(Lucas 10:1) - E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir”. - “(Lucas 10:17) - E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam”. - (João 6:59) - Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. (João 6:60) - Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... (João 6:66) - Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. - 
1º - Fazem milagres no nome de Jesus. - 2º - Obediência: participam, em partes, da vida de Jesus. - 3º - Não tem vínculo – abandonam o Mestre, quando as palavras ficam duras.

3º NÍVEL: 12 DISCÍPULOS - Mateus 10:1ª4 - “(Mateus 10:1) - E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (Mateus 10:2) - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; (Mateus 10:3) - Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; (Mateus 10:4) - Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”. 

1º - Sofrem pelo nome de Cristo. - 2º - Enfrentam o mundo por este amor. - 3º - Experimentam o cuidado e provisão do Senhor, - 4º - Dentre eles, um era o traidor.

4º NÍVEL DOS TRÊS DISCIPULOS: Pedro, Tiago e João (Mateus 17: 1-9. - “(Mateus 17:1) - SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, (Mateus 17:2) - E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. (Mateus 17:3) - E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. (Mateus 17:4) - E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. - (Mateus 17:5) - E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o”. - “(Mateus 17:6) - E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.... (Mateus 17:9) - E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos”. 

1º - Conhecimento de Jesus. - 2º - Experiência de grandes milagres. - 3º - Jesus gostava de estar com eles - 4º - Jesus tentou revelar Sua glória, mas teve que parar em determinado momento, porque eles não eram tão íntimos…

5º NÍVEL: JOÃO, O DISCÍPULO AMADO: (João 13:23, João 21: 21-23; Apocalipse 1:1-2) – “(João 13:23) - Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus”. - “(João 21: 21) - Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? (João 21:22) - Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. (João 21:23) - Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti”? - “(Apocalipse 1:1) - REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; (Apocalipse 1:2) - O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto”.

1º - Tem intimidade e liberdade. - 2º - Conhecimento dos segredos do Pai… Foi ele quem recebeu a revelação do Apocalipse (Deus o levava aos céus, em visões, tamanha a intimidade desse homem com Ele). - 3º - Presença com Jesus, independente do que Ele falasse. Em que nível você se encontra com Deus? Se Ele disse alguma coisa, quem ouvirá de maneira mais fácil e coerente? - Há quem Deus vai revelar aquilo que lhe é intimo? A multidão? Os 70? Os 12? Pedro, Tiago e João? Ou João, que estava recostado sobre o peito do Mestre?

É possível subir de nível com Jesus! É possível conhecê-lo, e entender o que Ele está falando! - João também esteve, um dia, com a multidão, mas foi chamado a estar perto, e foi! De multidão, passou a discípulo amado! Você também pode estar assim, nos braços do Mestre, e ouvir, até mesmo, Seu sussurrar! - Vá de encontro a este amor incondicional! Ele te chama hoje! - Deixe de ser multidão, e passe a discípulo amado e intimo do pai.

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário