MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 8 de abril de 2019

SER UMA BENÇÃO: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Gn 12.2, E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção...

INTRODUÇÃO:

1º - Se olharmos para uma outra tradução da Escritura, podemos ver que a frase tu serás uma bênção, é traduzida por: Sê tu uma bênção, o que nos traz a ideia de um imperativo, UM MANDAMENTO. Ser uma benção para o filho de Deus, não é uma questão de opção, é obrigação.

2º - Paulo nos adverte na sua carta aos efésios que Deus nos escolheu e nos predestinou para o louvor de sua glória, Ef 1.11-12, 11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; 12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo.

A frase: Para o louvor de sua glória, implica em vivermos uma vida cujos atos redundem em louvor e exaltação ao nome de Deus. 3. Se tua vida não tem sido uma benção, você não tem cumprido o propósito de Deus. 4. VEJAMOS ESTA NOITE TRÊS COISAS NECESSÁRIAS PARA QUE SEJAMOS UMA BENÇÃO PARA DEUS E PARA AS PESSOAS QUE NOS CERCAM:

I. PARA SERMOS UMA BENÇÃO, PRECISAMOS TER UMAVIDA TOTALMENTE ENTREGUE NO ALTAR DO SENHOR: 1º - É preciso ter uma vida santificada. A santificação é uma entrega total ao Senhor, uma separação completa deste mundo e deixar Deus trabalhar em nós, levando-nos a perfeição. 1Jo 2.15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há, pois se alguém ama o mundo, o amor do Pai, não está nele.

2. Há uma separação nítida entre as coisas deste mundo e as coisas de Deus. Pela cruz de Cristo, Paulo nos informa que crucificou o mundo em sua vida. Gl 6.14,14 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.

3. Em Jo 17.14, na chamada oração sacerdotal, Cristo afirma que não somos mais do mundo, embora vivamos nele, Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

4. Em Cl 3.1-3, a Palavra de Deus nos mostra o fato de que precisamos buscar as coisas celestiais, pois não pertencemos a esta terra... - 1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

a) O crente possui uma nova natureza. Sua mente deve estar inteiramente ligada nas coisas espirituais... b) Deus quer o controle de nosso corpo, mente, espírito e alma: Mc 12.30 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 1º Ts 5.23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

5. Para sermos santificados pelo Senhor é necessário que lhe sejamos submissos: 1º - At 9.6 - Que queres que eu faça? Paulo renunciou aqui sua vida física, sua vida religiosa, sua vida social, etc. Não iria viver mais para si mesmo... Gl 2.20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. 

Lc 1.38 - Eis aqui a tua serva, cumpra-se em mim segundo a tua palavra. Maria não estava preocupada com o que os outros iam pensar dela, sua reputação, mas exaltou ao Senhor... Lc 1.46-47 - 46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador...

6. Uma vida no Altar de Deus é uma vida santificada e submissa. 7. SÊ TU UMA BENÇÃO!!!

II. PARA SER UMA BENÇÃO, É PRECISO TER UMA VIDA TOTALMENTE DEDICADA AO SERVIÇO DE DEUS:

1. A Igreja é uma agência do Reino de Deus aqui na terra. Para desenvolver suas atividades, Deus colocou nela homens e mulheres salvas, que trabalham mediante um compromisso com o Criador. É por esta razão que ele vocaciona pessoas. Vejamos alguns exemplos de pessoas vocacionadas por Deus:

a) Pedro e André, Mc 1.16-18 - 16 - E, andando junto do mar da Galileia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17 - E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. 18 E, deixando logo as suas redes, o seguiram.

b) Tiago e João, Mc 1.19-20 - 19 - E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, 20 - E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele. c) Mateus, o publicano, Mc 2.14 - E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.

d) Paulo, At 9.15-16 - 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. 16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. e) Chamou muitos outros.

2. Embora muitos crentes não possuam um chamado especial, todos são chamados para o serviço de Deus... - 1Co 3.9 - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 3. O serviço de Deus exige desprendimento e urgência:

a) Eliseu, 1Rs 19.19-21 - 19 Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. 20 Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? 21 Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

b) Os apóstolos. Pedro e André deixaram suas redes; Tiago e João deixaram além das redes seus pais; Mateus deixou seu cargo público; Paulo deixou tudo. c) Não se pode tentar servir a Deus, e querer sepultar o pai, Mt 8.21-22 - 21 - E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. 22 Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. 4. Você tem-se dedicado ao serviço do Senhor? 5. Sê tu uma benção!!!

III. PARA SER UMA BENÇÃO, É PRECISO TER UMA VIDA DE RECONHECIMENTO AO SENHOR:

Relembrar as bênçãos passadas: a) O povo de Israel, vivia em constante lembranças das experiências passadas. Lembravam da saída do Egito, da passagem pelo Mar, do Maná no deserto, da conservação das roupas e calçados, etc. b) Seus líderes principais sempre lembravam estes feitos. Josué, Davi, Salomão, etc. c) A própria Arca da Aliança era símbolo de bênçãos passadas. Esta Arca era uma caixa de madeira que ficava no Santo dos Santos, no Tabernáculo, e tinha em seu interior as duas tábuas da lei, um vaso contendo uma porção de Maná e a vara de Arão que florescera:

Hb 9.3-4 - 3 - Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, 4 Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança.

CONCLUSÃO: 1. Você tem sido uma bênção em seu relacionamento com o Senhor, com seus irmãos na fé. E com as pessoas que não são crentes, com as quais você convive? Como tem sido o teu testemunho? Dentro da expressão; Se tu uma bênção, vimos nesta noite três coisas necessárias para que sejamos uma bênção para Deus e para todos aqueles que nos cercam:

1º - VIDA TOTALMENTE ENTREGUE NO ALTAR DO SENHOR!!! - 2º - VIDA TOTALMENTE DEDICADA AO SERVIÇO DE DEUS!!! - 3º - TER UMA VIDA DE RECONHECIMENTO AO SENHOR!!! Se assim andarmos, sem sombra de dúvidas, estaremos agradando ao Senhor e vivendo de uma forma produtiva para as pessoas com as quais nos relacionamos neste mundo.

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...


Nenhum comentário:

Postar um comentário