MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

PROFETAS ATUAIS OU AUTO PROFETAS: LIVRO DE NUMERO 168!!! CENTÉSIMO SEXAGÉSIMO OITAVO LIVRO ON LINE GRATUITO POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...


Números 14:28 - Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o senhor, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a você: - Lembre-se o universo é governado pela palavra de Deus, e onde é exercido este governo: na boca dos profetas de deus.

ALGUMAS VERDADES:

1º - A Palavra de Deus acolhida em fé, no coração humano, faz nascer à esperança que gera a visão e os sonhos brotam e tomam vida dentro do homem. Sem a Palavra proclamada, não há vida, Não há visão, nem sonhos e nem esperança para o amanhã.

Devemos conceber os sonhos e as visões de Deus e então a nossa boca se abrirá, de forma profética a anunciar a vontade e o poder de Deus. Os sonhos de Deus são aqueles gerados pela Palavra da fé.

2º VERDADE: Homens de Deus e profetas como Abraão, Moisés, José e tantos outros foram o diferencial, sonharam e realizaram os sonhos de Deus superando muitos obstáculos e mudaram o destino de sua geração, família e nação.

Os sonhos de Deus nascem através da Bíblia, da leitura e do estudo, da meditação, da pregação e da oração. “Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes.” (Jr.33:3)...

3º VERDADE: Nossa fé, não está firmada em argumentos naturais, porque estes são incapazes de produzir livramento. Do alto, é que vem o socorro. É para lá que devemos voltar nosso olhar. - Ainda que nuvens pesadas, carregadas de nebulosidade, escondam o lindo céu azul, E o brilho do sol.

Elas não ficarão lá para sempre. Nosso olhar deve alcançar essa visão impossível. Com os olhos da fé, que revelam o intransponível...

VAMOS VER O EXEMPLO NA VIDA DO PROFETA EZEQUIEL:

Deus ordenou ao profeta Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem põe-te em pé e falarei contigo” Ez 2:1. - Onde estava Ezequiel nessa hora? “E aconteceu que estando eu no meio dos cativos, junto ao Rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus” Ez 1:1. - Ele estava no meio dos cativos, entre sofrimento, choro e falta de esperança, mas as margens do Quebar ele ousou olhar para o céu e viver as visões de Deus.

Ezequiel não deveria se entregar àquelas circunstâncias de derrota, desgraça. Mas buscar força e conforto no Senhor. “Filho do homem, te põe de pé”. - Deus estava dizendo: “Sei que és carne, homem, filho de homem, mas vence Ezequiel, te põe de pé e falarei contigo”.

Vence Ezequiel, não se abate, olha além, de tudo que te rodeia, vive as promessas e visões que te mostrarei. - E a Palavra diz: “Entrou em mim o espírito e me pôs em pé, e ouvi o que me falava” Ez 2:2. 

Entrega-se ao Senhor. - Ezequiel viu o que ninguém mais viu naquele campo de refugiados. TUDO PORQUE SEU OLHAR SE ELEVOU AO CÉU! -“Salmos 121:1 – LEVANTAREI (ELEVO) os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. - Salmos 121:2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.

Ezequiel buscou respostas e conforto no alto. Ele não viu desilusão e morte, mas visão de Deus, que lhe dizia ser possível à restauração, um novo começo, uma renovação.

DEUS FALA COM EZEQUIEL O QUE VAI FAZER E COMO VAI FAZER: - Deus nos diz que há esperança e afirma que nada é impossível. No Livro de Ezequiel no capitulo 37, após o SENHOR ter anunciado a restauração da nação, apresenta ao profeta, em visão, o método para a realização da promessa. Veio sobre mim à mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos…

Então me perguntou: Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR…

Primeiramente, Deus pergunta ao profeta se acaso aqueles ossos poderiam reviver e o profeta prontamente creu. Dizendo: “SENHOR Deus tu o sabes”. Então Deus dá a Palavra de ordem a Ezequiel: “Profetiza a estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos ouvi a palavra do Senhor “(v.4).

ONDE ESTAVA A PALAVRA DE DEUS E A ORDEM DA RESTAURAÇÃO? NA BOCA DO PROFETA...

Então profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava houve ruído... - Um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.

Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. A Palavra tem poder de vida, ela é capaz de trazer o que está invisível no plano espiritual e tornar visível no plano físico.

Aqui está o valor da Palavra profética, ainda que as circunstâncias deste plano físico digam “não”, para o homem e a mulher de Deus, será sempre “sim”. É tempo de provar os milagres de Deus, é tempo de sonhar, de ler, reler as promessas, de crer, orar e declarar todos os dias, trazendo as coisas que não são, como se fossem.

TERMINO ESTA MENSAGEM ONDE ESTA A RESTAURAÇÃO DE DEUS, NA SUA FAMÍLIA? NAS SUAS FINANÇAS? NA SUA VIDA FÍSICA? E NA SUA VIDA ESPIRITUAL? RESPOSTA - ESTÃO NOS MEUS LÁBIOS, NAS MINHAS PALAVRAS PROFÉTICAS...

AUTOS PROFETAS: Texto aquilo que vc disser!!!

AS LÁGRIMAS DE ESPERANÇA NO RIO QUEBAR:

Apocalipse 21:4 - E Deus limpará (enxugara) de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. - Apocalipse 21:5 - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas às coisas.

E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. - Tenho uma frase que diz assim; “Ha sementes que são as promessas semeadas por Deus em nosso coração, que só seram geradas se regadas com nossas lágrimas”.

Deus fez as lágrimas com um propósito muito especial, através delas expressamos os sentimentos mais profundos do nosso ser. Por mais amados que sejamos para Deus, Ele permite passarmos por momentos em que o choro, torna-se inevitável. - Davi pronunciou em um de seus Salmos: “Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas” Sl 6:6.

A tristeza, contudo, não deve ser dona da situação ou de nós, porque ao nos entregarmos as situações nas derrotas, ficamos impossibilitados de agir com fé. A fé em Cristo Jesus, nos livra de MORRERMOS NA FORNALHA: Então Nabucodonosor se encheu de furor e mudou-se o aspecto de seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abdenego; falou e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer... Dn 3:19.

PARECIA UMA SITUAÇÃO INSUPORTÁVEL, INVENCÍVEL: Em nossas vidas, temos momentos assim, em que as provações veem com força dobrada, e aos olhos naturais, o desânimo pode nos derrubar, antes mesmo de ENTRARMOS NO FOGO. É só o começo da história, e já confessamos:

NÃO VOU CONSEGUIR, NÃO SUPORTO.  Isto não acontece só com você, acontece comigo e aconteceu com grandes homens de Deus. A fornalha não consumiu a Mesaque, Sadraque e Abdenego, eles saíram sãos e salvos. - Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti... Is 40:2. Não estamos livres da prova, mas em Jesus, encontraremos ânimo para vencê-la.

Já reguei muitas vitórias e promessas, com lágrimas muitas lágrimas. Porém, em meio às circunstâncias, uma Palavra de Deus, um canto de louvor, me fizeram despertar e renovar as forças. O profeta Jeremias, em meio as suas Lamentações declarou:

Já pereceu minha força e a minha esperança no Senhor. Lembra-Te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Lm 3:19-23.

VOCÊ PODE IMAGINAR UM PROFETA, UNGIDO, AMIGO DE DEUS: Fazendo tal declaração? É que não somos os únicos a experimentarmos tristeza e sentimento de fracasso. Tudo que sei é que em qualquer situação Jesus é a solução. Jó, em meio a mais profunda dor, declarou: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim, se levantará de sobre a terra” Jó 19:25.

Jeremias, em meio ao caos da nação de Israel, entre cadáveres, e destruição por ocasião do cativeiro Babilônico ergue o espírito a Deus e diz: “Bom é o Senhor para os que esperam Por Ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” Lm 3:25, 26.

Nossa fé, não está firmada em argumentos naturais, porque estes são incapazes de produzir livramento. Do alto, é que vem o socorro. É para lá que devemos voltar nosso olhar. - Ainda que nuvens pesadas, carregadas de nebulosidade, escondam o lindo céu azul, E o brilho do sol. Elas não ficarão lá para sempre. Nosso olhar deve alcançar essa visão impossível. Com os olhos da fé, que revelam o instransponível.

Precisamos, nos levantar do leito molhado, encharcado de lágrimas e nos colocarmos de pé, acima das circunstâncias. Foi isso que Deus ordenou ao profeta Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem põe-te em pé e falarei contigo” Ez 2:1.

Onde estava Ezequiel nessa hora? “E aconteceu que estando eu no meio dos cativos, junto ao Rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus” Ez 1:1. - Ele estava no meio dos cativos, entre sofrimento, choro e falta de esperança, mas as margens do Quebar e ousou olhar para o céu e viver as visões de Deus.

Ezequiel não deveria se entregar àquelas circunstâncias de derrota, desgraça. Mas buscar força e conforto no Senhor. “Filho do homem, te põe de pé”. - Deus estava dizendo: “Sei que és carne, homem, filho de homem, mas vence Ezequiel, te põe de pé e falarei contigo”.

Vence Ezequiel, não se abate, olha além, de tudo que te rodeia, vive as promessas e visões que te mostrarei. - E a Palavra diz: “Entrou em mim o espírito e me pôs em pé, e ouvi o que me falava” Ez 2:2.  Entrega-se ao Senhor. - Ezequiel viu o que ninguém mais viu naquele campo de refugiados.

TUDO PORQUE SEU OLHAR SE ELEVOU AO CÉU! -“Salmos 121:1 – LEVANTAREI (ELEVO) os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. - Salmos 121:2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.

Ezequiel buscou respostas e conforto no alto. Ele não viu desilusão e morte, mas visão de Deus, que lhe dizia ser possível à restauração, um novo começo, uma renovação.

OS PROFETAS MAIORES E MENORES:

OBJETIVO: Mostrar que os profetas do Antigo Testamento, ainda que classificados como Maiores e Menores, todos foram igualmente inspirados pelo Espírito Santo.

INTRODUÇÃO: Conforme destacamos no estudo anterior, toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa (II Tm. 3.16,17). Os profetas, por conseguinte, foram, indistintamente, impulsionados pelo Espírito (II Pe. 1.19-21).

Mesmo assim, a tradição judaico-cristã costuma fazer a distinção entre profetas maiores e menores. No estudo desta semana, veremos a respeito dessa diferença, em seguida, apresentaremos, panoramicamente, os profetas maiores e menores. Ao longo do estudo, destacaremos aplicações desses profetas para a igreja do Senhor.

A DISTINÇÃO ENTRE OS PROFETAS: A distinção entre profetas maiores e menores é meramente quantitativa, e não qualitativa. O critério não repousa na relevância dos escritos de um determinado profeta em detrimento de outro.

O tamanho do livro foi utilizado como critério para a categorização de um determinado profeta ser considerado maior ou menor. Ao estudarmos os escritos dos profetas do Antigo Testamento, é preciso ter em mente que tais livros não se encontram em ordem cronológica.

A distinção entre profetas maiores e menores serviu para classificar, quantitativamente, os profetas que tinham livros maiores daqueles cujos livros eram menores. Alguns desses profetas anunciaram a palavra de Deus simultaneamente, outros com vários anos de diferença, e para povos distintos.

Por isso, para compreender a mensagem de determinado profeta, faz-se necessário identificar quando ele falou, em que lugar, e para quem.

Para tanto, devemos levar em consideração o contexto e não a disposição desses na Bíblia, haja vista que o texto bíblico, e não a disposição dos livros e capítulos e versículos foram inspirados pelo Espírito Santo.

Para evitar confusão, alguns estudiosos do Antigo Testamento preferem a divisão dos livros proféticos em: pré-exílico, exílicos e pós-exílico. Os profetas pré-exílico advertiram a respeito do julgamento de Israel e Judá: Obadias (que escreveu para Edom), Amós, Oséias e Joel (escreveram para o Reino do Norte) e Isaias, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias e Jeremias (que escreveram para Judá).

Os profetas exílicos escreveram para encorajar o povo de Deus a esperar pela restauração deles: Ezequiel e Daniel escreveram da Babilônica para fortalecer a fé dos judeus exilados. Os profetas pós-exílico escreveram para confirmar a aliança de Deus com o Seu povo: Ageu, Zacarias e Malaquias escreveram para o povo de Judá que havia retornado do cativeiro.

OS PROFETAS MAIORES: 1) Isaias é considerando o primeiro dos profetas maiores (Is. 1.1). Seu ministério profético aconteceu entre 740 a 700 a. C., iniciando no ano em que o rei Uzias morreu (Is. 6.1). Deus promete a vinda de Messias que viria para salvar o povo dos seus pecados (Is. 53.5).

O livro de Isaias é considerado o “Quinto Evangelho” por causa das suas predições do nascimento, vida e morte de Jesus (Is. 6.3; 7.14; 9.6; 53.6).

O próprio Jesus se referiu ao livro de Isaias como cumprimento das profecias a Ele alusivas (Is. 61.1-2). 2) Jeremias escreveu o seu livro com a assistência de Baruque (Jr. 1.1; 36.4) em aproximadamente 585 a.C., a fim de advertir Judá do julgamento iminente por causa do seu pecado.

Esse profeta foi vocacionado ainda na juventude (Jr. 1.6) para trazer as más noticias a Judá (Jr. 5.15), e, por causa delas, foi açoitado e depois preso dentro de um poço (Jr. 38), mas suas palavras se cumpriram fielmente (Jr. 52).

A punição de Deus a Judá não tinha como meta a destruição, mas o arrependimento do Seu povo (II Pe. 3.9). 3) Lamentações também foi escrito pelo profeta Jeremias (II Cr. 35.25), provavelmente em 586 a. C., após a queda de Jerusalém diante do babilônicos. Trata-se de um poema no qual o profeta pranteia a destruição da cidade e do povo de Judá (Lm. 1.5,16; 5.22).

O profeta clama ao Senhor que renove os dias do seu povo (Lm. 5.21). A disciplina do Senhor, para os Judeus, bem como para todo crente, objetiva a correção (Hb. 12.11). 4) Ezequiel, o sacerdote, é o autor do livro que leva o seu nome (Ez. 1.1-3). Esse livro foi escrito por volta de 590 a 570 a. C., quando Judá se encontrava no exílio. Ainda que o povo estivesse no Exílio, o Senhor revela que não se satisfaz com a morte do ímpio (Ez. 18.32).

Em seu livro o profeta destaca a importância da responsabilidade pessoal (Ez. 18.4-9); e 5) Daniel, um jovem levado ao exílio babilônico, é o autor do livro (Dn. 7.15; 2.14), escrito entre 605 a 538 a. C. Esse livro foi originalmente escrito em duas línguas: hebraico (capítulos 1, 8-12) e aramaico (capítulos 2-7). Esse livro mostra que Deus sempre tem um propósito e que não abandonou o Seu povo (Rm. 11).

OS PROFETAS MENORES: 1) Oséias escreveu seu livro entre 750 e 722 a. C.. Em seu escrito ele revela o amor de Deus por Israel através de um casamento que resulta em adultério (Os. 1.2). Apesar da infidelidade de Israel, Deus, como Oséias a Gomer, o ama e está disposto a perdoá-lo (Os. 14.4); 2) Joel, filho de Petuel (Jl. 1.1), escreveu em 586 a. C., advertindo Israel das pragas que sobreviriam por causa do pecado (Jl. 2.11).

O dia do julgamento de Deus, no entanto, não é o fim, pois o Senhor salvará o Seu povo (Jl. 2.32); 3) Amós, um pastor de Tecoa, próximo de Belém (Am. 1.1), escreveu em 760 a. C., orientando o povo de Israel a preparar-se para um encontro com o Senhor (Am. 4.12) e denunciando as injustiças sociais daquele povo (Am. 5.24).

Essa mesma atitude ecoa nas palavras de Tiago, em sua Epístola (Tg. 2.14-18); 4) Obadias escreveu seu livro em 586 a. C., (Ob. 1.1), após a invasão da Babilônia sobre Judá. Esse livro traz promessas de esperança (Ob. 1.17) para o povo de Deus, em cumprimento às palavras proferidas a Abraão (Gn. 12.3); 5) Jonas, escrito em 760 a. C., mostra a atuação desse profeta nos tempos do Rei Jeroboão II (II Rs. 14.23-25).

Jonas é vocacionado pelo Senhor para pregar arrependimento para Nínive, capital da Assíria (Jn. 4.11). O profeta esperava que os ninivitas fossem destruídos, mas esses vieram a arrependerem-se. Nesse livro vemos a demonstração do amor de Deus aos pecadores (Rm. 5.8); 6) Miquéias profetizou por volta de 700 a. C., ressaltando o julgamento de Deus que viriam em breve (Mq. 1.1).

Esse livro conclama o povo ao arrependimento, a amar a misericórdia, a andar humildemente com Deus (Mq. 6.8), e revela, profeticamente, o local do nascimento do Messias (Mq. 5.2); 7) Naum, escrito por volta de 663 a 612 a. C., revela o julgamento que sobreviria sobre Nínive (Na. 3.1).

Esse livro seria uma espécie de continuação de Jonas, mostrando que Deus é misericordioso, mas pune o pecado impenitente (Na. 1.3); 8) Habacuque profetizou em aproximadamente 600 a. C., a respeito da punição de Judá através dos caldeus (Hc. 1.6).

Nesse livro o autor faz um chamado à fé (Hc. 2.4), mesmo diante da adversidade (Hc. 3.18), texto citado por Paulo em Rm. 1; 9) Sofonias data de 640 a 620 a. C., durante o reinado de Josias (Sf. 1.1), tratando a respeito do julgamento de Deus por causa da idolatria (Sf. 3.8), ainda que haja esperança para aqueles que se arrependem (Sf. 3.13); 10) Ageu data de 520 a. C., período do segundo ano do reinado de Dario (Ag. 1.1).

Como profeta pós-exílico, Ageu encoraja o povo que havia estado cativo na Babilônia a reconstruir o templo. A esse respeito, destaca que o povo deva dar proeminência a Deus em suas contribuições e a confiar no Senhor (Ag. 2.4);

11) Zacarias, filho de Berequias, data de aproximadamente 520 a 475 a. C., e, semelhantemente a Ageu, conclama o povo à reconstrução do templo em Jerusalém.

O livro alude à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Zc. 9.9; Mt. 21.1-11). Deus, através do profeta, chama o povo a se voltar para Ele, e Ele, por sua vez, se voltará para o Seu povo (Zc. 1.3); 12) Malaquias, o mensageiro do Senhor, escrito por volta de 450 a. C., denuncia o descaso do povo em relação a Deus, inclusive em relação à contribuição (Ml. 3.8-10).

A mensagem de Malaquias nos lembra que o culto genuíno ao Senhor deva ser em espírito e em verdade (Jo. 4.24).

CONCLUSÃO: O estudo dos livros dos profetas, sejam eles considerados maiores ou menores, é fundamental ao amadurecimento da Igreja.

Não podemos esquecer que o Antigo Testamento era a Bíblia que Jesus lia. Ele mesmo fez menção da mensagem dos profetas ao revelar-se, após a ressurreição, na estrada de Emaús, quando discorria a respeito do cumprimento das profecias a seu respeito (Lc. 24.27,32).

Ainda hoje, quando meditamos na Palavra de Deus, nosso coração arde através da chama do Espírito, que nos instiga à fé nessas palavras fieis e verdadeiras e dignas de toda aceitação (I Tm. 4.9).

PROCLAMAÇÃO PROFÉTICA PARA SUA VIDA:

Que sua vida seja; como uma árvore plantada à margem de águas correntes: Que dá seu fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realizar prospera!!!

Que sua vida seja; como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!!!

Que sua vida seja; Água fonte de vida, arvore sua essência e lugar de sustento, folhas proteção e abrigo, frutos sua alimentação e objetivos cumpridos que sua vida seja assim em todas as áreas: Na área familiar (paz e harmonia no lar) – Área física (saúde e vigor) – Área financeira (prosperidade) – Área Espiritual (unção e comunhão com Deus)!!!

“SÃO MEUS DESEJOS E MINHA ORAÇÃO POR SUAS VIDAS”...

 

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário