MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

A HISTÓRIA DE ISRAEL FOI GERADA POR MULHERES ESTÉREIS: LIVRO ON LINE GRATUITO DE NUMERO DE DUZENTOS E TRINTA E CINCO - POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BÍBLICO...

DEZ MULHERES ESTÉREIS CITADAS NA BÍBLIA: 

1° SARA: (Gênesis 16.1) - Quando ainda se chamava Sarai, a esposa de Abrão (que posteriormente se chamou Abraão) não podia ter filho (s), mas eles estavam debaixo da promessa de Deus que havia prometeu a Abraão um filho. Esta promessa se cumpriu, como nos relata Gênesis 21.1 e 2, quando Deus visitou a Sara e está concebeu a Isaque.

2° MULHER DE ABIMELEQUE: (Gênesis 20.18) - Abraão e Sara, sua mulher, peregrinaram na terra de Gerar, cujo rei era Abimeleque. Abraão decidiu omitir o casamento com Sara, dizendo somente que eles eram irmãos (O que de fato era verdade). Abimeleque tomou Sara para si e por este motivo Deus fechou a madre de sua mulher, cujo a Bíblia não cita o nome; mas antes que ele tocasse em Sara (deita-se com ela).

Deus apareceu ao rei em sonho para avisá-lo que o mataria, mas O próprio Deus teve misericórdia dele, pela sua sinceridade. Depois de Abraão e Abimeleque discutirem e se acertarem, Abraão orou e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos. Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. - (Gênesis 20.17 e 18).

3° SERVAS DE ABIMELEQUE: (Gênesis 20.18) - (Neste caso, não é uma única só mulher, mas como a Bíblia cita essas mulheres em conjunto, mencionarei em uma única indicação, como se fossem uma só).

A história aqui é a mesma relatada anteriormente. Assim como a mulher de Abimeleque foi impedida de ter filhos pelo fato citado, as servas da casa do rei também foram acometidas do mesmo problema, ou seja, também tiveram suas madres fechas. Após a oração de Abraão, Deus as sarou, abrindo suas madres e as mesmas tiveram filhos (Gênesis 20.17 e 18).

4° REBECA: (Gênesis 25.21) - Isaque, filho do patriarca Abraão, e sua esposa Rebeca também depararam com a mesma situação que Abraão e Sara enfrentaram. Rebeca sua mulher era estéril, mas Isaque orou insistentemente a Deus, que ouviu sua oração e Rebeca concebeu a Esaú e Jacó (Gênesis 25.21).

5° RAQUEL: (Gênesis 30.1) - Jacó, Filho de Isaque e Neto de Abraão, e sua esposa Raquel foram mais um casal seguido na linhagem que passaram pelo mesmo problema. Raquel era estéril e tinha inveja de sua irmã Lia por ela ter tantos filhos e ela nenhum, a dor era tanta a ponto de ela dizer a Jacó: Dá-me filhos se não morro. - (Gênesis 30.1). Jacó já inteirava onze filhos (10 homens e 1 mulher), quando Deus se lembrou de Raquel, abrindo sua Madre. - (Gênesis 30.22). Raquel teve dois filhos: José e Benjamin.

6° MÃE DE SANSÃO: (Juízes 13.2) - A mãe de Sansão, cujo nome a Bíblia não relata, também era estéril. As Sagradas Escrituras nos contam que o anjo do Senhor apareceu a ela e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. - (Juízes 13.3). Ela concebeu a Sansão.

7° ANA: (1º Samuel 1.2) - Elcana tinha por esposas Penina e Ana. Penina tinha filhos, porém Ana não podia ter filhos, pois era estéril. Ana fez um voto a Deus que dizia o seguinte Senhor dos Exércitos!!! 

Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. - (1 Samuel 1.11). Perseverando em oração (v.12), Deus à atendeu e Ana concebeu a Samuel.

8° MICAL: (2º Samuel 6. 18-23) - Diferentemente dos casos anteriores em que se encontram mulheres estéreis que foram curadas por Deus, neste caso, encontramos uma mulher por nome Mical que não era estéril, mas se tornou estéril. Isso porque Mical, esposa de Davi, o desonra, como relata os versículos citados de 2 Samuel 6. 18-22. E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte. - (2 Samuel 6.23) ...

9° SUNAMITA: (2º Reis 4. 14) - Esta Sunamita, cujo nome a Bíblia também não cita, não tinha filhos. A bíblia não deixa claro se ela era estéril, somente nos diz que ela não tem filho, e seu marido é velho. - (2 Reis 4.14), mas achei por bem coloca-la na lista pelo fato de que ela não tinha filhos. Eliseu a chama e diz a ela: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. - (2 Reis 4.16) e assim sucedeu. Ela concebeu a um filho no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera. - (2 Reis 4.17) ...

10° ISABEL: (Lucas 1.7) - Isabel também era estéril e tanto ela, quanto seu marido Zacarias, já eram avançados em idade. Ambos eram justos perante Deus (Lucas 1.6). O Anjo do Senhor apareceu a Zacarias e disse-lhe: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João... - (Lucas 1.13). Isabel concebeu a João Batista.

O CLAMOR DA ESTÉRIL RAQUEL:

DÁ-ME FILHOS SE NÃO EU MORRO SUA ORAÇÃO FOI CHAMADA DE ORAÇÃO MOLHADA COM LAGRIMAS!!!

Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão eu morro – Gên.30.1... Raquel, a esposa amada de Jacó. A esposa por quem trabalhara sete preciosos anos de sua juventude e que foram como que poucos dias, pelo muito que a amava (Gên.29.20).

ELA ERA ESTÉRIL: A impossibilidade de uma mulher judia naqueles dias de gerar filhos era como um opróbrio, isto é, como desonra, afronta, vergonha, como definem os dicionários. Chegou um momento de sua vida e de seu relacionamento conjugal em que o que estava muito forte em seu coração não dava mais para segurar, tinha que ser verbalizado de uma forma grande, como expressa o texto sagrado: DÁ-ME FILHOS OU MORRO.

Ela não aceitava mais, pacificamente, aquela situação, vendo que a outra (sua irmã) e outras mulheres podiam engravidar e dar à luz filhos e ela não. Se ela em tudo era normal, menos nesse particular. Se ela estava casada com um homem saudável. Se ela estava vivendo numa atmosfera espiritual onde a presença de Deus se fazia sentir, por que a limitação vivida por ela? LEMBRE-SE: QUANDO DEUS FECHA UMA PORTA É PORQUE ELE TEM ALGO ESPIRITUAL A ENSINAR...

A Raquel de Gênesis 30 não se contentou com uma série de coisas boas que a rodeavam, ela queria mais, pois sabia que o seu Deus era de riquezas e doador de coisas boas... Ela queria gerar um (dar à luz) filho, filhos ela buscava e esperava muito de Deus, e ela não aceitou a condição que lhe foi imposta. A Palavra nos diz, no mesmo capítulo, lá nos versículos 22 a 24 o seguinte: Também se lembrou Deus de Raquel, ouviu-a e a tornou fecunda. De modo que ela concebeu e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus o opróbrio (GRANDE VERGONHA). E chamou-lhe José, dizendo: Acrescente-me o Senhor ainda outro filho.

Meu irmão: Há um Deus que nos prova, que se lembra de que ouve e que torna nossos problemas e lutas em milagres e vitórias que possibilita conceber e dar à luz filho e filhos e bênçãos espirituais. Deus ouviu a oração molhada (com lágrimas) de Raquel. As orações da igreja têm sido com olhos secos, enxutos. Só com olhos molhados de lágrimas é que os milagres aconteceram em nossas vidas... Só quando, com lágrimas nos olhos, com sentimento em nossos corações dissermos diante de Deus:

Deus, por favor, salve meu irmão, cura nossas enfermidades e livra-nos de todas as esterilidades e impossibilidades de nossas vidas!!! É com um clamor que vamos mover os céus. Deus ouviu a oração molhada de Raquel... Deus é o mesmo ontem, hoje e será o mesmo eternamente Ele não muda. O que Deus fez com Raquel; pode e quer e vai pela fé fazer com a igreja hoje.

E o que me impressiona em Raquel é que ao dar à luz um filho deu-lhe o nome de José, que significa, possa ele acrescentar, isto é, quero outro, quero mais, Deus gosta de pessoas ousadas, lembrem-se as bênçãos de Deus são abundantes, uma bênção tal que dela vos advenha a maior abastança...

Esse deve e tem de ser o espírito da igreja, o espírito de Raquel, eu quero mais, eu quero o bairro, queremos ganhar o Brasil para Cristo, eu quero as minhas promessas, eu quero o melhor desta terra, eu quero o meu milagre e Deus que é generoso deu mais. Deu José e deu Benjamim, deu dois príncipes a Israel. Deu gente de muito valor para o povo e nação de Israel e para o novo Israel, a igreja espalhada por toda a terra. A Igreja precisa gerar novas coisas preciosas e viver de bênçãos sobre bênçãos...

Primeiro filho: José, conhecemos a sua rica, emocionante e inigualável história. Ele tinha o coração de sua mãe, aprendeu a chorar. Chorou ao rever os seus irmãos que o venderam aos Ismaelitas. Segundo filho: Benjamim dele que foi escolhido o primeiro rei de Israel, Saul. Foi de Benjamim que brotou, no tempo de Deus, um menino chamado Saulo, que veio a ser o maior apóstolo da igreja Paulo. - Glória a Deus, quando Deus da algo Ele dá o melhor!!!

DEUS ABENÇOA A ESTÉRIL E TIRA TODA IMPOSSIBILIDADE:

Salmos 113:9 - Ele faz com que a mulher estéril habite em família, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor. Na maioria dos casos a esterilidade é um mistério. Mas, de acordo com as escrituras, há uma promessa de filhos para o ventre estéril. E Deus permite estas coisas para mostrar o seu poder em nós os que cremos, todas as impossibilidades se tornam possíveis para cada um de nós pela fé em Jesus Cristo.

A nação hebraica nasceu de ventres estéreis, assim como a igreja nasceu de pessoas pecadoras que se arrependeram. Olha o que Deus faz; Não apenas o deserto estéril e vazio floresceu como uma rosa, mas, também a semente da arvore genealógica de Israel foi plantada por filhos cujas mães eram estéreis.

OLHE PARA OS TRÊS PRIMEIROS PATRIARCAS:

Abraão, Isaque e Jacó. Sara, mulher de Abraão tinha 99 anos e não tinha filhos. Gênesis 11:30 - Sarai era estéril; não tinha filhos. Isaque casou-se aos 40 anos, mas sua mulher também era estéril. - Gênesis 25:20-21 - E Isaque tinha quarenta anos quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, arameu. Ora, Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.

Olha meus irmãos observamos aqui um exemplo do poder da oração que muda nossa história e nossos destinos, que quebra maldições familiares pelas bênçãos do Senhor sobre nossas vidas e famílias. Amém! Deus seja louvado...

Igualmente, a esposa favorita de Jacó não podia conceber. - Gênesis 29:31 - Viu, pois, o Senhor que Léia ou Lia; Era desprezada e tornou-lhe fecunda a madre; Raquel, porém, era estéril. - Sara deu à luz a ISAQUE, Rebeca deu à luz a JACÓ, e o primeiro filho de Raquel foi JOSÉ. Estes três homens foram às pedras angulares (principal) para a construção de uma nova casa espiritual chamada ISRAEL. Temos ainda outros exemplos na bíblia.

O CASO DE SANSÃO: 

Juízes 13:2-5 - Havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não lhe dera filhos. Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura; porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será Nazireu (Separado, consagrado), de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus.

O CASO ANA:

I Samuel 1:4-5; I Samuel 1:19-20 - No dia em que Elcana sacrificava, costumava dar quinhões a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas; porém a Ana, embora a amasse, dava um só quinhão, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre... - 19 - Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. 20 - De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

O CASO JOÃO BATISTA:

Lucas 1:7- 24 e 25 - Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade... 24 - Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: 25 - Assim me fez o Senhor nos dias em que atentou para mim, a fim de acabar com o meu opróbrio diante dos homens.

Ambos haviam orado há anos por um filho. O anjo Gabriel visitou o pai no altar de ouro no templo, anunciando que eles teriam um filho chamado João. Um precursor que anunciaria a vinda do MESSIAS. Todas as vezes que Deus agia operando um milagre da quebra da esterilidade, nascia um homem para mudar situações e abençoar a nação de Israel. Deus quer tirar de você toda a impossibilidade para mudar sua vida, famílias e amigos...

UM REINO SEM ESTERILIDADE:

NÃO EXISTE ESTERILIDADE NO REINO DE DEUS!!! 

O Senhor nos mostra a promessa de fecundação de forma bem enfática em toda a Bíblia. E como sempre o faz, por ações, e não somente palavras, se bem que a Palavra de Deus por si mesma já bastaria, Esta é a verdade sobre a esterilidade no seu Reino. Curiosamente, as matriarcas chamadas pelo Senhor para darem origem a uma nação santa eram, por natureza, estéreis.

MATRIARCA SARA:

A primeira, Sara, já na velhice, não acreditou, e nem podia, por ser humana, e por que via o natural, e não é natural que uma mulher com quase cem anos dê a luz. Gênesis 17:16,19; 18:11-15. Deus fez aliança com Abraão e incluía seu filho Isaque Gênesis 17:19 , logo adiante vemos afinal a promessa de Deus cumprir-se na vida de Sara, com o nascimento do menino, Gn 21:1-6, depois, diz Sara; Quem imaginaria que Sara amamentaria um filho? - Vers. 7. Claro, nestas condições ninguém, só Deus.

MATRIARCA REBECA:

Como filho da promessa Isaque fazia parte desta aliança e cabia a ele o nascimento da nação. Então, casou-se com uma mulher de sua parentela chamada Rebeca. Agora, podemos ver um homem de Deus em ação, sabendo da promessa que tinha em sua vida e de sua aliança com o Senhor, Isaque orou ao Senhor por sua mulher que era estéril, Gn 25:21.

O que nos leva a entender que mesmo tendo promessas em nossas vidas não podemos jamais desprezar a oração, pois vai mover o coração de Deus. Deus lhe deu duas nações de uma só vez, porém, ao mais moço pertencia a promessa. Gn 25:23. - E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

MATRIARCA RAQUEL:

Das três matriarcas, talvez, Raquel tenha sido a mais incrédula e idólatra, e também a que mais sofreu, pois promessa não combina com incredulidade, teve de conviver com outra esposa e duas servas de seu esposo que lhes davam rebentos, enquanto ela não concebia, com isto tinha ciúmes, Gn 30:1-26. O versículo 22 relata que o Senhor ouviu a Raquel e lhe deu um filho, novamente Deus entra na história e remete seus filhos ao sobrenatural agindo com mão forte no cumprimento de suas promessas.

É claro que Lia tem participação na formação desta nação, mesmo assim diz que o Senhor a fez fecunda por ser ela desprezada, Gn 29:31, uma vez que os filhos de Bila e Zilpa são considerados de Raquel e Lia respectivamente por serem escravas.

O que lemos acima é que o Senhor as chama e as faz fecundas, porém, não é qualquer fecundação, pois Deus não faz nada na medida, Ele sempre faz o melhor. Ele não deu apenas filhos, deu nações. Gerações saíram de úteros que não geraram vidas por anos.

CONCLUSÃO:

Existem hoje, muitos argumentos para não frutificar. Muitas causas para úteros espirituais estéreis, no entanto, desde o princípio, Deus nos deu talentos e dons para assim, servi-lo melhor. O Senhor tem ouvido àqueles que têm chorado face à falta de frutificação e multiplicação, uma vez que uma adoração perfeita se manifesta pelo que temos para oferecer ao Grande Rei, e Ele se alegra com filhos, muitos filhos, com almas salvas muitas almas salvas.

Nossos sonhos serão gerados em úteros sarados pelo agir poderoso do Senhor, e nascerão trazendo um novo tempo, tempo de conquistas inimagináveis. Em breve o Senhor nos chamará e nos dará uma multidão como as estrelas do Céu. Genesis 15:5, também fala de herança da terra que aponta para prosperidade em todos os níveis, vers. 7.

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. Gênesis 15:5-7...

QUATRO PROMESSAS PARA A MULHER ESTÉRIL:

PRIMEIRA PROMESSA: Deus abrirá o ventre da mulher estéril. Deuteronômio 7:13-14 - Ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria. 

Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril no meio de ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais...

SEGUNDA PROMESSA: Não haverá aborto. Deuteronômio 7:13 - Ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria.

TERCEIRA PROMESSA: A mulher será salva dando à luz filhos. 1 Timóteo 3:15 - Salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.

QUARTA PROMESA: A criança será abençoada. Juízes 13:24 - Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. Lucas 2:40 - E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

DOXOLOGIA FINAL:

Olha o que Deus faz; Não apenas o deserto estéril e vazio floresceu como uma rosa, mas, também a semente da arvore genealógica de Israel foi plantada por filhos cujas mães eram estéreis. O reino de Deus e sempre eterno firmado em misericórdia, justiça e bondade. O nosso Deus é um Deus do impossível e assim como fez com estas mulheres estéreis, pode fazer na sua vida também; creia no impossível do Senhor Nosso Deus.

O que significa aqui a esterilidade? Significa uma impossibilidade, que pode ser transformada por Deus através da unidade da oração do povo de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera... Ef 3.20. 

Deus tem sempre um meio de nos atrair para sua presença com a intenção de revelar-se de forma milagrosa e com projetos audaciosos que jamais pensamos em realizar.

 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário