MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

SONETO DA TERCEIRA IDADE ALÉM DO RIO AZUL: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


Cheguei ao cúmice do ápice de minha idade a chamada terceira idade, onde o tempo passou sem pedir licença seguindo o curso frenético da vida. Engraçado foi em um abrir e fechar de olhos onde vi rapidamente os anos passarem e se multiplicarem em uma sequência impiedosa de humilhação...

A serenidade toma conta dos meus pensamentos e agora chego ao cume mais alto do arvoredo da minha vida tocada pelos ramos do tempo em que não podemos mais descer do cimo onde estou...

As idades dos nobres em uma fuga de dores e às vezes cansadas minhas pernas estão caminhando nos arrastos dos dias sem olhar para trás pelo retrovisor do meu passado coberto pelo sangue de Jesus Cristo caminho para o alvo, na espera em uma doce espera do meu encontro solitário e necessário.

No cimo bem alto da montanha com brisas suaves que batem em meu rosto marcado e vejo que tudo é paz e nas plenitudes dos anos encontro a serenidade bendita e agora rebendita vida no voo de uma águia estou em um lugar sem nuvens ou tempestade longe do furor da vil mocidade aqui tudo agora é calmo e tranquilo.

Não ouço mais gritos e não sigo mais as ordens dos homens, ouço apenas uma voz suave ecoando em meus ouvidos, uníssono como som que rebate nas reverberações dissonantes dos solfares e harpas na grande convocação dos escolhidos para a santa Grei.

Neste momento eu peço um favor não retoquem minhas rugas, pois levei muito tempo para ganhá-las e ajunta-las em minhas cútis de isolações, não pinte meus cabelos embranquecidos, pois meus cãs deixa-me com um toque de sabedoria e de temores...

Os benditos cãs que como uma neve fria e fugaz tocou minha cabeça moldando-a com uma sapiência dos tempos vividos em lágrimas choradas e derramadas misturando as poeiras das estradas percorridas. Vida que trazem entendimentos nos anos, dos conhecimentos, das experiências boas e ruins da longa jornada para chegar a um lugar comum de descanso e tranquilidade.

Pois agora como a lira rouca de um soneto de batráquios nos sons das taquaras sendo rachadas e divididas ouço minha voz embargada e embaçada pelo tempo... Contei o tempo que foram se multiplicando aos dias formando os anos de minha sobrevivência e existência em momentos inconstantes do meu viver.

A velhice é como um tronco ressequido onde um dia abrigou flores, folhas e frutos, mas que logo renovarão seus cachos em um lugar onde os tempos e idades cessam e não serão mais contados como nossos inimigos. 

Terceira idade, três vezes mais feliz, três vezes mais sábio, três vezes mais sereno, três vezes mais tolerante, três vezes mais quieto e três vezes mais próximo ao meu chamado e ao meu grito de adeus, e não me impeças a um alguém que me espera, uma eternidade na doce companhia de meu Deus...

OBSERVAÇÃO: O termo "Terceira Idade" foi criado pelo gerontologista francês Huet, cujo início cronológico coincide com a aposentadoria (entre 60 e 65 anos). Diversas terminologias têm sido utilizadas para designar a terceira idade, embora, para a maioria dos estudiosos, essa diversidade de expressões sejam eufemismos.

Os geriatras, sob o ponto de vista biológico, dividem as idades em: Primeira idade: 0 - 20 anos; Segunda idade: 21 - 49 anos; Terceira idade: 50 - 77 anos; Quarta idade: 78 - 105 anos. Há ainda uma outra classificação que divide os idosos em 3 ramos: Idoso jovem: 66 - 74 anos; Idoso velho: 75 - 85 anos; Manutenção pessoal: 86 anos em diante.

 

DEUS TE ABENÇOE!!! ESCRITOR DE 68 DE IDADE OSWALDO DE SOUZA...

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário