Filipenses 4:4-7 - "Estejam sempre cheios de alegria no Senhor; e digo outra vez: Alegrem-se! Que todo mundo veja que vocês são amáveis em tudo quanto fazem". Salmo 32:11 - "Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e exultai, todos vós que sois retos de coração". Neemias 8:10 - "Porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força"
Vejo no meio do povo de Deus uma coisa que está em falta, algo que não se compra com dinheiro e nem encontramos nos supermercados. Algo que não depende das circunstâncias como: Dinheiro na conta, uma boa casa, família cercada dos entes amados e queridos, uma boa igreja para congregar.
O que falta? A alegria do senhor que é a nossa força, sem ela mesmo cercado por boas coisas estamos fadados a viver de tristezas que enfraquece tirando o ânimo de viver e prosseguir rumo a salvação. Três coisa acontece quando ficamos triste: O desanimo (falta de animo) – A prostração (ficamos amarrados e atolados, sem rumo, desnorteados) – Ficamos fracos sem força ou vontade de viver...
NESTES MOMENTOS DE TRISTEZAS VAMOS PARA DEBAIXO DO PÉ DE ZIMBRO!!! E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se dê certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que o vendo, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e
chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao
deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para
si a morte, e disse:
Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19:1-8...
Veja o exemplo de Elias: O profeta Elias depois de ter desafiado e vencido os profetas de Baal, sofre uma frustração (A TRISTEZA ENTRA EM SEU CORAÇÃO) imensa por vê que a rainha Jezabel e o Rei Acabe não havia se rendido ao Deus de Israel e nem reconheceria o seu ministério, pelo contrário sofreu uma ameaça de morte. Com isso o profeta Elias sai para o deserto e lá se interioriza em uma terrível TRISTEZA debaixo de um pé de zimbro.
O zimbro é uma espécie de pinheiro da família das pináceas, atinge 5 metros de altura, seus frutos nascem porém o amadurecimento dura em torno de 3 anos, suas folhas servem como aromatizante é exatamente debaixo dessa árvore que se encontra o profeta do fogo.
Mas quais os tipos de problemas que nos leva pra debaixo do pé de zimbro? A tristeza leva Elias ao desanimo, prostração e se enfraquece. Assenta-se - postura de cansaço – Diz: Já Basta - O verbo está no presente, próprio de quem só vê o momento ruim. E se sente com uma baixa autoestima e fala assim: Não sou melhor que os meus pais - Baixa autoestima. Deitou-se - V.5 – Dormiu -V5 - Pediu para si a morte.
Deus não o abandonou. Veja como o Senhor tratou com Elias, com tanto amor e compreensão. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó - (Sl 103.13-14). Uma boa refeição (v.6) 2. Uma boa noite de sono (v.6) 3. Mais uma boa refeição (v.7 e 8) 4. Volta para o lugar de revelação (v.8-15) ...
Elias superou seu estado depressivo, porque Deus o mandou para o lugar de revelação no monte Horebe – O monte de Deus - (v.8). A revelação esta vez não foi do tipo normal do seu ministério (terremoto e fogo), mas num cicio tranquilo e suave. Apesar de tudo, Deus não o abandonou. Ainda há muito serviço para fazer para o Senhor.
No original diz que Elias ouviu um siso suave, uma voz mansa e tranquila. Não foi uma palavra forte de exortação: Chamada cachadada como muitos líderes pensam, subjugando pela força do falar que traz raiva e desanimo, mas foi uma palavra de quem ama e sabe do precisamos. No original há tradução que diz que foi uma voz como uma voz de mulher uma mãe que zela por seus filhos!!! A voz de Deus tira toda tristeza e traz alegria ao nosso coração...
Resultados na vida de Elias: Sua visão foi restaurada (v.13), a tristeza cega, mas a palavra de Deus traz revelação que é uma visão nova dos fatos. Sua vocação foi renovada (v.15), Deus sempre nos restaura. o nosso Senhor é um Deus de restauração: Esta palavra em sua etimologia quer dizer: Voltar como no princípio!!!
Ele voltou para o serviço em Israel (v.15-18), Deus renova nossas
forças para o árduo e abençoado trabalho na sua obra... Vai, volta ao teu
caminho – para a esfera do seu serviço. Nossa obra espiritual não nos leva para
o monte Horebe, mas para um outro monte, o Calvário – Onde a revelação suprema
de Deus foi dada.
Esse é o lugar onde podemos compartilhar com Cristo a Sua morte. Nosso problema maior é o nosso relacionamento com Cristo, andar com Ele, viver com Ele é o que precisamos.
Deus coloca na vida de Elias um companheiro, seu novo amigo (v.16,19-21); Agora a tarefa é mais fácil – Antes Elias tinha um servo, agora tem um amigo, na pessoa de Eliseu. Sua nova confiança no Senhor (v.18). Elias descobriu que não estava sozinho – o Senhor deu-lhe uma palavra de conforto. Conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal.
Meu irmão em Deus nos problemas difíceis da vida você nunca vai estar sozinho nem no mundo físico nem no mundo espiritual. Olha o que diz o Senhor: Nas palavras de Jesus aos Seus discípulos um pouco antes de subir aos céus: — E eis que estou convosco todos os dias...
Uma das primeiras referências à presença constante de Deus foi feita por Moisés em Deuteronômio 31:6-8, quando ele instruiu o seu sucessor sobre como guiar o povo de Deus para a terra prometida. E o próprio Josué ouviu a mesma palavra do Senhor: …como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei - (Josué 1:5).
Essa mesma promessa é repetida no Novo Testamento, onde o escritor
do livro de Hebreus garantiu: Porque ele
mesmo disse: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.
(Hebreus - 13:5). Esteja
você onde estiver, você não está só. Se você já colocou a sua confiança em
Jesus para a salvação eterna, pode ter a certeza de que ELE NUNCA O DEIXARÁ.
DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário