UM LIVRO ON-LINE QUE TRAZ A HISTORIA DE
ISRAEL EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO A NÍVEL DE INFORMAÇÃO PARA QUE APRENDEMOS
E EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E PRATICO PARA QUE POSSAMOS APRENDER A OBEDECER O
DEUS DE ABRAÃO – ISAQUE – JACO!!! PASTOR – ESCRITOR - HISTORIADOR BÍBLICO –
MAURÍLIO SOUZA!!!
FUNÇÕES
E ORGANIZAÇÃO DA DOZE TRIBOS DE ISRAEL
ISRAEL
COMO ORGANIZAÇÃO – IGREJA COMO UM CORPO!!!
ORGANIZAÇÃO
DE ISRAEL - Organização é imprescindível para o sucesso de qualquer projeto,
por isso vamos usar o exemplo das 12 Tribos de Israel para entendermos a
importância da disciplina em nossa vida.
Israel
foi – e ainda é – uma nação das mais empreendedoras do mundo. Apesar de ocupar
uma área menor do que o Sergipe (o menor dos estados brasileiros), Israel é uma
potência e se destaca mundialmente em inúmeros aspectos como ciência,
tecnologia, saúde, sustentabilidade e, por incrível que pareça, até em
irrigação, mesmo tendo vastas áreas desérticas e apenas uma fonte de água doce,
o Rio Jordão.
A
nação de Israel provém das 12 Tribos, representadas pelos 12 filhos de Jacó.
Cada um deles recebeu uma tarefa diferente, o que garantiu a segurança,
prosperidade e estabelecimento da nação. Vejamos como a divisão das tarefas foi
feita: Cada tribo recebeu um brasão que a identificava entre as demais. É como
se cada um usasse um crachá de identificação, assim ficava fácil saber quem
pertencia a qual tribo e sua função. Sendo assim, posso dizer que o brasão das
tribos é o príncipe do crachá que se usa hoje...
Veja
a seguir como cada tribo tinha um símbolo para decorar seu brasão e uma função
específica: 1. Rúben - Símbolo: sol e água - Função: pecuária – tribo
responsável pela criação de animais, pastoreio etc. - 2. Simeão - Símbolo:
fortaleza e torre - Função: militar – tribo responsável pela segurança das
tribos, formada por soldados de guerra. - 3. Levi - Símbolo: peitoral das
vestes do sumo sacerdote - Função: espiritual – tribo formada por líderes
espirituais, responsáveis em ensinar e receber os sacrifícios e ofertas do
povo. - 4. Judá - Símbolo: leão - Função: Governar e promover o bem estar do
povo – tribo responsável pela saúde do povo, formada por médicos, enfermeiros,
terapeutas e também por líderes políticos. Pertencem à tribo Judá o Rei Davi e
o Senhor Jesus. - 5. Dã - Símbolo: balança - Função: direito – tribo formada
por juízes que decidiam as causas de todo o povo.
- 6. Naftali - Símbolo:
gazela - Função: comunicador e responsável pelo meio ambiente – eram
eloquentes, escritores e porta-vozes do povo, além de cuidarem da natureza. - 7.
Gade - Símbolo: tenda - Função: responsáveis pelo acampamento – tribo
encarregada de montar e desmontar o acampamento a cada mudança. 8. Aser -
Símbolo: árvore frutífera - Função: abastecimento – responsável pelo
armazenamento de alimentos para todas as tribos. 9. Issacar - Símbolo: jumento
- Função: transporte – responsáveis pela travessia dos bens das tribos em suas
peregrinações. Criavam jumentos, animais fortes e resistentes que atravessavam
até desertos com grandes cargas. - 10. Tribo de Zebulom - Símbolo: navio - Função:
comércio marítimo – negociação de mercadorias com outras nações. O princípio do
comércio exterior de Israel. -11. José - Símbolo: trigo - Função: liderança e
negociação – a tribo de José foi dividida em duas: Manassés e Efraim, seus
filhos.
José foi próspero na terra de suas aflições e garantiu a sobrevivência
de seu povo. - 12. Benjamim - Símbolo: lobo - Função: caça – tribo responsável
pela caça, composta de homens valentes que também eram grandes soldados de
guerra.
Como
você pode notar, cada tribo tinha uma função individual, porém, todos dependiam
de todos, ou seja: era uma nação harmoniosa que se completava. Nenhuma tribo
era auto-suficiente ou individualista, mas todos trabalhavam para o bem comum
da nação.
As igrejas de sucesso são as que seguem
esse modelo, dividindo as funções em departamentos e estabelecendo um líder
para cada departamento. Cada um dos colaboradores não deve trabalhar em
benefício próprio, mas sim, em prol do bem estar de toda a igreja. Se você tem
sido aquele membro que só busca seus próprios interesses, saiba que isso não é
saudável, nem para você, nem para a igreja. Quando nos focamos em buscar o
benefício de todos, formamos uma igreja forte, seja uma família, uma comunidade
ou uma grupo de célula. Essa é a receita do sucesso!!!
ORGANIZAÇÃO
DA IGREJA COMO CORPO
VEJA
A IGREJA COMO UM CORPO!!!
A
igreja: sua definição, sua cabeça e seus membros - Há realmente muito poucas
palavras que são frequentemente usadas pelos cristãos como a palavra
"igreja”. Infelizmente, poucos também são aqueles que entendem
verdadeiramente esta palavra como a Bíblia a entende e aplicam seu significado
bíblico na prática. Na importância de um entendimento claro do que a Palavra de
Deus diz sobre a igreja, nós dedicaremos este artigo a este exame detalhado.
A
igreja: a definição - Uma olhada rápida no que a maior parte das pessoas pensa
que a palavra “igreja” significa mostra que a grande maioria usa esta palavra
ou para denotar uma construção onde várias cerimônias religiosas ocorrem ou
como um componente no título de várias denominações. Contudo, estes usos da
palavra igreja não correspondem ao que a Palavra de Deus define como igreja,
assim fazendo-se necessário um melhor exame do significado desta palavra.
A
palavra “Ekklesia” e seu significado geral - A palavra “igreja” é uma tradução
da palavra grega “ekklesia”, que significa “o que é chamado ou convocado”.
Conforme E.W. Bullinger diz, esta palavra foi usada como “qualquer assembleia,
mas especialmente de cidadãos, ou de uma seleção deles”. No Novo Testamento ela
é usada 115 vezes, das quais ela é traduzida como "assembleia", e 112
como "igreja". Uma olhada nas três vezes que esta palavra é traduzida
como “assembleia” é suficiente para nos mostrar que esta palavra não foi usada
somente para as assembleias cristãs.
De fato, em Atos 19, referindo-se a uma
demonstração contra Paulo que ocorreu em Éfesos, diz:Atos 19:32, 35, 39, 41 - “A Assembleia [Grego: “ekklesia”] estava em
confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo
nem sabia por que estava ali... O escrivão da cidade acalmou a multidão e disse
[para a assembleia]: “se há mais alguma coisa que vocês desejam apresentar,
isso será decidido em assembleia[Grego: “ekklesia”] ... E, tendo dito isso,
encerrou a assembleia [Grego: ekklesia]."
Conforme
está evidente nesta passagem, a palavra “ekklesia” foi usada por não cristãos,
e, conforme acontece em nosso caso, mesmo por assembleias anticristãs. Que o
significado geral da palavra “ekklesia” é “assembleia”, também está evidente
pelo uso desta palavra na septuaginta, a antiga tradução grega do Velho
Testamento. Lá, esta palavra foi usada 71 vezes, todas como uma tradução da
palavra hebraica “qahal”, que significa “um chegar junto, um reunir-se em
assembleia, o ato; uma assembleia, congregação, convocação; em um sentido mais
amplo de uma assembleia ou multidão de homens, de tropas, de nações, dos
perversos, dos justos, etc.”
Portanto,
para concluir: o significado geral da palavra que nossas Bíblias traduzem como
igreja é “assembleia”. Esta palavra nem foi usada exclusivamente pelas
assembleias cristãs, nem pelas construções que hospedavam tais assembleias. Em
contraste, era um termo geral usado por qualquer assembleia, independente de
seu tipo. A palavra “ekklesia”: seu significado na Palavra de Deus. Tendo visto
o que a palavra “ekklesia” geralmente significa, agora é hora de ver o que
significa a Palavra de Deus, e especialmente na parte desta Palavra que se
refere ao tempo de graça (i.e., em Atos e nas epístolas) em que nós vivemos.
Lá, embora esta palavra novamente signifique uma assembleia, desta vez a
assembleia é algo específico, tendo como membros todos os renascidos, i.e.,
todos aqueles que confessaram com sua própria boca o Senhor Jesus e acreditaram
em seus corações que Deus o fez nascer da morte (Romanos 10:9).
Outro termo que
a Bíblia usa para denotar os crentes de Cristo pelo mundo todo são “corpo” ou
“o corpo de Cristo”. Que “igreja” e “corpo” ou “corpo de Cristo” são termos
equivalentes, todos usados para denotar os cristãos juntos, como um total, está
evidente em várias passagens da Palavra de Deus. Assim, começando de 1
Coríntios 12:27 nós lemos:
1
Coríntios 12:27 - “Ora, VÓS sois o corpo
de Cristo, e seus membros em particular". Também Colossenses 1:18 nos
dizem - “E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja..." - Além
disso Efésios 1: 22-23 diz: - “E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de
Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o
seu [de Cristo] corpo…” - NÓS, todos os crentes juntos, compomos o corpo de
Cristo. A Palavra de Deus não diz que neste lugar há um corpo e em qual lugar
há outro. Nem diz que esta denominação é um corpo, e a próxima seja outro. O
que diz é que "vós sois o corpo de Cristo”, a igreja. A este “vós” eu pertenço,
você pertence e geralmente todo crente renascido pertence. Tanto quanto a
Palavra de Deus afete, não há distinção alguma, por causa de denominação, cor,
status social, lugar onde se vive, ou por causa de qualquer outra razão. Na
verdade, Gálatas 3:26-28 nos diz: Gálatas 3:26-28 - “Porque TODOS sois filhos de Deus pela fé em
Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos
revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre;
não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
Nós
somos todos, sem qualquer distinção, filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus e
nós somos todos, novamente sem qualquer distinção e através da mesma fé,
membros do corpo de Cristo. Que a igreja ou corpo é um e não muitos também está
evidente por muitas outras passagens na Palavra de Deus. Na verdade, começando
a partir de Romanos 12:4-5 nós lemos: Romanos 12:4-5 - “Porque assim como em um corpo temos muitos
membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos
muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos
outros.”
Também
em 1 Coríntios 12:12-13 nos diz: “Porque,
assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo
muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos
batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, ...” - 1 Coríntios 12:20 - “Assim pois há muitos membros, mas um
corpo.” - Efésios 2:16 “E [Jesus] pela
cruz reconciliar ambos [judeus e gentios] em um corpo, matando com ela as
inimizades. Efésios 4:4 “Há um só corpo
e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da nossa
vocação.” E finalmente Colossenses 3:15 - “E a paz de Deus, para a qual também fostes
chamados em um corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos.”
Como
é evidente a partir destas passagens, a igreja, o corpo de Cristo é um corpo
que inclui todos os renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram por suas
bocas o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações que Deus o renasceu da
morte. Infelizmente, o que a Palavra de Deus declara tão claramente parece ser
ignorado por muitos cristãos, como pelo menos a existência de tantas
denominações mostra.
Na
verdade, muitos de nós, em vez de nos vermos como membros de um corpo de Cristo
e todos os outros cristãos como nossos irmãos e membros do mesmo corpo, nós nos
vemos como membros de tal e tal denominação que nós podemos também caracterizar
como o corpo ou a igreja, e todos os outros cristãos que não pertencem à nossa
denominação como estranhos e muitas vezes como inimigos. Felizmente, a Palavra
de Deus não concorda com esta visão. Na verdade, como vimos, por causa de Deus
nós (todos cristãos) não somos nem estranhos nem inimigos uns dos outros, mesmo
se ocorrer de ter diferentes visões em muitas coisas.
Desde
que nós concordamos que Jesus é Senhor e o Senhor o fez nascer da morte, nós
todos somos crianças de Deus, irmãos, membros do mesmo corpo, e, de fato,
conforme se diz em Romanos 12:5, membros um do outro. Isso não é maravilhoso?
Na verdade, é muito ruim que o diabo tenha tentado esconder esta verdade maravilhosa
de nós, fazendo-nos pensar que o corpo está limitado à nossa denominação,
organização ou companheirismo.
Não é o corpo, mas as partes do corpo que são
compostas de milhares de outros companheirismos e milhões de outros cristãos,
ainda que ocorra de suas visões concordarem com as nossas próprias visões
somente em que Jesus é o Senhor e Deus o fez nascer da morte. Portanto, em vez
de lutas denominacionais e ódio, nós necessitamos colocar em nossos corações a
verdade de um corpo, e agir de acordo, amando e servindo a todos os outros
cristãos que também pertencem ao mesmo corpo conosco. Por outro lado, nós
estamos ligados para continuar uns com os outros, causando nada mais do que
ferimentos ao corpo.
A
igreja: o chefe - Tendo em vista que a igreja, conforme é definida na Bíblia, é
uma, e é composta de todos aqueles que acreditam no Senhor Jesus Cristo e em
sua ressurreição, nós agora nos moveremos adiante para ver quem é a cabeça, o
chefe da igreja. A resposta da Bíblia para esta questão muito crítica é
novamente muito clara. Na verdade, Efésios 5:23 nos diz: Efésios 5:23 “Cristo é a cabeça da igreja”. Outras passagens
que também confirmam que o chefe, a cabeça da igreja é o Senhor Jesus Cristo
são: Efésios 1:22 “E [Deus] sujeitou
todas as coisas a seus [de Jesus] pés, e sobre todas as coisas o constituiu
como cabeça da igreja.” - Colossenses 1:18 “E ele [Jesus] é a cabeça do corpo, da
igreja."
Como
se evidencia em todas estas passagens, aquele que Deus apontou ser o chefe
diretor da igreja, a cabeça sobre TODAS as coisas, é o Senhor Jesus Cristo7.
Ele é a cabeça e a igreja é o seu corpo. E como em um corpo literal a cabeça é
a parte que conduz o corpo, assim também na igreja, Cristo, sendo a cabeça
sobre todas as coisas, é aquele que conduz, governa a igreja. Ele e somente Ele
é seu líder e seu único chefe. Assim, em contraste com as várias hierarquias
que se pode encontrar em muitas denominações e organizações, a
hierarquia da igreja, conforme ela é dada na Palavra de Deus, apresenta-se como
se segue: primeiramente Deus, a cabeça de Cristo (1 Coríntios 11:3). Assim,
Cristo, a cabeça da igreja, e, finalmente, todos nós que acreditamos em Cristo
e em sua ressurreição e compomos o corpo de cristo, a igreja. Parra concluir,
portanto, em vez de “muitas igrejas com muitos chefes mortais”, há “UMA igreja
com UM chefe imortal: o Senhor Jesus Cristo”.
A
igreja: os membros - Nós já vimos que para se tornar um membro da igreja, a
única coisa necessária é nascer novamente, ser salvo, o que, nós repetimos,
acontece quando você confessa com a sua boca o Senhor Jesus e acredita em seu
coração que Deus o fez nascer da morte (Romanos 10:9). Nós também vimos que a
cabeça, o chefe da igreja, é o Senhor Jesus Cristo. Tendo visto isto, nós
iremos adiante para examinar mais detalhadamente o papel dos membros no corpo
de Cristo.
Necessidades
diferentes e papéis diferentes na igreja - Não é totalmente acidental que a
Bíblia apresente a igreja como um corpo. Embora na última seção, nós tenhamos
cobertos, em nossa discussão de Cristo como a cabeça da igreja, 1 Coríntios 12
nos dá mais informação sobre alguns aspectos desta metáfora. Assim, partindo do
verso 12 nós lemos: 1 Coríntios 12:12-14 “Porque, assim como o corpo [um corpo literal]
é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo,
assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando
um corpo [a igreja], quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...”
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”
Quatro
vezes nesta passagem nos foi dito que o corpo é um que, por mais uma vez,
confirma o que nós vimos anteriormente, i.e, que há um e somente um corpo ao
qual todos os cristãos pertencem. Fora isto, alguma coisa mais que também é
apontada é que “o corpo não um só membro, mas muitos”. Os versos 15-20 vão nos
ajudar a entender melhor o que Deus quer nos dizer aqui. Lá nós lemos: 1
Coríntios 12:15-20 “Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não
será por isso do corpo? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não
será por isso do corpo? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo
fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no
corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o
corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”
Nesta
passagem, Paulo, pela revelação, faz uma comparação entre um corpo literal e a
igreja, o corpo de Cristo. Sua conclusão é que como um corpo literal tem muitos
membros, cada um deles faz um trabalho diferente necessário para o corpo, de
forma que o corpo de Cristo, a igreja, tem muitos membros, cada um dos quais é
inserido no corpo como Deus quis, para fazer um trabalho que é necessário a
isso, e que pode também ser diferente do trabalho que os outros membros fazem
no corpo. Para nos ajudar a entender este ponto melhor...
Paulo
pediu-nos para imaginar o que aconteceria se todo o corpo fosse um olho. Como é
óbvio, neste caso hipotético, seria impossível cheirar, mover, curvar-se ou
fazer qualquer coisa mais além de ver. Evidentemente, portanto, em vez de ter
um corpo feito somente pelos olhos, é muito mais preferível ter uma
especificação dos papeis no corpo de acordo com as necessidades. Por isto nós
teremos um uso total de todos os membros do corpo e ao mesmo tempo uma
cobertura de todas as necessidades do corpo na melhor forma. Também em 1
Coríntios 12:19 nos diz: “E se todos fossem um só membro [i.e., se todos os
membros tivessem o mesmo papel], onde estaria o corpo?”
Transferindo esta figura para o corpo de
Cristo, é óbvio que, em vez de todos os membros terem o mesmo papel, é muito
melhor ter uma especificação das funções no corpo que asseguraria que todos os
membros fossem totalmente usados e todas as necessidades do corpo totalmente
cobertas. E isto é exatamente o que acontece. Romanos 12:4-5 nos diz: Romanos
12:4-5 “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os
membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em
Cristo”.
Como
está óbvio nesta passagem, há uma especificação de funções no corpo de Cristo e
cada membro é inserido no corpo com uma função que pode ser diferente da função
de outro membro. Quem agora define o que seria nossa função no corpo de Cristo?
1 Coríntios 12:18 nos dá a resposta. Conforme se diz lá: “Mas agora Deus
colocou os membros no corpo, cada um deles como quis”. É portanto Deus que
define nossa função no corpo.
Tendo
visto que, de fato, há uma variedade de funções no corpo e não todos os membros
têm a mesma função, vamos seguir adiante para ver mais. Assim, continuando em 1
Coríntios 12 nós lemos: 1 Coríntios 12:21-25 “E o olho não pode dizer à mão: não tenho
necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós.
Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os
que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos
que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são
mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando
muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo,
mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.”
Não
há outro membro do corpo de Cristo que não tenha necessidade de outros membros,
e não há membro algum que seja desnecessário ao corpo. De fato, conforme a
passagem acima nos mostra, Deus compôs o corpo de uma forma que implica a
interdependência dos membros.
Retornando
agora às funções do corpo, 1 Coríntios 12:28-30 nos diz: 1 Coríntios 12:28-30 “E a uns pôs Deus na igreja [o corpo], primeiramente
apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres,
depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são
todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores
de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas?
Interpretam todos?”
Nesta
passagem a Palavra de Deus nos dá uma lista de funções que se podem encontrar
no corpo de Cristo e qual, eu repito, são distribuídas por Deus aos membros do
corpo como ele quis. As funções que estão citadas na passagem acima são: os
apóstolos, profetas, doutores, operadores de milagres, dons de cura, falar em
línguas, interpretação de línguas8. Efésios 4:7-8, 11 nos diz mais. Lá nos
lemos: Efésios 4:7-8, 11 “Mas a graça
foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz:
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens...E ele mesmo
[Cristo] deu uns apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas,
e outros para pastores e doutores”.
Também,
Romanos 12:4-8 nos diz: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e
nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos
um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros um dos outros.” De modo
que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja
ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar,
haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que
reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita
misericórdia, com alegria.”
Conforme
nós vimos destas passagens, há uma variedade de papéis no corpo. Estes papéis
são distribuídos para cada membro por Deus, para cobrir as necessidade do corpo
na melhor forma. Assim, há doutores para cobrir as necessidades de ensinamento,
evangelistas para cobrir a necessidade de evangelizar, pastores para cobrir a
necessidade de pastorear, etc. Como nosso corpo físico é completo, assim também
o corpo de Cristo é completo, uma vez que por qualquer necessidade que ele
tenha, Deus estipulou um membro para cobri-la.
Uma
consideração mais profunda de 1 Coríntios 12:28-30 - Pelo exposto acima, o
leitor pode pensar que não se pode beneficiar o corpo, mas somente através da
função que Deus lhe deu. Em outras palavras, pode-se pensar que um doutor não
pode ser pastor, ou que alguém não possa falar em línguas ou interpretar uma
profecia se esta não é o que Deus deu a ele conforme sua função no corpo. Uma
passagem que é frequentemente usada para apoiar esta visão é 1 Coríntios
12:28-30. Lá nós lemos: 1 Coríntios 12:28-30 “E a uns pôs Deus na igreja,
primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores,
depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de
línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos
doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam
todos diversas línguas? Interpretam todos?”
Para
muitas pessoas as interrogações nesta passagem são tomadas para significar que
nem todos os cristãos podem falar em línguas, ou interpretar ou profetizar ou
ensinar, ou curar, mas somente aqueles que são estabelecidos no corpo
especialmente com esta função. Contudo, uma conclusão como esta pode somente
ser esboçada se nós ignorarmos o contexto da passagem, assim como as outras
referências para o mesmo tópico. Tomando como um exemplo o falar em línguas, 1
Coríntios 12:8-12 o classifica como uma das nove manifestações do espírito9,
enquanto 1 Coríntios 14:5 torna claro que é desejo de Deus de que todos falem
em línguas. De fato, 1 Coríntios 14:5 nos diz: 1 Coríntios 14:5 “Eu quero que todos vós faleis em línguas”.
A
palavra “querer” nesta passagem está no presente do indicativo do verbo grego
“thelo”, que significa “desejar, amar, deliciar-se com, ter prazer10”. Também o
fato de que este verbo esteja no presente do indicativo significa que nesta
passagem Deus expressa o que Ele ama, o que Ele deseja que seja feito no tempo
presente. Assim, falar em línguas é o que Deus deseja, adora que nós façamos
agora. “Eu amo que todos vocês falem em línguas”, Ele diz. Este não é um desejo
hipotético, mas o que Deus deseja que todos nós façamos agora, no tempo
presente.
Retornando
agora ao nosso tópico, a questão é simples: Seria possível que Deus desejasse,
amasse, quisesse que todos nós falássemos em línguas, se falar em línguas não
estivesse disponível para todos? É claro que não. Assim, uma vez que Deus
deseja que TODOS nós falemos em línguas, isto significa que TODOS nós podemos
falar em línguas. Isso é o que a Palavra de Deus diz e o que isso quer dizer.
De fato, não somente todos os cristãos podem falar em línguas, como também
podem profetizar e interpretar. Na verdade, o versículo 5 nos diz: 1 Coríntios
14:5 “E eu quero [do grego: “thelo”- quero] que todos vóis faleis em línguas,
mas muito mais que [todos] profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o
que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba
edificação.”
Uma
vez que Deus nos pede além de falar em línguas para também profetizar e
interpretar (os dois últimos quando nós estamos na igreja, a fim de edificar
com nossa mensagem a igreja) isso significa que nós não podemos somente falar
em línguas, mas também profetizar e interpretar. Tendo visto acima, a questão é
o qual é então o significado das questões em 1 Coríntios 12:28-30? A resposta
está no contexto da passagem. Na verdade, conforme vimos, o contexto (1
Coríntios 12:12-30) não fala sobre as manifestações do espírito, mas sobre o
papel, a função especial que um crente pode ter na igreja. Em nosso caso, TODOS
os cristãos podem e devem falar em línguas e interpretar e profetizar, e
geralmente todas as nove manifestações do espírito listadas em 1 Coríntios 12:7-10.
Contudo,
nem todos são estabelecidos para trabalhar especialmente, a função, no corpo,
através do falar em línguas ou através do ensinar, ou da profecia, ou da
interpretação, etc. Para entender isto melhor, assumamos que alguém está
predestinado por Deus a funcionar no corpo como um mestre, enquanto alguém mais
está estabelecido para operar através do falar em línguas. Ambos podem ensinar
e falar em línguas, mas no trabalho no corpo, o primeiro será melhor em
ensinar, enquanto o último será melhor em falar em línguas. Como vimos, todos
nós pertencemos ao mesmo corpo, mas não somos todos o mesmo membro.
Portanto,
para concluir: todos os cristãos podem fazer tudo. Contudo, alguns são
estabelecidos por Deus para funcionarem no corpo de uma forma e alguns outros
de outra forma. Se agora alguém perguntar “qual é a minha função no corpo”,
minha resposta será “vá até Deus e veja o que Ele quer que você faça”. O título
do papel não é o importante. Porque eu posso ter sido estabelecido para o corpo
a fim de evangelizar, por exemplo, e nunca fazer isso. Por outro lado, se eu me
tornar disponível para Deus Ele certamente me guiará para fazer o que Ele pensa
que Ele necessita de mim para fazer no corpo. Eu posso nem saber o título de
minha função, mas isto não é o que conta.
O que conta é me tornar disponível para
Deus de forma que Ele possa me utilizar como um membro do corpo da forma que
Ele pense como a melhor. Nós deveríamos portanto ir até Deus e pedir-lhe para
nos mostrar o que Ele necessita de nós no corpo. Sua responsabilidade é nos
mostrar o que Ele necessita de nós e nos guiar no caminho. Nossa
responsabilidade e trabalho é estar disponível para Ele para tudo que Ele
necessita de nós e agirmos quando Ele quiser que nós atuemos e conforme Ele queira
que nós atuemos.
“Deus
te abençoe” Pr Maurílio Souza...
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