“Quero trazer à memória o
que me pode dar esperança”. Lm
3.21 - Somos
chamados, pelos desafios do cotidiano, a encontrar forças para vivermos em toda
e qualquer situação. Há dias em que as nuvens sombrias descem
sobre nossa cabeça, a dor bate à nossa porta, a tristeza invade nossa alma.
Onde encontraremos forças físicas, emocionais e espirituais para as situações
defrontantes da vida? Onde buscar refúgio para aliviar a angústia da alma, a
dor do coração?
O profeta Jeremias tem a resposta. Trazer à memória, acessar
nossas lembranças, o poder da mente de armazenar os acontecimentos, e buscar o
que pode dar esperança. Ocupar a mente no momento de medo e solidão, de tristeza
e ódio, de abandono e desamor. Com as ternas misericórdias que se renovam a
cada manhã. Trazer à memória tudo o que é puro, verdadeiro, amável... (Fp 4.8).
Quem escreve essas palavras também diz: “Sei viver com
quase nada ou tendo tudo; já aprendi o segredo de viver contente em qualquer
circunstância...” (Fp 4.12).
O Salmista nos lembra: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”, ou, na versão da Bíblia Viva: “Podemos passar por momentos difíceis, de grande tristeza, Mas Ele (Deus) logo nos devolve a alegria” (Sl 30.5b). Trazemos à nossa memória que o interesse e o cuidado de Deus por todos nós duram a vida inteira.
ONDE DEUS COLOCA SEU PODER E SUA CAPACIDADE? Podemos observar as aranhas que causam medo e espanto a alguns, mas admiração e mistério a outros. Elas são autossuficientes. De dentro delas saem teias que formam a sua casa, a armadilha para suas presas e a proteção que lhes permite lançar-se no precipício, confiando no fio que ficou preso ao galho de uma árvore e lhes possibilita voltar ao seu lugar de origem.
Deus nos fez a sua imagem e semelhança; de glória e honra nos coroou; colocou em nós o segredo da vitória e a graça que nos faz mais que vencedores por meio de Cristo Jesus. Descubramos, neste Dia de Ação de Graças, todo o poder que o Espírito Santo tem colocado em nós, para darmos graças por todo o bem que o Senhor Jesus tem feito por nós.
Entretanto, a gratidão é uma virtude rara nos dias de hoje. Basta pensarmos um pouco: há quanto tempo você não aquieta seu coração e dedica um tempo especial para agradecer a Deus pelas bênçãos que recebe de suas mãos?
Entretanto, poucos se lembram de agradecer aquilo que já receberam de Deus: 1 - O emprego que nos garante o sustento, 2 - A família que nos dá segurança, 3 - O pão de cada dia, 4 - A saúde que nos permite trabalhar, e tantas outras coisas que na correria do dia a dia passam despercebidas.
A Gratidão: Mas a gratidão é uma virtude que deve ser cultivada em nosso coração. Primeiramente em relação a Deus e em relação ao próximo. A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. É uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa...
No contexto da espiritualidade, a gratidão está diretamente relacionada com a consciência da bondade e do amor de Deus: “Dêem graças ao SENHOR, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre”. Salmo 136.1. Somos o povo mais feliz da Terra, pois a nossa esperança está no céu.
Aguardamos novos céus e nova Terra, onde habita a justiça. Enquanto isso estamos caminhando na direção daquele que vem, o Rei dos reis e Senhor dos senhores: Jesus de Nazaré.
AÇÕES DE GRAÇA: É maravilhoso, Senhor, ter braços perfeitos, Quando há tantos mutilados... Meus olhos perfeitos, quando há tantos sem luz... Minha voz que canta, quando tantas emudeceram... Minhas mãos que trabalham, quando tantas mendigam... É maravilhoso voltar pra casa, Quando tantos não têm pra onde ir...
É maravilhoso: Amar, viver, sorrir, sonhar, Quando
há tantos que choram, Odeiam, revolvem-se em pesadelos, Morrem antes de
nascer... É maravilhoso ter um DEUS para crer, Quando há tantos que não têm, O
consolo de uma criança... É maravilhoso Senhor, sobretudo, Ter tão pouco a
pedir, E tanto a agradecer ... Michel Quoist...
“Deus te abençoe” Oswaldo Souza....
Nenhum comentário:
Postar um comentário