Bitia não é mencionada na Bíblia, mas é a personagem que a Bíblia identifica como a filha do Faraó que resgatou Moisés no livro de Êxodo. A personagem é mencionada em outras tradições judaicas e é nomeada em 1 Crônicas 4:18, onde é identificada como Bitia, casada com Merede, da tribo de Judá.
1 Crônicas 4:18 descreve os filhos de Merede com sua esposa judia: Jerede (pai de Gedor), Héber (pai de Socó) e Jecutiel (pai de Zanoa). Estes são destacados como filhos de Bitia, a filha do Faraó, que Merede tomou como esposa.
Resgate de Moisés: A história é encontrada em Êxodo 2:1-10, onde a
filha do Faraó encontra o bebê Moisés no rio Nilo e o adota. Nome: Embora a
Bíblia não use o nome "Bitia" em Êxodo, o nome é fornecido em 1
Crônicas 4:18 como a esposa de Merede, da tribo de Judá. 
A tradição judaica a chama de Bate-iah ("filha de Deus") por ter adotado Moisés. Genealogia: Por causa do casamento com Merede, Bitia é incluída na genealogia de Judá, que é a tribo de Moisés.
O corajoso plano de Bitia: Embora em sua primeira aparição nas Escrituras ela tenha permanecido anônima, Bitia foi uma importante personagem na história de Israel, num momento quando poucos tinham o interesse ou a coragem de demonstrar compaixão pelo povo de Deus.
Bitia é o nome da filha de faraó que encontrou o cesto com o menino Moisés na margem do rio Nilo. Seu nome aparece em uma das genealogias no primeiro livro das Crônicas (1 Cr 4.17), que também nos informa que ela se casou com o israelita Merede posteriormente.
Uma comparação entre a genealogia de Moisés e essa de Crônicas nos mostra que, de fato, essa filha de faraó foi a mesma acolheu o menino Moisés. No relato que temos da principal contribuição de Bitia para o povo de Israel (Êx 2.5-10):
⁵ E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. ⁶ E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. ⁷ então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebreias, que crie este menino para ti? ⁸ E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. ⁹ então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-o; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. ¹⁰ E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou o seu nome Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado. Êxodo 2:5-10...
SITUAÇÃO: Segundo os historiadores, BITIA era uma mulher determinada e carismática: No entanto com temperamento forte que, mesmo contra a vontade do pai adotou um filho de escravos hebreus. É certo que nunca aceitou tal fato, pois pelo menos no seu entender, o descendente da outra mulher, seria o primeiro herdeiro na linhagem real.
Isto pode explicar a atitude de Moisés, quando ao matar um egípcio, fugiu para o deserto. Ora, para um príncipe egípcio daquela época, seria perfeitamente aceitável assassinar a quem quisesse, mas para o Faraó era uma grande oportunidade para eliminar Moisés da lista de candidatos ao trono.
SOFRIMENTO: Ao abrir o cesto e ver a criança chorando, seu coração moveu-se de profunda compaixão, e embora não tivesse filhos, logo pensou na angústia da mãe hebraica que para salvar seu filho do decreto do Faraó o lançou ao rio.
com a idade de 12 anos o menino foi levado ao palácio e passou a ser reconhecido oficialmente como filho da filha de Faraó, então recebeu o nome de Moisés. Uma mulher que desconhecia o preconceito, uma defensora dos inocentes, esta era a filha de Faraó, uma mulher virtuosa. Ela ofereceu o melhor para Moisés, desde a formação do caráter por sua mãe biológica, até a educação de um príncipe, conforto e amor.
Diante de toda a grandeza daquele palácio, Moisés teve que fazer uma escolha. DEIXAR DE SER FILHO DA FILHA DE FARAÓ, E ele fez. RECUSA ser chamado filho da filha de faraó, e ESCOLHE ser maltratado como o seu povo o era. Essa mulher sentiu a dor de ser abandonada por seu filho, perseguido pelo próprio povo, e nunca mais o viu, que desespero para qualquer mulher.
ALEGRIA: A Filha de Faraó foi um instrumento usado por Deus para preservar a vida de Moisés. Deus usou uma mulher pagã para que seu povo pudesse ter um libertador. Deus quer usar a mim e a você. Deus usa pessoas que não estão dentro do Seu povo para atuar na vida do seu povo. Sejamos homens e mulheres guiadas pelo Espírito de Deus!!!
UMA GRANDE LIÇÃO: Agindo Assim, ela estava sendo usada por Deus, apesar de não saber disso. Seu carinho, amor e preocupação com o bebê contrastam profundamente com a crueldade de seu pai. Essa princesa Egípcia arriscou a própria vida por um bebê Hebreu a quem seu pai, o Faraó havia sentenciado à morte, ela demonstrou um caráter forte ao desafiar a ordem paterna.
O cap. 1 do livro de Romanos explica que as leis de Deus são evidentes para toda humanidade, portanto ela compreendia o quão cruel e injusto era assassinar um bebê inocente que ela encontrara no cesto. Sendo da família ou não, sendo conhecido ou não, ajudar, fazer o bem para outra pessoa é agradar o coração do Pai. Nunca devemos desistir de fazer o certo.
Bitia na Bíblia Foi filha de um dos faraós e se casou com Merede, um homem vindo de Judá e filho de Esdras. Da união dos dois nasceu Miriã, Samia e Isbá, que veio a ser o fundador de Estemoa (1Cr 4:17). O nome Bitia é diretamente mencionado em apenas uma passagem das Escrituras Sagradas que está localizada no primeiro livro de Crônicas, integrante do Antigo Testamento.
Foi BITIA, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos? Quando os judeus foram libertados do Egito, ela saiu com eles, tendo se convertido ao judaísmo.
(https://www.nomesbiblicos.com/bitia/)
https://wildadarzan.blogspot.com/p/a.html
DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA
 


Nenhum comentário:
Postar um comentário