OPERAÇÃO AARÃO E UR: O livro do Deuteronômio recorda que os amalequitas atacaram o povo de Israel no caminho, quando este saíra do Egito e andava cansado e abatido. Este ataque foi feito traiçoeiramente, atacando pelas costas os israelitas retardatários.
Os Amalequitas vieram atacar Israel, e MOISÉS ENVIOU JOSUÉ com uma tropa para combatê-los. Depois subiu ao monte e ergueu a vara, ou o seu bastão (CAJADO), aquele mesmo que usara diante do faraó do Egito para realizar os sinais de Deus.
ALGUMAS VERDADES: 1º - Era o mesmo bastão que abrira o mar Vermelho e que ao tocar na rocha fizera correr água em abundância. 2º - Isto nos indica que a vitória para acontecer sobre aquele povo hostil, seria considerada como obra do amor de Deus em favor de seu povo.
3º - O próprio Deus
está agora intervindo para salvar Israel, naquele momento de grande
dificuldade. Por isto Moisés levanta a mão segurando o bastão, e enquanto este
assim estava erguido o povo ganhava a luta, contra o inimigo.
4º - Mas quando o cansaço fazia que suas mãos abaixassem o povo perdia. Para resolver este problema Aarão e Ur, fizeram Moisés sentar-se numa pedra e sustentavam as mãos de Moisés.
SEM DÚVIDA PODEMOS PERCEBER AQUI A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO: - Moisés sobe a montanha, e na bíblia à montanha é o lugar especial do encontro do homem com Deus. As mãos de Moisés estão erguidas em atitude de oração. Esperando que Deus se faça mais uma vez presente e salve o seu povo. Há também um indicativo de que esta oração era comunitária, visto que Aarão e Ur ajudaram Moisés a não ceder ao cansaço.
Sem dúvida foi uma oração bem longa, mas que produziu o fruto almejado. Não podemos esquecer que na cultura daquela época os homens eram muito violentos, e que achavam que os deuses combatiam ao lado do povo que os adorava.
Mas de nosso contexto podemos entender que para atingirmos objetivos que nos parecem muito difíceis precisamos orar. Sem oração nunca teremos forças para vencer nossas lutas espirituais. Sem a força da oração desanimamos diante das dificuldades, das aflições e tribulações.
Quando abaixamos nossas mãos e deixamos de orar, somos vencidos com facilidade pelo nosso inimigo. Há um ditado assim; quem ora deixará o pecado DO LADO DE FORA, e vivera em santidade NO LADO DE DENTRO NA PRESENÇA E FORÇA DO SENHOR”. Moisés ora até a noite. E nos também devemos orar sem desanimar.
OLHA O DIZ SOFONIAS: ¹⁶ Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se ABAIXEM as tuas mãos. Sofonias. 3:16... - Em Êxodo 17:8-15 vemos Moises em uma grande guerra com os Amalequitas: Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.
Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.
Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; ARÃO E HUR sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol.
E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. 14 Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. 15 E Moisés edificou um altar e lhe chamou:
O SENHOR É MINHA BANDEIRA”. A arma que ele tinha em suas mãos era o bordão ou um cajado (autoridade Espiritual), que se não fosse colocado a serviço do Senhor não serviria para nada.
QUANDO O PASTOR LEVANTA SUA MÃO: - 1 - A MÃO DO SENHOR DESTRUIRÁ TODOS OS INIMIGOS DA IGREJA. EX 17.13-14 - Deus vai riscar da tua memória aquilo que um dia te assolou financeiramente e profissionalmente. Os inimigos estão caindo pela tua oferta.
E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu”.
2 - DEUS LHE SUSTENTARÁ. EX 17.12 - Arão e Hur sustentavam as mãos de Moisés que eram pesadas e quando eles não podiam mais foi colocada uma rocha para sustentá-las. A rocha é Jesus Cristo que lhe sustenta quando as pessoas não podem.
3 - O MAR SE ABRIRÁ. EX 14.16: Enquanto O PASTOR estiver com as mãos levantadas com a sua oração... Deus abrirá todos os mares que estavam fechados à sua frente. A oração é a chave que abre todos os mares na sua vida em todas as áreas. AMÉM!!!
Um homem que juntamente com Arão sustentava as mãos de Moisés em Refidim (Êx 17.10). Ele e Arão foram encarregados da direção do povo, enquanto Moisés se conservava no monte Sinai (Êx 24.14). Mas o próprio Hur é também algumas vezes chamado o pai de Belém.
REFLEXÃO: Constantino não gostava das leis Judaicas, então fundou a igreja Católica. Lutero não gostava da igreja Católica, então, fundou a igreja Luterana. Calvino e John Cox não gostavam da Luterana, então ele fundou a Presbiteriana. Henrique 8º Não gostou que eles negassem o casamento católico, e assim, fundou a igreja Anglicana.
John Wesley divergiu-se da Anglicana, fundando a Metodista. John Smith também não gostou da Anglicana, e fundou a Batista. Joseph Smith, que não gostou da igreja Metodista, de John Wesley, fundou a Igreja Jesus Cristo dos santos dos últimos dias, os Mórmons.
Por sua vez, William Miller divergiu-se da Batista, de John Smith, e fundou a Adventista. Ellen White até gostou do que William Miller falou, porém, faltavam algumas coisas, aí ela fez a Igreja Adventista do sétimo dia. Já Charles Russel, não gostou da Adventista e fundou os Testemunha de Jeová.
E pastores que não concordavam com nenhuma dessas igrejas, fundaram as igrejas ditas pentecostais. E até hoje, quem discorda das pentecostais, ou qualquer outra placa, seguem fundando suas próprias doutrinas e ideias, agora, com parede preta, barzinho, igreja ideológica e militante, igreja com Skate, prancha de surf e até danceteria.
O fato é que, todas essas igrejas vieram de uma única fonte, e essa fonte que as deviam inspirar, está sendo deixada de lado para que os tais fundadores inovem cada vez mais. Mas no fundo, não precisávamos ter inventado NADA, só não devíamos ter saído da raiz da fé:
O EVANGELHO!!!
A palavra é simples para precisar ser modificada, e o fundamento da verdade
está firmado em JESUS, O Salvador, Espírito, O consolador, que nos Leva a 
DEUS, O PAI da ETERNIDADE. DEUS TE ABENÇOE!
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário