Uma das histórias mais lindas e comoventes da bíblia é esta sobre a mulher Sunamita. Uma mulher de nome desconhecido, mas que o seu testemunho de vida atravessou milênios, em um verdadeiro exemplo de fé. - Ela lutou pelo seu sonho, não deixou morrer a esperança, passou momentos difíceis, mas confiou em Deus e não se decepcionou.
A história da Sunamita ocorreu aproximadamente entre 874 - 782 antes de Cristo, época em que apareceu no reino do norte de Israel o profeta Eliseu, que foi discípulo de Elias. - O nome pelo qual ficou conhecida vinha da cidade de Suném, que traduzido significa [declive ou lugar de descanso], pois Suném estava localizada em uma elevação de terras a cinco quilômetros ao norte do vale de Jezreel.
Rodeada por cactos e pomares, logo a sua frente estava o
monte Carmelo, onde Elias lutou com os quatrocentos profetas de baal.
Bem próximo ao sul, podia se ver o caminho inclinado que levava ao monte Gilboa. De Suném se contemplava toda a planície de Jezreel, uma rica área agrícola. Muitos fazendeiros moravam no vale de Jezreel. - O solo fértil favorecia o crescimento dos grãos, proporcionando grandes colheitas, o que acentuava o contraste entre a fertilidade do local, com a infertilidade que sofria a Sunamita, ela era uma mulher estéril.
A SUNAMITA ERA UMA MULHER QUE SABIA FAZER O BEM:
A Sunamita construiu um quarto em sua propriedade para hospedar o homem de Deus (2 Reis 4.8a11). – Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. E ela disse a seu marido:
Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá. E sucedeu que um dia ele chegou ali, e recolheu-se àquele quarto, e se deitou.
PODEMOS APRENDER AQUI, ALGUMAS COISAS MUITO INTERESSANTES: - O profeta de Deus, Eliseu, passou várias vezes pela porta daquela mulher até que um dia, ela ofereceu uma refeição em sua casa. Está escrito: VERSO,8 - “Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa”.
Então, primeiro, ela viu Eliseu passar; ela viu o procedimento de
Eliseu, ela viu a maneira de Eliseu se comportar. E depois dela ver isso, ela
ousou convidar Eliseu: “Eliseu,
chega aqui, venha almoçar conosco” ela disse. - E você sabe que à medida que travamos um
relacionamento, nós temos a chance de conhecer mais as pessoas.
Por isso que no v.9, essa mulher Sunamita, disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus”. Para você dizer que alguém é um homem de Deus, uma pessoa de Deus, “um santo homem de Deus” como ela falou a respeito de Elizeu, você precisa travar um certo relacionamento com essa pessoa. - Cuidado com quem você coloca dentro da sua casa.
Cuidado com quem você trava relacionamento. Cuidado com quem você permite colocar a mão sobre sua cabeça. Sem esse cuidado, você pode levar gato por lebre. Então, conheça primeiro a pessoa, antes de você afirmar qualquer coisa sobre ela... Eu percebo que essa mulher Sunamita, ela sabe. Para ela poder chegar à conclusão que chegou (a conclusão de que Eliseu é “um santo homem de Deus”), ela observou o comportamento dele, a maneira dele ser.
É o que diz o v.9, 10: “Em vista disso, ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo”. Daí e ser vos dado boa medida recalcada sacudida e transbordante...
SEMENTE NA MINHA MÃO MULTIPLICAÇÃO NAS MÃOS DE DEUS!!! - Eu só posso dar alguma coisa que seja útil por que, você sabe o que acontece? Veja que coisa linda tem aqui, no v.11: “Um dia, quando Eliseu chegou, subiu ao seu quarto e deitou-se.
12 Ele mandou o seu servo Geazi chamar a Sunamita. Ele a chamou e, quando ela veio, 13 Eliseu mandou Geazi dizer-lhe: “Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você?...”.
Se você quer cuidar de alguém “Você teve todo este trabalho por nossa causa” ou “...você tem nos tratados com desvelo”. É assim que aparece em algumas versões da Bíblia v.13. - Sabe o que significa isso, “desvelo”? Significa grande ajuda; “você tem nos tratados com amizade, com dedicação, com cordialidade”, é o que Elizeu diz.
Veja o que o profeta fala no v.13: “O que podemos fazer por você? Haveria alguma coisa que eu poderia fazer por você?” O que aprendemos? Muita gente é ingrata, cospe no prato que comeu.
São pessoas que não reconhecem nada do que se faz ou fez por elas. Mas o profeta Eliseu era um homem grato. O profeta Elizeu tinha um assistente, um auxiliar, chamado Geazi. Lemos no v.12 que Eliseu “mandou o seu servo Geazi chamar a Sunamita”. Então, quando ela veio, o v.13 diz:
“Eliseu mandou Geazi dizer-lhe: “Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você?” Mas a mulher responde, no final do verso: “Estou bem; eu não preciso de nada”. - Mas no v.14, vemos que ele insiste.
Eliseu troca ideias com Geazi e torna a perguntar: “O que se pode fazer por ela? Geazi, vê se essa mulher precisa de alguma coisa. Eu quero, eu quero ser grato, eu quero dar a minha reciprocidade a ela, investiga a vida dela, vê se tem alguma coisa que eu possa fazer por ela”.
Aquela mulher de bondade tinha algo que ela não tinha embora muito rica, ela era estéril e seu marido já era velho conforme a bíblia. O que é que diz o homem de Deus, no v.16: “Ele [Eliseu] disse: “Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”. - Aqui no v.16, Elizeu falou: “Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”.
E lemos no v.17: aconteceu conforme Elizeu havia dito: “a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho”. ELA TEVE UM FILHO! - Deus, em resposta a oração de Eliseu, realiza o desejo do coração da bondosa mulher.
MENSAGEM EXTRAIDA DO LIVRO: MENSAGENS SUNAMITANA!!!
DEUS TE ABENÇOE. OSWALDO DE SOUZA.

Nenhum comentário:
Postar um comentário