MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 1 de abril de 2012

A BONDADE E MISERICORDIA DO SENHOR: MENSAGENS!!!

A BONDADE E MISERICORDIA DO SENHOR:

“Êxodo 33:18 - Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Êxodo 33:19 - Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer”.

A PRIMEIRA VERDADE QUE PRECISAMOS SABER E QUE A BONDADE E MISERICORDIA DO SENHOR NOS SEGUIRAM TODOS OS DIAS: “Salmos 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias”.

BONDADE E MISERICORDIA:

1º - O que significa a palavra bondade? –

1º - Beneficência, pronto para fazer o bem, amor em ação (é a atitude do amor de Deus por nós).

2º - Cumprir seus propósitos ou satisfaz suas expectativa.

3º alguém que trata com; amabilidade – gentileza e fidelidade – algo natural do amor.

OBSERVAÇÃO: A bondade de Deus leva as pessoas ao arrependimento e à salvação, então essa bondade Divina operando por meio de um crente ungido terá a capacidade de levar os descrentes à salvação.

A segunda verdade que precisamos saber é o significado da palavra misericórdia:

É a junção de dois radicais; misérere (miséria – necessidade) e cordis (coração) é olhar nossas miséria e necessidades com os olhos do coração.

OBSERVAÇÃO: Portanto misericórdia (miserere + cordis) significa literalmente "ter compaixão do coração", ou seja, aproximar meus sentimentos dos sentimentos de alguém, sentir "o mesmo por alguém".
Não se trata de sofrer com alguém, mas de compreender o sofrimento de alguém, de ser solidário com essa pessoa.

A BONDADE E MISERICORDIA DE DEUS EM AÇÃO: (João 8:1ª12)LER.

A passagem Bíblica que conta a historia do encontro de Jesus com a mulher adúltera, já se inicia de maneira misericordiosa: "Jesus, assentando-se, ensinava no templo" (Jo 8:2).

Jesus assentava em qualquer lugar parapeito, degrau, calçada, barco, pois o se objetivo único era revela a Palavra. Enquanto isso, os fariseus disputavam os melhores lugares nas sinagogas.

Ele havia acabado de ensinar aos discípulos, estava saindo do templo e enquanto se dirige para casa, de repente uma confusão se inicia em Sua direção.

Muitos homens traziam uma mulher segurando-a fortemente nos braços. Empurrando, agredindo verbalmente.

A mulher com suas vestes rasgadas, os cabelos em desalinho, chorava e soluçava, implorando misericórdia e bondade.

A intenção não era fazer justiça, mas condenar e punir com severidade e sem misericórdia aquela mulher "Na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas, Tu, pois, que dizes"? Jo 8:5.

Enquanto os homens seguravam as  pedras nas mãos, gritavam por morte, Jesus se inclina para escrever na terra. Eles ficam surpresos com a atitude de Jesus.
Jesus se inclina e eles silenciam, soltam à mulher, que em suspense aguardam o desfecho.

"Ele escrevia com o dedo na terra" Jo 8:6. (dizem que Jesus descrevia ali os pecados daqueles homens).

Não havia muitas pedras no lugar, O Mestre se agacha e espalha com as mãos o pó das pedras, a areia.

Representantes da Lei ajuntam pedras. Jesus representante da graça se interessa pelo pó delas. Eles, a morte. Jesus, a Vida: “E formou Deus o homem do Pó da terra" (Gn 2:7).

Nas mãos do carpinteiro (JESUS), o pó da terra é moldado. Nas mãos Dele o pecador se arrepende, nas mãos Dele somos transformados.

Lembrem-se: bondade e misericórdia nos seguiram todos os dias.

Jesus começou um novo tempo em que às pedras (pecadores) testificariam do Seu poder:
"Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão" Lc 19:40 - "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo." IPe 2.5.
Ao se agachar Jesus nos dá uma lição: "Seja um pacificador", nunca um condenador das pessoas. Aqueles homens enfurecidos não contaminaram o coração de Jesus. Já não se ouve os gritos das muitas vozes, uns poucos homens perguntam simultaneamente:

"Dize o que devemos fazer? Jesus endireita-se e diz: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela e tornando a inclinar-se escrevia na terra" Jo 8:7-8.

Jesus escreve na terra de costas para eles. A segunda agachada de Jesus, mais uma vez transforma a situação. Obriga-os a eles refletirem: "Saíram um a um a começar pelos mais velhos”.

Envergonhados, feridos na consciência, soltam as pedras ao chão. A graça não veio para condenar, mas para salvar: "Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais" Jo 8:11.


A mulher profundamente agradecida sai correndo pelas ruas segurando suas vestes rasgadas. LEMBREM-SE: Deus transforma nossa justiça em trapos de imundícias.

Isaías 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

A Bíblia não menciona o que aconteceu depois na vida daquela mulher, mas vejo seu esposo "soltando as pedras", abraçando-a, perdoando-a. Assim creio porque Deus começou uma obra na vida dela e provavelmente restaurou sua família.

Deus não da uma benção pela metade e sim completa; Filipenses 1:6 – “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”...

CONCLUSÃO: O juízo é sem misericórdia por aqueles que não exercitam a misericórdia. Quando falamos em exercitar é algo que crescemos fazendo, exercitar misericórdia é não condenar os viciados, adúlteros, mentirosos e outros pecadores e tentar leva-los a conversão a Jesus Cristo para que possam ser libertos e transformados.

“Tiago 2:12 – Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo”.....

LEMBREM-SE: “O amor e a misericórdia sempre triunfara sobre o juízo”.

Se você julga e condena um pecador ele estará condenado, mas se você o ama e tem misericórdia dele e perdoa ele alcançara misericórdia de Deus.

“Deus te abençoe” Pr Maurilio Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário