MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 17 de abril de 2012

PREPARA-TE, Ó IGREJA, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU SENHOR: Amós 4:1-13 - MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!

ANÁLISE HISTÓRICA: Amós, um dos maiores chamados profetas "menores". Profetizou durante os dias de Uzias, rei de Judá e de Jeroboão II, rei de Israel. Acerca de 760 ªc. Amós pertencia à classe pobre dos aldeões onde sabia que os pobres eram oprimidos e os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres tornavam-se cada vez mais empobrecidos.
Qualquer propriedade possuída pelo pequeno proprietário era obrigado a vender e havia uma força bruta adversas. Para Amós não havia justiça na terra. Os que emprestavam dinheiro tomavam as roupas para servirem de garantia pela divida. Os Juízes recebiam subornos onde a injustiça significava vitória e a verdade derrota. O homem honesto perdia o direito de ir aos tribunais e até mesmo o direito a vida.
Ou seja, não havia ordem. Amós era um camponês de Tecua. (cerca de seis milhas ao sul de Belém) onde exerceu atividade durante o reinado dos reis contemporâneos Ozias e Jeroboão. O seu ministério se instaurou claramente no apogeu da prosperidade de Israel. Passava a maior parte do seu tempo como pastor e "cultivador de sicômoros" fruto semelhante ao figo.
Amós foi advertido por Amasias que deveria ganhar o seu sustento em Judá (aceitando um salário como os profetas profissionais). Amós respondeu que ele não era um nãbi (profeta) daquele gênero, nem era tampouco um dos "filhos dos profetas": recebera uma vocação especial. A sua mensagem era direta contra as injustiças sociais, e se tornou em um grande defensor da justiça.
Amós foi um profeta enviado por Deus a um povo obstinado, que não queria ouvir a Sua voz. Foi necessário que Deus enviasse sobre eles à seca, a fome, as pragas dos gafanhotos, para eles pararem e caírem em si.  Mas, mesmo assim, a dureza do coração persistia e aquele povo continuava longe de Deus.
Agora, através deste profeta do sul, Deus manda como que um ultimato: - "Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus". Esta é a tua última oportunidade. Ou te arrependes dos teus pecados e dos teus maus caminhos ou virei a ti e tirarei de ti o teu castiçal, para não teres mais oportunidade de brilhar!
Às vezes é preciso chegar a medidas extremas para que vejamos o perigo em que estamos.
OBJETIVO DESTA (PALAVRA) ESTUDO:
1º - PREPARAR O CRENTE; para encontrar-se com DEUS – “Amós 4.12 Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”.
Devemos estar prontos para o arrebatamento, pois JESUS vem buscar os preparados e não os que estão se preparando. Em muitos o ensino escatológico provoca medo, porém este ensino foi dado por DEUS para nos dar a alegria em saber que brevemente estaremos com Ele para sempre. – “Salmos 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá”.
2º - ALERTAR A TODOS; que o noivo está chegando. Deus esta dando pistas para que possamos saber não o dia e nem à hora, porém a estação própria para a colheita de DEUS. Os sinais são patentes e as profecias nunca se cumpriram com tanta velocidade, estejamos prontos, aí vem o Noivo; - Mt 25.6 - Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mt 25.13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Meus irmãos e amigos um dia querendo ou não todos compareceram diante de Deus, para prestar contas da tua vida. Que preparação tens feito para esse encontro com Deus? Lembra-te que, perante Deus, ninguém pode prevalecer com seus pecados e com sua alma manchada, por isso,
"PREPARA-TE MEU IRMÃO PARA TE ENCONTRARES COM DEUS"!
Em que consistirá essa preparação? Será que são suficientes as tuas boas obras? Será que tens merecimentos próprios para comparecer diante de Deus, Santo Justo e Verdadeiro? Lembre-se "todos nós somos, aos Seus olhos, como o imundo e todas as nossas justiças como trapos de imundície” (Isaías 64:6). Estamos mortos em delitos e pecados, logo, nada disso servirá de preparação.
QUE FAREMOS, POIS?
1º - Cada um de nós sinta os seus pecados, arrependa-se e confesse os seus pecados a Deus – “Atos 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”; 2º - Cada um de nós creia, de todo o coração, no Senhor Jesus Cristo – “Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”.
Cada um de nós lance sobre Jesus os seus pecados, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar - I João 2:1 – “MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. I João 2:2 - E ele é a propiciação (sacrificio e oferta a Deus para receber a absolvição) pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.
Propiciação: Sacrifício e oferta a Deus para receber a absolvição e justificação. Absolvição: Ser livre da condenação. Justificação: ser feito por justo ou inocente.
Cada um de nós dê testemunho da sua fé, sendo batizado - Atos 2:31b - Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados.....
MEU IRMÃO ESTA É A HORA DA SUA DECISÃO: "Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão" Joel 3:14.
O "VALE DA DECISÃO"; Um local específico e espiritual em que os filhos de Deus passam em algum momento de suas vidas. Vale é como um buraco na montanha, a parte baixa, feia, sem vida do monte. Nós sabemos que Deus está em cima do monte, como Moisés pôde presenciar e tentou levar todos de Israel para vê-lo face a face.
MAS SE O SENHOR ESTÁ EM CIMA, POR QUE VAMOS PARA BAIXO?

Para se subir a um monte, é preciso começar pelo vale, passar por ele é regra, uma vez que faz parte do caminho, mas não podemos estacionar nele, temos que decidir a subir para encontrar com nosso senhor. Lembre-se: vale representa o mundo um lugar de sofrimento e provação.
Monte representa a igreja (a porta do céu), um lugar de paz e bênçãos, milagres e poder, santidade e amor onde habita Senhor Jesus. Monte também simboliza a eternidade onde encontraremos com o Senhor Nosso Deus.    
O versículo diz: "Multidões, multidões", não é uma multidão, são várias!
Sinal de que muita gente passa e fica empacado no vale da decisão. Essas pessoas querem ver o Senhor. Se não quisessem não se disporiam a subir o monte, mas por terem suas vontades contaminadas e pecados, param no vale e não conseguem caminhar.
LEMBRE-SE: MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS.
A Palavra continua e diz que o dia do Senhor virá no vale da decisão. Amados, o Senhor é um Deus justo, Ele nos ama, mas é justo, portanto se não nos decidimos plenamente por Ele e por sua Vontade chegará um momento em que o Seu dia chegará sobre nós.
NESTE MOMENTO ELE DECIDIRÁ COMO FICARÁ NOSSA SITUAÇÃO!!!
Não rejeitemos isso, vamos passar rapidamente pelo vale da decisão e continuar a subir o monte para encontrar com o Senhor Jesus.
CONCLUSÃO: Você está preparado para a volta do nosso Senhor Jesus? (Hebreus 10:37) “ Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;”
Queria falar do significado de duas palavras deste estudo: 1º - ENCONTRAR: essa raiz denota um encontro planejado em que o sujeito intencionalmente confronta o objeto. "Ter encontro previamente (próximo) marcado".
2º - PREPARAR: Aprontar, arranjar, dispor com antecedência. Predispor favoravelmente. Estudar, organizar previamente. Dar preparo, tendo em vista algo futuro, onde certas coisas são arrumadas.
Deus te abençoe!!! Maurílio Souza.

9 comentários:

  1. MUITO BOA, OPORTUNA E INSPIRADORA ESSA MENSAGEM DE AMÓS 4:12. DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO, AMADO PR. MURILO! DEUS SEJA LOUVADO E ENGRANDECIDO EM SUA VIDA, EM O NOME DO SENHOR JESUS!!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor fiquei muinto feliz com essa palavra que Deus abençoe poderosamente louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor fiquei muinto feliz com essa palavra que Deus abençoe poderosamente louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  4. Uma palavra que mexe com quem preocupa com salvação Deus é tremendo
    Que DEUS abençoe..

    ResponderExcluir
  5. Palavra má.Que Deus continue te usando grandemente

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito muito forte me separei para estudar mais profundo que Deus possa abençoa.lo

    ResponderExcluir
  7. Que Deus continue te usando poderosamente na palavra, que Deus abençoe muitíssimo a sua vida!!!!

    ResponderExcluir