MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 9 de dezembro de 2012

DA FORNALHA PARA VITÓRIA: Mensagem...



TEXTO BÍBLICO: Daniel 3 (Leia todo o capitulo para uma melhor compreensão do contexto)

INTRODUÇÃO:

Servir a Deus é um grande privilegio, mas também um grande desafio. A cada instante somos persuadidos a pecar, abandonar a Deus, abrir mãos dos nossos valores. Diante disso quando nos posicionamos de forma coerente com a Palavra de Deus somos perseguidos, difamados, injuriados e até nossas cabeças são colocadas a prêmio.

No capitulo 3 de Daniel nos apresenta esse quadro e como podemos vencer em meio as a tribulações, vejamos:

I. FIDELIDADE AO SENHOR: V.12
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se intimidaram diante da fornalha, mas permaneceram fieis ao Senhor. Da mesma forma não devemos desanimar, abandonar a fé ou temer diante das dificuldades, pois, o Senhor guarda os seus fieis.

(Salmos 31:23) - Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba..

II. CONVIVER COM PESSOAS QUE POSSUEM CONVICÇÕES IGUAIS AS NOSSAS:
Os três amigos eram unânimes em suas convicções e valores. A verdadeira amizade torna a vida mais agradável e os tempos difíceis suportáveis.
(Isaías 41:6) - Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te..

 Precisamos conviver com homens e mulheres de Deus. Pois a existe uma grande força na amizade verdadeira.
(Eclesiastes 4:9) - Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.).

III. NÃO TER VERGONHA DO EVANGELHO: V. 16,17
Os três jovens não tiveram medo e nem vergonha do Deus que serviam. Eles sabiam em que criam. Foram capazes de suportar o ridículo por amor a Deus. O Apostolo Paulo dizia que não se envergonhava do evangelho.

(Romanos 1:16) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego..

Devemos ser otimistas e sempre confiar no Senhor, honrando-o e amando-o em todas as situações.

(Mc 8:38) (Marcos 8:38) - Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos..
IV. INTIMIDADE COM DEUS: V.18
Os amigos de Daniel não mudaram sua opinião. Devido sua grande intimidade que possuíam com o Senhor. Esta era tão profunda que não temeram ser lançados na fornalha. Eles viviam de acordo com a vontade de Deus.

Importando mais agradar a Deus do que aos homens. Nunca se precisou tanto de pessoas com intimidade a Deus como no dias de hoje. Portanto busquemos essa intimidade com Deus

1º - ATRAVÉS DE SUA PALAVRA: (João 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.  

2º - PELA ORAÇÃO: (Jeremias 33:3) - Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.  

3º - PELA COMUNHÃO: (Mateus 18:20) - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.  

4º - PELA ADORAÇÃO: (Efésios 5:18) - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
(Efésios 5:19) - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
(Efésios 5:20) - Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;.

V. DEUS NUNCA NOS ABANDONA: V. 24, 25. Quando somos fieis ao Senhor Ele nunca nos desampara. Protegeu e cuidou de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego dentro da fornalha.

ELE É O NOSSO DEUS E TAMBÉM SE COMPADECE DE NÓS SEJA QUAL FOR A CIRCUNSTÂNCIA: (Isaías 43:1) - MAS agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
(Isaías 43:2) - Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
(Isaías 43:3) - Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar..

SOMOS AMADOS DE DEUS E NUNCA ESQUECIDOS: (Isaías 49:15) - Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti..

VI. DEUS É SOBERANO E OPERA MILAGRES V. 24, 25, 30
Deus operou um milagre dentro de uma terra estranha (Cativeiro Babilônico) demonstrando sua soberania, seu poder e grandeza.
O SOMOS ALVO DO AMOR DE DEUS: (Isaías 49:15) - Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

SENHOR NÃO ESTA PRESO A CULTURA, A HOMENS: (Isaías 43:13) - Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?.

QUANDO CONFIAMOS EM DEUS E DEDICAMOS NOSSAS VIDAS, ELE ZELA POR NÓS. Nosso Deus é um Deus mais que abundante e sempre faz mais do que pedimos (Efésios 3:19) - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus..

Não apenas livrou os três amigos de Daniel, mas ainda os fez prosperar (v.30).

CONCLUSÃO:

Quando somos fieis ao Senhor as adversidades são oportunidades para demonstrar nossa fidelidade a Deus. Pois Ele é fiel e sempre cumpre sua Palavra. Portanto não temamos as fornalhas da vida, mas usufruamos da fidelidade e bênçãos cedidas pelo nosso Senhor!

“DEUS TE ABENÇOE” PR MAURILIO SOUZA....

Nenhum comentário:

Postar um comentário