MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

BETESGA (BECO SEM SAÍDA):

BETESGA (BECO SEM SAÍDA): “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.”(João 10.10-16)
- Quando há uma ovelha muito rebelde e fujona no rebanho o pastor costuma quebrar as pernas dela com o seu cajado. - Durante o processo de cura o pastor carrega a ovelha em seu colo o tempo todo e lhe dedica uma atenção especial, trazendo alimento, água e remédios. Enquanto a ovelha vai se recuperando, aprende a confiar em seu pastor e, depois de curada, dificilmente voltará a fugir novamente. - Este processo de quebrar a perna para nós é quando deus permite uma situação de impossibilidades na nossa vida, costumo dizer neste momento ficamos com nossas pernas quebradas incapazes de resolver por nós mesmo e ai o que resta-nos é confiar em Jesus Cristo o nosso bom pastor!!!
ESTA SITUAÇÃO ADVERSA E DE IMPOSSIBILIDADES NOS CHAMAMOS DE UM BECO SEM SAÍDA!!! BECO SEM SAÍDA – SERÁ NOSSO LUGAR DE MILAGRES
BETESGA= BECO SEM SAÍDA = SENTIDO FIGURADO: Situação de grande dificuldade - Grande embaraço que não pode escapar – Ficar sem alternativa, Situação ou problema sem solução a vista...
BECO SEM SAÍDA

TEXTO: Êxodo 14.1,2. - "[1] Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: [2] Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar". - INTRODUÇÃO: Em Êxodo, no capítulo terceiro, Moisés, habitando agora no deserto de Midiã com seu sogro Jetro, apascentava ovelhas no lado ocidental do deserto que dava para o Monte Horebe, conhecido tanto pelos judeus como também pelos árabes. Chegando-se ao Monte, "apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia" [3:2]. - Deus se revelou para Moisés e o comissionou para uma missão: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus" [6]. "Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito" [10].

Depois de Deus mostrar o seu poder aos filhos de Israel e aos egípcios através das nove pragas, na décima, a pior de todas, Faraó fê-los sair do Egito apressadamente! E eles saíram, somente de homens, 600 mil, sem contar mulheres e crianças, saindo de Ramsés e Sucote. - E eis que no deserto, já no capítulo 14, Deus fala a Moisés para que eles retrocedam, voltem e acampem junto ao mar; "diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom". Em outras palavras, Deus os havia posto num beco sem saída, porque, cercados de todos os lados, "os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR" [10].

O BECO SEM SAÍDA SERVE PARA NOS TIRAR DA ZONA DE CONFORTO: Humanamente, somos todos propensos a ficar na zona de conforto. É a área do conformismo, da acomodação, da indiferença. Procuramos nos acomodar a situações cada vez mais alto-suficientes, como que pudéssemos viver e triunfar, sem Deus!  
Ou mesmo o cultivo da concepção de um Deus imediatista, uma espécie de acessório que ficasse em determinado lugar para ser acessado apenas quando nos sentíssemos em apuros, na tribulação!

1° - Na zona de conforto somos tendentes a confiar mais no Homem que em Deus. "Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão" (Isaías 30.3); "Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo" (Salmos 115:11).

- 2° - Na zona de conforto somos tendentes a andar mais por vista que pela fé. Os filhos de Israel, ao verem os egípcios se aproximarem com seus carros e cavaleiros começaram a achar que Deus os abandonou. "...esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver" (Salmos 78: 11);  - Se Deus que os tirou com braço forte do Egito os colocou naquela situação é porque algo grande e MARAVILHOSO estava para acontecer! No beco sem saída nos encontramos com a nossa limitação zero e tudo que podemos fazer é confiar em Deus, porque somente dEle virá a resposta.

2. O BECO SEM SAÍDA SERVE PARA NOS FAZER CRESCER NA FÉ: - Nossa mente é assim. Quando nos acostumamos a ver curas em nível de dores de cabeça e de estômago ou coisa parecida, limitamos a operação de Deus numa escala maior e mais profunda. Embora afirmemos que "cremos", há sempre um, porém. - Era mais fácil para Deus enviar um anjo daqueles que, numa noite apenas fez o que o exército americano não faria em 3 meses! "Então saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos" (Isaías 37:36).

Deus nunca trabalhou de acordo com nossas expectativas. Pensamos uma coisa, Deus sempre irá nos surpreender! Ele vai pelo caminho mais difícil, por lugares que a lógica humana se sente desafiada! Ele podia ter liquidado a Faraó no Egito, mesmo antes dele sair em perseguição a Israel. - O beco sem saída sempre revelará a providência de Deus nos meios onde nunca imaginaríamos! "Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa" (Salmos 57:2).

3. O BECO SEM SAÍDA SERVE PARA VERMOS O MILAGRE ACONTECER: Aos rumores da aproximação de Faraó e seu exército, na iminência de um contato visual, Israel começa a criar uma situação desesperadora, afinal, aquele encontro seria assolador! Começaram a blasfemar! "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver" [13].

Em muitas situações Deus permite que o ponteiro do relógio se aproxime ao máximo da hora final, para aparecer com providência! Foi alí, naquele instante final, que Deus aquietou os corações, demonstrando através de Moisés completo controle da situação.
Deus é tão grande que até em seus inimigos, tem o Nome glorificado! O beco sem saída é o lugar do milagre! - Após Moisés ferir as águas, um vento oriental soprou durante toda a noite e Israel entrou no meio do mar, pois duas grandes paredes de água abriram caminho para eles atravessarem a pé enxuto!

De dia uma grande nuvem os guiava, de noite um grande clarão de fogo, até o dia em que Deus ordenou ao anjo, que ia à frente do povo, para ficar a reta guarda, e o milagre em si grandioso, Deus o tornaria mais extraordinário ainda: "Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar" [27].


CONCLUSÃO: O beco sem saída representa muitas situações difíceis que todos nós enfrentamos no dia-a-dia. Muitas vezes por não suportar esse nível de aprendizado, muitas pessoas desistem até de viver, veem-se tão aflitas e exaustas que não conseguem enxergar o fato de que existe para cada situação de nossa vida, um milagre específico.

- Mas, tudo que já foi dito, não podemos jamais esquecer: DEUS ESTÁ NO COMPLETO CONTROLE DE TUDO e não importa o grau de complexidade, da dificuldade, mesmo que tudo esteja contra determinada circunstância, há um Deus que nunca desistirá de mim e de você! 


"[2] Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. [3] Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador" (Isaías 43.

"Deus te abençoe" Pr Maurílio souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário