MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OS TRÊS CULTOS AO SENHOR: PR MAURÍLIO SOUZA..

1 – O carnal (movido pela carne) – O emocional (movido pelo sentimento) – O espiritual (movido pelo Espirito Santo de Deus). Os cultos hoje devem ser regidos pela pregação da palavra de Deus que movem em CINCO áreas:

1 - TRAZ SANTIFICAÇÃO: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. João 17:17-19. QUAL A SANTIFICAÇÃO QUE JESUS ESTA FALANDO? SANTIFICAÇÃO: (arrependimento, confissão, conversão e obediência) - (Atos 2:38) – “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”; - (Atos 3:19) – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR”, - (I Pedro 1:22) – “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro”;...

2 - TRAZ REGENERAÇÃO: (I Pe 1:23-25); “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. 1 Pedro 1:23-25. O QUE É REGENERAÇÃO? É o ato realizado só por Deus em nossas vidas, renascer, novo nascimento, nascer de novo ou do alto. Quer dizer viver de maneira diferente de antes e isto implica abandonos, abnegação, abstinência e transformação; Que significa mudança de forma de carnal para espiritual.

Precisamos perceber o exemplo de Jesus Cristo que se tornou homem (mudou a forma) mas sua essência era espiritual (exemplo da agua sua natureza não muda quando liquida ou solida). “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:5-9...

Quando somos transformados muda-se nossa natureza de natureza carnal para a natureza espiritual, para isto Deus mandou o Espirito Santo o consolador que vem trabalhar em nós:
1 – O CONSOLADOR: A palavra grega usada para consolador é 'parakletos' que significa "pessoa chamada para acompanhar..." o Espírito Santo como um consolador é nosso ajudante, conselheiro e defensor. Também aquele que traz o consolo de Deus na hora da tribulação e sofrimento.
O QUE ELE VEM FAZER??? - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; João 16:7-10...

1º - Glorificar a Cristo em nossos corações: – (João 16:14) – “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”.
2º - Conduzir-nos a toda verdade e trazer revelações: – (João 16:13) – “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”.
3º - fazer você gerar frutos (os dois frutos almas sendo ganhas e uma vida como representante de cristo na terra): (Gálatas 5:22) – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.
4º - Capacitar (poder para testemunhar): (Atos 1:8) – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Portanto estas características se tornam o perfil do homem e da mulher de Deus ele; GLORIFICA A DEUS – TEM REVELEÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – SE CONDUZ NA VERDADE – CAPACITADO EM DEUS – TESTEMUNHA E EVANGELIZA...

3 - TRAZ AMADURECIMENTO: “Apesar de que, a essa altura, já devêsseis ser mestres, ainda estais precisando de que alguém vos instrua mais uma vez quanto aos princípios elementares da Palavra de Deus. Voltastes a necessitar de leite, quando já devíeis estar recebendo alimento sólido! 13Ora, quem precisa alimentar-se de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. 14No entanto, o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante da fé, tornaram-se capazes de discernir tanto o bem quanto o mal”. 1 Pedro 1: 23ª 25...

PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA PALAVRA DE DEUS: 1 - Arrependimento de obras mortas e a fé em Deus – 2 – Ensino de batismos e imposições de mãos – 3 – Ressurreição dos mortos e juízo final...

4 - TRAZ LIBERTAÇÃO: Tudo aquilo que exerce domínio sobre você isto é escravidão, e é isto que escandaliza; se o cigarro exerce domínio sobre você é escravo do cigarro – Se a bebida exerce domínio sobre você, você é escravo da bebida – Se o pecado exerce domínio sobre você, você é escravo do pecado.
LEMBREM-SE: Você nasceu para dominar e não ser dominado. “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. (Gênesis 1:28).

Você sabe quando é liberto? Quando você deixa aquilo que te dominava e passa a dominar sobre ela. “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles lhe responderam: Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? Jesus respondeu: Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato (verdadeiramente) serão livres”. - João 8:32-36...

5 – TRAZ FÉ: Sabe como crescemos na fé? Ouvindo a palavra de Deus – Romanos 10:14ª17 – “No entanto, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Como são maravilhosos os pés dos que anunciam boas novas! Israel não tem como se escusar Mesmo assim, nem todos os israelitas aceitaram o Evangelho; porquanto, declarou Isaías: Senhor, quem acreditou em nossa mensagem? Como consequência, a fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo”.

COMO DEVE SER O NOSSO CULTO: QUAL VERDADEIRA LITURGIA OU FORMA DE CULTUAR A DEUS? - Os nossos cultos sejam menos carnais e emocionais e mais racionais, espirituais. Que a nossa pregação expositiva da Palavra seja o centro e alicerce de nossas igrejas.
Um culto agradável a Deus deve ser baseado em Seus mandamentos e vontades – isso Ele revelou através das Escrituras. Precisamos ser mais bíblicos em nossas igrejas.

CULTO ESPIRITUAL: O culto espiritual ou racional é aquele culto movido pela manifestação do Espirito Santo de Deus. Mas para isto acontecer precisamos conhecer o Espirito Santo, pois sem o conhecimento moveremos de maneira carnal e emocional.

PERGUNTAS IMPORTANTES ACERCA DO ESPIRITO SANTO:
1º QUEM É O ESPIRITO SANTO???
1º - ELE É DEUS: (ele é uma pessoa) - Com seus atributos; amor - Deus é santo, santidade - Deus é santo. Ver as simbologias: água, chuva, vento, pomba, orvalho, e com tudo isso esquecemos muitas vezes que Ele é Deus.
2º È A MANIFESTAÇÃO DA TRINDADE DE DEUS: - 1 – TALENTOS – Rom 12:6ª8 – “(Romanos 12:6) - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; (Romanos 12:7) - Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; (Romanos 12:8) - Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”.

2 – MANIFESTAÇÕES ATRAVÉS DOS DONS ESPIRITUAIS – (1º COR 12:8ª10). - “(I Coríntios 12:8) - Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; (I Coríntios 12:9) - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; (I Coríntios 12:10) - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas”.
FRUTOS ESPIRITUAIS: “(Gálatas 5:22) – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5:23) - Contra estas coisas não há lei”.

3 – MINISTÉRIOS DE CRISTO: “(Efésios 4:11) - E ele mesmo deu uns para apóstolos, E outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”, - “(Efésios 4:12) - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”;
O QUE SIGNIFICA SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO??? 1º - É ser controlado por Ele. 2º - È receber poder (evidencias –dunamis) – “(Atos 1:8) - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. 3º - Permanecer em Cristo e Cristo em nós. “(I João 2: 27) - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”. 

4º - Receber poder sobrenatural para andar no Senhor. (as pessoas serão libertas – serão curadas – serão ressuscitadas – se converteram, pois os sinais sobrenaturais de Deus seguiram a sua igreja).

ESSE PODER SERA EM TRÊS DIMENSÕES: Continuo (ação do dia a dia, diariamente). – Esporádico (unção especifica) – Progressista (à medida que desenvolvemos pelas faculdades exercidas a unção de poder sobrenatural crescera dentro de nós). - Lembrem-se o culto carnal e movido pela carne (ex: to cansado). O culto emocional é movido pelos sentimentos tipo to triste o alegre, o culto racional e espiritual e movido pelo Espirito santo – Romanos 12:1ª2.
  
“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário