MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 11 de abril de 2016

AS CARACTERISTICAS DE UMA IGREJA: - Atos 2.1-47.



Introdução: Lemos aqui em Atos 2 sobre a primeira igreja que existiu em toda a história... Esta igreja se tornou referência, o modelo, o padrão, o tipo de igreja que Deus deseja o Seu povo constituindo. - E nessa igreja de Atos 2, encontramos CARACTERÍSTICAS dignas de serem imitadas. E eu quero falar sobre estas marcas, as marcas de uma igreja que glorifica a Deus....

A primeira características está revelada no v.42: 1° - UMA IGREJA COMPROMETIDA COM A VERDADE: Está escrito: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos”. Outra versão: “perseveravam na doutrina dos apóstolos”. - A igreja de Jerusalém nasceu apoiada sob os ensinamentos de Deus, que o historiador Lucas chama aqui nesse v.42 de “doutrina” ou de “ensinamentos dos apóstolos”. - A doutrina dos apóstolos representa a doutrina verdadeira, isto é, o conjunto de ensinamentos verdadeiros, que deve guiar o conteúdo da nossa fé. - A igreja não pode estar seguindo doutrinas de homens, mas deve estar fundamentada na eterna e infalível Palavra de Deus.

A segunda característica, também encontramos revelada no v.42: 2º - UMA IGREJA MARCADA PELA PROFUNDA UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS: Já no v.1, está escrito: “Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar”. E no v.42, lemos 42: “E todos continuavam firmes” e depois diz: “vivendo em amor cristão” e “partindo o pão juntos”. - uma igreja jamais poderá atrair pessoas para ela se não houver comunhão entre os seus membros.

Em cada Congregação, se não houver vínculos de amor, não haverá sucesso em ganhar novas pessoas. - “A UNIDADE É A CHAVE PARA O EVANGELISMO”, escreveu que o amor é a cola que gruda as pessoas na igreja. Tem que ter dessa cola na igreja... O amor é a evidência de que somos de Jesus. - E o que acontecia então? ...lemos no v.47: “E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas”.
O amor evidenciado pelo relacionamento da igreja era o sermão, era a pregação, era o apelo evangelístico... e como resultado, pessoas iam sendo salvas.

A terceira característica está no v.47: 3º - ERA UMA IGREJA SIMPÁTICA AOS OLHOS DA SOCIEDADE: No v.47 está escrito isto: “Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos”. Também gosto de como a NVI apresenta esse verso: “louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo”. - A igreja de Atos 2 era simpática... Ela desfrutava de uma boa reputação na cidade.  - Isso significa que o cristão davam um testemunho irrepreensível. A Igreja do lugar eram uma referência de Jesus para os não da igreja! É essa marca que também precisamos adquirir. A igreja precisa ser uma comunidade simpática...

A próxima característica atraente da igreja de Atos 2, é que ela: 4ª - ERA UMA IGREJA QUE TRANSBORDAVA ALEGRIA E FELICIDADE: Vamos olhar o v.46-47: “Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. 47Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas”. - Aquela igreja celebrava as coisas comuns da vida, como as refeições diárias, o partir do pão em suas casas, e isso com grande alegria (v 46). Os irmãos traziam sorriso nos lábios, risos em vez de murmuração.

O CULTO ERA UMA FESTA. A igreja de Atos tinha esta marca: o louvor... É claro que havia adoração também. Se havia louvor, havia adoração... O v.47 destaca o louvor – era uma marca exuberante da igreja de Atos. Ela transbordava de alegria, porque a vida de Deus também transbordava na vida dos crentes.

No v.42, encontramos outra característica: 5ª - ERA UMA IGREJA QUE TINHA FOME DE DEUS: Isto pode ser percebido aqui no v.42: “todos continuavam firmes... e fazendo orações”, lemos no final do verso. A igreja em Jerusalém não apenas acreditava na oração, ela orava, ela fazia oração... - Nós temos que ter essa marca em cada congregação da igreja! - Nós líderes, andamos interessados em ganhar novas pessoas para Jesus, evangelizar, convidar e orar pelas pessoas. Buscar a Deus em oração é essa outra marca que precisamos ter. 

6. ERA UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO: Conferimos isto, lendo o v.4: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa”. E o v.38: “Pedro respondeu: – Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo. 39 Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar”. - Entenda isto: Todos aqueles que creem, têm o Espírito Santo, mas nem todos estão cheios do Espírito Santo. Todos os que creem são batizados pelo Espírito Santo no corpo de Cristo, mas nem todos estão revestidos com o poder do Espírito Santo para testemunhar. - Uma igreja que está cheia do Espírito Santo, o sobrenatural de Deus acontece. Olha o v.43? “...muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos”.

E, por último: 7ª - ERA UMA IGREJA QUE CRESCIA DIARIAMENTE: Está escrito no v.47: “...cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas”. Enquanto a igreja se comprometia com a verdade, enquanto cultivava união entre os irmãos e os irmãos davam testemunho correto e, enquanto a igreja transbordava de alegria, e orava e se enchia do Espírito Santo, Deus fazia a igreja crescer em número. 

A parte inicial do verso 47 diz: “...o Senhor juntava”. O Senhor fazia! Quando a igreja planta e rega, Deus dá o crescimento. Quando a igreja vive o que prega e testemunha no poder do Espírito Santo, Deus faz a congregação se multiplicarem! - Conclusão: Então, busquemos juntos, todas as características que estavam presentes na igreja do Novo Testamento!

São sete: 1) Compromisso com a verdade - 2) União entre os irmãos - 3) Simpatia - 4) Alegria - 5) Oração - 6) Cheia do Espírito Santo - 7) Crescimento diário

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário