MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

AUTO-SUFICIÊNCIA ESPIRITUAL: MENSAGEM E ESTUDO BÍBLICO!!!

"Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de Mim compres ouro."  (Apocalipse 3:17-18)... O que quer dizer a palavra “AUTO-SUFICIÊNCIA”??? – É aquele que não pede ajuda, pensa que consegue tudo ou fazer tudo sozinho...

A auto-suficiência espiritual é extremamente perigosa. Pessoas auto-suficientes acham que têm tudo sob controle. Elas não têm consciência de nenhum problema. Acham que tudo está bem, quando não é bem assim. Esse é o problema de Laodicéia. Em Apocalipse 3 podemos ver que Jesus foi um pouco mais fundo em Seu diagnóstico. "Estou rico… e não preciso de coisa alguma." É assim que os laodiceanos se sentem...

Evidentemente, os cristãos daquela cidade faziam parte da prosperidade geral. Eles não eram discriminados, nem sofriam perseguição. Isso era muito bom. Mas os laodiceanos não sentiam entusiasmo com o evangelho.
Ele não os emocionava. As boas-novas sobre Jesus Cristo já haviam caído de moda. O materialismo entorpeceu seus sentidos espirituais. A correria da vida diária acabou por neutralizar seus valores espirituais, o humanismo invadiu seu espirito e se tornaram insensíveis as coisas de Deus...

A oração virou reza – o louvor virou musica – a igreja se ornou enfadonha – os fins de semana virou fonte só de lazer e o domingo deixou de ser do Senhor – os eventos tornaram-se em desculpas para deixar de congregar...

À primeira vista, o sentir-se confortável não parece ser uma coisa ruim e, certamente, não é algo perigoso. O que há de errado com suprir as necessidades? O que há de errado com estar bem financeiramente? O que há de errado com estar feliz com o que se tem? A resposta é: nada – exceto quando você é pobre, cego e nu e não sabe!!!

O problema começa quando você está faminto interiormente, mas acha que está bem alimentado; quando você está cego interiormente, mas acha que pode ver. Não lê mais a bíblia, não estuda a palavra, são ausentes nas reuniões, não ora a Deus pois acham que tem a solução para seus problemas e seu bolso vira ninho de escorpiões...

NÃO BUSCAM O ESPIRITO SANTO: Cristo convida para "ungires os olhos [com colírio], a fim de que vejas" (Apoc 3 verso 18). No Novo Testamento, é o Espírito Santo quem abre nossos olhos, quem ilumina nossa mente.
É o Espírito Santo quem nos ajuda a entender e a convencer-nos da verdade. É fácil desenvolver pontos cegos quanto aos nossos defeitos de caráter. O Espírito Santo é quem pode ajudar-nos a ver o que realmente existe no profundo do nosso coração...

Sem o espirito santo ficamos cegos em avaliar nossos defeitos e ficamos lunetarios para ver os defeitos dos outros!!! – Julgamos nossos defeitos pequenos e os defeitos dos outros grande e perdemos a capacidade de julgar e quando julgamos será sempre sem o Espirito santo “SEM MISERICÓRDIA”...

Por que não pedir ao Espírito para guiar-nos em toda a verdade (João 16:13)? A verdade sobre nossa atitude, a verdade sobre nossos pecados ocultos em seu próprio coração, a verdade sobre hábitos escravizantes?

Por que não pedir ao Espírito Santo que lhe revele tudo isso e o liberte hoje mesmo? – “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. João 16:13...
DEPENDÊNCIA ESPIRITUAL:

O quer dizer a palavra dependência??? Estado ou qualidade de dependente; subordinação, sujeição, necessidade de proteção, de arrimo. A bíblia retrata isto na figura de uma ovelha com seu Pastor!!!

Olha o que diz Jesus na bíblia? - PORQUE SEM MIM NADA PODEREIS FAZER: “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 15:2-5... Somos totalmente, absolutamente e completamente; dependente de Deus que através de Jesus Cristo Nosso Bom Pastor nos leva a vitória e vida abundante. Se não somos devemos ser, pois isto nos garante a vida eterna que deve ser o nosso alvo...

Texto Bíblico: Salmos 23.1 – “O Senhor é o meu pastor e NADA ME FALTARA”. - O salmo 23 foi escrito por Davi na visão e perspectiva de um pastor de ovelhas. E como tal, Davi conhecia todas as implicações e realidades desse trabalho. Ele olha para Deus e vê que assim como ele lidava e tratava suas ovelhas, era também cuidado e tratado por Deus que era o seu pastor...

O mesmo cuidado Deus continua dispensando às suas ovelhas ainda hoje. Ele continua sendo e sempre será o nosso grande Pastor. O Senhor é o nosso Pastor e supre todas as nossas necessidades.
Portanto; temos a certeza de sua presença plena em nossas vidas cuidando de nós. Muita das vezes como ovelhas nos distanciamos do aprisco e nos afastamos do nosso Pastor ficamos auto-suficiente. Contudo, Ele é fiel e nunca nos abandona. Ele sempre virá em busca de suas ovelhas...

DUAS VERDADES SÃO AQUI DESTACADAS:

1° - PASTOR PESSOAL: Ele é o “meu pastor…”. Ele tem conosco uma relação pessoal. Ele conhece chama pelos nomes as suas próprias ovelhas. (Jo 10.3). – “Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz”. - João 10:2-4 – Quero colocar uma observação nesta relação pastor e ovelha: Quando vem o perigo a tribulação à noite com suas trevas e ciladas;
O bom pastor Jesus Cristo te guarda no curral ou aprisco, mas quando passa o perigo e a noite e no primeiro raio de sol o pastor tira você do curral e te leva para os pastos verdejantes e te da uma vida abundante... Amém!!!

Ele nos conhece pessoalmente. Ele conhece suas ovelhas intimamente, uma por uma, e cuida delas individualmente. Ele conhece as ovelhas uma por uma, tratando-as bondosamente, como indivíduos. TENHO COSTUME DE DIZER O AMOR DE DEUS É UNIVERSAL, MAS ELE TE AMA COMO ÚNICO FILHO!!! As ovelhas têm contato pessoal com o pastor. A Escritura Sagrada diz: – “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos.” (Jo 10.27,28). Isto é relacionamento pessoal: “O SENHOR É O MEU PASTOR…” Isto fala também de comunhão pessoal com Ele...

2° - PASTOR SUFICIENTE: - “… nada me faltará.” Ele é o pastor que supre suas ovelhas em quaisquer circunstâncias. A ovelha é um animal indefeso, míope e incapaz de cuidar de si mesma. Ela necessita do cuidado do pastor.
E Cristo tem toda a condição para suprir suas ovelhas de forma plena. Descanse e confie no Senhor, pois na hora certa Ele sempre tem a resposta de suprimento para suas ovelhas. Ele tem suprimento abundante e suficiente. “… nada me faltará.” 

NÃO SEJA AUTO SUFICIENTE SEJA DEPENDENTE DO SEU PASTOR JESUS CRISTO!!! E NADA TE FALTARA:

NÃO FALTARÁ ALIMENTO. (v.2). – “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas”. -NÃO FALTARÁ REFRIGÉRIO. (v.3ª). – “Refrigera a minha alma…” - NÃO FALTARÁ DIREÇÃO. (v.3b). – “… guia-me pelas veredas da justiça…”
NÃO FALTARÁ SEGURANÇA. (v.4a). – “Ainda que eu andasse pelo vale da sobra da morte, não temeria mal algum…” - NÃO FALTARÁ COMPANHIA. (v. 4b). – “pois tu estás comigo” - NÃO FALTARÁ CONSOLO. (v.4c). – “… a tua vara e o teu cajado me consolam.” - NÃO FALTARÁ SUPRIMENTO. (v.5a). – “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus adversários…”    
NÃO FALTARÁ UNÇÃO. (v.5b). – “… unges-me a cabeça com óleo…” - NÃO FALTA REGOZIJO OU ALEGRIA. (v.5c). – “… o meu cálice transborda.” - NÃO FALTARÁ BONDADE E MISERICÓRDIA. (v.6a). – “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguiram todos os dias da minha vida…” 

-NÃO FALTARÁ CONVICÇÃO. (v.6b). – “…habitarei na casa do Senhor por longos dias”... - Ele o bom pastor faz de tudo quanto pode para cuidar delas, por possuir por elas um amor supremo e um afeto genuíno, protegendo-as do perigo, suprindo-lhes todas as necessidades.
RESUMO: Estes são os resultados da certeza na vida daqueles que foram lavados e remidos pelo Sangue de Cristo, sem dúvida é Alegria completa por pertencer ao rebanho de Cristo. Um rebanho cuidado pelo Sumo Pastor que caminha para os céus.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário