MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 11 de julho de 2017

HISTORIA DE ISRAEL – PARTE NOVE!!! EM CONTEXTO TEORICO E PRATICO:


LIVRO ON LINE DE PESQUISAS – COMPILAÇÃO – REVELAÇÃO – ADPTADOS PARA O CONTEXTO DA IGREJA DE NOSSO DIAS – UM TRABALHO DO PASTOR – ESCRITOR E HISTORIADOR BIBLICO MAURÍLIO SOUZA!!!
“LEI DE SHAATNEZ”
AS VESTES SACERDOTAIS
EXODO – 28. 1-43 – 39. 1-31!!!
No Êxodo 28 Arão é separado para exercer o Sacerdócio Levítico. Mas o texto Bíblico continua, e, traz em detalhes como as vestes de Arão deveriam ser confeccionadas, quais materiais Moisés teria que usar para fazer as roupas do Sumo Sacerdote Hebreu. "E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento." Êxodo 28:2  - "E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada." Êxodo 28:6 - Em uma leitura superficial destes versos, não é possível detectar uma mensagem maior, que pudesse justificar tamanhos detalhes que são fornecidos para o modelo das roupas Sacerdotais, a não ser que examinemos as camadas mais profundas destas palavras.
A Tradição Oral, através dos estudos rabínicos, afirma que a "púrpura" e o "carmesim", usados nas vestes de Arão, eram feitos de Lã. Aparentemente, as instruções para se usar a púrpura e o carmesim na confecção dessas vestimentas sagradas, podem ser consideradas contra a Lei de Deus e autocontraditórias. Isso porque o "linho" também está presente nas vestes sacerdotais, e há uma ordem divina, expressa para não se usar Lã e Linho na mesma roupa: "Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntamente." Deuteronômio 22:11... Esses mandamentos aparentemente contraditórios levantam diversas questões: Porque Deus proibiria que os Israelitas usassem em suas roupas tecidos feitos de Lã e Linho, conjuntamente? - E porque Ele daria uma ordem contrária, para que as Roupas de Arão contivessem esses dois elementos ora proibidos na Sua própria Lei?
AS VESTES SACERDOTAIS -  LEI DA PROIBIÇÃO – Deus proibia usar nas roupas de qualquer pessoa conjuntamente a lã (representava o pecado de Caim) com o linho que representava a santidade e pureza de Abel, esta lei era chamada a “LEI DE SHAATNEZ”. Esta lei era diferente dos dez mandamento porque? A lei dos mandamentos falavam de pratica do dia a dia que eram atitudes de obediência, mas a lei de shaatnez não era comportamentais e si m mandamentos simbólicos. E a Lei do Shaatnez - para não usar Lã e Linho ao mesmo tempo - é um grande exemplo. A Lã vem do reino animal, enquanto que o Linho vem de uma planta herbácea, do reino vegetal, ou seja, da terra (assim como o algodão e o sisal). "E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra." Gênesis 4:2
Caim era agricultor, e Abel um pastor. Eles tentaram servir a Deus por meio de ofertas, sacrifícios que trouxeram perante o Senhor. Era a primeira vez que alguém traria um oferta, como meio de chegar mais próximo de Deus.
De certa forma, a oferta deles é algo que foi transmitido através do tempo, e que faz lembrar do sistema sacrificial do Sacerdócio Levítico. "E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante." Gênesis 4:3-5. Muito embora os dois irmãos esperassem servir a Deus, a inveja entrou entre eles de forma tal que Abel acabou sendo vítima da ira descontrolada de seu irmão.
A Midrash – (O termo hebraico Midrash (em hebraico: plural midrashim, história de investigar ou estudo) é um método homilético (Pregação ou Formação textual) da exegese (Interpretação critica) bíblica. O termo também se refere à compilação integral dos ensinamentos homiléticos sobre a Bíblia). explica que como resultado desse assassinato, uma nova Lei foi introduzida no mundo.
Uma Lei que preserva e separa os domínios, os mundos de Caim e Abel, que neste sentido são representados pela Lã e pelo Linho. Lã de animal - Abel. Linho vegetal - Caim. Com o pecado veio a expulsão do homem do Éden - o jardim de Deus - o que levou à imperfeição do ser humano e a separação de seus irmãos. Hoje o homem tem dificuldade em amar ao seu próximo - que é seu irmão - todos descendem de Adão e Eva. A proibição da Lã e do Linho fala de não estarmos em posição de despertar nenhum tipo de sentimento que leve à mágoa, o rancor, à ofensa e nem do assassinato do próximo. "Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco será réu do fogo do inferno." Mateus 5:22
Mas temos que vigiar, sabendo que essas duas naturezas foram separadas, temos que compreender os pontos fracos dos nossos irmãos. Lã e Linho, Caim e Abel falam das diferenças que podem vir a existir entre os homens. Não raramente temos diferenças com os diferentes - aqueles que não são como nós somos, que não tem a mesma filosofia de vida, que enxergam o mundo de forma não igual à nossa. O desconhecido sempre tem a capacidade de despertar Medo e Eles, os diferentes, logo passam a ser vistos como ameaçadores - o que geralmente causa divisão e separação entre as pessoas. Porém, o Sumo sacerdote Arão recebe ordem de Deus para usar Lã e Linho em suas vestimentas - porque a reconciliação vem de Deus.
O Sacerdote usa as suas vestes contendo esses dois elementos como símbolo de reconciliação, do resgate total do senso de irmandade entre os homens, de que um dia com a regeneração do homem, finalmente "Caim" e "Abel" possam estar lado a lado, servindo a Deus em verdade e humildade, sem inveja, sem a violência que é tão comum às religiões pelo mundo afora. As roupas de Arão, contendo Lã e Linho, falam de uma profunda união que supera as diferenças, da volta ao estado original, em santidade, que foi reconquistada no sacrifício eterno da cruz. Pois o sacerdote fazia a expiação dos pecados por meio do sangue. E por causa do sangue da expiação, era permitido ao sacerdote unir esses dois reinos, e se vestir com roupas que simbolizavam a união da humanidade como irmãos. O sangue pagava o preço da reunificação de Caim e Abel.
E o sangue de Jesus, pagou todo o preço para que nós pudéssemos ser novamente reunidos em um só corpo, em irmandade, em amor, no corpo de Cristo, Nele tudo está pago, tudo está consumado. O preço da união dos irmãos foi pago de uma vez para todo o sempre. Caim e Abel são diferentes - um é agricultor, o outro é pastor de ovelhas. Nós também temos nossas diferenças. Mas no sangue de Jesus, "Caim e Abel" não são mais inimigos, voltam a ser irmãos. Por mais diferenças que tenhamos uns para com os outros, em Jesus nós somos outra vez irmãos. Jesus como nosso Sumo Sacerdote, carregava em Suas roupas a Lã e o Linho, unindo novamente todos os filhos de Deus, que andavam dispersos pelo mundo. "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." João 19:30...
ÉFODE VESTES SACERDOTAL
VESTE SACERDOTAL. O éfode especial a ser usado pelo sumo sacerdote acha-se descrito em pormenores nas instruções que Deus deu a Moisés. Era, pelo que parece, uma veste tipo avental, feita de “ouro, de linha azul e de lã tingida de roxo, de fibras carmíneas e de linho fino retorcido, trabalho de bordador”. Consistia em frente e costas, unidas nos ombros. Havia ‘nele’ um cinto do mesmo material, talvez preso ao éfode, amarrando-o em torno da cintura. Em engastes de ouro, nos ombros, havia duas pedras de ônix, cada uma gravada com os nomes de seis dos filhos de Israel. Dos engastes de ouro dessas pedras pendia o peitoral, por meio de correntes de ouro da feitura de corda. Dos cantos inferiores do peitoral, um cordel azul passava por argolas de ouro presas à extremidade inferior das ombreiras do éfode, pouco acima do cinto. O éfode, pelo que parece, ia até um pouco abaixo da cintura, talvez não chegando aos joelhos. — Êx 28:6-14, 22-28.
O sumo sacerdote usava o éfode por cima da túnica sem mangas, azul, chamada de ‘túnica do éfode’, a qual, por sua vez, ficava sobre a veste comprida de linho. (Êx 29:5) Este éfode não era usado em todas as ocasiões. Quando era necessário inquirir a Jeová sobre um assunto importante para a nação, o sumo sacerdote usava o éfode e o peitoral que continha o Urim e o Tumim. (Núm 27:21; 1Sa 28:6; Esd 2:63) No anual Dia da Expiação, depois de apresentar as ofertas pelo pecado, o sumo sacerdote se lavava e trocava de roupa, tirando as roupas impecavelmente brancas, e, pelo que parece, vestindo suas lindas vestes, inclusive o éfode, antes de oferecer as ofertas queimadas. — Le 16:23-25.
O ÉFODE QUE ABIATAR, o sacerdote, levou do santuário em Nobe para o acampamento de Davi era, provavelmente, o éfode do sumo sacerdote, visto que Doegue havia matado o pai de Abiatar, o sumo sacerdote Aimeleque, e os sub sacerdotes que estavam com ele. (1Sa 22:16-20; 23:6) Davi fez com que Abiatar trouxesse o éfode para perto, a fim de poder inquirir a Jeová quanto ao proceder a seguir. — 1Sa 23:9-12; 30:7, 8.
ÉFODES DOS SUB SACERDOTES. Os sub sacerdotes também usavam éfodes, embora o éfode do sumo sacerdote seja o único especificamente mencionado e descrito nas instruções de Jeová para a feitura das vestes sacerdotais. Apenas se especificaram para os filhos de Arão, que serviam quais sub sacerdotes sob Arão, “vestes compridas”, “faixas”, “coberturas para a cabeça” e “calções”. (Êx 28:40-43) O uso do éfode pelos
subsacerdotes parece ter sido um costume posterior. Samuel, embora não fosse subsacerdote, usava um éfode quando, como menino, ministrava a Jeová no santuário (1Sa 2:18), assim como também usavam os 85 sacerdotes mortos por Doegue, às ordens do Rei Saul. (1Sa 22:18)...
Estes éfodes talvez indicassem a posição sacerdotal de seu usuário, em vez de serem algo prescrito pela Lei, para ser usado no cumprimento dos seus deveres oficiais. O éfode do subsacerdote provavelmente tinha forma similar ao do sumo sacerdote, mas era feito de tecido branco simples, não bordado, e o linho de que era feito talvez não fosse da mesma qualidade daquele do éfode do sumo sacerdote. A palavra hebraica para “linho”, usada na descrição do éfode usado pelo jovem Samuel e pelos 85 sacerdotes, é badh, ao passo que shesh, “linho fino”, é a palavra usada para o éfode do sumo sacerdote. — Êx 28:6; 1Sa 2:18; 22:18.
Quando a arca do pacto foi levada para cima, a Jerusalém, para ser colocada no monte Sião, perto da sua casa, Davi, vestido com uma túnica sem mangas de tecido fino, usou sobre esta veste um éfode de linho, ao dançar perante Jeová, celebrando este evento alegre. — 2Sa 6:14; 1Cr 15:27.
O ÉFODE FEITO POR GIDEÃO. Depois de Gideão ter derrotado os midianitas, ele usou o ouro tomado como despojo para fazer um éfode. (Jz 8:26, 27) Alguns têm objetado a esta declaração à base de que 1.700 siclos (19,4 kg) de ouro seriam muito mais do que um éfode requeria. Tem-se oferecido uma possível explicação, de que Gideão também fez uma imagem de ouro. Mas a palavra “éfode” não significa uma imagem. Gideão era um homem de fé em Deus. Ele não faria o que Jeroboão fez posteriormente, quando este liderou as dez tribos na adoração de imagens de bezerros.
Gideão havia mostrado sua disposição para com a adoração de Jeová quando lhe foi dada a oportunidade de estabelecer uma dinastia governante sobre Israel. Ele rejeitou esta oferta, dizendo: “Jeová é quem dominará sobre vós.” (Jz 8:22, 23) É possível que grande parte do ouro tenha sido usada para pagar pelas pedras preciosas, e assim por diante, que possivelmente foram usadas no éfode. Quanto ao custo do éfode de Gideão, pode ter atingido o valor declarado (US$218.365 a taxas atuais), especialmente se foram usadas pedras preciosas para adorná-lo.
Apesar das boas intenções de Gideão, de comemorar a vitória que Jeová havia concedido a Israel, e de honrar a Deus, o éfode “serviu de laço para Gideão e para a sua casa”, porque os israelitas cometeram imoralidade espiritual por adorá-lo. (Jz 8:27) No entanto, a Bíblia não diz que o próprio Gideão o adorasse; pelo contrário, o apóstolo Paulo o cita especificamente como um dentre a ‘grande nuvem’ de fiéis testemunhas pré-cristãs de Jeová. — He 11:32, 12:1.
EFODE NO USO IDÓLATRA. Um caso do uso de um éfode em adoração idólatra é encontrado em Juízes, capítulos 17 e 18. Este éfode, feito por certo efraimita, foi primeiro usado por um de seus próprios filhos que atuava como sacerdote perante uma imagem esculpida, daí, por um levita descendente de Moisés, o qual, embora não fosse da família sacerdotal de Arão, atuava como sacerdote. Por fim, o éfode e a imagem caíram nas mãos de homens da tribo de Dã, entre os quais o levita e seus filhos depois dele continuaram nesta posição idólatra na cidade de Dã, durante todos os dias em que a casa de Deus se encontrava em Silo.
“LEI DE SHAATNEZ” - AS VESTES SACERDOTAIS    EXODO – 28. 1-43 – 39. 1-31!!!
Hebreus 81 1Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, 2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. 3 Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. 4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, 5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito:
Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou. 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. 7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. 8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, 9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. 13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. - INTRODUÇÃO – Esta palavra ou mensagem vou chamar de revelativa (com revelação divina) e não interpretativa (com interpretação da razão ou raciocínio humano)...
“LEI DE SHAATNEZ”... - LEI COMPORTAMENTAL
Existiam em Israel duas leis uma que eu chamo de a lei comportamental a lei do dia a dia que consistia em mandamentos tipos “não mataras”, esta lei consistia em praticidade para Israel que sabia como proceder em sociedade. - LEI SIMBÓLICA – Esta lei simbólica que podemos chamar também de lei profética consistia em utilizar coisas como símbolos que seriam proféticos para o tempo da graça, algo como vestes com pedras e ornamentos que eram proféticos do Israel terreno humano para o Israel celestial que hoje é representado pela igreja de Jesus Cristo.
A ROUPA DO SACERDOTE E SEUS SÍMBOLOS PROFÉTICOS – Primeiro usava em sua cabeça – PLACA DE OURO – Que representava a retirada de toda a arrogância e orgulho humano era de ouro, pois se remetia a santidade de Deus aplicada em nossa mente fala da metanoia mudança de mente e como é a mente que comando (coordena – governa) o corpo seremos comandados pela santidade de Deus.  - 1 - SIMBOLIZAVA A REMISSÃO DA ATITUDE DE ARROGÂNCIA!!!
Segundo usava-se um turbante branco de linho fino – que representava a pureza de Deus e a remissão de todo o semblante de altives – Podemos dizer a retirada de todo pensamento de que sou melhor do que o meu próximo – sou maior – sou melhor – minha família e melhor – sou mais santo e ele mais pecador. (A Parábola do Fariseu e do Publicano (ou O Fariseu e o Coletor de Impostos) é uma das parábolas de Jesus e aparece em apenas um dos evangelhos canônicos. De acordo com Lucas 18:9-14, um fariseu, obcecado por sua própria virtude, é contrastado com um publicano que, humildemente, pede a Deus misericórdia.)...
2 - RETIRADA DE TODO JULGAMENTO E CONDENAÇÃO CONTRA MEU IRMÃO – Lembrem-se, quando julgamos tomamos o lugar de Deus e quando condenamos tomamos o lugar do diabo que é o acusador... (exemplo do pastor no congresso que disse que quando acusamos nosso irmão trabalhamos para o diabo). - Misturando na cabeça do sacerdote a placa de ouro com o turbante de linho fino branco representava profeticamente a santidade e pureza de Deus que cobrem a sua igreja hoje!!! Amém... O salmo 10.4 diz assim encolhe-se e abaixa-se diante do pobre só assim você vai convence-lo de sua igualdade”... A altivez e separatista ela separa não une!!!
Terceiro - nos ombros do sacerdote coloca-se duas pedras de ONIX que representa a nação de Israel e nela estavam escritos os nomes de suas tribos a Israel terrena, mas simbolicamente e profeticamente significa a igreja de Jesus Cristo que carrega em seus ombros ou lombos o seu povo que trabalha em prol de sua igreja a Israel celestial. - Abraão em sua tenda pede um filho que seja sua herança e posteridade e Deus convida a Abraão sair de sua tenda e olha para a terra e seus Grãos e pergunta se da para contar? E diz, assim será sua descendência terrena (Israel terrena)
– Agora Abraão olha para o céu e conta as estrelas do céu e pergunta da para contar? E diz, assim será sua descendência celestial (Israel celestial)... Ali estava o meu rosto o seu rosto refletido nas estrelas. - OBS - Assim como Deus carregava Israel em seus ombros, assim também agora Deus em Jesus Cristo e no seu poder carrega sua igreja e trabalha para o bem do seu povo.
PEITORAL DO JUÍZO – Em quarto o sacerdote no seu peito o “PEITORAL DO JUÍZO” que continha doze pedra. Uma peça bordada, de forma quadrada, tendo aproximadamente 25 centímetros de lado, sendo uma bela obra de arte (Êx 39.8), - “8 Fez-se também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido. que o sumo sacerdote usava sobre o peito.” - Era feito o peitoral de duas peças do mesmo rico estofo, com frente e forro, formando uma espécie de bolsa, em que eram encerrados, segundo os rabinos, o Urim e o Tumim (Lv 8.8).
Na parte da frente havia doze pedras preciosas, sobre cada uma das quais se achava gravado o nome de cada uma das doze tribos que eram sárdio, topázio, carbúnculo - esmeralda, safira, e diamante - jacinto, ágata e ametista - berilo, ônix e jaspe. - As pedras lembrava ao sacerdote que em sua oração lembrar das doze tribos de Israel pedindo para Deus guardar e abençoar as doze tribos = As doze tribos teriam o nome de dez filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef (José), abençoados por Jacó como seus próprios filhos.
Os nomes das tribos são: 1 - Rúben, 2 - Simeão, 3 - Levi, 4 - Judá, 5 -Zebulom, 6 - Issacar, 7 - Dã, 8  -Gade, 9 - Aser, 10 - Naftali, 11 -Benjamim, 12 - Manassés e 13 - Efraim.  - OBS - A tribo de Levi não era contada na herança e divisão das terras, portanto não estava no peito do sacerdote e sim no peito do próprio Deus, representa a igreja de hoje, eu e você.
A LEI SHAATNEZ -  Em Israel tem dois tipos de lei A LEI COMPORTAMENTAL (OS 10 MANDAMENTOS) E A LEI SIMBÓLICA OU PROFÉTICA (LEI DE SHAATNEZ)!!! - LEI DA PROIBIÇÃO – Deus proibia usar nas roupas de qualquer pessoa conjuntamente a lã (representava o pecado de Caim) com o linho que representava a santidade e pureza de Abel, esta lei era chamada a “LEI DE SHAATNEZ”.
Esta lei era diferente dos dez mandamento porque? A lei dos mandamentos falavam de pratica do dia a dia que eram atitudes de obediência, mas a lei de shaatnez não era comportamentais e sim mandamentos simbólicos e proféticos. - E a Lei do Shaatnez - Para não usar Lã e Linho ao mesmo tempo - é um grande exemplo. A Lã vem do reino animal, enquanto que o Linho vem de uma planta herbácea, do reino vegetal, ou seja, da terra (assim como o algodão e o sisal). - "E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra." Gênesis 4:2...
O linho (representando Caim o homicida o sacrifício não aceito) é o significado do pecado e a lã (representando Abel o sacrifício aceito por Deus) representa a santidade e pureza de Deus no homem, e não se misturava com o pecado com aquilo que era santo. (estofo ou shaatnez). - Com o pecado veio à expulsão do homem do Éden - o jardim de Deus - o que levou à imperfeição do ser humano e a separação de seus irmãos. Hoje o homem tem dificuldade em amar ao seu próximo - que é seu irmão - todos descendem de Adão e Eva humanamente falando.
Porém, o Sumo sacerdote Arão recebe ordem de Deus para usar Lã e Linho em suas vestimentas - porque a reconciliação vem de Deus, hoje pela cruz podemos nos reconciliar. - O Sacerdote usa as suas vestes contendo esses dois elementos como símbolo de reconciliação, do resgate total do senso de irmandade entre os homens, de que um dia com a regeneração do homem.
Finalmente "Caim" e "Abel" possam estar lado a lado, servindo a Deus em verdade e humildade, sem inveja, sem a violência que é tão comum às religiões pelo mundo afora. - Portanto a mistura da lã (pecado) com o linho (santidade) na roupa do sacerdote quer dizer que nossos pecados foram julgados em Cristo e o pecador se torna santo pelo sangue de Jesus Cristo.
– “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),” - Efésios 2:1-5...
- “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” Efésios 2:12-16... – Portanto eu era lã eu era Caim eu era escravo do pecado, mas hoje em Cristo eu sou linho puro eu sou santo!!! Na bíblia Caim matou Abel hoje na igreja pelo batismo matamos o Caim e ressuscitamos o Abel, morre o pecador e renasce o santo.
 
"Deus te abençoe Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário