MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quarta-feira, 19 de julho de 2017

HISTORIA DE ISRAEL – PARTE QUATORZE: EM CONTEXTO TEORICO E PRATICO: LIVRO ON LINE DE PESQUISAS – COMPILAÇÃO – REVELAÇÃO – ADAPTADOS PARA O CONTEXTO DA IGREJA DE NOSSOS DIAS!!!




UM LIVRO ON-LINE QUE TRAZ A HISTORIA DE ISRAEL EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO A NÍVEL DE INFORMAÇÃO PARA QUE APRENDEMOS E POSSAMOS OBEDECER AO DEUS DE ABRAÃO – ISAQUE – JACÓ - PASTOR – ESCRITOR - HISTORIADOR BÍBLICO – MAURÍLIO SOUZA!!!

CATIVEIRO BABILÔNICO - 2CRÔNICAS 36:9-20

Joaquim tinha dezoito anos de idade quando começou a reinar; e reinou três meses e dez dias em Jerusalém. Ele fez o que o Senhor reprova. Na primavera o rei Nabucodonosor mandou levá-lo para a Babilônia, junto com objetos de valor retirados do templo do Senhor, e proclamou Zedequias, tio de Joaquim, rei sobre Judá e sobre Jerusalém. Zedequias tinha vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. Ele fez o que o Senhor, o seu Deus, reprova, e não se humilhou diante do profeta Jeremias, que lhe falava como porta-voz do Senhor. Também se revoltou contra o rei Nabucodonosor, que o havia obrigado a fazer um juramento em nome de Deus. Tornou-se muito obstinado e não quis se voltar para o Senhor, o Deus de Israel. Além disso, todos os líderes dos sacerdotes e o povo se tornaram cada vez mais infiéis, seguindo todas as práticas detestáveis das outras nações e contaminando o templo do Senhor, consagrado por ele em Jerusalém. O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de seus mensageiros, pois ele tinha compaixão de seu povo e do lugar de sua habitação.

Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio. Ele enviou contra eles o rei dos babilônios, que no santuário matou os seus jovens à espada. Não poupou nem rapazes, nem moças, nem adultos, nem velhos. Deus entregou todos eles nas mãos de Nabucodonosor; este levou para a Babilônia todos os utensílios do templo de Deus, tanto os pequenos como os grandes, juntamente com os tesouros do templo do Senhor, os do rei e os de seus oficiais. Os babilônios incendiaram o templo de Deus e derrubaram o muro de Jerusalém; queimaram todos os palácios e destruíram todos os utensílios de valor que havia neles. Nabucodonosor levou para o exílio, na Babilônia, os remanescentes, que escaparam da espada, para serem seus escravos e dos seus descendentes, até à época do domínio persa. 2 Crônicas 36:9-20


Ocorreu uma invasão em Jerusalém. O ataque e o cativeiro babilônico sobrevieram ao reino do Sul como medida extrema da parte de Deus para que o povo reconhecesse o Seu poder e voltasse a servi-lo de todo o coração. Não foi simplesmente uma punição, mas, acima de tudo, um meio para que, através do sofrimento, os judeus se curassem da idolatria, Jr 46:27,28.

VEJAMOS COMO OCORREU O CATIVEIRO:

1º - ORIGEM DO IMPÉRIO BABILÔNICO: A Babilônia não era apenas uma cidade, mas, inicialmente, uma importante província do grande Império Assírio, situada na Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates.

RESUMO: Período de glória. Depois de conseguir sua independência, aliou-se aos medos e atacou a capital Assíria, Ninive, em 612 a.C., arrasando-a completamente. Empreendeu outras conquistas na região, inclusive sobre Judá, e se tomou uma potência mundial: o império babilônico. O Rei Nabucodonosor era o grande soberano, com vasto domínio. Fez da cidade de Babilônia a mais poderosa fortaleza do mundo, adornada de esplendores e belezas jamais ultrapassados. Seus famosos jardins suspensos foram contados entre as sete maravilhas do mundo antigo.

PERÍODO DE DECADÊNCIA – Os sucessores de Nabucodonosor já não tiveram o mesmo pulso e o império babilônico começou a debilitar-se. Esse império fora usado por Deus para punir o reino do Sul por causa de sua idolatria. Mas enfrentou, em seguida, o terrível juízo do Todo-poderoso, Jr 25:12 e Dn 5:3-6. Outro vizinho se torna mais poderoso e se levanta: os persas. E, em 539 antes de Cristo, a Babilônia é invadida pelo grande conquistador persa, o rei Ciro. O império babilônico chega ao fim e agora é a vez dos medos e persas dominarem o mundo antigo, Dn 5:28.

O CATIVEIRO BABILÔNICO: O cativeiro babilônico iniciou-se com as investidas de Nabucodonosor sobre o reino do Sul. Duraram 70 anos e, quando terminou, o império babilônico já não existia. Um novo império havia se levantado: o medo-persa, 2Cr 36:20. A destruição de Jerusalém, 2Cr 36:17-20. Em 586 antes de Cristo, os babilônicos entraram na cidade de Jerusalém, através de uma brecha feita nas muralhas, 2Rs 25:3,4. Zedequias, o último rei de Judá, Tentou escapar, mas foi capturado e levado a Ribla, onde teve seus olhos vazados Dali, foi levado para a Babilônia, 2Rs 25:5-7. As muralhas de Jerusalém foram derrubadas. As principais casas e os palácios foram incendiados. Os utensílios da casa de Deus e todos os tesouros que havia nos palácios foram levados pelos invasores. O templo, que era o orgulho e a glória dos judeus, foi reduzido a cinzas, 2Rs 25:9-10; 2Cr 36:18-20. Nabucodonosor foi impiedoso, 2Cr 36:17. Uma parte do povo morreu à espada e o restante foi levado para o cativeiro, 2Cr 36:20; Jr 52:8-30.

A vida em Judá, após o ataque – Era triste a situação dos que ficaram em Jerusalém e região. Só os habitantes mais pobres foram deixados em meio às ruínas de sua terra, Jr 39:10. Alguns judeus, que haviam fugido durante a investida de Nabucodonosor, voltaram a residir em Judá e a cultivar a terra, Jr 40:11,12. Gedalias governou sobre eles, 2Rs 25:22. Muitos judeus fugiram para o Egito, Jr 42:18; 43:5-11, apesar das advertências de Jerusalém, que também havia ficado em Judá, em cumprimento à Palavra de Deus, Jr 15:11; 40:2-4. Desse modo a Palavra do Senhor foi mais uma vez desobedecida e a terra ficou deserta.

A VIDA NO EXÍLIO: – As formas como os babilônios trataram seus vencidos foi muito diferente da dos Assírios. Os Assírios espalhavam os cativos por terras estrangeiras, fazendo-os perder sua identidade; os babilônios conduziram seus cativos para a capital do Império e permitiram-lhes morar em colônias e gozar de certa liberdade tanto política como religiosa. Muitos judeus, no exílio, dedicaram-se ao comércio, à agricultura, tornando-se ricos e prósperos. Alguns alcançaram prestigio e alta posição política, Dn 2:8,49; 6:1-3.

Dois importantes profetas do Exílio. Com o estudo desse fundo histórico fica mais fácil entender que os profetas desempenharam função importantíssima para que as medidas disciplinares do cativeiro obtivessem êxito para que a restauração fosse possível. Ezequiel profetiza no vale de ossos – Foi vocacionado para exercer o ministério profético antes da queda definitiva de Jerusalém. Sua mensagem, inicialmente, foi idêntica à que Jeremias havia anunciado: a destruição inevitável do reino do Sul, Jr 15:1,2:

Ez 14:14,20. Talvez por causa do perigo que tais mensagens representavam, a linguagem de Ezequiel é cheia de alegorias. Ele relatava as visões de forma dramatizada. Às vezes, pareciam muito estranhas. Por exemplo, para anunciar a invasão da cidade por Nabucodonosor, Ezequiel abriu uma brecha no muro e, por ali, saiu com sua mudança, Ez 12:3-7. Após a destruição de Jerusalém, Ezequiel voltou sua atenção para as esperanças do futuro. Uma de suas mais comoventes mensagens de restauração foi à visão do vale de ossos secos, Ez 37:1-14. Ezequiel não hesitou em anunciar que, assim que os judeus compreendessem o que havia ocorrido e se submetessem à vontade de Deus, o milagre da restauração se concretizaria, Ez 43:7-9.

Daniel – profeta e estadista – Registrou na última metade de seu livro diversas visões acerca dos acontecimentos futuros. Sua autoridade profética decorre do compromisso intenso e sincero com Deus, Dn 1:8; 2:20-22 e 6:10. Daniel acompanhou o cumprimento das profecias bíblicas, Dn 9:2, e confortou seu povo com mensagens de restauração da parte de Deus, Dn 9:24, 12:2-3.
(EXTRAÍDO da revista de estudos bíblicos “ALELUIA”).

                     ESTUDOS DO CATIVEIRO DE ISRAEL:                                           

AS LÁGRIMAS DE ESPERANÇA NO RIO QUEBAR:

Apocalipse 21:4 - E Deus limpará (enxugara) de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. - Apocalipse 21:5 - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. - Tenho uma frase que diz assim; “Ha sementes que são as promessas semeadas por Deus em nosso coração, que só seram geradas se regadas com nossas lágrimas”. Deus fez as lágrimas com um propósito muito especial, através delas expressamos os sentimentos mais profundos do nosso ser. Por mais amados que sejamos para Deus, Ele permite passarmos por momentos em que o choro, torna-se inevitável. - Davi pronunciou em um de seus Salmos: “Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas” Sl 6:6.

A tristeza, contudo, não deve ser dona da situação ou de nós, porque ao nos entregarmos as situações de derrotas, ficamos impossibilitados de agir com fé. A fé em Cristo Jesus, nos livra de “MORRERMOS NA FORNALHA”: “Então Nabucodonosor se encheu de furor e mudou-se o aspecto de seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abdenego; falou e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer” Dn 3:19.

PARECIA UMA SITUAÇÃO INSUPORTÁVEL, INVENCÍVEL:
Em nossas vidas, temos momentos assim, em que as provações vêem com força dobrada, e aos olhos naturais, o desânimo pode nos derrubar, antes mesmo de “ENTRARMOS NO FOGO”. É só o começo da história, e já confessamos: “NÃO VOU CONSEGUIR, NÃO SUPORTO”.  Isto não acontece só com você, acontece comigo e aconteceu com grandes homens de Deus. A fornalha não consumiu a Mesaque, Sadraque e Abdenego, eles saíram sãos e salvos. - "Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti" Is 40:2. Não estamos livres da prova, mas em Jesus, encontraremos ânimo para vencê-la. Já reguei muitas vitórias e promessas, com lágrimas muitas lágrimas. Porém, em meio às circunstâncias, uma Palavra de Deus, um canto de louvor, me fizeram despertar e renovar as forças. O profeta Jeremias, em meio as suas Lamentações declarou: “Já pereceu minha força e a minha esperança no Senhor. Lembra-Te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.” Lm 3:19-23.
VOCÊ PODE IMAGINAR UM PROFETA, UNGIDO, AMIGO DE DEUS:

Fazendo tal declaração? É que não somos os únicos a experimentarmos tristeza e sentimento de fracasso. Tudo que sei é que em qualquer situação Jesus é a solução. Jó, em meio a mais profunda dor, declarou: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim, se levantará de sobre a terra” Jó 19:25. - Jeremias, em meio ao caos da nação de Israel, entre cadáveres, e destruição por ocasião do cativeiro Babilônico ergue o espírito a Deus e diz: “Bom é o Senhor para os que esperam Por Ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” Lm 3:25, 26. Nossa fé, não está firmada em argumentos naturais, porque estes são incapazes de produzir livramento. Do alto, é que vem o socorro. É para lá que devemos voltar nosso olhar. - Ainda que nuvens pesadas, carregadas de nebulosidade, escondam o lindo céu azul, E o brilho do sol. Elas não ficarão lá para sempre. Nosso olhar deve alcançar essa visão impossível. Com os olhos da fé, que revelam o instransponível. 

Precisamos, nos levantar do leito molhado, encharcado de lágrimas e nos colocarmos de pé, acima das circunstâncias. Foi isso que Deus ordenou ao profeta Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem põe-te em pé e falarei contigo” Ez 2:1. - Onde estava Ezequiel nessa hora? “E aconteceu que estando eu no meio dos cativos, junto ao Rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus” Ez 1:1. - Ele estava no meio dos cativos, entre sofrimento, choro e falta de esperança, mas as margens do Quebar e ousou olhar para o céu e viver as visões de Deus.

Ezequiel não deveria se entregar àquelas circunstâncias de derrota, desgraça. Mas buscar força e conforto no Senhor. “Filho do homem, te põe de pé”. - Deus estava dizendo: “Sei que és carne, homem, filho de homem, mas vence Ezequiel, te põe de pé e falarei contigo”. Vence Ezequiel, não se abate, olha além, de tudo que te rodeia, vive as promessas e visões que te mostrarei. - E a Palavra diz: “Entrou em mim o espírito e me pôs em pé, e ouvi o que me falava” Ez 2:2.  Entrega-se ao Senhor. - Ezequiel viu o que ninguém mais viu naquele campo de refugiados. TUDO PORQUE SEU OLHAR SE ELEVOU AO CÉU! - “Salmos 121:1 – LEVANTAREI (ELEVO) os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. - Salmos 121:2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.

Jeremias buscou respostas e conforto no alto. Ele não viu desilusão e morte, mas visão de Deus, que lhe dizia ser possível à restauração, um novo começo, uma renovação.

REVESTIDO DE FORÇAS, EZEQUIEL FOI ATALAIA PARA CASA DE ISRAEL. ELE ENXUGOU SUAS LÁGRIMAS:

Jeremias tirou força, de onde parecia não haver. Ele viu céus abertos, enquanto, o cheiro de cadáveres pairava no ar, o pranto, choro, lamento e murmúrios. - Ele foi para AS MARGENS DO RIO QUEBAR, olhar o céu, conversar com Deus, buscar refugio, no que foi ouvido se refugiou no Senhor e na força do seu poder, ÀS MARGENS DO QUEBAR. Deus é o que enxuga SUAS LÁGRIMAS e traz uma NOVA ESPERANÇA.

Meu irmão levanta e canta um cântico novo, uma musica de agradecimento e louvor por todas as vitórias. Eleva seu olhar, para alem do monte, ponha-se de pé, não se entregue as circunstâncias, porque elas não são maiores que o amor que Deus sente por você. - Habacuque, também foi outro grande homem de Deus que viu a seca, e a destruição assolarem sua terra. Ele estava lá, naquela fornalha, aquecida sete vezes. Em meio à corrupção, fome, angustiado volta-se para Deus: ”Por que me fazes ver a opressão?” Hc 1:3 Deus lhe responde: “Eis que realizo uma obra maravilhosa em vossos dias” HC 1: 5. Como assim, maravilhosa?

NÃO É ISTO QUE VEJO. A VERDADE É QUE NÃO ERA AQUILO QUE DEUS QUERIA QUE ELE OLHASSE:

Habacuque deveria olhar para “o céu junto ao rio Quebar”, e ver as visões de Deus. Tudo aquilo haveria de passar, e um tempo de paz e prosperidade chegaria. - Aquelas circunstâncias, não eram eternas. Habacuque precisaria manter o ânimo, enxugar o pranto, Enxugue suas lágrimas, há visões e promessas, milagres de Deus, NAS MARGENS DO RIO QUEBAR. O Senhor é a nossa força. - Somos apenas homens, falhos e frágeis, mas Ele nos ergue acima das tribulações. Olhe para o céu, não desanime. Tudo haverá de passar, dando lugar a um novo tempo: Salmos 27:13 – “Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois no Senhor" Sl 27:14. - Ezequiel 1:1 - E ACONTECEU no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus. - Olha meus irmãos faltam os profetas nas MARGENS DO RIO QUEBAR que choram diante de Deus pela situação da igreja de conselhos evangélicos.

Os profetas se calaram já não ouvem mais a palavra do Senhor os dias de hoje são frios e parecem sem esperança. Será que preferimos ser profeta dos ribeiros ou do Palácio de Herodes (igrejas faraônicas)? - A chamada de Ezequiel mostra que Deus tem seus desígnios, trazer esperança ao seu povo. O histórico de Ezequiel é a Babilônia durante os primeiros anos do exílio babilônico. Ezequiel tinha uns dezessete anos quando Daniel foi deportado e, portanto, os dois eram praticamente da mesma idade, a poderosa visão que Ezequiel teve da glória e do trono de Deus e o encargo divino que o profeta recebeu para seu ministério profético.
Aos trinta anos, Ezequiel recebeu sua chamada profética da parte de Deus, e a partir daí ministrou fielmente durante vinte e dois anos, pelo menos. - Assim como Deus levantou Ezequiel no momento em que o povo estava passando por dificuldade, Assim é a vontade de Deus levantar jovens, homens, mulheres cheios do Espírito Santo, cheios de Graça para trazer um grande Avivamento no tempo do fim.

Precisamos Ter bom animo Ezequiel precisava Ter um encontro poderoso com a palavra, avivamento vem pela palavra, a palavra traz a substancia e lágrimas no rio quebar traz esperança.

VENCENDO AS LUTAS COM DEUS:


VITORIA NAS PROVAÇÕES


2 Crônicas 31.20,21 - E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o Senhor seu Deus. E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou...

Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas. Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalém, Teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?

E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância. E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo: Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá. 2 Crônicas 32:1-8...

Então o Senhor enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada. Assim livrou o Senhor a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou. E muitos traziam a Jerusalém presentes ao Senhor, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações. 2 Crônicas 32:21-23...

INTRODUÇÃO:

Ezequias foi um grande homem de Deus, um importante rei de Judá. Foi ele que reformou a adoração do povo de Deus restituindo o culto, a páscoa, os sacrifícios e abolindo a idolatria no meio do povo de Deus. O texto diz que mesmo assim, “depois de toda sua fidelidade”, o inimigo, representado por Senaqueribe, o temido rei do império da Assíria o tentou destruir. Acontece que Ezequias era um homem temente a Deus e não quis lutar sozinho, mas pediu forças ao Senhor. Vejamos o que Ezequias fez para aprendermos a lutar as nossas lutas com Deus:

COMO LUTAR JUNTO COM DEUS?

SER FIEL: II CRÔNICAS 31.20,21 - “(II Crônicas 31:20) - E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o SENHOR seu Deus. (II Crônicas 31:21) - E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou”. Como Ezequias, devemos ser fiel ao Senhor, em todo o tempo em toda obra”, em todo lugar “em todo Judá”, e com integridade de todo o coração. Pois a fidelidade faz com que o inimigo não tenha legalidade para nos derrotar, e liberar a bênção de Deus como Ezequias que “prosperou”, por causa de sua fidelidade.

DEPENDER DE DEUS: II CRÔNICAS 32.1:

“(II Crônicas 32:1) - DEPOIS destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas”. Mesmo sendo fiéis, enfrentamos lutas que servem para nos ensinar a depender de Deus para tudo em nossas vidas. Enquanto estivermos neste mundo enfrentaremos lutas e obstáculos que servirão para engrandecer o nome de Deus em nossas vidas.

FECHAR  AS FONTES (tapar brechas) PARA O INIMIGO:

V.3,4 - “(II Crônicas 32:3) - Teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram”. “(II Crônicas 32:4) - Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas”? Ezequias teve uma ideia maravilhosa. Para subir a Jerusalém é muito alto e a pessoa vai subindo devagar, por isso o povo de Deus, fez fontes de água nas subidas para que conseguissem chegar ao alto da cidade ao caminhar. Essas fontes eram um alívio para o caminhante da cidade santa, mas para os inimigos seria uma força para derrotar o próprio povo de Deus. Por isso Ezequias resolveu tapar todas as fontes.

Junto com o povo fizeram isso. Assim o inimigo não iria usufruir de sua água, nem mesmo ter forças para subir ao alto de Jerusalém. Do mesmo modo que Ezequias precisamos aprender a tapar todas as fontes do inimigo em nossas vidas. Esgotar tudo aquilo que alimenta o pecado. Enfraquecer o inimigo de nossas vidas para que não nos alcance mais alto na presença de Deus.

RESTAURAR OS MUROS: V. 5

“(II Crônicas 32:5) - E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância”. Os muros da cidade estavam defeituosos e precisavam ser reformados e reforçados para que quando o inimigo chegasse, já sem forças, não conseguisse romper as barreiras. Deste modo também precisamos restaurar os muros de nossas vidas e nos proteger contra toda investida do inimigo. Tapar as brechas para não ser pego de surpresa.

EZEQUIAS FEZ OUTRAS TRÊS COISAS PARA REFORÇAR A PROTEÇÃO DO POVO DE DEUS: ERGUEU TORRES: nos muros para que soldados estivessem de vigia olhando de onde vem o inimigo e anunciando qualquer perigo. Isso significa VIGILÂNCIA, estar alerta a todo o tempo (Marcos 14.38). “(Marcos 14:38) - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. FEZ OUTRO MURO POR FORA: do muro já reforçado e com torres. Isso significa colocar alguém por perto, estar cercado por outras pessoas para não correr risco de ser pego sozinho. Isso é possível através da COMUNHÃO na igreja com outros irmãos (Hebreus 10.25). Providenciou mais armamento para o povo. Isso significa PREPARAÇÃO para a batalha. Todos devem estar armados com a Armadura da Fé (Efésios 6.10-17).

FORTALECER O CORAÇÃO: V.6

De nada adiantaria enfraquecer o inimigo tapando as fontes de água, restaurar os muros, fazer torres, outro muro por fora e armar o povo se estes estivessem com o coração temeroso e desanimado. “Ezequias - falou ao coração do povo” para que ficassem mais animados para lutar e confiantes no Senhor”. Por isso precisamos nos equipar para a Batalha, mas também nos preparar interiormente. Ter força espiritual para batalhar.

CRER QUE DEUS É MAIOR: V.7,8

Além de tudo é preciso ter fé de que Deus é maior do que tudo e todos. A fé de Ezequias era em um Deus que tem o “braço forte” e que “luta as nossas batalhas”.

RECEBER A VITÓRIA POR INTERVENÇÃO DIVINA:

II CRÔNICAS 32.21-23 - “(II Crônicas 32:21) - Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada. (II Crônicas 32:22) - Assim livrou o SENHOR a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou. (II Crônicas 32:23) - E muitos traziam a Jerusalém presentes ao SENHOR, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações”. Nesta batalha Ezequias não teve que fazer nada, além de ver Deus defendendo ele dos seus inimigos e como Diz o texto ele teve “paz por todos os lados”, porque o Senhor o defendeu. Do mesmo modo, quando confiamos no Senhor ele nos defende e intervém ao nosso favor derrotando o inimigo.

DEIXE DEUS LUTAR POR VOCÊ

CONCLUSÃO: CREIA NO SENHOR QUE LUTA POR VOCÊ E TE DEFENDE PORQUE ELE É MAIOR DO QUE TUDO E TODOS!!!


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza!!!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário