MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 12 de setembro de 2017

O ENCONTRO COM DEUS UM MARCO DE VITORIA: POR MAURÍLIO SOUZA!!!




O encontro de Elias com o Senhor em Horebe – 19:1-21. - Elias tinha acabado de fazer um grande feito em Israel e levado toda a nação a escolher entre Deus e Baal. Foi de fato um ato de coragem, ousadia, e muita fé em Deus. Algo mesmo cinematográfico, digno de ir para as telas de cinemas.

Elias foi instrumento de Deus que pregou o evangelho, restaurou o altar, pregou a união das tribos, executou a justiça e foi instrumento de Deus no juízo daqueles profetas de Baal.

No entanto, Elias se sentia só!!! Que somente ele era a figura de expressão e importância, mas Deus tinha reservado de todo o povo, 7000 homens que nem tinham se curvado a Baal, nem o tinham beijado.

Triste e se sentindo ameaçado, temeu por sua vida, por causa da ameaça de Jezabel e fugiu. Quando percebeu o que fizera, ficou deprimido (teve uma depressão) e pediu a Deus a sua morte. Comparou-se com seus pais e outros heróis da fé e se sentiu pequeno, humilhado, fraco e desprezível.

Estar a serviço de Deus e fazer a sua vontade no meio de nossa geração é um desafio muito grande porque tudo parece conspirar contra a gente. Sofremos humilhações, desprezos, rejeição, desonras, perseguições e zombarias porque insistimos em acreditar em Deus que nos falou. E muitos acham que somos SUPER HOMENS!!!

Então nos pedem provas acerca de Deus. Dizem-nos na cara que estamos simplesmente sendo tolos, religiosos, carolas, doidos, transtornados na mente e de parafuso solto.

Ora, Deus falou e eu TIVE CERTEZA que ele falou!!! Elias estava assim triste e se foi em seu caminho. Deus lhe envia um anjo que o acorda. Somente isso já deveria ser o suficiente, mas Elias parece que estava mesmo muito pesado. À sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. 

Parecia cansado também, mas muito mais triste que cansado. Elias estava mesmo deprimido no meio do deserto, nem sequer a visão de um anjo o servindo conseguiu despertá-lo.

Novamente o anjo, depois de um tempo em que ele descansara ali no deserto que já deve ter sido outro milagre e feito extraordinário, o anjo lhe aparece segunda vez e o acorda e manda comer. Comida celestial, preparada por anjos. Comida forte que o sustentou por 40 dias e 40 noites, sem se quer comer novamente.

Ele estava para ter um encontro com Deus, o maior encontro de sua vida UM MARCO DE VITORIA!!! Era Deus que estava preparando aquele momento especial na vida dele e ele simplesmente estava seguindo seus instintos e intuição. Não é o homem que marca um encontro com Deus, mas é Deus que isca o homem para um encontro com ele. Assim estava acontecendo com Elias e ele estava sendo conduzido pelo deserto até Horebe, o monte de Deus.

Ao chegar no lugar de encontro, 40 dias depois, ele entra numa caverna e passa a noite ali. Deus se lhe manifesta a ele e pergunta a ele o que ele estava fazendo ali. Elias responde a Deus e lhe dá desculpas e mais desculpas:

Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel. Deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para a tirarem. Eram somente desculpas!!! A caverna que Elias entrou para passar a noite era a mesma caverna, no Monte Sinai (Horebe) em que Moisés teve aquele encontro com Deus em um momento em que se encontrava ansioso e com medo.

Recapitulando um pouco da história, Elias, o Tebista, cujo nome significa “Jeová é Deus” tinha acabado de derrotar no Monte Carmelo os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel (I Re 18:19). Aqueles 450 profetas de Baal desafiados por Elias, só, clamavam pela resposta de seu deus desde cedinho até ao meio-dia, mas nada aconteceu. Então profetizaram até que a oferta de manjares se oferecesse, mas nada de resposta.  Elias zombava deles.

Passada a vez daqueles profetas, Elias restaura primeiro o Altar do Senhor que estava em ruínas. Tomando 12 pedras (MARCO DA VITORIA HÁ SEMPRE UM MARCO QUE IDENTIFICA NOSSA VITORIA) conforme o número das tribos de Israel edifica o Altar do Senhor e nele prepara a sua oferta. Deus responde com fogo, com fogo dos céus e todo o povo sai clamando que O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! Elias então se aproveitando da situação fez aqueles profetas descerem ao ribeiro de Quisom, ao norte, na planície abaixo do Monte Carmelo, e ali os matou.

Em seguida diz para Acabe subir, comer e beber. Ele sobe e vai comer e beber. Era já um pré-anúncio de Elias a Acabe de que a lei severa já poderia acabar, pois a seca iria dar lugar à chuva. Enquanto isso, Elias volta ao cimo do Monte Carmelo a orar por chuva e, diz a palavra de Deus, encurvado, meteu o seu rosto entre as suas pernas e orava.

Qual o resultado de sua oração insistente, persistente e perseverante? Chuva torrencial!!! Muita chuva!!! (CHUVA É UM MARCO DA VITORIA DA ORAÇÃO). Os céus que há pouco tinha somente uma pequena nuvem como a palma de um homem se enegreceu com nuvens e vento e caiu grande chuva, copiosa chuva. Acabe então sobe ao carro e vai para Jezreel, perto do Monte Gilboa uns 25 km dali.

O Espírito Santo de Deus toma então a Elias e o faz passar em alta velocidade por Acabe que chega primeiro em Jezreel. Isso foi uma demonstração sobrenatural, poderosa e maravilhosa. Ainda assim, tais fatos não foram capazes de quebrar aquele coração duro de Jezabel que quando soube do ocorrido, narrado por Acabe que tudo testemunhara, resolveu em seu coração matar Elias.

Jezabel já tinha matado muitos profetas do Senhor. Ela era maligna, filha de um sacerdote-rei de Tiro era a grande incentivadora do restabelecimento do culto de Baal na Palestina. Casou-se com Acabe devido a uma aliança entre Onri, pai de Acabe, de Israel e Etbaal, pai de Jezabel, de Tiro. Esta aliança visava tanto o culto de Baal quanto o extermínio dos profetas do Senhor.

Temos então aqui três personagens principais: Elias, um grande profeta, reconhecido inclusive por seus inimigos, homem de Deus que realizava sinais, prodígios e milagres em Israel. Acabe, rei de Israel, o mais maligno dos reis de Israel que até seu filho sacrificou a outros deuses. Jezabel, a poderosa e maligna mulher que visava matar os profetas do Senhor e restabelecer o culto pagão a Baal.

ELIAS ERA HOMEM SEMELHANTE A NÓS!!! - Dizem as Escrituras que Elias era homem semelhante a nós. Ora, porque o Espírito Santo deixou isso registrado? “Tiago 5: 12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. 13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. 18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.”

Percebe-se dos versículos lidos que se destacam três situações: Alguém sofrendo - vs. 13: faça ORAÇÃO -Alguém alegre - vs. 13: cante LOUVORES - Alguém doente - vs. 14: chamar os presbíteros da igreja para ORAREM, ungirem com óleo e a ORAÇÃO da fé salvará o enfermo, pois o Senhor o levantará e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Ele também nos exorta a confessarmos e ORARMOS uns pelos outros para sermos curados, pois muito pode por sua eficácia a ORAÇÃO de um justo. E, finalmente, o Espírito Santo, cita que Elias era semelhante a nós, mas OROU e não choveu e OROU de novo e choveu. Ora, Elias realizou 13 prodígios ou sinais, mas somente este foi ressaltado, por quê?

Reparem que 7 vezes nesses 7 versículos foi falado em ORAÇÃO. Quando ele, o Espírito de Deus, diz que Elias era semelhante a nós, o que ele queria dizer? Que não era por ser especial que Elias foi atendido, mas que ele foi atendido porque orou. Será que Elias tinha algum segredo especial que o tornou mais importante que todos os homens? Elias tinha um segredo? A sua oração pode muito por sua eficácia? Como orar eficazmente, eficientemente?

Quem foi esse homem semelhante a nós chamado Elias? Um profeta que realizou sinais e prodígios em Israel: Com sua capa abriu o rio Jordão (2  Reis  2: 8). Profetizou uma grande seca (I Reis 17:1; Tg 5:17). Aumentou o azeite e farinha da viúva (I Reis 17:14, 16) - Deu vida ao filho da viúva (I Reis 17: 21-23) - Destruiu o altar de Baal (I Reis  18: 36-38) - Decretou o fim da seca (I Reis 18: 42,45) - Ungiu Eliseu profeta em seu lugar (I Reis 19: 16) -Desarmou os siros diante de Israel (I Reis 20:28) - Lavrou a sentença do rei Acabe (I Reis 21:19, 20); - Profetizou a sentença de Jezabel (I Reis 21:23) - A morte de Acazias (II Reis 1:3, 4,6); - 102 homens são consumidos pelo fogo (II Reis 1:10, 12); - Profetizou a ruína e morte de Jorão rei de Judá (II Cr 21:12-20). 

Um homem que fugiu de uma mulher, Jezabel, por temer perder a sua vida. - Um homem que entrou em depressão e pediu a morte ao Senhor - Um homem que foi arrebatado e não viu a morte. Um homem que apareceu junto com Moisés no Monte das Oliveiras quando Jesus transfigurou-se diante de João, Pedro e Tiago.

Esse homem era Elias o que a Bíblia, o Espírito Santo e Tiago, irmão de Jesus, fez questão de ressaltar que era semelhante a nós. O caminho aqui me parece aberto e o estímulo é para que oremos com fé, em nada duvidando, que o Senhor irá nos atender. Isso não nos parece um incentivo e um estímulo a orarmos a Deus? Como homem semelhante a nós, Elias temeu por sua vida e fugiu.

Deixou o seu moço e foi para Berseba, pertencente a Judá.  Berseba ficava uns 160 km distante ao sul de Jezreel. Como em perseguições anteriores, Elias fugira para além das fronteiras do Reino do Norte. A diferença é que das primeiras vezes, foi Deus quem o mandou fugir. Dessa vez, ele tomou a iniciativa e fugiu. Dr. Russel Shedd nos diz que não foi medo que tomou conta da vida de Elias, mas cansaço, desânimo, cansaço da vida. Precisava, como Paulo, como Moisés, estar a sós com Deus para meditação e reavivamento.

Pediu, então, ali debaixo de um pé de zimbro (pequena árvore de 3m de altura, mas de ramos abundantes que no deserto trazem um refrigério gostoso debaixo do sol escaldante) a morte, nem parecia o grande Elias acostumado com grandes sinais e prodígios. Deus, longe de o rejeitar, envia os seus anjos para ministrar conforto ao seu servo esgotado. Era um herói da fé, mas também, um homem semelhante a nós.

MAS QUE TEVE UM ENCONTRO COM DEUS E ESTE FOI SEU MARCO DE VITORIA!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário