MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 28 de junho de 2018

A CURA DO CEGO EM BETSAIDA CAMPANHA DA FÉ – ESPERANÇA E MILAGRES: TERCEIRA PARTE MURAL DA FÉ!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO....



Esta passagem das Escrituras é misteriosa, polêmica: Por que Jesus unta os olhos do cego com cuspe? Por revelação, uma resposta para alguns desses questionamentos. Sei, contudo que existem muito mais lições nessa passagem do que as que vamos estudar nesta apostila.

Marcos 8: 22 a 26 - E chegou a Betsaida e trouxeram-lhe um cego e rogaram-lhe que o tocasse, e tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos disse: vejo homens como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima; e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente. E mandou-o para sua casa dizendo: Nem entres na aldeia nem o digas a ninguém na aldeia.
ALGUMA OBSERVAÇÕES:
O cego não morava na aldeia, mas passava a maior parte do seu tempo lá.  - Ele foi levado até Jesus por alguns homens.  - Jesus o retirou da aldeia para realizar o milagre. Primeiramente cuspiu em seus olhos. - O milagre pareceu incompleto porque o homem passa a ver homens como árvores.  - Jesus passa as mãos nos olhos do cego e o faz olhar para cima. O cego tinha o costume de andar de cabeça baixa.  Após ser tocado por Jesus e olhar para cima: Viu cada homem claramente. Ao realizar o milagre Jesus ordena que o homem não retorne para aldeia.

SOBRE A ALDEIA DE BETSAIDA: Jesus costumava orar nesta cidade - Mc 6:45 – E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. - Marcos 6:46 - E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar. Aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes. Lc 9:10 - E, regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinham feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida.   Os habitantes desse lugar eram incrédulos. Mt 11:21 - Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.

UTILIZAÇÃO DA SALIVA DE JESUS NOS DOENTES: Este é o segundo milagre relatado no Evangelho sobre Jesus utilizando sua saliva. Em Marcos 7:31-37 - Ele retira um surdo mudo da multidão, molha a língua do mudo com cuspe e em oração a Deus diz: Efatá, isto é, Abre-te, o homem fica totalmente curado.

O CEGO EM BETSAIDA: Era um homem totalmente dependente de favores para viver. Era conduzido por vontade alheia em corpo, pensamento e espírito. Tinha auto-estima baixa e estagnação de situação.
HOMENS COMO ÁRVORES: Árvores dão frutos e sombra e o cego dependia destes elementos para sobreviver. Encostava-se nas árvores (homens) e alimentava-se deles, vivia à sombra deles. Essa relação era desumana porque o cego se anulava em prol dos favores (frutos e sombra) dos homens (árvores). Essa visão da vida e de relacionamento precisava ser mudada, aquela aldeia – verdadeira floresta para o cego – deveria ser deixada para trás. Nova vida, nova visão.
JESUS O FEZ OLHAR PARA CIMA: Ao olhar para cima o cego foi totalmente restaurado. Ele precisava entender que havia um Deus que o amava e que era poderoso para fazer muito por ele. Restaurado em auto-estima, corpo, pensamento e espírito. Do alto viria à direção para a vida, o socorro e toda provisão.
VIU CADA HOMEM CLARAMENTE: A partir de então, os homens já não seriam árvores, ele não dependeria mais deles para sobreviver. Homens seriam homens. Iguais a ele, nem melhores nem piores. O ex-cego ganhara uma nova visão do mundo.
JESUS MANDOU-O DE VOLTA PARA CASA: Os relacionamentos familiares também foram restaurados. O ministério dele começaria em casa, a partir de então o lar deveria ser sua prioridade, não a aldeia nem a velha e miserável vida.
MILAGRE EM ETAPAS: Jesus poderia curar o cego de uma só vez, com um só toque, mas teve Seus motivos para não o fazer. Preferiu despertar a fé do homem, conduzindo-o a entender o porquê da cura e a mensagem do Reino. Jesus passou tempo com ele, conversou, tocou não apenas seus olhos, mas seu coração.
As mãos, não a saliva completaram o milagre. É claro que tudo em Jesus é divino – saliva e mãos – mas aqui há uma simbologia: Não bastava ao homem vê somente, era necessário que o velho homem fosse impactado até dar lugar ao novo.
Que essa maravilhosa mensagem (estudo) nos faça refletir sobre a forma como estamos enxergando o mundo: Somos conduzidos por Deus ou pelos homens?  Onde estão as aldeias em nossas vidas? Precisamos abandoná-las para ver, ouvir, obedecer e alcançar o milagre.

De que forma estamos administrando nosso tempo: Passamos a maior parte na aldeia, negligenciando os relacionamentos familiares? Que nossos corações estejam dispostos e entregues nas mãos de Jesus, somente Ele pode nos conduzir aos lugares seguros. A Ele toda a glória!!!

Baseado No Evangelho de Marcos 8:22 a 26!!!

Há um lugar onde Deus não pode te curar e fazer o milagre na sua vida; há um lugar em que Deus não pode e nem consegue te abençoar!!! - Ai você me pergunta que lugar é este pastor??? A região da incredulidade. Quando Jesus tirou aquele cego de Betsaida que significa local de incredulidade e lugar de inconversos.

Quer ser abençoado? 1 – exercita o espirito da fé que há em você - Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Gálatas 5:5... - E temos, portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. - 2 Coríntios 4:13.


O espirito da fé esta nos nossos lábios: a palavra liberada, falada e profetizada é o espírito da fé em nós; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. Marcos 11:23,24... – AQUILO QUE VC DISSER É AQUILO QUE DEUS VAI FAZER!!!

2 – Quer ser abençoado? Saia da sua zona de conforto, saia do lugar de incredulidade e nem volte para lá (Betsaida). - Nem entres na aldeia nem o digas a ninguém na aldeia Betsaida.

3 – Quer ser abençoado? Tira sua pedra!!! A pedra na ressurreição de Lazaro simboliza também a nossa incredulidade NOSSA FALTA DE FÉ e precisa ser retirada de nosso coração...

SO UMA COISA IMPEDE AS BÊNÇÃOS E OS MILAGRES EM NOSSAS VIDAS!!! A FALTA DE FÉ: Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; entretanto, a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu (NÃO APROVEITOU), pois não foi acompanhada (OU UNIDA) de fé por aqueles que a ouviram. Hebreus 4:2...
Hebreus 11:6... - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador (RECOMPENSA) dos que o buscam.

MINHA TRADUÇÃO: A fé é a certeza daquilo que se espera!!! O que você espera de Deus é aquilo que Deus vai fazer!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário