MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

POR QUE JESUS FOI BATIZADO? O QUE SIGNIFICA JUSTIÇA?


Então Jesus veio para Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Respondeu Jesus: Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda Justiça. E João concordou. Mateus 3:13-15.

O QUE É JUSTIÇA: Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. 

Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais.

Em Roma, a justiça é representada por uma estátua, com olhos vendados, que significa que todos são iguais perante a lei e todos têm iguais garantias legais, ou ainda, todos têm iguais direitos. A justiça deve buscar a igualdade entre todos.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto àquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).

Justiça também é uma das quatro virtudes cardinais ou cardeal (justiça – fortaleza – prudência – temperança), e, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste na constante e firme vontade de dar aos outros os que lhes é devido.

A JUSTIÇA DE JESUS EM QUESTÃO AO BATISMO: Então Jesus veio para Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Respondeu Jesus: Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda Justiça. E João concordou. Mateus 3:13-15.

O batismo de João significava o batismo do arrependimento, como o próprio João disse: Eu vos batizo com água para arrependimento - Mateus 3:11. Contudo, Jesus não tinha motivos para se arrepender de nada, então porque foi batizado? Jesus foi batizado para se igualar a nós, pecadores. Jesus foi batizado para se cumprir toda justiça, como Ele mesmo disse.

Assim, Justiça quer dizer sempre: A realização da vontade de Deus, independente de qual seja. Também se conclui que Jesus foi batizado para logo depois ser tentado no deserto (Mateus 4:1ª4):

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:1-4...

E ser aperfeiçoado (Hebreus 2:10) por sofrimentos: Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. Hebreus 2:10-12...

Imediatamente após o batismo de João, Jesus recebeu o Espírito Santo, o que o credenciou a ser chamado de Filho de Deus, fato confessado pelo próprio Deus: Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e Ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele. Então uma voz dos céus disse: Esse é o meu Filho amado, em que me agrada.

Jesus Cristo foi feito igual a nós, passando por tudo que nós passamos: Batismo, sofrimentos, alegria e morte. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o inimigo de Deus e adversário da igreja. Hebreus 2:13a15...

E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Hebreus 2:13-15. Deus te abençoe!!!

Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário