MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 1 de outubro de 2019

QUATRO VERDADES DE UMA PECADORA PERDOADA: (LUCAS 7.36-38)... POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...

E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-los com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-los com o unguento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. Lucas 7:37a39...

A mulher pecadora que ungiu e lavou os pés de Jesus, a que regou os pés de Jesus com lágrimas, vai nos ensinar quatro simples verdades ocultas que precisamos ficar sabendo!!!
Certamente estamos diante de um relato bastante conhecido no meio evangélico, o evangelista Lucas nos dirá a respeito de uma mulher que conseguiu com excelência ungir os pés do Senhor Jesus.

Parafraseando a história da Maria: A Bíblia nos diz enquanto Jesus estava jantando em Betânia na casa de Simão (leproso) com Marta servindo e Lázaro (aquele ao qual ressuscitou) á mesa.

Vai até os pés do Messias uma mulher por nome de Maria ao qual ungiu os pés do Senhor com unguento de nardo puro e enxugou com os cabelos de sua própria cabeça de tal forma que o cheiro do perfume sentia-se por toda a casa, Judas, o Iscariotes, até chegou a questionar más nada impediu aquela adoradora (porque Jesus não procura adoração e sim adoradores) de sair dos pés do Cristo.

v. 37 : E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento. A cidade de Naim e sua circunvizinhança era acostumada chamar de pecadora aquelas que eram prostitutas. O texto em nenhum momento dirá qual é o pecado cometido por aquela mulher más dentro de um contexto histórico o mais possível era que ela fosse uma prostituta.

Dentro desta base era comum as prostitutas daquela época usarem um colar ao qual era perfumado com unguento (que tem o valor de 300 dias de trabalho), pois este colar facilitava ao chamar a atenção dos homens que passavam por perto delas despertando assim o desejo de cometer o pecado.

Mas o que muitos esquecem ao mencionar esta narrativa é que aquela mulher já havia se convertido, como isto? momento heresia? De modo algum!!!

Tanto a narrativa do Senhor Jesus a respeito do credor nos versículos 41-42, como no versículo 48 induzem a crer que aquela mulher de alguma forma já havia antes de chegar naquele jantar aceitado a Jesus como único e suficiente salvador, tanto que no Versículo 48 quando Jesus diz: Os teus pecados te são perdoados - (Almeida Corrigida).

Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? Lucas 7:41,42... - E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. Lucas 7:48...

No grego original ali a melhor tradução seria: Os teus pecados já foram perdoados; Nos mostrando que não havia ocorrido a remissão naquele momento más sim em outra ocasião, mas, então o que uma mulher que já havia sido remida e salva ia fazer naquela casa? Simples, ela foi fazer aquilo que Deus procura em seus servos, ela foi adorar o Todo Poderoso (João 4.23-24).

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23,24...

Um conceito de adoração para aumentar nossa compreensão dessa passagem, também pode ser descoberto em um mensagem que fala sobre: O que é adorar em Espírito e em Verdade? v.38: E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-los com os cabelos de sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-los com o unguento.

Tudo aquilo ao qual o fariseu tinha esquecido de fazer com Cristo aquela mulher fez aos pés de Jesus, interessante é que ela não se importou se viriam a falar mal dela ou se era aceita dentro daquela casa e diante dos que ali estavam. Um grande exemplo disso também foi à história de Bartimeu (Marcos 10.46-52), que rompeu a multidão que o menosprezava com um clamor!!!

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Marcos 10:46-52... QUE AMA A JESUS CRISTO FAZ LOUCURAS POR ELE!!!

Ela apenas foi quebrando a barreira do preconceito e foi direto para os pés de Jesus, não quis saber de se assentar a mesa ou ficar olhando de longe. Foi para o lugar aonde verdadeiramente aqueles que veem a Cristo dentro de uma esfera espiritual Vão: para os pés (Foi assim com João na revelação do Apocalipse: Ap. 1.17-18).

E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:17,18...

Vamos dividir as atitudes por ela tomada como aprendizados; Quatro aprendizado com as atitudes da mulher pecadora:

1 - REGAVA OS SEUS PÉS COM LÁGRIMAS: As lágrimas daquela mulher já não eram de tristeza pelo repudio, mas sim de alegria. Pois estava aos pés de Alguém que por mais que era conhecido e considerado o convidado principal, não a rejeitou.

As lágrimas dela naquele presente momento eram de gratidão por achar alguém que á amava. A Videira Verdadeira, que é Jesus, nunca menosprezou um servo, ainda que fosse pequeno diante da sociedade.

2 - ENXUGAVA COM OS CABELOS: Soltar o cabelo para uma mulher judia em publico ou até mesmo entre amigos era inaceitável, pois soltar o cabelo era considerado um ato obsceno por isto uma mulher só fazia isto junto ao seu esposo em um momento intimo dentro de quatro paredes.

Mas aquela mulher não teve escolha ela tinha ido até aquele local apenas para ungir os pés de Jesus como vemos no versículo 37 quando diz que ela levou apenas um vaso de alabastro com unguento só que quando chegou lá deixou a emoção tomar conta e com o derramamento de lágrimas sobre os pés agora tinha que secar de alguma forma e a única que encontrou foi os cabelos.

NO MUNDO ESPIRITUAL ESTA MULHER REPRESENTA A IGREJA A NOIVO DO CORDEIRO E SUA ATITUDE UMA AMOSTRAGEM DE NOSSAS ATITUDES DE LIBERDADE, INTIMIDADE E AMOR!!!

BEIJAVA OS PÉS DO MESTRE: Já vimos que o osculo (BEIJO) simbolizava Boas-vindas por mais que aquela mulher já tinha aceitado Jesus como o Messias ela ainda esta fazendo isto querendo dizer Mestre tu é e sempre será bem vindo dentro de minha casa (meu coração).

Um grande exemplo de como dizer que Jesus é bem vindo na sua vida, é por intermédio da Palavra, pois quando lemos a Bíblia, estamos dando a liberdade para o Espírito Santo mudar nosso interior e nossos pensamentos, por isso as regras de estudo bíblico são tão eficientes quando praticamos. APRENDEMOS QUANDO PRATICAMOS!!!

UNGIA OS PÉS DE JESUS COM O MELHOR PERFUME: O auge da adoração daquela mulher nos pés de Jesus ela simplesmente ao ungir seus pés estava oferecendo o melhor que tinha para Jesus, o que antes era usado por ela como instrumento de sedução para um pecado, agora, era usado como simbolismo da melhor coisa que ela podia oferecer para o Deus todo poderoso que estava sobre a mesa.

MEUS IRMÃOS E AMIGOS DÊ O SEU MELHOR PARA DEUS E O NOSSO MELHOR É CEM PORCENTO, AQUELA MULHER DERRAMOU TODO O PERFUME: NÃO CINCO, NÃO VINTE E SIM CEM PORCENTO!!!

Observa o que Jesus Cristo falou desta mulher no final do texto como um contexto: E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.

Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. Lucas 7:44-50... Deus te abençoe!!!


Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário