MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR: LIVRO DE NUMERO 138!!! CENTÉSIMO TRIGÉSIMO OITAVO LIVRO ON LINE GRATUITO CASAMENTO E CONSELHOS AOS CASAIS!!! - POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...


Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos Amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor... (Js 24.15).

Levar a família a servir ao Senhor, nos dias presentes, é um desafio que só se vence com a graça e o poder de Deus. Hoje, nestes tempos trabalhosos, a que se referiu o apóstolo Paulo, não é fácil ter uma família inteira servindo a Deus. E comum, mesmo em famílias de cristãos sinceros, e até de pastores, haver membros da família que não servem a Deus.

A vida pós-moderna conspira contra a família, contra o lar e contra o casamento. Se na época de Josué, o grande líder que substituiu Moisés na liderança do povo israelita em direção a Canaã, era um desafio levar a família a servir ao Senhor, não é difícil entender que essa missão é muito mais desafiadoras e preocupantes nos dias presentes.

Os tempos atuais são tempos difíceis para a família cristã. A maioria dos pais sabe que, para criar os filhos de acordo com os elevados princípios da Palavra de Deus, e ter seu lar encaminhado na vontade do Senhor, é um desafio muito grande. A vida moderna é moldada, em geral, pelos valores anticristãos, anti-Deus, e que rejeita a autoridade da Palavra revelada como sendo verdadeira.

O lar, como instituição divina, ao lado do casamento, e da família, tem sido atacado, diuturnamente, por forças malignas poderosas, que ameaçam a cada dia destruir os alicerces da família. Contudo, os cristãos têm a seu dispor todas as armas para rechaçar os ataques do Maligno. A oração, o jejum, a Palavra de Deus, no Nome de Jesus, o poder do sangue de Cristo, em comunhão com o Espírito Santo, não são armas carnais, Mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas - (2 Co 10.4).

O carcereiro de Filipos que experimentou grande impacto na sua família, quando, em meio ao que parecia o fim para sua vida, quando pensou em suicidar-se, pôde ouvir a mensagem do evangelho poderoso de Jesus Cristo, através de Paulo e Silas na prisão daquela cidade. Apavorado, após presenciar os efeitos sobrenaturais do poder de Deus, abrindo as portas do cárcere abalados as estruturas do terrível edifício, o homem fez a pergunta que todos deveriam fazer: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? (At 16.30).

O que fazer para ser salvo? Se a pergunta era significativa, a resposta dada pelos apóstolos teve tanta significação, que o homem convidou toda a família a aceitar a Cristo. Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa - (At 16.31). Era o que ele precisava ouvir. E o que todos os homens precisam ouvir por parte dos que formam a Igreja de Jesus nos dias atuais. CRER EM JESUS E SALVARA VC E SUA FAMILIA!!!

A eficácia da mensagem foi tão poderosa que o texto nos diz que sua família, não só aceitou a Cristo, mas logo todos foram batizados em águas, confirmando a feliz decisão. Ele O CARCEREIRO pôde dizer como Josué: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Nesta mensagem de hoje, podemos ter uma visão de como podemos levar nossa família a servir ao Senhor, a despeito de todas as lutas contra as forças contrárias à fé em Deus, no Deus verdadeiro, que fez o céu e a terra.

O EXEMPLO DE JOSUÉ:

Josué tomou posição ao lado de sua família. Quando exortava o povo a se definir, diante da idolatria, ele disse: Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: Se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos Amorreus, em cuja terra habitais; PORÉM EU E A MINHA CASA SERVIREM OS AO SENHOR - (JS 24.15).

Muitos cristãos não estão conseguindo ver sua família servindo ao Senhor por falta de atitude firme e amorosa com seus filhos, desde a sua infância. E se conformam com o que está acontecendo no mundo, diante da destruição dos valores éticos e morais, fundados na Palavra de Deus. Para não serem considerados antiquados, esmorecem enfraquecidos ante os ataques do inimigo da família.

A maior parte dos ataques contra a família cristã tem sucesso porque os líderes do lar não tomam posição desde cedo. As crianças são criadas, muitas vezes, fazendo o que bem querem e entendem. Os adolescentes ficam entregues a si mesmos, e os jovens têm absoluta independência. Esse é um modelo de família que não corresponde aos princípios bíblicos.

A educação tardia, quando já são adolescentes ou jovens, tende a perder sua eficácia. A decisão de servir a Deus com a família deve ser o mais breve possível. Famílias que aceitam a Cristo, quando os filhos já são grandes têm mais dificuldades em levá-los aos pés do Senhor. PORQUE A BÍBLIA É NORTEADA DE PRINCÍPIOS QUE DEVEM SER INCULCADOS INICIANDO JÁ NO VENTRE DA MÃE. Ex esposa do pastor Olavo e ovelhas de Jacó Gênesis 30:27 a 43.

A esposa do pastor Olavo quando gravida do primeiro filho escutava o marido tocando piano e a criança nasceu cresceu e virou musico. Na segunda gravidez ficava olhando o marido pintar quadro admirando e observando os traços das pinturas e quando a criança nasceu e cresceu tornou-se pintor de quadros como o pai.

A exemplo de Jacó podemos profetizar sobre nossos filhos e netos. Jacó profeticamente escolhe três varas para colocar diante de suas ovelhas que estavam para dar suas crias – Então tomou Jacó varas verdes de ÁLAMO E DE AVELEIRA E DE CASTANHEIRO, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia, 38. 

E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber. 39. E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas...

1° - O ÁLAMO é uma árvore de porte médio a grande, que chega a alcançar 30mt de altura. – Jacó estava profetizando que seu rebanho seria um rebanho de grande porte assim como a árvore de álamo, e seriam também um rebanho belo e vistoso, tantos machos como fêmeas, um rebanho que cresceria como o vento, a lã seria como um algodão, macias e brancas.

Seu rebanho teria um crescimento rápido e seria conhecido por todos. As raízes de seu rebanho seria robustas e fortes. Ainda estava profetizando que seu rebanho resistiria a períodos de estiagem, suportando geadas e frio intenso. Pois se você não sabe nos desertos de Israel a temperatura durante o dia pode chegar a mais de 40° graus e durante a noite a temperatura cai a até 3° graus, já imaginou!!

2° - AVELEIRA: aparece de forma espontânea, sem ser cultivada. - Jacó dá prosseguimento ao ato profético que lhe fora revelado por Deus, pois veja bem. A aveleira é uma pequena árvore, porém aparece de forma espontânea, isso me mostra que Jacó estava profetizando que suas fêmeas gerariam espontaneamente, e a carne de seu rebanho seria como o fruto da avelã totalmente saboroso rico em proteínas. 

Sabemos que tudo na ovelha é aproveitado, sua lã, sua carne, seu couro, seus chifres, seu leite, por isso Jacó sem dúvida era um grande profeta que ao receber de Deus uma revelação soube muito bem realiza-la.

3° - CASTANHEIRA normalmente atingem entre 30m e 50m de altura e de 1m a 2m de diâmetro. - Para finalizar ao escolher uma vara de castanheira o sábio Jacó estava profetizando que seu rebanho seria alto e forte, seus reprodutores seriam os melhores da região como o tronco da castanheira, pois outros criadores pagariam muito para que suas fêmeas fossem cobertas pelos machos do rebanho de Jacó, pois como a castanheira outras plantas vivem em função dela. As crias de seu rebanho seriam fortes como a casca do fruto da castanheira, e estes gerariam outras tantas crias. O rebanho de Jacó viveriam muitos e muitos anos.

A BENÇÃO DE NOSSAS FAMILIAS DEPENDEM DE NOSSAS ATITUDES E ESFORÇO: - Oração – jejuns – frequência na igreja – louvor adoração – leitura bíblica e profecia e atos proféticos. CONCLUSÃO: Agora eu gostaria que cada um de vocês percebesse que o Álamo é originário da Ásia, Europa e África, já a Aveleira é originária da Ásia Menor e América do Norte, mas também a Castanheira é originária da Península Ibérica.

Agora veja bem, acha que foi fácil para Jacó encontrar as árvores e retirar delas as varas? Realmente você acredita que Jacó tinha no fundo do quintal de Labão justamente as três árvores plantadas? Não! Foi muito difícil para Jacó colocar a riqueza a seu lado, realmente ele teve que tomar não uma, nem duas, mas muitas atitudes para chegar a plenitude do que desejava, tenha atitudes proféticas e veja sua família ser feliz e poderosa na terra. AMÉM!!!

Josué decidiu: TOMOU UMA ATITUDE, UMA FIRME DECISÃO - Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Isso não é mágica ou utopia, repentino, ilusório. E necessário que uma série de atitudes e ações sejam desenvolvidas para que esse objetivo seja alcançado. E uma decisão, um propósito. Precisa haver firmeza de fé e de caráter nos membros da família, a começar dos pais que devem ser exemplo para eles. Josué comportou-se à altura de um grande líder na visão de Deus.

E foi escolhido para substituir Moisés, na última e difícil etapa para a entrada em Canaã. Mas Deus lhe deu orientações sábias e seguras para que não se DESVIASSE DE SEUS CAMINHOS (Js 1.7). Tome atitudes em sua vida. Levante-se agora e ouça o que Deus tem falado para você e ORA, JEJUA E PROFETIZA AO SENHOR POR SUA FAMÍLIA.

CRÔNICAS SOBRE CASAMENTOS!!!

O CASAMENTO NÃO É UMA GUERRA:

O casamento não é uma guerra, Não é um lugar que entramos e saímos. O casamento é como uma casa que entramos. E jogamos a chave fora. No dia em que nós prometemos não ir embora ou abandonar... No casamento se resolve tudo juntos. Por isso não há isolamento e nem solidão. Faça de seus joelhos o sustento de sua vida a dois. Pois a oração torna-se uma proteção de seu lar. Faça do amor e oração a lei de sobrevivência...

Em meio as grandes tempestades da vida. Faça do casamento sua paz que vence. As guerras das diferenças. Peça a Deus que envie seus anjos. Para guardar a porta de suas vidas. Pois o casamento não é uma guerra. E sim uma ilha de paz e descanso... Mesmo o casamento não sendo uma guerra. Sempre vai valer a pena lutar por ele.

A GRANDE DIFERENÇA ENTRE CASA E LAR:

Quando ungimos uma casa e sempre que fazemos isto eu gosto de falar de uma realidade no mundo espiritual; como pastores, ungimos com óleo a casa que são as paredes, janelas e portas... Mas Deus é aquele que unge o lar que são as pessoas que constitui a família que habita na casa...

CASA E LAR:

Casa é uma construção de cimento e tijolos. Lar é uma construção de valores e princípios. Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio... Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão. Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar. O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias. Alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento.

É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair. Numa casa criamos e alimentamos problemas. O lar é o centro de resolução de problemas. Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam. Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apoiam e nas lutas se solidarizam.

Casa é local de dissensões, conflitos, discórdia... No lar as dissensões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer. Numa casa desdenha-se dos nossos valores. No lar sonhamos juntos. Numa casa há azedume e destrato. Num lar sempre há lugar para a alegria. Numa casa nascem muitas lágrimas. Num lar plantam-se sorrisos.

A casa é um nó que oprime, sufoca. O lar é um ninho que aconchega. Se você ainda mora em uma casa, nós o (a) convidamos a transformá-la, com urgência, em um lar... E que Jesus seja sempre o seu SENHOR de nosso lar!!! Deus abençoe sua casa e faça dela um lar...

COMO TRANSFORMAR MINHA CASA EM UM LAR:

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. - (Provérbios 14:1). Vamos tirar a mulher ai e colocar; Todo casal sábio, juntos edificam sua casa, transformando a casa em um lar. Na minha casa existe um lar porque nela moram as pessoas que mais eu amo no mundo, portanto eu tenho:

1 - Tenho que cuidar da minha casa com muito carinho e me esforçar para transformá-la em um lar; 2 - Tenho que ser um homem ou uma mulher sempre presente; 3 - Tenho que ser um pai e mãe que educa e se preocupa com a vida espiritual dos filhos;

4 - Tenho que ser um homem e uma mulher cujo; Coração seja perdoador e amoroso e que todos confiam. - (Provérbios 31:11). Devemos transformar nossas casas em um; Lar doce Lar: Em um lugar que seja impossível não pensar em Deus... - (Provérbios 9:1).

A SABEDORIA: Já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas. - (Provérbios 24:3) - Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; (Provérbios 24:4). Uma casa para ser transformada em um lar tem que ser edificada com carinho, cuidado e muito amor. Quer ter uma casa transformada em um lar?

AS SETE COLUNAS:

1º - ORAÇÃO: Comece dobrando os seus joelhos e pedindo a Deus que seja um homem e uma mulher dependente de Deus. 2º - Que Ele transforme sua vida (esteja preparado para mudanças). 3º - Que Ele mude seu coração e que seu coração seja amável - atencioso – cortes – gentil e respeitoso e amoroso - afetuoso – carinhoso. 4º - Entenda e busque conhecimento dos planos perfeitos de Deus – (você precisa entender e seguir os princípios eternos de Deus)...

6º - Edificar e fazer da minha casa em um lar, isso vai dar trabalho e você precisa estar disposto a arregaçar a manga e não comer o pão da preguiça. - (Provérbios 31:27) - Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça... 7º - Colocar Deus em primeiro lugar na sua vida - Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)...

VAMOS TRANSFORMAR O DESERTO ONDE MORAMOS EM UM OÁSIS DE ÁGUAS CRISTALINAS, VAMOS TRANSFORMAR NOSSAS CASAS EM UM LAR: Edificar: significa construir, levantar, mas eu sei que um lar não é apenas a casa, mas o marido, esposa e filhos. Quero ter uma casa bonita, atraente, mas quero também ter minha família feliz em um ambiente onde tudo combina, onde todos têm o mesmo objetivo.

SABE QUAL OBJETIVO? FAZER O OUTRO FELIZ: Deus quer que eu faça da minha casa um lar e, com certeza, é Ele que irá me ajudar a alcançar o meu objetivo. Mas eu Tenho que evitar certas coisas que possam destruir o meu lar. 1º - A amargura é uma delas: Este é um sentimento que pode destruir um lar.

Um coração cheio de amargura é capaz de usar palavras que machucam, ferem, destroem, dilaceram, separam. Um ambiente cheio de ódio jamais poderá ser chamado de lar. 2º - O pão da preguiça ou do descaso: Também faz parte das coisas que destroem um lar. Há mulheres e homens que não têm tempo ou não se importam em cuidar da sua casa, não preparam um tempo para a família...

O CORDÃO DE TRÊS DOBRAS:

Queridos irmãos, nós colocamos em nossas alianças de bodas de prata, os nossos nomes e no meio deles colocamos o nome de JESUS, sabendo que fomos sustentados, nestes vinte e cinco anos pela presença da terceira dobra do cordão de três dobras JESUS!!!

Meus amados, sinceramente eu não sei o que seria de nossas vidas se não fosse à presença de JESUS em nosso viver diário, sua dedicação total a nós, com um tipo de dedicação que nunca receberemos de ninguém. Sua presença em nosso casamento traz tranquilidade e conforto sem invadir a nossa individualidade e nossa intimidade.

Se não fosse a presença de JESUS em nosso lar certamente ele seria vazio e o viver cotidiano em nosso relacionamento seria enfadonho e cansativo. JESUS foi e é a luz para nossa vida conjugal, uma luz que ilumina nossa alma e faz do nosso relacionamento mais feliz, uma luz que ilumina nossos caminhos juntos e torna as coisas mais nítidas e a felicidade mais próxima.

JESUS em nosso lar nos revela o verdadeiro AMOR, traz a certeza da amizade e companheirismo verdadeiro de uma relação mais profunda e séria. Com JESUS em nossa vida conjugal podemos acreditar na felicidade plena, pois Ele nos completa, e traz sua paz que excede a todo entendimento e a tudo.

Coloque JESUS em seus relacionamentos como casal AMÈM!!! PS: Lembre-se uma pessoa sozinha corre risco de ser atacada, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. E se forem três, melhor ainda, a corda trançada com três fios não arrebenta facilmente (Ec 4.12). Deus te abençoe!!!

ORANDO JUNTOS:

SETE PASSOS PARA A ORAÇÃO DO CASAL!!!

Definir a palavra (juntos / Atos 2:44) – A PALAVRA JUNTO É DIFERENTE DE ESTAR PERTO: ESTA PALAVRA INCLUI – AMAR – OUVIR – TER O MESMO SENTIMENTO – ALMA E PROPOSITO!!!

Quem ama quer estar junto, quem esta junto tem tudo em comum. A bíblia nos fala da importância de orar sem cessar (1 Ts 5:17), o qual significa um espírito de oração, aproveitando qualquer momento oportuno (juntos) para conversarem com o Senhor. A oração é um dialogo com Deus. É falar com Ele com confiança e liberdade. Ter este dialogo (juntos).

A oração é a chave que abre a porta a um mundo completamente novo e chega a constituir-se no fundamento de todas nossas atividades. A única maneira que podemos aprender a orar (juntos) é orando (juntos). Para isso é necessário ter um tempo (juntos) com Deus em adoração e intercessão.

É PRECISO TOMAR EM CONTA OS SETE PONTOS SEGUINTES:

INTRODUÇÃO; O HOMEM TEM TRES ALTARES: 1) Altar pessoal (você e Deus). 2) Altar familiar (você sua família e Deus). 3) Altar congregacional (você sua família e Deus)...

1. PASSO/DISPOR DE TEMPO PARA ORAR (JUNTOS): Isso é imprescindível. Não devemos incluir Deus em nosso programa, e sim ajustar nosso programa aos requisitos do Soberano Deus. A disciplina espiritual constitui a chave da vida cristã, pela qual deveríamos estabelecer certa regularidade na hora fixada para tal exercício. Devemos separar um tempo (juntos) para Deus.

2. PASSO/ENCONTRAR (JUNTOS) UM LUGAR TRANQUILO: Procurar um lugar tranquilo dentro de sua casa. Em certas ocasiões, Pois ali podem orar (juntos). Vocês encontrarão um lugar tranquilo. É bom ajoelhar-se e orar (juntos) em voz alta. Convém anotar em um caderno os motivos de oração. Isso permite que as orações (juntos) sejam mais especificas e ajuda a serem agradecidos pelas respostas recebidas. Ao lado de cada oração atendida escreva: RESPONDIDA, e coloque uma seta.

3. PASSO/ADORAR E MEDITAR (JUNTOS): Quando se ajoelharem para orarem (juntos) dedique alguns momentos a adorarem e meditarem na presença de Deus. O Espírito Santo fará vocês ouvirem sua voz aprazível e dará a certeza de estarem na presença do Deus vivente. Quando adoramos ao Senhor com louvores e ações de graças. Descobrimos que a alegria do Senhor inunda nossas vidas, nos dá seu poder e nos brinda com o calor de seu amor.

4. PASSO/ESCUTAR (JUNTOS) INTERIORMENTE: Muitos de nós utilizamos discursos dirigidos a Deus em lugar de orações, o que transforma a conversa em monologo. Por cada pessoa que exclama: Fala Senhor que teu servo ouve - dez diz: Ouve Senhor que teu servo fala. Ao escutarem interiormente, Deus trará a nossa memória alguém que necessita de nossas orações (oração intercessora), nos guiará com respeito ao que devemos orar (oração especifica) e como fazê-lo (oração com propósito).

5. PASSO / ORAR (JUNTOS) COM FÉ E VISUALIZAREM A ORAÇÃO COMO JÀ RESPONDIDA: É extraordinário o poder que isto agrega as orações!!! Jesus disse: tudo o que pedires orando, crede que recebeste, e será assim convosco. (Mc 11:24) Jesus o disse, não eu!!! Ele ensina três coisas: Orar, pedir e crer que receberemos a resposta.

Antes de orar (juntos) por alguém ou algo, peçam: Senhor ensina-me como orar nesta circunstancia.  Não utilizem essas frases tão comuns entre os crentes: Se é tua vontade - que só debilita a fé. Em troca use a expressão - de acordo com a tua vontade - que é positiva de Deus em sua verdade.

A oração de fé produz milagres: Quando orarem para um pedido, em lugar de passarem imediatamente a outro, parem por um instante para imaginarem o resultado, Logo agradeçam que Ele está operando agora mesmo para que isto seja uma realidade.

6. PASSO/DAR GRAÇAS (JUNTOS): É importante dar-lhe graças por cada coisa que tem feito, faz e fará por nós. É necessário fazê-lo por coisas definidas, descartar frases como: Senhor; Te dou graças por todas as coisas. Existem muitas coisas pelas quais agradecerem e louvar a Deus!!! Expressar gratidão em palavras tem o efeito de criar um coração positivo e um espírito cheio de gostosa antecipação e expectativa ante o que Deus fará nesse dia.

7. PASSO/É DE DEUS TE ABENÇOANDO (veja o tabernáculo de Moises). Na bíblia o numero seis representa a posição e atitude do homem, o sacerdote dava seis passos até chegar ao santo lugar, Davi dava seis passos com a arca e fazia sacrifícios. O numero sete representa a posição e atitude de Deus. Andem juntos para Deus através dos seis passos da oração e vejam que Deus já esta preparando o sétimo passo até vocês. Amém!!!

 

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário