MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 20 de setembro de 2022

HISTORIA DO REI JOTÃO: GRANDES HISTORIAS DO POVO DE ISRAEL!!! LIVRO DE NUMERO 140!!! CENTÉSIMO QUADRAGÉSIMO LIVRO ON LINE GRATUITO POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO...


PARÁBOLA DE JOTÃO E A UNÇÃO DO CORPO DE CRISTO: MENSAGEM!!!

Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?

Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos HOMENS, e iria pairar sobre as árvores? Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano. Juízes 9.8-15...

OLIVEIRA:

Oliveira: a oliveira é uma das árvores mais valiosas. Os olivais eram numerosos na Palestina, diz que uma árvore adulta produz anualmente meia tonelada de óleo. O óleo proporciona a luz artificial e era usado como alimento, sendo também um ingrediente da oferta de manjares. O fruto também comido, e a madeira, usada em construção. As folhas da oliveira simbolizam a paz.

FIGUEIRA:

Figueira: famosa por sua doçura era também altamente apreciada. Seu fruto era muito consumido, e seus ramos frondosos forneciam um excelente abrigo. Os figos são os primeiros frutos mencionados na Bíblia.

VIDEIRA:

Videira: estimada pelos seus grandes cachos de uva, que produziam o vinho, grande fonte de riqueza. Sentar-se debaixo da videira era uma expressão proverbial que denotava paz e prosperidade.

ESPINHEIRO:

Espinheiro: o espinheiro é um poderoso arbusto que cresce em qualquer solo. Não produz frutos valiosos, e sua árvore, da mesma forma, não serve de abrigo. Sua madeira é usada pelos habitantes como combustível só para o fogo. Quando encostamos no espinheiro temos a sensação de estarmos sendo queimado.

CEDRO DO LÍBANO:

Cedro do Líbano: maior de todas as árvores bíblicas era famosa por sua notória altura, pois muitas vezes media 37 metros de altura e 6 de diâmetro. Por causa da qualidade de sua madeira, o cedro foi usado na construção do templo e do palácio de Salomão.

Podemos perceber que cada árvore tem seu valor e utilidade, todas se alimentam de um mesmo solo, e as maiores fazem sombra para as menores. São todas reconhecidas pelos seus frutos. Assim são os CRISTÃOS, conhecidos pelos seus frutos, os mais fortes suportando os mais fracos, todos produzindo frutos dignos de arrependimento e fazem parte de um mesmo corpo, o de Cristo.

A diferença entre os cristãos e as árvores do bosque, é que os cristãos servem a Deus com seus dons, não se vangloriam por terem talentos especiais, e não tem medo dos espinheiros, pois levam marcas de Cristo em vossos corpos e sabem que o seu trabalho no Senhor não é vão.

CONSTEXTUALIZANDO A PARABOLA:

CADA CARACTERISTICA DAS ARVORES REPRESENTA UMA UNÇÃO COM FUNÇÃO E RESULTADO NO CORPO E FAMILIA A IGREJA DO SENHOR JESUS!!! - A parábola de Jotão conta sobre quatro árvores que foram convidadas para reinar sobe a floresta.  Ensina sobre as escolhas que fazemos e oportunidades que perdemos. Às vezes deixamos de reinar para viver para nós mesmos conformando com o pouco que temos.

Jesus ensinou que pelos seus frutos os conhecereis - (Mateus 7.16-20) para mostrar a importância de frutificar em nossas vidas. O ensino de Jesus também serve para alertar que podemos discernir o que não é bom de acordo com os frutos.

OS QUATRO FRUTOS:

Os frutos das quatro árvores citadas na parábola exemplificam tipos de comportamentos e seus resultados. Vamos comparar as quatro árvores da parábola de Jotão com alguns tipos de frutos da vida cristã: QUE TIPO DE ARVORE VOCÊ QUER SER??? OU ESTA CONFORMADO COM SUA MESMICE???

1 - PRIMEIRA CARACTERISTICA OLIVEIRA - UNÇÃO: v.8,9 - A oliveira é o pé de azeitonas. Seu principal produto é o azeite de oliva, um óleo muito saudável e saboroso. O azeite simboliza a unção do Espírito Santo. Na Bíblia ensina a ungir os enfermos para serem curados (Tiago 5.14). - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:14-16

Também ungia-se reis e profetas além de lugares e objetos consagrados especificamente para o culto a Deus. O azeite também era usado para untar o corpo protegendo do calor. - (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor. O Antigo Testamento também fala da Unção de Pessoas. Wesley diz que Entre os Judeus, a unção era a cerimônia pela qual os profetas, os sacerdotes e os reis eram iniciados nos seus ofícios...

VOCE PRECISA SER USADO, BATIZADO, CARIMBADO E UNGIDO PELO PODER DO ESPIRITO SANTO!!!

Busque o poder e o batismo no e com o Espírito Santo sem Ele você não pertence a Deus!!! - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9...

SEGUNDA CARACTERISTICA FIGUEIRA - ALEGRIA: V.10,11... A figueira é o pé de figos. O doce de figos é apreciado como um dos mais deliciosos. A figueira representa alegria porque sua doçura traz prazer a quem experimenta. O profeta Isaías mandou o rei Ezequias colocar uma pasta de figos sobre a úlcera em sua barriga. - Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou. E Ezequias disse a Isaías: Qual é o sinal de que o Senhor me sarará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? 2 Reis 20:7,8...

Provavelmente este era um remédio usado para trazer alívio às dores. O profeta Habacuque expressa que se a figueira não floresce as pessoas ficavam tristes, mesmo assim buscava satisfação em Deus. - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17,18...

O próprio Jesus mostrou insatisfação quando encontrou uma figueira sem frutos. - Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. Marcos 11:13,14...

DEUS É A NOSSA ALEGRIA!!! - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22... - Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Salmos 100:2.

PRECISAMOS BUSCAR A UNÇÃO ALEGRIA DA SALVAÇÃO PARA TER PRAZER NAS COISAS DO SENHOR NOSSO DEUS!!! - Torna a dar-me (devolve-me) a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário (pronto para obedecer). Salmos 51:12... Quando temos a alegria do poder do Espirito Santo tornamo-nos fortes, tem muitos crentes fracos por causa de suas tristezas peça a Deus a unção da alegria!!!

Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10 - MEUS IRMÃOS NÃO DEIXA A TRISTEZA TE ABATER!!!

Terceira característica Videira - COMUNHÃO: v.12,13 - A videira é o pé de uvas. O vinho é o suco das uvas, uma bebida tradicional por milênios. A videira simboliza a comunhão que agrada a Deus e aos homens. Uma das características do vinho é sua durabilidade, tornando-se cada vez melhor com o passar do tempo. Além disso, é muito saudável e sacia a sede, podendo ser levada em viagens pelo deserto sem perder seu valor nutritivo.

Ter a unção como a videira é viver uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Passamos por desertos na vida, mas não desfalecemos porque temos intimidade com o Senhor que nos sustenta. Deus também nos envia irmãos que nos ajudam quando precisamos de socorro. Neste século onde prevalece o individualismo egoísta, Viver em comunhão é um desafio possível somente através da fé, com disposição para perdoar.

Como está sua vida de comunhão com Deus e com os irmãos? Perca a razão, mas não perca sua comunhão!!! - Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna. Salmos 133:1-3...

Para ter comunhão com nosso irmão precisamos dos frutos do espirito santo se não nos tornamos espinheiros só machucamos e somos machucados!!! - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo (alegria), paz, longanimidade (tardio em se irar), benignidade, bondade, fé, mansidão (sem agressividade), temperança (ser temperado). Gálatas 5:22...

QUARTA CARACTERÍSTICA ESPINHEIRO - ORGULHO: LADO NEGATIVO - V.14,15. O espinheiro é uma árvore que produz espinhos (rs). Os galhos do espinheiro devem ser manuseados com cuidado para não se machucar. Por causa de sua secura, a principal utilidade dos espinhos é acender fogo.

Queimá-los também é uma forma de se livrar dos espinhos. Meu irmão cuidado com o jeito que você trata outras pessoas se for de maneira orgulhosa pode torna-se espinheiro e receber a fogueira como consequência. Lembram-se - Acaso julgais que é em vão que a Escritura diz: Com zelos anela por nós o Espírito que ele fez habitar em nós? Porém dá maior graça, pelo que também diz: Deus resiste aos orgulhosos e dá graça aos humildes. Tiago 4:5,6...

RESISTIR = Rejeitar, não aceitar, se opor contra, lutar contra, força contraria. Junção de três radicais RE= força dobrada, ação que se repete algo que faz outra vez – SISTERE= para, não deixar, permanecer contra – STANTIA= Resistir e insistir em ser contra!!! Os espinhos surgiram quando o homem pecou e Deus ordenou que nascessem cardos e abrolhos (Gênesis 3.18). Jesus levou espinhos sobre a cabeça para mostrar seu plano redentor de SALVAÇÃO para aquele que crer na cruz livrando do fogo da condenação pelo pecado.

RACIOCINIO DE JOTÃO:

JUÍZES 9: 9-16 - JOTÃO E A PARÁBOLA DAS ARVORES!!! - Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?

Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos HOMENS, e iria pairar sobre as árvores? Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano. Juízes 9.8-15... 16 - Será que vocês agiram de fato com sinceridade quando fizeram Abimeleque rei? Foram justos com Jerubaal e sua família, como ele merecia?

QUEM FOI JOTÃO: Jotão de Judá Jotão (ou Jotam) foi o 11º Rei de Judá e começou a governar por volta do ano 750 a.C., reinando por 16 anos. Foi contemporâneo ao profeta Isaías. Filho do Rei Uzias (Azarias), de Judá, com Jerusa (Jerusá), filha de Zadoque.

Jotão e a parábola das arvores: Na ultima postagem, vimos que Jotão contou uma parábola em voz alta para o povo na ocasião em que insistiam por um rei. ATENÇÃO HOMENS DE SIQUÉM, ME ESCUTEM, E DEUS ESCUTARÁ VOCÊS!!! - Jotão gritou tão alto que todos pararam para ouvi-lo. QUERO LHES CONTAR UMA HISTÓRIA. ERA UMA VEZ, UMAS ÁRVORES RESOLVERAM PROCURAR UM REI PARA ELAS.

ENTÃO DISSERAM À OLIVEIRA: SEJA O NOSSO REI. E A OLIVEIRA RESPONDEU: PARA GOVERNAR VOCÊS, EU TERIA DE PARAR DE DAR O MEU AZEITE, USADO PARA HONRAR SEUS DEUSES E OS SERES HUMANOS. ENTÃO AS ÁRVORES FORAM PEDIR DESTA VEZ À FIGUEIRA: VENHA SER O NOSSO REI.

Esta parábola fazia uma analogia com a história de Gideão. Ele tinha se recusado a deixar o trabalho legítimo de juiz para ser rei, apesar de que ele poderia ter sido capaz de exercê-lo. Se ele tivesse concordado em se tornar rei, sua ação teria sido tão incompatível ao seu ministério de juiz de Israel como a de uma árvore ter que deixar a sua própria função útil para decidir sobre outras árvores.

MAS A FIGUEIRA RESPONDEU: PARA GOVERNAR VOCÊS, EU TERIA DE PARAR DE DAR OS MEUS FIGOS TÃO DOCES. ENTÃO AS ÁRVORES FORAM PEDIR À PARREIRA DE UVAS: VENHA SER O NOSSO REI. MAS A PARREIRA RESPONDEU: PARA GOVERNAR VOCÊS, EU TERIA DE PARAR DE DAR O MEU VINHO, QUE ALEGRA OS SEUS DEUSES E OS SERES HUMANOS.

Todas as três arvores deram a mesma razão do por que elas não deveriam deixar a função com que prestavam serviços inestimáveis para tomar uma posição que parecia desnecessária?

AÍ TODAS AS ÁRVORES FORAM PEDIR AO ESPINHEIRO: VENHA SER O NOSSO REI. E O ESPINHEIRO RESPONDEU: ESTÁ BEM!!! SE VOCÊS QUEREM MESMO ME FAZER O SEU REI, VENHAM E FIQUEM DEBAIXO DA MINHA SOMBRA. - Esta era uma planta espinhosa comum nas colinas da Palestina. Ela representava a antítese de árvores valiosas que haviam rejeitado a oferta para ser rei.

A FAMILIA DE JOTÃO:

QUANDO um dos pais se afasta de Deus, o Deus verdadeiro, isso pode ser muito difícil para uma criança. Vamos falar um pouco sobre Jotão e ver os problemas que ele enfrentou na família quando ainda era bem jovem.

O pai de Jotão, Uzias, era rei de Judá. Ele era o homem mais poderoso do país. Uzias havia sido um bom rei por vários anos, mesmo antes de Jotão nascer. Mas depois, quando Jotão ainda era jovem, Uzias ficou orgulhoso e desobedeceu à Lei de Deus. Então, Deus fez com que ele tivesse lepra, uma doença muito ruim. Você sabe o que Jotão fez então?

Jotão continuou servindo ao Deus de Israel e seus pais. Talvez sua mãe, Jerusa, o tenha ajudado. Mesmo assim, deve ter sido difícil para Jotão continuar fiel depois que seu pai, Uzias, foi expulso do tabernáculo de Israel. E se seu pai ou sua mãe parassem de adorar ao grande Eu Sou - Deus? Seria muito difícil para você, não seria? — Mas não é errado pensar no que você faria se isso acontecesse. Podemos ver isso ao ler o que Davi escreveu na Bíblia.

O pai de Davi, Jessé, era um bom homem. Ele servia a Deus, e podemos ter certeza de que Davi amava seu pai. Mas Davi aprendeu a amar a Deus o Único que é Onipotente, Onisciente e Onipresente ainda mais do que amava Jessé. Como sabemos isso? Vamos ver.

Veja na sua Bíblia no Salmo 27:10. Davi escreveu: Caso meu próprio pai e minha própria mãe me abandonassem, o próprio Jeová me acolheria. Pense nisto: a Bíblia está dizendo que, se o pai de Davi, Jessé, ou sua mãe parassem de servir a Jeová, Davi continuaria a servir a Ele.

Mas e você? Continuaria a servir a Jeová mesmo se seu pai ou mãe não servissem a ele? — Essa é uma boa pergunta para você fazer a si mesmo. O motivo tem a ver com o mandamento mais importante da Bíblia, que diz: Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente...

Esse mandamento significa que devemos ser fiéis a Jeová, mesmo quando é difícil fazer isso. Quem você acha que deseja que nós paremos de servir a Deus? — É o inimigo de Deus, e nosso inimigo, o adversário. Jesus o chamou de governante deste mundo. A Bíblia também diz que ele é o deus deste sistema. Será que nós precisamos ter medo do nosso adversário?

Não, não precisamos. O que precisamos é nos lembrar de que Deus é muito mais poderoso que o adversário. Se confiarmos em Deus Onipotente, Ele vai nos proteger. Veja em sua Bíblia como Deus o guardador e vigia de nossas vidas protegeu Davi do terrível gigante Golias. O Deus Maravilhoso também pode proteger você se continuar fiel a ele, ou não Deus sempre vai amar você e guardar sua vida, mesmo que for infiel Deus jamais será infiel a você.

Jotão sempre foi fiel a Deus e nós devemos sempre ser fiel ao Deus de nossas vidas independente da situação, das pessoas. Deus merece sua adoração, merece seu louvor, merece sua vida completa e sem aceiros!!!

QUEM FOI O REI UZIAS PAI DE JOTÃO:

Uzias foi rei de Judá, entre 792 e 740 a.C. Ele foi filho e sucessor de Amazias no trono do reino do sul. Após a morte do rei Salomão, Israel se dividiu em dois reinos, ficando o Reino de Israel ao norte, e Reino de Judá ao sul. Enquanto Uzias governava o Reino do Sul, Jeroboão II era o rei do Reino do Norte (no período de 793-753 a.C.), e foi com ambos os reis que esses reinos experimentaram o maior período de prosperidade e poder desde a morte de Salomão.

Uzias vem do hebraico uziyah e significa Jeová é a minha força ou força de Jeová.  Muitos estudiosos acreditam que esse era o lema de seu governo. Uzias também é chamado de forma alternativa por Azarias (hebraico azaryah), e significa Jeová tem ajudado (2Rs 14:21; 15:1,6-8; 1Cr 3:12)...

Uzias tinha apenas dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou durante um longo período de 52 anos. Existe a possibilidade de Uzias ter reinado de forma conjunta com seu pai Amazias, desde alguns anos antes de sua morte, porém a Bíblia não faz qualquer referência sobre isso, embora um período de co-regência parece ser exigido quando estudamos a cronologia dos reis de Judá. O que sabemos é que Uzias foi escolhido livremente pelo povo para suceder Amazias (2Rs 14:21; 2Cr 26:1).

Quando Uzias subiu ao trono, reformou as defesas de Jerusalém e reorganizou o exército, trazendo novas tecnologias no rearmamento (2Cr 26:15), já que a insensatez de seu pai havia enfraquecido as defesas do reino.

Uzias consolidou a posição do Reino de Judá nas rotas comerciais, e reabriu portos e indústrias de Eziom-Geber (2Cr 26:7,8; 2Rs 14:22), proporcionando grande prosperidade ao Reino de Judá.  Uzias também realizou campanhas de sucesso contra os filisteus e contra os árabes, além de recolher tributos dos amonitas e de outros povos. Uzias também construiu fortalezas em localizações estratégicas. Uzias também investia bastante na agricultura e na criação de gados. Sua reputação, devido às seguidas campanhas vitoriosas que empreendia, chegou até o Egito (2Cr 26:6-8). Escavações arqueológicas confirmam com precisão os relatos bíblicos sobre o período de governo de Uzias.

O RELÓGIO DE ACAZ FILHO DE JOTÃO:

Acaz foi o 12º rei de Judá, tendo iniciado o seu reinado em 735 a.C. e governou por 16 anos. Considerado um rei mau, de acordo com a Bíblia, pois promoveu a idolatria, fechou as portas do templo e sacrificou o próprio filho aos deuses pagãos. Tendo sido também contemporâneo do profeta Isaías, assim como Ezequias. Ao falecer, Acáz não foi sepultado junto com os restos mortais dos reis de Israel.

RELÓGIO DE ACÁZ - O homem teve necessidade de marcar o tempo, baseando-se desde a antiguidade, pelo sol, lua etc. Relógio do Sol - II Reis 20:10-11 - 10 – Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, antes volte à sombra dez graus atrás. - 11 – Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, que fez voltar à sombra dez graus atrás, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz.

O texto em estudo narra a respeito do rei Ezequias, em que Deus havia de recolhê-lo para si, mandando uma mensagem pelo profeta Isaias. A Bíblia relata que Ezequias chorou amargamente pedindo ao Senhor um acréscimo de alguns anos aqui na terra. Deus compreendeu a fraqueza do rei, e mandou que o profeta Isaias fizesse uma pasta de figo para colocar em cima da ferida de Ezequias, curando-o.

Como o ser humano é inclinado a duvidar das coisas de Deus, logo apareceu o momento de duvida no rei, chegando o mesmo a pedir uma prova ao Senhor, para ver se aquilo era verdade. E falou: O relógio adiantar é fácil, quero ver se atrasa. Eis que farei retroceder em 10 graus a sombra lançada pelo Sol Declinante no Relógio de Acaz. E assim a sombra do Sol retrocedeu em dez graus do que já havia declinado... Fazendo atrasar em dez graus a sombra do relógio solar. O relógio de Acaz.

Segundo comentário dos antigos; o relógio de Acaz era uma espécie de escada, que o sol se mostrava através dos degraus as horas por meio de sombra. Esse relógio de Acaz filho de Jotão foi muito usado naquela época.

 

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário