MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 18 de maio de 2023

O GRANDE PECADO DE NÃO FAZER NADA: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


“Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar”. Números 32:23... Com esse conceito, deixem-me explicar-lhes que, de acordo com o capítulo que lemos e expomos, os israelitas tinham conquistado a região de propriedade de Ogue, rei de Basã, e Seom, rei dos amorreus.

E as tribos de Ruben e Gade, tendo grande quantidade de gado, pensaram que uma região tão rica em pasto seria eminentemente adequada para eles e seus rebanhos. Eles não eram maus peritos, pois a região era especialmente compatível para rebanho de ovelhas. Eles, portanto, pediram a Moisés que aquela região fosse dada a eles.

Mas Moisés contestou. Será que se eles pensaram em ficar parados e aproveitar aquela região e, então, deixar que o resto das tribos atravessasse o Jordão e lutasse pelas suas posses? Isso seria o que foi chamado o pecado do egoísmo!!

Moisés, portanto, propôs a eles que se quisessem conquistar aquela região para si mesmo, deveriam ao menos atravessar o rio com seus irmãos e lutar e continuar lutando até que a terra do outro lado do Jordão fosse liberta de seus antigos habitantes e todo o Israel pudesse ter o território inteiro e cada tribo pudesse possuir sua porção.

Ele apresenta isso como uma questão de honra e uma questão de retidão, que eles fossem ajudar na conquista do resto da terra.

Por que eles deveriam receber sua parte sem lutar e deixar as outras tribos sofrerem a labuta e perigo de guerra? Não havia Deus ordenado a todos eles a irem avante expulsar os condenados cananeus?

Como eles poderiam fugir de seu dever sem cometer grande pecado? Ele teria que fazer ir todos para a guerra e com essa condição poderiam ter as ricas campinas de Basã, mas não de outra forma. Isto era claramente justo e elogiável para aqueles envolvidos. Eles de uma vez aceitaram a proposta e Moisés, para ratificar o acordo, disse-lhes nas palavras do texto: Que se eles não guardassem sua promessa e dessem tudo para ajudar seus irmãos; Então eles teriam pecado contra Deus e deveriam ter certeza de que esse pecado iria achá-los.

Iremos falar desta vez, primeiro, qual era este pecado? Segundo, qual seria o pecado principal daquele pecado? “Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR”. Isso seria a atrocidade especial deste pecado, que seria nivelado ao próprio Deus. E, então, o terceiro ponto – qual seria a consequência de tal pecado?

“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”. Eles seriam culpados e não demoraria muito sem punição. Primeiro então, O QUE ERA ESTE PECADO? O que envolvia este pecado no qual o Espírito de Deus disse através de Moisés “Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.

E qual é este pecado? É, infelizmente, comum entre os cristãos professos e deve ser tratado: É o pecado que dirige qualquer um a esquecer de sua parte na OBRA DO SENHOR que deve ser feita por Deus e por Sua Igreja.

Primeiro, era o pecado da ociosidade e do comodismo. “Nós temos gado: aqui está uma terra que possui muito pasto; deixe-nos tê-la para nosso gado e nós construiremos apriscos para nossas ovelhas com as abundantes pedras que jazem aqui, e nós iremos reconstruir essas cidades dos Amorreus, e iremos habitá-las. Elas estão quase prontas para nós, e lá nossos pequenos devem habitar confortavelmente”.

“Nós não nos importamos com batalhas: Já vimos o bastante disto nas guerras contra Seom e Ogue. Ruben prefere permanecer nos currais. Gade tem mais deleite nos balidos das ovelhas e dobramentos dos cordeiros e seus peitos de leite do que ir adiante para batalhar”.

O PECADO DE NÃO FAZER NADA DEIXA A IGREJA COMO CORPO DEFICIENTE NA SUA OBRA: É BOM FICAR EM CASA, MAIS UMA VEZ FAZENDO ISTO PECAMOS POR EGOISMO!!! – OLHA O QUE DIZ A BIBLÍA...

A IGREJA É O CORPO DE CRISTO - O QUE ISSO SIGNIFICA?

Na Bíblia, a igreja é chamada de o corpo de Cristo para explicar nossa união com Cristo e uns com os outros. Assim como todas as partes do corpo estão ligados e trabalham juntas, os cristãos devem trabalhar unidos para a obra de Deus. Assim como a cabeça comanda o resto do corpo, Jesus comanda a igreja.

Ser cristão significa viver em união com Jesus e com o resto da igreja (1 Coríntios 12:12-13). Precisamos estar unidos a Jesus, porque ele nos dá a vida e a salvação. Sem Jesus, não podemos fazer nada. Mas também precisamos ter comunhão com outros cristãos.

Sozinhos não conseguimos crescer nem viver uma vida cristã saudável. Precisamos da igreja.

O QUE SIGNIFICA SER MEMBRO DO CORPO DE CRISTO?

Cada pessoa salva é um membro do corpo de Cristo, unido a Jesus e ao resto do corpo da igreja. Assim como cada parte do corpo tem uma função importante, cada cristão tem uma parte na obra da igreja (Romanos 12:4-5). TODOS RECEBEMOS DONS E TALENTOS DE DEUS QUE SERVEM PARA AJUDAR O RESTO DA IGREJA. Por exemplo, algumas pessoas têm o dom de ensinar a palavra de Deus, enquanto que outras têm o dom de encorajar ou ajudar outros.

Romanos 12, verso 5, precisa fazer parte de cada um de nós: “[...] assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e MEMBROS UNS DOS OUTROS”. O corpo é formado pelos membros, e estamos ligados à cabeça que é o Senhor Jesus...

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, SEGUNDO A JUSTA OPERAÇÃO DE CADA PARTE, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4:15,16 - PORTANTO, PENSEM NISTO: QUEM SABE QUE DEVE FAZER O BEM E NÃO O FAZ COMETE PECADO. TIAGO 4:17!!!!

DINAMICA DA FUNÇÃO DOS MEMBROS!!!

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário