MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 4 de maio de 2013

AS CINCO PEDRAS DE DAVI: MENSAGENS / ESTUDO...



Quero compartilhar com vocês algumas verdades importantes da Palavra de Deus. Para isso quero PREGAR I Samuel 17: Golias desafia os israelitas: 1Os filisteus se reuniram para lutar em Socó, uma cidade de Judá. Acamparam num lugar chamado “Fronteira Sangrenta”, entre Socó e Azeca. 2Saul e os israelitas se juntaram, acamparam no vale do Carvalho e se prepararam para lutar contra os filisteus. 3Os filisteus pararam no monte que ficava de um lado do vale, e os israelitas ficaram no monte do outro lado. 4Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura 5e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. 6As pernas estavam protegidas por caneleiras de bronze, e ele carregava nos ombros um dardo, também de bronze. 7A lança dele era enorme, muito grossa e pesada; a ponta era de ferro e pesava mais ou menos sete quilos. Na frente dele ia um soldado carregando o seu escudo. 8Golias veio, parou e gritou para os israelitas: — Por que é que vocês estão aí, em posição de combate? Eu sou filisteu, e vocês são escravos de Saul! Escolham um dos seus homens para lutar comigo. 9Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos. 10Eu desafio agora o exército israelita. Mandem alguém para lutar comigo! 11Quando Saul e os seus soldados ouviram isso, ficaram apavorados.

Neste capítulo temos 3 personagens principais: 1. O ungido amador - Davi. 2. O ex-ungido - Rei Saul. 3. O antiungido - Golias.
 
UNGIDO E INCONFORMADO:

Observamos neste capitulo que Davi não tinha nada a ver com a guerra, seu negócio era cuidar das ovelhas de sua família, ele cheirava ovelha (17:20), e segundo a história era de pequena estatura e ruivo, nem de longe se parecia com um soldado.

Ele, Davi ao obedecer a seu pai imaginou que iria chegar a um cenário de guerra e ver os filisteus todos mortos e seus irmãos vitoriosos iriam lhe contar sobre a vitória.

Porém quando Davi chega ao local que deveria ser de vitória ele vê o exército de Israel todo amedrontado (17:11) diante de um gigante chamado Golias.

Davi inconformado, vendo que ninguém faria nada, resolve tomar uma atitude (17:26), pois nunca tinha visto ou sabido de que o exército de Israel teria se amedrontado, ou se acovardado diante de alguém, estavam acostumados a vencer.

Davi chega ao ponto de chamar Golias de incircunciso (17:26), ou seja, “quem é este Zé ninguém?”. Amados todos nós, no decorrer de nossas vidas vamos deparar com um Golias, mas não tema, faça como Davi.


O CONFRONTO: Davi quando saiu de casa levando alimentos para seus irmãos jamais pensava em participar de uma briga, embora ele nunca correu de briga, pois ele mesmo relata que teria matado um leão e um urso, em defesa de suas ovelhas (17:34).

Agora Davi faz o desafio de sua vida (17:37), Golias olha para Davi como se olhasse para uma criança que espanta um cão, mas Davi olha para Golias como se olha para alguém que esta preste a morrer, pois Golias havia afrontado o Deus de Israel, a quem Davi tinha extrema estima e temor.

Davi começa a orar ao seu Deus, clamando por direção nesta batalha contra o gigante de Gate. Algumas coisas fazem grandes diferenças em nossas vidas. No versículo acima podemos ver grandes fatores que influenciaram a vida de Davi. Davi tinha um gigante para vencer.
 

Davi construiu a vida em cima de um relacionamento com Deus, ele O conhecia e quando precisou, conheceu o mover do Espírito Santo. A Palavra de Deus diz que ele correu até o ribeiro e tomou cinco pedras, mas usou somente uma.
 
Cap 17, Ver. 40 – AS CINCO PEDRAS
:

Davi agora já não é mais o mesmo, ele é tomado pelo Espírito Santo de Deus, quem o leva a tomar uma incrível atitude. O que me levou a buscar esta mensagem foi uma pergunta, quer saber qual foi?

Porque Davi teria se munido de cinco pedras? Teria ele receio de errar o primeiro tiro? O versículo 40 diz que Davi escolheu cinco pedras, ele não pegou qualquer uma, mas cuidadosamente as escolheu. Sem essas pedras Davi não venceria e eu conclamo a você que nunca vá para uma batalha sem essas pedras.

1ª PEDRA – A PEDRA DA CORAGEM:
A pedra da coragem Davi sabia que isso é fundamental na vida de um servo de Deus, pois a bíblia relata que Deus não nos deu espírito de covardia, mas de coragem (II Tm 01:07). O profeta Miquéias relata estar cheio de coragem (Mq 03:08).

2ª PEDRA – A PEDRA DA OBEDIÊNCIA: Deus não se agrada de pessoas desobedientes, pois vemos na palavra (I Sm 15:22) que é melhor obedecer do que sacrificar, antes do profeta Samuel proferir estas palavras, Davi já as conhecia. Obediência é o princípio da vitória.

3ª PEDRA – A PEDRA DA PROMESSA:
Davi sempre deu crédito às palavras de Deus, ele sabia que existia um memorial diante de Deus (Ne 02:20). Por muitas vezes Davi ouviu seu pai falar, vai com Deus meu filho, então que estava com Deus nas horas de paz também estaria com Ele nas horas de luta. Nunca esqueça, Deus é um Deus de promessa, que faz e as cumpre.

4ª PEDRA – A PEDRA DA UNÇÃO:
No Cap. 16, o profeta Samuel havia ungido a Davi para ser Rei em Israel, e ele não esqueceu que sobre ele estava à unção. Muitas pessoas já esqueceram que um dia foram ungidas, por isso, muitos pastores já não pregam mais como antes.

5ª PEDRA – A PEDRA DA FÉ:
É o firme fundamento das coisas que se esperam (Hb 11:01),e Davi esperava em Deus vencer o gigante de Gate. Amado, se você sonha em vencer algum problema tenha fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:06).
 
Davi não sabia qual pedra deveria usar, talvez imaginasse que precisaria das cinco. Nós precisamos destas cinco pedras no nosso dia-a-dia. Davi não sabia qual pedra usar, mas a Bíblia diz que ele tomou do ribeiro e todas as vezes que a Bíblia fala de água, está falando do mover do Espírito Santo.

As pedras são forjadas para que possamos usá-las. E no mover do Espírito Santo não é algo que vem de você mesmo. Se temos uma vida com Deus, não construímos nada com as nossas próprias mãos, mas o Espírito Santo passa por nossa vida e constrói tudo. Você ora a Deus todos os dias, O busca, louva e a água do Espírito vai te lavando; é assim que estas pedras são produzidas.

"VOCÊ NÃO FOI UNGIDO PARA LEVAR LANCHE, MAS PARA VENCER GIGANTES": Davi tinha sido ungido rei de Israel, mas continuou com seus afazeres como pastor de ovelha. E um dia, quando levava o lanche para os irmãos, teve sua trajetória de vida totalmente mudada. Ao se aproximar ouviu os gritos do gigante que desafiava o povo de Deus de dia e de noite.

Fim da primeira parte:

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário