MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 28 de maio de 2013

ESPERANDO A BENÇÃO DE DEUS: Mensagem e estudo....

QUEM ESPERA UMA BENÇÃO AQUI, DIGA AMÉM?


INTRODUÇÃO: No texto de João capítulo 5: 1 a 8, encontramos um homem que está à espera de uma benção. Este paralítico está condenado a passar o resto dos seus dias nessa condição. O evento de João cinco tem como cenário o Tanque de Betesda. O próprio texto afirma que “Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse” (v. 3-4).

A crença na descida de um anjo gerou expectativa em muitos enfermos, provocando assim um ajuntamento de pessoas que estavam desenganadas pela medicina e aguardavam unicamente uma intervenção divina para solução de seus problemas. Todas essas pessoas estavam à espera de um milagre. Entretanto, a Bíblia diz que Jesus desce ao encontro de um homem. Senão, vejamos:

QUEM ERA ESSE HOMEM?1º – UM COLECIONADOR DE FRACASSOS: Estamos diante de um homem que sabe exatamente o significado da palavra fracasso. São 38 anos de tentativas frustradas. São 38 anos de experiências negativas. O histórico desse homem está marcado por decepções. Há 38 anos esse homem vê pessoas sendo curadas, mas ele não alcança a cura. Há 38 anos ele testemunha outras pessoas sendo beneficiadas pelo agito das águas, mas ele mesmo ainda está a esperar.

Muitas pessoas se encontram nessa mesma condição. Estão há tanto tempo esperando uma benção um milagre de Deus em suas vidas. Já ouviram tantos relatos e testemunhos de pessoas que foram abençoadas,
mas simplesmente parece não chegar a sua vez de experimentar na sua própria vida aquilo que evidencia na vida de outras pessoas.

2º – ALGUÉM ABANDONADO.

Quando Jesus lhe dirige a seguinte pergunta: “Queres ser curado?” (v. 6) ele prontamente responde: “Não tenho ninguém...” (v. 7). Esse homem expressa sua realidade de abandono: Abandonado pela família. Abandonado pelos amigos. Abandonado pela sociedade. Abandonado pelo Estado. Não há nada mais terrível do que o sentimento do abandono.

Pior do que passar uma doença é atravessar uma doença sozinho. Pior do que estar no hospital, é estar no hospital sozinho. Não ter ninguém ao seu lado. Ele não contava com a solidariedade de ninguém. Em nome da fé pode-se criar um ambiente de competição, estresse, disputa e tensão. Naquele lugar, todos eram adversários, querendo um milagre. Havia uma concorrência em busca de milagres.

3º – ALGUÉM QUE CARREGA UM SENTIMENTO CULPA (V. 14): No verso 14 traduz uma idéia de que sua condição de paralisia se deu como conseqüência direta do seu pecado.
Jesus advertiu-o, dizendo: “Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda cousa pior” (v. 14). A Idéia que o texto passa é que ele estava naquela condição em função do seu pecado. Se essa interpretação for verdadeira, com certeza esse homem carrega um enorme sentimento de culpa. Afinal, seus próprios caminhos o conduziram a uma vida de enfermidade.

QUAL FOI A REAÇÃO DE JESUS?

1 – Enquanto todos vão à Jerusalém em direção à festa, Jesus se dirige ao Hospital da cidade (v. 1-2): O texto é afirma que havia uma grande festa em Jerusalém.
Possivelmente a Páscoa ou a Festa dos Tabernáculo (celebrações responsáveis por grandes ajuntamentos em Jerusalém). Contudo, enquanto todos se dirigem ao banquete, Jesus vai em direção dos aflitos. Jesus disse: “os são não precisam de médicos, e sim os doentes” (Mt 9:12). Portanto, se você é alguém enfermo, doente, alguém que está a espera de uma benção de Deus...,

VOCÊ ESTÁ NO LUGAR CERTO.

Você está em Betesda (igreja)! A palavra Betesda significa Casa de Misericórdia. Aqui não apenas os anjos descem para mover as águas, mas o próprio Cristo se faz presente para curar o seu povo. Jesus se dirige a um lugar onde havia uma multidão de doentes e necessitadas. Havia doentes de todas as espécies. Um aglomerado de pessoas enfermas. Todas em busca do mesmo objetivo: ser curado! O que atraía as pessoas para aquele lugar era a expectativa de saírem dali curadas.

2 – JESUS ESTÁ DIANTE DE UMA MULTIDÃO, MAS VAI EM BUSCA DE UM ÚNICO HOMEM: Isto é maravilhoso! Vemos aqui o valor de um indivíduo para Deus. Esse texto declara que Deus vê você no meio da multidão. Para Deus, você não é apenas mais um. Jesus molda todo o seu itinerário para encontrar-se com um único homem. - “A DIFERENÇA DO CRISTIANISMO COM OUTRAS RELIGIÕES E QUE NAS OUTRAS RELIGIÕES O HOMEM BUSCA A DEUS E NO CRISTIANISMO É DEUS QUEM BUSCA O HOMEM E O CHAMA AO ARREPENDIMENTO E SALVAÇÃO”

JESUS VAI EM BUSCA DAQUELE HOMEM: - “2.1 - Jesus vê (v. 6)”. No meio daquela multidão, os olhos de Jesus alcançam aquele homem. O profeta Isaías já sinalizava sobre o olhar misericordioso de Deus. “Porque a minha mão fez todas estas cousas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este:
o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra” (Isaías 66:2).

2.2 – JESUS SABE (v. 6). Essa expressão revela a onisciência de Deus. Servimos a um Deus que sabe e conhece todas as coisas. Jesus conhecia o histórico daquele homem, bem como seu drama e sua dificuldade em alcançar um milagre. Não há nada que escape ou fuja do seu controle.

3 – A PERGUNTA DE JESUS: Queres ser curado?. Parece meio fora de ordem essa pergunta de Jesus. Evidentemente, se aquele homem estava ali é porque alimentava em seu coração a expectativa de ser curado. Essa pergunta, basicamente, foi a mesma pergunta que Jesus fez ao cego Bartimeu: “Que queres que eu te faça?” (Lc 18:41). Obviamente, Bartimeu estava à procura da restauração da sua visão. Entretanto, parece-me muito claro que Jesus desejava ouvir a confissão por parte deles.

“A CONFISSÃO É O PROFETIZAR DA CURA é algo muito importante na vida cristã. Devemos confessar ao SENHOR não apenas nossas faltas e pecados, como também nossas limitações e, sobretudo, nossa total dependência da graça Dele em nós.Após confessar diante de Jesus sua condição e real necessidade, o paralítico de Betesda finalmente, após 38 anos de espera, alcança um milagre. Contudo, dessa vez um anjo não desceu do céu para agitar a água; foi o próprio Deus quem desceu do seu trono de glória para encontrar-se com ele.
MEU IRMÃO O MESMO JESUS ESTA AQUI HOJE, AGORA, AGITANDO AS AGUAS DA IGREJA PARA TE CURAR E ABENÇOAR! 
Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário